1. (IBFC 2021) Das rochas abaixo, assinale a alternativa que não é um exemplo de rochas sedimentares.
A) Arenito
B) Quartzito
C) Argilito
D) Conglomerado
E) Calcário
 
2. (AMAUC 2018) A crosta do nosso planeta é composta de rochas e minerais. O mineral é um material sólido formado por um elemento ou uma composição química encontrado em todas as camadas geológicas da Terra. As rochas, assim como outros componentes do meio natural, são classificadas por meio de critérios específicos, permitindo agrupá-las segundo características semelhantes. Uma das principais classificações é a composição em que as rochas são agrupadas de acordo com o seu modo de formação na natureza. Sobre este aspecto, as rochas se dividem em três grandes grupos: Assinale a alternativa correta.
A) Calcárias, basálticas e graníticas.
B) Crostáticas, continentais e oceânicas.
C) Areníticas, vulcânicas e radioativas.
D) Ígneas, sedimentares e metamórficas.
E) Neolíticas, terciárias e quaternárias.
 
3. QUESTÕES SOBRE O HIMALAIA(AMAUC 2018) O Himalaia está situado no sudeste asiático, nos territórios da China – incluindo o Tibete – Índia, Paquistão, Butão e Nepal. O ponto mais alto – ponto culminante – é o Monte Everest, com 8.848 metros de altitude e está localizado exatamente na fronteira da China com o Nepal, sendo seu cume o reconhecimento internacional da fronteira entre estes países. É chamado de "teto do mundo" pois 15 das montanhas mais altas do planeta lá se encontram e por ter mais de 100 picos com altitudes superiores a 7000 metros. Geocientistas estimam que, a cada ano, eleva-se cerca de 4 mm de altura. É um fenômeno imperceptível aos olhos humanos, mas que ocorre há milhões de anos, contribuindo para a formação dessa importante estrutura geológica. O movimento tectônico responsável pela formação das cadeias de montanhas, como a do Himalaia, é conhecido como: Assinale a alternativa correta.
A) Antrogênese
B) Diogênese
C) Fotogênese
D) Paleogênese
E) Orogênese
 
4. (AMAUC 2018) Um terremoto de magnitude 6,1 atingiu o oeste do Japão no domingo 17 de junho de 2018, causou a morte de três pessoas - inclusive uma criança de nove anos - e deixou centenas de feridos. Não houve alerta de tsunami. É o tremor mais forte já registrado em Osaka, a segunda maior cidade do país, de acordo a agência meteorológica do Japão, que passou a registrar os dados em 1923. Terremotos são gerados pelos movimentos naturais das placas tectônicas da Terra que causam ajustes na crosta terrestre, afetando a organização das sociedades, como ilustra a figura abaixo. Em relação aos sismos naturais, assinale a alternativa correta.
A) Forças endógenas incontroláveis.
B) Energias exógenas excepcionais.
C) Forças antrópicas descontroladas.
D) Energias antrópicas excepcionais.
E) Forças endógenas e antrópicas.
 
 
5. (AMAUC 2019) Esta é uma placa tectônica oceânica, ou seja, não se estende para áreas continentais, sendo considerada como a maior placa tectônica existente no planeta Terra. Ela abrange uma área com cerca de 103 milhões de quilômetros quadrados. Assinale a alternativa correta:
Fonte: https://www.estudopratico.com.br/placas-tectonicas/
A) Placa Africana.
B) Placa Sul-americana.
C) Placa da Eurásia.
D) Placa de Nazca.
E) Placa Pacífico.
 
6. (Prefeitura de Ipira - SC 2021) A pegada ecológica gigante que estamos a deixar no planeta está a transformá-lo de tal forma que os especialistas consideram que já entramos numa nova época geológica, o Antropoceno. E muitos defendem que, se não travarmos a crise ambiental, mais rapidamente transformaremos a Terra em Vênus do que iremos a Marte. A expressão "Antropoceno" é atribuída ao químico e prêmio Nobel Paul Crutzen, que a propôs durante uma conferência em 2000, ao mesmo tempo que anunciou o fim do Holoceno — a época geológica em que os seres humanos se encontram há cerca de 12 mil anos, segundo a União Internacional das Ciências Geológicas (UICG), a entidade que define as unidades de tempo geológicas.
SILVA, R. D. Antropoceno: e se formos os últimos seres vivos a alterar a Terra? Disponível em: www.publico.pt. (adaptado).
A concepção apresentada considera a existência de uma nova época geológica concebida a partir da capacidade de influência humana nos processos
A) eruptivos.
B) exógenos.
C) tectônicos.
D) magmáticos.
E) metamórficos.
 
7. (IDHTEC 2019) Quanto a epirogênese e a orogênese é INCORRETO afirmar:
A) Os movimentos epirogenéticos caracterizam-se por serem lentos, abrangerem dimensões continentais e não terem competência para deformar as estruturas das rochas.
B) Os movimentos epirogenéticos estão relacionados a áreas relativamente estáveis da crosta terrestre.
C) A epirogênese é compreendida como a elevação de uma vasta área dando origem a grandes cadeias de montanhas.
D) Os movimentos orogenéticos, ao contrário dos epirogenéticos, são relativamente rápidos e, quando se manifestam, podem provocar dobramentos ou falhamentos nas camadas rochosas.
E) Os movimentos epirogenéticos e orogenéticos são produto do movimento lateral dos continentes, ou seja, tanto da deriva continental como do choque entre as placas tectônicas.
 
8. (IDHTEC 2019) Quanto à Litosfera, indique a alternativa INCORRETA:
A) Litosfera ou crosta terrestre é a camada menos densa da Terra e a mais consistente.
B) É constituída de duas camadas: uma externa, Sial (15 a 25 km de profundidade), e outra interna, Sima (25 até 60 km de profundidade).
C) Tem uma variação de temperatura de 15°C até 1.200°C.
D) No Sial, encontramos os elementos químicos que concentram 90% dos minerais formadores das rochas do subsolo da crosta, como o silício, alumínio, oxigênio e ferro.
E) A litosfera, nos oceanos, tem cerca de 5 km, e só apresenta o Sial. Daí as ilhas oceânicas serem de natureza basáltica.
 
9. (IDHTEC 2019) Refere-se ao período terciário da era Cenozoica, EXCETO:
A) Oligoceno
B) Pleistoceno
C) Paleoceno
D) Mioceno
E) Eoceno
 
10. (FEPESE 2019) Durante séculos os seres humanos acreditaram que os continentes fossem fixos na crosta terrestre. Segundo essa teoria, há 250 milhões de anos todos os continentes formavam um só bloco. Esse bloco era chamado de:
A) Deriva do continente.
B) Tectônica.
C) Placas.
D) Pangeia.
E) Pantalassa.
 
11. (IDHTEC 2019) Plútons – corpos ígneos de grande porte que se formam em profundidade; no contato do magma com as rochas encaixantes pode ocorrer:
I. Fusão da encaixante.
II. Arqueamento das rochas encaixantes.
III. Penetração do magma em fendas (apófises da câmara magmática).
IV. Blocos de rochas encaixantes podem ser assimilados pelo magma, modificando localmente sua composição e formando afanílitos.
Estão CORRETAS:
A) Apenas I, II e III
B) Apenas II e IV
C) Apenas I e II
D) Apenas II e III
E) I, II, III e IV
 
12. (IDHTEC 2019) Representam rochas metamórficas:
A) Micaxistos, brechas e siltitos.
B) Quartzito, calcário, arenito.
C) Filitos, argilito, siltito.
D) Gnaisse, mármore, micaxistos.
E) Siltito, brecha, calcário e sílex.
 
13. (IDHTEC 2019) Na divisão cronológica da história da Terra, refere-se ao cenozoico quaternário:
A) Siluriano
B) Ordoviciano
C) Holoceno
D) Neogeno
E) Cretáceo
 
14. (FURB 2020) Analise as afirmativas abaixo e identifique a alternativa correta sobre a Terra, sua origem e características:
A) O planeta Terra funciona como um sistema e seus processos são lentos e graduais, cujos eventos extremos têm pouca ou quase nenhuma importância para explicar o planeta.
B) A Terra, conhecidamente, apresenta uma angulação de aproximadamente 23º. Isso se deve a um grande impacto, de proporções monumentais, na época de sua formação, que acelerou sua velocidade de rotação e a tirou do eixo vertical.
C) A teoria mais aceita para o surgimento do universo é a do Big Bang, que considera que o sistema solar surgiu entre 13 e 14 bilhões de anos atrás.
D) O que explica a organização da Terra em camadas, com Crosta, Manto e Núcleo é o processo chamado de Especiação.
E) No núcleo da Terra, ficam os materiais menos densos, e os materiais mais densos ficam nas camadas mais externas. Isso ocorre porque os materiais de menor densidade são os mais suscetíveis à força gravitacional, que os empurram com mais facilidade para as camadas mais internas do planeta.
 
15. (FURB 2020) Sobre as placas tectônicas e o seu movimento, analise as afirmativas abaixo e identifique a alternativa correta:
A) Quando as placas convergem, pode-se dizer que elas estão sendo criadas e, quando divergem, sendo recicladas.
B) As placas tectônicas localizam-se na astenosfera, caracterizada por ser rígida e frágil, e o movimento das placas se dá pela litosfera que é composta por material dúctil.
C) A tectônica de placas é a teoria que explica a forma e o movimento das placas tectônicas. Atualmente, existem 6 grandes placas ao redor do mundo que correspondem aos continentes.
D) O nome do processo que dá movimento às placas tectônicas se chama convecção.
E) Existem somente dois tipos de limites relacionados às placas tectônicas: os convergentes, quando as placas vão de encontro uma da outra e os divergentes, quando as placas estão se afastando.

GABARITO
1: B
2: D
3: E
4: A
5: E
6: B
7: C
8: E
9: B
10: D
11: A
12: D
13: C
14: B
15: D