PDF

7º Ano – prova sobre agricultura, estrutura agrária brasileira, biomassa e biodiversidade

 

Leia o trecho do poema a seguir, de João Cabral de Melo Neto, para responder as questões de 1 a 3.

Morte e vida Severina

Essa cova em que estás, com palmos medida,

é a cota menor que tiraste em vida.

[...]

Não é cova grande. É cova medida, é a terra que querias ver dividida. [...]

[...]

Viverás, e para sempre na terra que aqui aforas: e terás enfim tua roça.

Agora trabalharás só para ti, não a meias, como antes em terra alheia.

[...]

Trabalhando nessa terra, tu sozinho tudo empreitas: serás semente, adubo, colheita.

MELO NETO, João Cabral de. Morte e vida Severina. São Paulo: Editora Tuca, 1955.

1. O trecho acima retrata “O funeral de um lavrador”, retirado do poema “Morte e vida Severina”. De acordo com os seus conhecimentos a respeito da estrutura agrária do país e a leitura dos versos, pode-se afirmar que:

a) os lavradores são predominantemente os proprietários de grandes latifúndios.

b) os versos evidenciam a realidade de muitos trabalhadores rurais, que não têm acesso à terra.

c) o poema traz uma realidade ultrapassada, já que o êxodo rural permitiu que os trabalhadores não necessitassem mais do campo.

d) o lavrador conquistou, com a luta travada no campo, o direito à propriedade.

 

2. É possível relacionar o verso “[...] é a terra que querias ver dividida” com a luta dos trabalhadores do campo? Por quê?

3. De que forma podemos relacionar o verso “Viverás, e para sempre na terra que aqui aforas: e terás enfim tua roça.” com a situação vivida pelos trabalhadores rurais no Brasil?

4. Considere as afirmações a seguir a respeito da biodiversidade brasileira:

I) As Unidades de Conservação são responsáveis por auxiliar na preservação da Mata Atlântica remanescente.

II) A ameaça à biodiversidade da Floresta Amazônica está relacionada às queimadas, exploração mineral e vegetal, além de construções de hidrelétricas.

III) Apesar de constituir a vegetação nativa mais preservada do território, a Mata de Araucárias, a recente introdução de pastagem e exploração de madeira tem ameaçado a biodiversidade.

IV) A vegetação do Cerrado corresponde a aproximadamente 50% da original. A principal causa da devastação é a urbanização acelerada da região.

As afirmações corretas são:

a) I e II.

b) I e III.

c) III e IV.

d) II e IV.

 

Leia o trecho da notícia a seguir para responder as questões 5 e 6.

 

Brasil pode gerar eletricidade a partir de biomassa de florestas

Um estudo inédito do Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA), ONG que pesquisa emissões de poluentes, sugere que [...] o Brasil tem potencial para gerar 11,6 GW por ano – o equivalente a mais de duas usinas hidrelétricas como a de Belo Monte – a partir da biomassa de florestas plantadas, uma fonte de energia renovável.

 [...] – Se quiser expandir a geração de energia hidrelétrica, o país precisará explorar o potencial da região amazônica, a um custo socioambiental muito alto – diz Ferreira. [...] A biomassa de florestas plantadas é uma alternativa interessante por ser mais controlável, em oposição a alternativas como a energia solar ou eólica, que são intermitentes e variam em função do clima.

GAZETA ONLINE. Brasil pode gerar eletricidade a partir de biomassa de florestas. Disponível em: <https://www.gazetaonline.com.br/noticias/ciencia_e_tecnologia/2018/10/brasil-pode-gerar-eletricidade-a-partir-de-biomassa-de-florestas-1014152196.html>. Acesso em: 31 out. 2018.

 

5. De acordo com o texto e seus conhecimentos, responda:

a) Qual é a principal fonte de geração de energia, atualmente, no Brasil?

b) A qual “custo socioambiental muito alto” o pesquisador se refere?

6. O estudo realizado pelo IEMA aponta a possibilidade de gerar energia a partir da biomassa de florestas.

a) O que é biomassa?

b) Quais são as vantagens, segundo o estudo, da energia gerada a partir da biomassa, em relação às outras fontes de energias renováveis?

 

7. A respeito da agricultura no Brasil, podemos afirmar que:

a) o agronegócio é o principal responsável tanto pela exportação quanto pelo abastecimento nacional.

b) a agricultura brasileira é a que mais utiliza agrotóxicos em sua produção, se comparada a outros países.

c) nas últimas décadas, a agricultura familiar vem perdendo importância no cenário brasileiro, já que as técnicas pouco desenvolvidas tornam a produção irrelevante.

d) a agricultura familiar, por envolver a maior parte dos trabalhadores rurais, é a principal responsável pelos impactos ambientais provocados com a atividade.

 

Analise a imagem a seguir para responder as questões 8 e 9:


8. A imagem acima apresenta um depósito de objetos eletrônicos. De que forma o descarte incorreto desses materiais pode prejudicar o meio ambiente?

9. É possível relacionar a imagem acima à obsolescência programada? Por quê?

10. Ao abordar a economia dividida em setores, tem-se a agricultura pertencente ao primeiro setor, a indústria ao segundo, e os transportes, que constituem uma das atividades do terceiro setor. De que maneira essas atividades se relacionam, na integração dos três setores?

 

Gabarito e orientações com base nas respostas dos alunos.

 

1. Habilidade trabalhada: (EF07GE02) Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas.

Resposta: Alternativa B. O poema mostra que apenas após a morte o lavrador teve direito à terra.

Distratores: A alternativa A está equivocada, já que a maior parte dos lavradores não possui grandes propriedades. A alternativa C está incorreta, já que o êxodo rural, intensificado pela mecanização do campo que acirrou as desigualdades entre pequenos e grandes produtores, não extinguiu os trabalhadores rurais. A alternativa D está incorreta porque o poema indica que o acesso à terra se deu através da morte do lavrador.

 

2. Habilidades trabalhadas: (EF07GE02) Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas.

(EF07GE03) Selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades

Resposta: É esperado que os alunos indiquem que sim, associando a “terra dividida” com a pauta da reforma agrária, reivindicada pelos movimentos dos trabalhadores rurais. Caso os alunos apresentem dificuldade, é possível utilizar notícias que abordem as manifestações dos movimentos sociais organizados na luta por terra.

 

3. Habilidade trabalhada: (EF07GE02) Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas.

Resposta: Espera-se que os alunos esclareçam que a estrutura agrária vivenciada no Brasil traz a concentração de terras como principal característica, e muitos lavradores não possuem sua própria terra para trabalhar. No poema, “tua roça” é uma analogia ao túmulo. Se necessário, fazer a leitura em conjunto com os alunos, analisando os versos do poema.

 

4. Habilidade trabalhada: (EF07GE11) Caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária).

Resposta: Alternativa B. A Mata Atlântica possui apenas 5% de sua cobertura original preservada, principalmente em áreas de Unidades de Conservação. A Floresta Amazônica sofre com a perda de biodiversidade relacionada às expansões do gado e cultivo de soja, além das queimadas para dar lugar aos pastos. Extração mineral e de madeira, junto com as hidrelétricas também contribuem para o processo.

Distratores: As alternativas A, C e D estão incorretas porque associam uma ou mais afirmações equivocadas. A afirmação III está incorreta porque a Mata das Araucárias foi a vegetação que mais sofreu com a devastação, sobrando cerca de 2% da mata nativa. A devastação do Cerrado está associada, principalmente, às plantações e aos extensos pastos para a criação de animais.

 

5.

a) Habilidade trabalhada: (EF07GE08) Estabelecer relações entre os processos de industrialização e inovação tecnológica com as transformações socioeconômicas do território brasileiro.

Resposta sugerida: A maior fonte de geração de energia no Brasil vem das hidrelétricas.

 

b) Habilidade trabalhada: (EF07GE08) Estabelecer relações entre os processos de industrialização e inovação tecnológica com as transformações socioeconômicas do território brasileiro.

Resposta sugerida: Espera-se que os alunos relacionem as construções de hidrelétricas à expulsão de comunidades tradicionais, além dos impactos ambientais, como a perda da flora e fauna locais.

 

6.

a) Habilidade trabalhada: (EF07GE08) Estabelecer relações entre os processos de industrialização e inovação tecnológica com as transformações socioeconômicas do território brasileiro.

Resposta: Biomassa é a matéria orgânica, de origem mineral e vegetal, utilizada na produção de energia.

 

b) Habilidade trabalhada: (EF07GE08) Estabelecer relações entre os processos de industrialização e inovação tecnológica com as transformações socioeconômicas do território brasileiro.

Resposta: Segundo o estudo, a energia gerada a partir da biomassa não está sujeita às variações de clima, como a solar e a eólica.

 

7. Habilidade trabalhada: (EF07GE06) Discutir em que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais, assim como influem na distribuição de riquezas, em diferentes lugares.

Resposta: Alternativa B. O Brasil é o líder mundial na utilização de agrotóxicos, principalmente por intermédio do agronegócio.

Distratores: A alternativa A está incorreta porque o agronegócio é geralmente responsável pela exportação. A maior parte do abastecimento interno está relacionado à agricultura familiar. A alternativa C não considera a importância da agricultura familiar no consumo interno do país, portanto está incorreta. Ainda que a maior parte dos trabalhadores rurais esteja ligada à agricultura familiar, por ser produzida em menor escala, provoca impactos ambientais mais baixos.

 

8. Habilidade trabalhada: (EF07GE06) Discutir em que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais, assim como influem na distribuição de riquezas, em diferentes lugares.

Resposta sugerida: Entre as possíveis respostas apresentadas, espera-se que os alunos indiquem que as substâncias tóxicas presentes na composição do material eletrônico, como chumbo, cádmio, mercúrio, entre outros, podem contaminar o solo e os lençóis freáticos. Além disso, os equipamentos que contêm plástico e vidro levariam muitos anos para se decompor.

 

9. Habilidade trabalhada: (EF07GE06) Discutir em que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais, assim como influem na distribuição de riquezas, em diferentes lugares.

(EF07GE08) Estabelecer relações entre os processos de industrialização e inovação tecnológica com as transformações socioeconômicas do território brasileiro.

Resposta sugerida: Espera-se que os alunos indiquem que existe relação. Devem indicar que os produtos são fabricados com prazo de validade determinado, seja por atualizações constantes ou pela fragilidade dos produtos, incentivando que os consumidores adquiram novos produtos. Dessa forma, descartam com maior frequência os equipamentos obsoletos, gerando um acúmulo de lixo eletrônico.

 

10. Habilidade trabalhada: (EF07GE06) Discutir em que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais, assim como influem na distribuição de riquezas, em diferentes lugares.

Resposta sugerida: Espera-se que os alunos relacionem os três setores, apresentando-os como necessários à manutenção uns dos outros. Enquanto a agricultura fornece matéria-prima para a transformação industrial, as indústrias fornecem produtos ao campo, como maquinário e fertilizantes. O setor de transportes, por fim, é essencial na circulação da mercadoria produzida. Caso os alunos apresentem dificuldade, fazer um esquema na lousa para que visualizem a integração entre os setores.