1. (FGV 2021) Nunca antes, durante toda a longa presença da vida na Terra, estimada em 3,6 bilhões de anos, uma espécie conseguiu alterar o ambiente globalmente numa escala de séculos. São esses aspectos que estão levando muitos geólogos a propor que já entramos em uma nova era geológica – nomeado como antropoceno pelo professor Paul Crutzen –, em que sinais das transformações já se materializaram nos sedimentos geológicos.
Adaptado de Carlos Nobre, Revista Época, 2015.
A respeito da proposta de formular uma “nova era geológica”, analise as afirmativas a seguir.
I. O uso da periodização proposta favorece o reconhecimento dos impactos planetários da ação humana na Terra.
II. O termo antropoceno direciona o debate sobre ecologia e desenvolvimento sustentável para uma escala supranacional.
III. O novo conceito explora a conscientização dos efeitos da planetarização da ação humana.
Está correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) I e II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
 
2. (INSTITUTO AOCP 2021) É nos limites entre as placas tectônicas que se encontra a mais intensa atividade geológica do planeta, vulcões ativos, falhas e abalos sísmicos frequentes, soerguimento de cadeias de montanhas e formação e destruição de placas e crosta. Há diferentes limites entre as placas litosféricas, como os limites transformantes ou conservativos, limites divergentes e limites convergentes. Um exemplo de limite transformante pode ser encontrado
A) na Cordilheira do Himalaia, associado ao choque da Placa Pacífica sob a Placa da Arábia.
B) na Falha de Santo André na Califórnia, onde a Placa Pacífica desliza em relação à Placa Norte-Americana.
C) na Cordilheira dos Andes, devido ao fenômeno de laterização.
D) somente em zonas pelágicas, como o caso da Fossa das Marianas.
E) na Dorsal Mesoatlântica, devido à separação da placa Africana e Euroasiática.
 
3. (FEPESE 2021) A solidificação da crosta terrestre ocorreu no período:
A) Pré-Cambriano.
B) Cenozoico.
C) Paleozoico.
D) Mesozoico.
E) Quaternário.
 
4. (FEPESE 2021) Analise as afirmativas abaixo sobre a dinâmica litosférica:
1. A listosfera, ou crosta terrestre, representa uma das três partes que compõem a estrutura da Terra.
2. Devido às altas temperaturas de seu interior, a astenosfera constitui-se de rochas em estado pastoso, o magma.
3. A crosta terrestre é constituída basicamente de ferro e níquel.
4. O manto tem em sua composição litológica silício, alumínio e magnésio. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
A) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
B) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
C) São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.
D) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
E) São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
 
5. (AMEOSC 2021) Relevo corresponde às diferentes formas da superfície terrestre, que se diferenciam conforme a estrutura geológica em que se originaram e os agentes de formação e transformação do relevo que influenciaram a sua composição e evolução. Esses elementos definem as principais características do relevo de uma determinada área e são fundamentais para a sua identificação e classificação. Nesse sentido, o relevo brasileiro formou-se a partir:
A) De estruturas geológicas compostas, principalmente, por formações sedimentares recentes e estruturas vulcânicas e cristalinas de idade muito antiga.
B) Da formação e transformação de sua superfície influenciada pela ação endógena, ou seja, pelos agentes formadores e modeladores do relevo que atuam abaixo da superfície do planeta Terra.
C) Da intensa movimentação tectônica ocorrida no Período Proterozoico, a 4 bilhões de anos atrás, que foi responsável pela formação de dobramentos modernos.
D) Da era secundária e terciária, com predomínio de áreas de médias altitudes, e a inexistência de dobramentos modernos e escudos cristalinos.
 
6. (AMEOSC 2021) Na Teoria da Deriva Continental, o meteorologista alemão, Alfred Wegener, afirmou que há, aproximadamente, 200 milhões de anos não existia separação entre os continentes, ou seja, havia uma única massa continental chamada de Pangeia e um único Oceano, o Pantalassa. Depois de milhões de anos, houve uma fragmentação surgindo dois megacontinentes chamados de Laurásia e Godwana e, a partir daí os continentes foram se movendo e se adequando às configurações atuais.
<http://www.brasilescola.com/geografia/deriva-continental.htm>. (Fragmento)
Apesar de revolucionária para a época, a teoria de Alfred Wegener não foi aceita pela comunidade científica da época em que foi lançada, porque nela não havia provas de como os:
A) Registros dos fósseis nos continentes foram colhidos.
B) Animais se movimentavam pelos continentes.
C) Minerais se formaram em vários lugares ao mesmo tempo.
D) Continentes se moveram ao longo do tempo.
 
7. (MPE-GO 2020) Cordilheira pode ser caracterizada como uma extensa cadeia de montanhas ou um vasto conjunto de serras, formados a partir de atividades geológicas da Terra. Com base neste conceito, a formação geológica brasileira que mais se aproxima de uma cordilheira é:
A) Serra do Espinhaço.
B) Chapada dos Veadeiros.
C) Pico da Neblina.
D) Serra da Mantiqueira.
 
8. (OBJETIVA 2021) Considerando-se os tipos de rochas, assinalar a alternativa INCORRETA:
A) As rochas ígneas resultam da solidificação do magma.
B) As rochas magmáticas podem ser classificadas em plutônicas ou vulcânicas.
C) As rochas metamórficas são produtos de alteração por elevadas pressões e temperaturas exercidas pelo dinamismo da litosfera, agindo tanto sobre as rochas sedimentares quanto sobre as ígneas.
D) As rochas sedimentares também podem ser chamadas de rochas primárias.
E) Os arenitos são exemplos de rochas sedimentares.
 
9. (Unesc 2019) Com o desenvolvimento da Teoria da Tectônica de Placas, fenômenos como a formação das cadeias montanhosas e das fossas submarinas foram melhor compreendidos. Com isso, sabe-se que a Cordilheira dos Andes se encontra em uma região da crosta terrestre que:
A) coincide com limites divergentes de placas tectônicas.
B) se situa em uma área de expansão do assoalho oceânico.
C) apresenta uma área falhada pela formação de uma dorsal oceânica.
D) apresenta uma área de colisão de placas tectônicas.
 
10. (IBGP 2021) Em termos geológicos, as forças tectônicas que movimentam as placas e provocam dobramentos, terremotos e vulcanismo, que dão origem a grandes estruturas da superfície terrestre tem sua origem:
A) Endógena.
B) Exógena.
C) Geotérmica.
D) Deposição sedimentar.
 
11. (Instituto Consulplan 2020) Vulcão é uma estrutura geológica em terra ou no mar, por onde extravasa magma, uma massa de rocha fundida de alta temperatura, constituída, em grande parte, de silicatos, misturados com vapor de água e gás. Em relação aos vulcões, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
(__) A câmara magmática é a estrutura aonde fica armazenada; ela é subterrânea e profunda. Além do magma, saem pelo vulcão outros materiais, como gases e partículas quentes (como cinzas).
(__) Os vulcões são fraturas ou aberturas na superfície terrestre por onde são expelidos materiais que têm origem no interior da Terra, como lava, gases e demais materiais chamados de piroclastos.
(__) Os países que possuem maior número de vulcões ativos são Chile, Japão, Indonésia, Estados Unidos (incluindo o Havaí) e Rússia. Estes países estão no Círculo de Fogo do Pacífico.
A sequência está correta em
A) F, F, V.
B) V, F, V.
C) V, V, V.
D) F, V, V.
 
12. (EDUCA 2018) As montanhas são formações geográficas originadas do choque entre placas tectônicas. Quando ocorre este choque na crosta terrestre, o solo das regiões que sofrem o impacto acaba se elevando na superfície, formando assim as montanhas. Estas são conhecidas como montanhas de dobramentos. Grande parte deste tipo de montanhas formou-se na era geológica do Terciário. Existem também, embora menos comum, as montanhas formadas por vulcões. Sobre o K2, é CORRETO afirmar que:
I. É a segunda montanha mais alta do mundo.
II. Está localizado na fronteira China-Paquistão.
III. É o ponto mais alto da cordilheira de Caracórum e o ponto mais alto no Paquistão e de Xinjiang.
IV. Ele tem a terceira maior taxa de mortalidade entre as montanhas com mais de oito mil metros de altitude. Estão CORRETAS:
A) I e IV apenas.
B) II e III apenas.
C) I, III e IV apenas.
D) II, III e IV apenas.
E) I, II, III e IV.
 
13. (CEV-URCA 2021) Vários países do globo são acometidos por terremotos que podem variar de magnitude na escala Richter, é o caso do Japão, Chile, Equador, Índia, México entre outros. Dependendo de sua magnitude alguns terremotos chegam a causar danos materiais graves e a morte de centenas e milhares de pessoas. Esse fenômeno geológico está associado diretamente a:
A) Teoria das placas tectônicas
B) Teoria dos eventos climáticos
C) Mudanças de temperaturas nas águas oceânicas
D) Estrutura do relevo terrestre
E) Teoria da isostasia
 
14. (CEV-URCA 2021) O Brasil ao longo da sua história geológica passou por vários processos de transformações, e como resultado podemos identificar em seu subsolo uma diversidade de tipos de minerais. Como exemplo podemos citar o quadrilátero Ferrífero em Minas Gerais e em Carajás, no Pará. Essa grande reserva de minério formou-se mais precisamente na era:
A) Cenozoica
B) Quaternária
C) Pré-cambriana
D) Ordoviciano
E) Paleozoica
 
15. (IBFC 2021) Das rochas abaixo, assinale a alternativa que não apresenta um exemplo de rochas ígneas.
A) Diabásio
B) Granito
C) Gnaisse
D) Basalto
E) Gabro

GABARITO
1: E
2: B
3: A
4: A
5: A
6: D
7: A
8: D
9: D
10: A
11: C
12: E
13: A
14: C
15: C