PDF


6º Ano – Prova sobre rotação, translação, placas tectônicas, tipos de rochas, estrutura interna da Terra, erosão, águas oceânicas e bacias hidrográficas e rios.

1. O planeta Terra é o terceiro planeta em ordem de proximidade com o Sol. O planeta Terra realiza dois movimentos, o de rotação e o de translação. Esses movimentos são fundamentais para sua dinâmica e para a existência de vida no planeta. A rotação é o movimento que a Terra realiza ao redor de seu próprio eixo de inclinação, responsável por existirem os dias e as noites.

Agora, descreva o movimento de translação e apresente as consequências que esse movimento promove no planeta Terra. 


2. Na Geografia, estuda-se o tempo geológico e o tempo histórico. Observe a imagem a seguir e marque um X na alternativa que apresenta corretamente o tempo nela representado.

a) Tempo geológico, que é caracterizado pela ação da natureza, independentemente da ação humana.

b) Tempo histórico, que conta a história da formação do planeta, sendo divido em Éons, Eras e Períodos.

c) Tempo histórico, em que o ser humano, por meio de técnicas, transforma o espaço em que vive.

d) Tempo geológico, que é contado em dias, meses, anos e séculos. 


3. Observe a imagem e marque um X na afirmação correta.

a) Entre as placas tectônicas de Nazca e Sul-americana ocorre o movimento convergente, isto é, o encontro dessas duas placas.

b) O movimento convergente ocorre entre as placas tectônicas Sul-americana e Africana.

c) O movimento divergente é o que ocorre entre a placa Sul-americana e a Africana.

d) Entre a placa de Nazca e a placa Sul-americana ocorre o movimento divergente, ou seja, o afastamento das duas placas tectônicas.

 

4. No planeta Terra existem três tipos de rochas: as magmáticas, as sedimentares e as metamórficas. Elas recebem essas classificações de acordo com sua origem e com os minerais que as compõem. Sabe-se que os minerais encontrados nas rochas e utilizados economicamente são chamados de minérios, como é o caso do ouro, extraído das rochas magmáticas e utilizado na fabricação de joias e artigos tecnológicos.

Com base no exemplo do ouro, apresente pelo menos um minério encontrado em cada um dos tipos de rochas a seguir e dê sua utilização econômica. 

Rochas magmáticas:

Rochas sedimentares:

Rochas metamórficas:


5. Marque um X na alternativa que apresenta o nome das partes que compõem a estrutura interna da Terra.

a) Vulcão, terremoto e dobramento.

b) Crosta, manto e lava.

c) Lava, magma e vulcão.

d) Crosta, manto e núcleo.

 

6. Analise a imagem a seguir e marque um X na afirmativa correta sobre o tipo de erosão apresentada.


a) Erosão marinha: proporciona a retirada e o transporte de sedimentos das rochas à beira-mar.

b) Erosão eólica: é a ação do vento no processo de retirada e de transporte de sedimentos finos, que ocorre lentamente.

c) Erosão antrópica: proporciona o plantio da mata ciliar, que auxilia na proteção do solo e dos rios.

d) Deslizamento de terra: ações de desmatamento e de ocupação de áreas irregulares podem acelerar as etapas de retirada e de transporte dos sedimentos.

 

7. Leia, com atenção, as frases a seguir e marque um X na alternativa que apresenta o aproveitamento econômico das águas oceânicas.

a) O consumo de água para a hidratação.

b) O uso de água para o preparo de alimentos.

c) A navegação utilizada para o transporte de pessoas e mercadorias entre os continentes.

d) A construção de usinas hidrelétricas para a geração de energia elétrica.

 

8. Leia o texto a seguir.

[...] As águas subterrâneas cumprem uma fase do ciclo hidrológico, uma vez que constituem uma parcela da água precipitada.

Após a precipitação, parte das águas que atinge o solo se infiltra e se infiltra no interior do solo, durante períodos de tempo extremamente variáveis [...]

Fonte: Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS). Disponível em: <http://www.abas.org/educacao.php>. Acesso em: 11 ago. 2018.

Apresente duas propostas de solução para os riscos ambientais relacionados às águas subterrâneas.

 

9. Observe o mapa com os principais rios do Brasil e marque X na afirmativa que melhor relaciona as regiões hidrográficas com a ocupação populacional do país.

a) A região Norte do Brasil é pobre em rios, o que justifica o reduzido número de habitantes nessa região.

b) O Brasil apresenta uma pequena quantidade de rios, por isso a população sofre com a falta de água.

c) A bacia do rio Amazonas é responsável pelo abastecimento de toda a população do país.

d) A região hidrográfica amazônica é a maior do Brasil.

 

10. Os rios são cursos de água que se deslocam das áreas mais altas para as áreas baixas do relevo. Podem ser classificados, de acordo com sua sazonalidade, em perenes ou intermitentes.

Agora, escreva o que são:

Rios perene:

Rios intermitentes:

 

Gabarito e orientações com base nas respostas dos alunos

 

1. Habilidade avaliada: Esta questão avalia a habilidade de descrever o movimento de translação e compreender suas consequências para o planeta Terra.

Habilidade relativa à BNCC: (EF06GE03) Descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.

Resposta: Espera-se que o aluno descreva o movimento de translação, explicando que esse é o movimento que a Terra realiza ao redor do Sol, com duração de 365 dias e 6 horas. Suas consequências para o planeta Terra são: a existência dos anos, contados em 365 dias, e a das quatro estações do
ano – primavera, verão, outono e inverno. O aluno também pode complementar a resposta mostrando que a soma das 6 horas de cada ano resulta no ano bissexto, com 366 dias, que ocorre a cada quatro anos. Caso o aluno apresente uma resposta relatando o movimento de rotação em vez do movimento de translação, retome o conteúdo utilizando o material didático e elabore uma maquete com bolas de isopor e palitos de madeira, a fim de representar o Sol e a Terra, e demonstre os movimentos de rotação e de translação, reafirmando as diferenças entre eles e as suas consequências. Outra possibilidade é apresentar um vídeo didático sobre os movimentos da Terra.

 

2. Habilidade avaliada: Esta questão avalia a habilidade de compreender o conceito de tempo histórico.

Habilidade relativa à BNCC:

(EF06GE02) Analisar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originários.

Resposta: Alternativa C.

Caso o aluno marque a alternativa A, ele provavelmente compreende o conceito de tempo geológico, mas não o relaciona com a imagem apresentada. Se possível, apresente imagens que ilustrem o tempo geológico e o tempo histórico e solicite ao aluno que as diferencie. O aluno que assinalar a alternativa B provavelmente esteja com dificuldade em compreender o conceito de tempo histórico. Por isso, retome o conteúdo que consta do material didático e solicite a ele que ilustre, em um papel sulfite, representações do tempo histórico. O aluno que marcar a alternativa D provavelmente esteja com dificuldade em compreender o conceito e os exemplos de tempo geológico. Apresente a escala geológica impressa, com éons, eras e períodos, ou a desenhe na lousa, e retome a explicação do conteúdo.

 

3. Habilidade avaliada: Esta questão avalia a habilidade de identificar e reconhecer os movimentos das placas tectônicas e suas respectivas definições.

Habilidade relativa à BNCC:

(EF06GE11) Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo.

Resposta: Alternativa A.

Caso o aluno marque a alternativa B, provavelmente esteja com dificuldades de identificar, no mapa, as placas mencionadas na afirmativa, de interpretar o desenho de separação com as flechas ilustradas e de compreender a definição do movimento convergente. Retome o conteúdo, ilustre na lousa os movimentos das placas tectônicas e utilize flechas que possibilitem identificar os movimentos. O aluno que marcar a alternativa C provavelmente esteja com dificuldade em compreender a definição de movimento divergente. Para essa superação, apresente o significado da palavra “divergir” e solicite a ele que copie a definição no caderno e faça uma ilustração que represente a definição. O aluno que marcar a alternativa D provavelmente compreende a definição de movimento divergente, mas não a relaciona com as flechas da ilustração do mapa. Retome com ele o mapa apresentado na avaliação e o ajude a interpretar os significados das ilustrações.

 

4. Habilidade avaliada: Esta questão avalia a habilidade de relacionar os tipos de rochas (magmáticas, sedimentares e metamórficas) com os minerais que as compõem, exemplificando com o aproveitamento econômico delas.

Habilidade relativa à BNCC:

(EF06GE11) Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo.

Resposta:

Espera-se que o aluno descreva um exemplo de minério encontrado em cada um dos tipos de rochas e como esse minério pode ser utilizado economicamente. Exemplos: rochas magmáticas: o granito pode ser utilizado na fabricação de pisos, pias; o ferro pode ser utilizado na construção civil. Rochas sedimentares: o quartzo (areia) pode ser utilizado na construção civil, joias; o calcário pode ser utilizado na fabricação de gesso, giz. Rochas metamórficas: o mármore pode ser utilizado na fabricação de pisos, pias, estátuas; a ardósia pode ser utilizada na fabricação de pisos e revestimentos. Caso o aluno apresente dificuldades em apresentar respostas satisfatórias, retome o conteúdo e faça, na lousa, um quadro com os tipos de rochas, minérios e sua utilização. Oriente o aluno a realizar, como tarefa, uma pesquisa, em livros ou sites da internet, com informações para completar o quadro e, na próxima aula, complete o quadro, na lousa, com as informações apresentadas pelo aluno. Se possível, apresente a ele algumas amostras de minérios, como o basalto, o giz, o quartzo.

 

5. Habilidade avaliada: Esta questão avalia a habilidade de identificar as partes da estrutura interna da Terra.

Habilidade relativa à BNCC:

(EF06GE11) Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo.

Resposta: Alternativa B.

Caso o aluno marque as alternativas A ou D, provavelmente esteja com dificuldade em identificar as partes da estrutura interna da Terra e suas principais características. Retome as explicações apresentando o esquema que mostra o corte interno (perfil do interior da Terra) e destaque as principais características. Realize atividades com o mesmo esquema em preto e branco para que os alunos possam colorir e nomear as partes internas da Terra.

 

6. Habilidade avaliada: Esta questão avalia a habilidade de reconhecer a ação humana como agente responsável pela erosão antrópica e identificar as etapas erosivas: retirada, transporte e deposição dos sedimentos.

Habilidade relativa à BNCC:

(EF06GE10) Explicar as diferentes formas de uso do solo (rotação de terras, terraceamento, aterros etc.) e de apropriação dos recursos hídricos (sistema de irrigação, tratamento e redes de distribuição), bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares.

Resposta: Alternativa D.

Caso o aluno marque a alternativa A, provavelmente esteja com dificuldade em identificar, na imagem, o desmatamento e a ocupação humana. Retome o conteúdo de erosão, explique cada um dos tipos e apresente imagens impressas ou digitais que os exemplifiquem. O aluno que marcar a alternativa B provavelmente esteja com dificuldades em identificar, na imagem, o desmatamento e a ocupação humana e associar o processo à ação humana em vez do vento. Apresente um vídeo que mostre a erosão eólica em um deserto, com a movimentação das dunas, por exemplo, e, de preferência, um vídeo noticiário que exponha a ação das chuvas em áreas desmatadas e o deslizamento de terras. Depois, discuta com os alunos as diferenças entre as ações do vento e as do ser humano. O aluno que marcar a alternativa C provavelmente esteja com dificuldade em compreender o conceito de erosão antrópica. Retome o conteúdo e explique, claramente, a diferença entre o conceito de erosão antrópica e as medidas de prevenção dela.

 

7. Habilidade avaliada: Esta questão avalia a habilidade de compreender o aproveitamento econômico das águas oceânicas.

Habilidade relativa à BNCC:

(EF06GE12) Identificar o consumo dos recursos hídricos e o uso das principais bacias hidrográficas no Brasil e no mundo, enfatizando as transformações nos ambientes urbanos.

Resposta: Alternativa C.

Caso o aluno assinale a alternativa A, provavelmente esteja com dificuldade em perceber a diferença entre água oceânica e água continental. Retome o conteúdo, elaborando, na lousa, um quadro com as principais diferenças entre as águas oceânicas e as águas continentais e solicite ao aluno que o registre no caderno. O aluno que assinalar as alternativas B ou D provavelmente esteja com dificuldade em diferenciar o uso das águas oceânicas e continentais. Para isso, entregue a ele uma folha sulfite, peça a ele que divida a folha ao meio e, em uma das partes, escreva “Aproveitamento econômico das águas oceânicas”; na outra parte, “Aproveitamento econômico das águas continentais”. Em seguida, peça a ele que liste os aproveitamentos de cada uma delas.

 

8. Habilidade avaliada: Esta questão avalia a habilidade de elaborar soluções para os riscos ambientais relacionados às águas subterrâneas.

Habilidade relativa à BNCC:

(EF06GE12) Identificar o consumo dos recursos hídricos e o uso das principais bacias hidrográficas no Brasil e no mundo, enfatizando as transformações nos ambientes urbanos.

Resposta: Espera-se que o aluno apresente soluções como: reduzir o uso ou não utilizar agrotóxicos, construir aterros sanitários de forma correta, não despejar o esgoto sem tratamento nos rios e no solo, construir redes de tratamento de esgoto, extrair do subsolo apenas a quantidade de água permitida por lei. Caso a resposta tenha divergido da proposta, elabore com eles um cartaz que apresente três partes: formas de utilização das águas subterrâneas, riscos ambientais às águas subterrâneas e propostas de soluções aos riscos ambientais relacionados às águas subterrâneas. É importante que o aluno tenha acesso ao material didático para a elaboração do cartaz e que ele também possa apresentar exemplos que vão além do que está apresentado no material.

 

9. Habilidade avaliada: Esta questão avalia a habilidade de identificar a localização das principais regiões hidrográficas do Brasil e suas relações com a ocupação populacional do país.

Habilidade relativa à BNCC:

(EF06GE11) Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo.

Resposta: Alternativa D.

Caso o aluno assinale as alternativas A ou B, provavelmente esteja com dificuldade em identificar a região Norte do Brasil e verificar os muitos rios ilustrados no mapa. Retome o conteúdo de rios e bacias hidrográficas utilizando o mapa hidrográfico do Brasil. Questione o aluno sobre a quantidade de rios de cada região (se são muitos ou se são poucos), as características geográficas de cada região geográfica do país e oriente-o para que reflita e elabore respostas coerentes. Depois, registre, na lousa, as principais conclusões e solicite que as copie no caderno. O aluno que assinalar a alternativa C provavelmente esteja com dificuldade em identificar outros rios e bacias hidrográficas presentes no Brasil. Retome o conteúdo, entregue uma cópia impressa do mapa dos principais rios do Brasil e peça a ele que destaque os nomes dos rios, identificando as regiões geográficas a que pertencem.

 

10. Habilidade avaliada: Esta questão avalia a habilidade de diferenciar o conceito de rios perenes e rios intermitentes.

Habilidade relativa à BNCC:

(EF06GE12) Identificar o consumo dos recursos hídricos e o uso das principais bacias hidrográficas no Brasil e no mundo, enfatizando as transformações nos ambientes urbanos.

Resposta: Espera-se que o aluno responda que os rios perenes são aqueles que apresentam grande volume de água e não apresentam risco de secar. Os rios intermitentes são aqueles que, nos períodos de seca (estiagem), desaparecem completamente e, depois do período de chuvas, voltam a existir. Caso o aluno apresente uma resposta diversa da proposta, retome o conteúdo usando o material didático e registre, na lousa, a definição de cada um dos tipos de rios e apresente imagens impressas ou digitais deles. Solicite, como tarefa, que o aluno pesquise, em livros e sites da internet, exemplos de rios perenes e intermitentes no Brasil.