ATESANATO, ALIMENTOS E BEBIDAS TÍPICAS
Duas expressões de cultura altamente apreciadas pelos turistas e indispensáveis na composição do produto turístico são o artesanato, as bebidas e alimentos populares. Sobre esse assunto o módulo FOLCLORE traz mais detalhes.
O produto artesanal de origem deve ser o legítimo representante da memória material de uma comunidade, revelada por meio de traços, formas, funções e cores. Ele não deve se confundir com a indústria de souvenirs ou o industrianato, mas pode se beneficiar do bom design e da boa qualidade técnica, como demonstram várias experiências. (Pinho: 2005 p. 20).
Para tornar-se um produto artesanal turístico de qualidade, ele deve manter as seguintes características:
- autenticidade;
- originalidade;
- dimensões reduzidas;
- baixo peso;
- valor de venda acessível;
- ter um certificado de autenticidade em dois idiomas, com o nome do artesão, da cooperativa ou oficina a que pertence.
A montagem de atrações do tipo “ver fazendo” para os produtos tradicionais deve ser encorajada, organizando e abrindo oficinas e ateliês de arte e artesanato à visitação. Além disso, é importante implantar pontos de venda, não apenas nos corredores turísticos, mas também nos shoppings e em outros lugares frequentados pela população consumidora local. Enfim, para promover a inclusão social de milhões de artesãos brasileiros, devemos buscar mercados para a produção artesanal de origem, tanto dentro da cidade, nos shoppings, como fora dela, nos resorts, nos mercados nacional e internacional.
Quanto às bebidas e comidas populares, geralmente, em todas as cidades há restaurantes com a culinária típica local e muitos hotéis e meios de hospedagem costumam incluir em seus cardápios e bufês alguns pratos típicos brasileiros, o que é uma boa prática.
Entretanto, o turista cultural geralmente gosta de visitar mercados e feiras tradicionais para, além de experimentar iguarias, apreciar o burburinho da compra e venda, o vai e vem dos produtores e compradores locais, a variedade de produtos oferecidos, a expressão, enfim, da multiplicidade étnica e cultural do país. Por isso, tais lugares devem ser bem cuidados e seguros para os turistas, sem que sejam descaracterizados.
Atividades:
1) Visite um ou mais lugares na sua cidade onde peças de artesanato são expostas e vendidas. Observe os produtos e converse com os artesãos. Seus produtos têm um selo de origem? Eles têm uma cooperativa? Encontram dificuldades para vender seus produtos?
2) Visite o mercado municipal ou outro espaço que venda produtos locais em sua cidade. Elabore um relatório informando se ele é limpo e agradável, o que poderia ser feito para melhorá-lo, quais os horários de funcionamento. Converse com os vendedores para saber se costumam receber turistas e, em caso positivo, de onde.

Fonte: CAMINHOS DO FUTURO

PDF