PDF

7º Ano – Prova sobre as regiões Sul e Nordeste

 

1. A região Sul é a única do Brasil que possui apenas dois tipos de clima: o tropical de altitude e o subtropical. Sabendo disso, marque um X na alternativa que contenha as vegetações que predominam nessa região.

a) Cerrado, Mata Atlântica e Matas de Araucária.

b) Floresta Tropical, Matas de Araucária e Campos.

c) Caatinga, Floresta Amazônica e Cerrado.

d) Campos, Cerrado e Mata Atlântica.

 

2. O relevo da Região Sul é marcado pela presença de planaltos; por isso, predominam os rios de planaltos que são utilizados para a(o):

a) geração de energia hidrelétrica.

b) navegação.

c) transporte de mercadorias.

d) natação.

 

3. Observe o mapa.

Com base nas informações do mapa, marque um X na afirmação correta sobre a vinda dos imigrantes europeus para a Região Sul do Brasil.

a) No Paraná, predominou a imigração de italianos.

b) Santa Catarina foi o estado em que os eslavos mais se fixaram.

c) Os eslavos escolheram a porção litorânea para se fixarem.

d) Os alemães imigraram para os três estados da Região Sul.

4. Analise o mapa e descreva a distribuição das atividades agropecuárias predominantes em cada um dos estados da Região Sul do Brasil.

5. Quais atividades industriais se destacam na Região Sul?

6. Observe os mapas a seguir e descreva um exemplo de relação entre os tipos de clima e as principais vegetações presentes na Região Nordeste.


7. Identifique no mapa o nome de cada sub-região do Nordeste: Meio-Norte, Sertão, Agreste e Zona da Mata. Depois, escreva o nome dessas sub-regiões.


8. Leia o texto.       

Sertão abriga o maior polo exportador de frutas

No meio do sertão surge o maior polo exportador de frutas do país. O vale do rio São Francisco, na divisa de Pernambuco com a Bahia, é referência em tecnologia e qualidade de produto.

Mais de 35 mil hectares de produção de frutas colorem de verde a paisagem árida do sertão.

A uva e a manga são as principais culturas da região.

A qualidade das frutas é tão grande que a maior parte do que é colhido vai para outros países.

O vale do São Francisco exporta 700 mil toneladas de frutas por ano [...].

CANAL RURAL. Sertão abriga o maior polo exportador de frutas. 2016. Disponível em: <http://livro.pro/6wgbyj>. Acesso em: 27 ago. 2018.

Sobre o desenvolvimento da fruticultura no Nordeste, marque um X na afirmativa correta.

a) O avanço técnico da irrigação possibilitou a produção de frutas de excelente qualidade nas áreas de clima semiárido.

b) A vasta produção de frutas no Sertão ocorre em razão dos elevados índices pluviométricos da região.

c) As principais frutas cultivadas no Sertão são a banana e a maçã, típicas de clima quente.

d) Mesmo com a irrigação, a exportação de frutas ainda é um desafio a ser alcançado pelo Nordeste.

 

9. Os períodos de estiagem (secas) no Nordeste ocorrem de modo natural, mas afetam milhares de pessoas que necessitam da água das chuvas para garantirem o abastecimento doméstico e suas atividades econômicas.

Leia as frases com atenção e marque um X na alternativa que melhor explica a ocorrência de secas no Sertão nordestino.

a) As massas de ar úmidas originadas no oceano Atlântico atingem a planície e garantem um longo período de chuvas no Sertão.

b) A chuva provocada pelas massas de ar secas originadas no continente impedem a passagem das massas de ar úmidas vindas do oceano Atlântico.

c) As massas de ar úmidas vindas do oceano Atlântico encontram os planaltos, fazendo que ocorram as chuvas orográficas. Após essas chuvas, a massa de ar, então com pouca umidade, atravessa os planaltos e chega ao Sertão, provocando as secas.

d) Os planaltos da Região Nordeste formam uma barreira que impedem a entrada das massas de ar seca no continente. Sem os planaltos, o Sertão teria o clima árido em vez do semiárido.

10. Analise o mapa de migração interna no Brasil. Identifique e descreva a migração de nordestinos para as demais regiões, considerando os ciclos econômicos, ou atividades econômicas, que ocorreram no século XX.

 

PDF

Gabarito e orientações com base nas respostas dos alunos

 

1. Habilidade avaliada: Esta questão avalia a habilidade de compreender a relação entre os climas e as formações vegetais na Região Sul.

Habilidade relativa à BNCC: (EF07GE11) Caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária).

Resposta: Alternativa B.

Caso o aluno marque as alternativas A, C ou D, possivelmente apresenta dificuldade de compreender que os climas tropical de altitude e subtropical apresentam características específicas, como temperaturas amenas, estações do ano bem definidas, invernos frios, e, por isso, os tipos de vegetação que neles se desenvolvem, com exceção da Mata Atlântica, são característicos da Região Sul. As alternativas A e D estão incorretas porque o Cerrado é uma vegetação típica das áreas onde predominam o clima tropical semiúmido. A alternativa C está incorreta porque nenhuma das vegetações é predominante nos climas tropical de altitude e subtropical. A Caatinga é típica do clima semiárido, a Floresta Amazônica é típica do clima equatorial e o Cerrado é do clima tropical semiúmido. Para a compreensão do conteúdo, retome-o e escreva na lousa as características dos climas tropical de altitude e subtropical. Apresente um mapa de clima e vegetação do Brasil e solicite ao aluno que compare a ocorrência dos tipos de clima e as vegetações da Região Sul. Por fim, apresente diferentes imagens impressas ou digitais das formações vegetais do Sul brasileiro. Solicite ao aluno que, de posse de todas essas informações, elabore um resumo em seu caderno relacionando o clima tropical de altitude e subtropical da Região

Sul com a vegetação predominante nessa região. Corrija o resumo e verifique se o aluno apresenta alguma dúvida.

 

2. Habilidade avaliada: Esta questão avalia a habilidade de relacionar os relevos de planalto com a geração de energia elétrica nos rios da Região Sul.

Habilidade relativa à BNCC: (EF07GE11) Caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária).

Resposta: Alternativa A.

Caso o aluno marque as alternativas B, C ou D, possivelmente apresenta dificuldade em compreender a relação estabelecida entre os tipos de rios e a utilização deles. As afirmações B, C e D estão incorretas porque apresentam os aproveitamentos característicos de rios de planície, e não de planalto. Retome o conteúdo dos tipos de rios da Região Sul com o aluno. Dê exemplos de rios de planalto da região e as usinas hidrelétricas neles instaladas, como a Usina Binacional de Itaipu, construída no Rio Paraná. Para fixar o conteúdo, apresente um vídeo no notebook, computador ou projetor multimídia, de como funciona uma usina hidrelétrica. Peça ao aluno que faça uma pesquisa de imagens dos principais rios de planalto da região Sul e cole-as em um cartaz. Para cada imagem, solicite que elabore uma legenda indicando o nome do rio, o tipo de rio (planalto ou planície), se nesse rio há ou não hidrelétrica, e como esse rio é utilizado (transporte de cargas e passageiros, geração de energia etc.).

 

3. Habilidade avaliada: Esta questão avalia a habilidade de identificar, no mapa, as informações sobre a imigração de europeus para o Sul do Brasil.

Habilidade relativa à BNCC: (EF07GE09) Interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos, inclusive utilizando tecnologias digitais, com informações demográficas e econômicas do Brasil (cartogramas),

identificando padrões espaciais, regionalizações e analogias espaciais.

Resposta: Alternativa D.

Caso o aluno marque as alternativas A, B ou C, possivelmente apresenta dificuldade em identificar, no mapa, as informações corretas sobre os imigrantes europeus que se instalaram na Região Sul. A alternativa A está incorreta porque o mapa não apresenta a presença dos imigrantes italianos no Paraná. A alternativa B está incorreta porque, em Santa Catarina, não há informações sobre a fixação dos eslavos, que, no entanto, estão presentes nos estados do Paraná e do Rio Grande do Sul. A alternativa C está incorreta porque os eslavos ocuparam as áreas interiores da Região Sul, e não o litoral. Retome o conteúdo de imigração europeia para a Região Sul apresentando novamente o mapa da distribuição dos imigrantes europeus na Região Sul e solicite ao aluno que o interprete em voz alta. Oriente o aluno a redobrar a atenção na leitura da legenda e, por fim, peça a ele que pesquise em livros ou em sites a influência cultural das três etnias (eslavos, italianos e alemães) para o Sul do Brasil e registre a pesquisa no caderno.

 

4. Habilidade avaliada: Esta questão avalia a habilidade de analisar o mapa e descrever a distribuição das principais atividades agropecuárias predominantes na Região Sul.

Habilidade relativa à BNCC: (EF07GE09) Interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos, inclusive utilizando tecnologias digitais, com informações demográficas e econômicas do Brasil (cartogramas), identificando padrões espaciais, regionalizações e analogias espaciais.

Resposta: Espera-se que o aluno responda que, na porção norte do estado do Paraná, predominam a pecuária intensiva e a policultura comercial; em toda a porção de leste a oeste predominam a pecuária intensiva e a policultura; e no centro-sul estão presentes a pecuária intensiva e o cultivo de grãos. Em Santa Catarina, predominam a pecuária intensiva, a policultura e o extrativismo vegetal na porção leste do estado. No Rio Grande do Sul, a pecuária intensiva e o cultivo de grãos predominam em todo o estado.

Caso a resposta do aluno esteja divergente desta, possivelmente apresenta dificuldade em analisar o mapa. Retome com o aluno o conteúdo no material didático. Solicite que transcreva as informações do mapa para uma tabela dividida em estado e atividades agropecuárias. Corrija a tabela e questione-o sobre a distribuição dessas atividades na Região Sul. É importante induzir o aluno a refletir e a reconhecer que o Paraná é o estado do Sul com a maior diversificação na produção agropecuária. Após a elaboração da tabela, solicite que faça um pequeno texto descrevendo a distribuição das principais atividades agropecuárias que predominam na Região Sul.

 

5. Habilidade avaliada: Esta questão avalia a habilidade de reconhecer as principais atividades industriais da Região Sul.

Habilidade relativa à BNCC: (EF07GE08) Estabelecer relações entre os processos de industrialização e inovação tecnológica com as transformações socioeconômicas do território brasileiro.

Resposta: Entre as atividades industriais que mais se destacam na região Sul estão aquelas ligadas aos ramos metalúrgico (indústria de bens de produção), automobilístico (indústria de bens de consumo duráveis), têxtil e alimentício (indústria de bens de consumo não duráveis).

Caso o aluno apresente respostas muito diferentes, possivelmente está com dificuldades em reconhecer que a Região Sul se destaca por indústrias de diferentes segmentos, as quais demandam um importante aparato tecnológico, e não pelas agroindústrias de bens de consumo. Retome o conteúdo e liste na lousa com o aluno as principais indústrias de cada um dos estados. Solicite que ele registre essa lista no caderno e depois classifique cada uma dessas indústrias de acordo com o ramo de atuação. Se for necessário, o aluno poderá pesquisar essa informação em livros ou sites da internet. Em seguida, ele deverá anotar os dados em forma de tabela dividida em estado, principais indústrias e ramo de atuação. Após a elaboração, verifique se todos os dados da tabela estão corretos.

 

6. Habilidade avaliada: Esta questão avalia a habilidade de relacionar os tipos de clima com os tipos de vegetação presentes na Região Nordeste.

Habilidade relativa à BNCC: (EF07GE11) Caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária).

Resposta: Espera-se que o aluno escreva que onde há clima equatorial há presença de Floresta Equatorial e da Mata de Cocais, como é o caso do estado do Maranhão. Onde há clima tropical típico predomina o Cerrado. Na maior parte do Nordeste predominam o clima semiárido e a vegetação da Caatinga. Onde se encontra o clima tropical úmido, há a ocorrência de Floresta Tropical (Mata Atlântica) e de vegetação litorânea.

Caso o aluno apresente uma resposta diferente, retome o conteúdo registrando na lousa um quadro com os tipos de clima, suas características e a respectiva vegetação predominante na Região Nordeste. Elabore um jogo de palavras cruzadas em que seja necessário relacionar os tipos de clima com as vegetações, e que os comandos sejam as características do clima.

Dê as palavras cruzadas para o aluno responder e corrija-as. Verifique se o aluno apresenta alguma dúvida em relação ao tema.

 

7. Habilidade avaliada: Esta questão avalia a habilidade de identificar no mapa as sub-regiões do Nordeste.

Habilidade relativa à BNCC: (EF07GE09) Interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos, inclusive utilizando tecnologias digitais, com informações demográficas e econômicas do Brasil (cartogramas), identificando padrões espaciais, regionalizações e analogias espaciais.

Resposta: Espera-se que o aluno identifique a sub-região da Zona da Mata como a faixa litorânea que vai do Rio Grande do Norte ao Sul da Bahia, identificada no mapa pela cor verde. O Agreste, como a estreita faixa de transição entre a Zona da Mata e o Sertão, composta também dos estados do Rio Grande do Norte ao sul da Bahia e identificada no mapa pela cor laranja. O Sertão é identificado no mapa pela cor amarela, representa a maior sub-região e ocupa toda porção central do Nordeste, compreendendo todos os estados nordestinos, com exceção do Maranhão. O Meio-Norte ocupa o Maranhão até metade do Piauí e é identificado no mapa pela cor rosa.

Caso o aluno apresente dificuldades em identificar as sub-regiões, elabore um quebra-cabeça com o mapa das sub-regiões do Nordeste. Imprima um mapa das sub-regiões em papel sulfite A4, depois cole o mapa em uma folha de papel paraná e recorte as sub-regiões, cuidadosamente, com um estilete. Imprima também os nomes das sub-regiões e cole uma fita adesiva dupla face neles. Entregue o jogo de quebra cabeça ao aluno para que ele o monte e depois cole os nomes de cada sub região. Verifique se a atividade foi feita corretamente.

 

8. Habilidade avaliada: Esta questão avalia a habilidade de compreender e identificar os avanços agrícolas da fruticultura no Nordeste por meio da irrigação.

Habilidade relativa à BNCC: (EF07GE08) Estabelecer relações entre os processos de industrialização e inovação tecnológica com as transformações socioeconômicas do território brasileiro.

Resposta: Alternativa A.

Caso o aluno marque a alternativa B, possivelmente apresenta dificuldade em compreender as características climáticas da Região Nordeste, que apresenta chuvas mal distribuídas ao longo do ano, podendo haver períodos de estiagem. Caso o aluno marque a alternativa C, possivelmente apresenta dificuldades em identificar, no texto de apoio, as principais frutas produzidas no Sertão, que são uva e manga, e não banana e maçã. Caso o aluno marque a alternativa D, possivelmente apresenta dificuldades em compreender que é por meio da prática da irrigação que a produção de frutas de elevada qualidade no Nordeste se tornou possível e ganhou destaque no mercado externo. Retome o conteúdo com o aluno. Solicite que ele pesquise no dicionário o significado de irrigação, anote a definição no caderno e depois realize uma pesquisa na internet sobre a produção de frutas no vale do Rio São Francisco. Após a pesquisa, peça ao aluno que faça um pequeno texto sobre a fruticultura no Nordeste e a importância da irrigação.

 

9. Habilidade avaliada: Esta questão avalia a habilidade de compreender a relação existente entre o relevo, a chuva orográfica e a seca no Sertão.

Habilidade relativa à BNCC: (EF07GE11) Caracterizar dinâmicas dos componentes físico naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária).

Resposta: Alternativa C.

Caso o aluno marque as alternativas A ou B, possivelmente apresenta dificuldade em compreender a ocorrência das chuvas orográficas no Nordeste e a atuação das massas de ar no Brasil. Caso o aluno marque a alternativa D, possivelmente apresenta dificuldades em compreender a atuação das massas de ar no Brasil e sua relação com o relevo. A alternativa A está incorreta porque as chuvas que ocorrem na planície litorânea não interferem na ausência de chuvas no Sertão. A alternativa B está incorreta porque as massas de ar secas no continente são o resultado das massas de ar úmidas que precipitaram antes de ultrapassar os planaltos. A alternativa D está incorreta porque os planaltos barram a entrada das massas de ar úmidas e, sem os planaltos, as chuvas chegariam ao Sertão e este teria, assim, um clima semelhante ao tropical típico ou ao tropical úmido. Retome o conteúdo de chuva orográfica com o aluno. Desenhe na lousa como ela ocorre e solicite ao aluno que registre o desenho em seu caderno. Retome também o conteúdo de massas de ar, destacando as massas que ocorrem no Brasil e utilize o mapa do Brasil para realizar a explicação. Peça ao aluno que faça um texto relacionando relevo, chuva orográfica e seca no Sertão e entregue o em data previamente combinada.

 

10. Habilidade avaliada: Esta questão avalia a habilidade de analisar o mapa de migração interna no Brasil e identificar a migração de nordestinos para as demais regiões, considerando os ciclos econômicos, como o ciclo da borracha, a industrialização e a construção de Brasília.

Habilidade relativa à BNCC: (EF07GE04) Analisar a distribuição territorial da população brasileira, considerando a diversidade étnico cultural (indígena, africana, europeia e asiática), assim como aspectos de renda, sexo e idade nas regiões brasileiras.

Resposta: Espera se que o aluno identifique a migração de nordestinos para a Região Norte, em especial para a Amazônia, no início do século XX, para a extração de látex (ciclo da borracha); a migração para o Sudeste e Sul, principalmente para São Paulo e Rio de Janeiro, por conta dos processos de industrialização e urbanização. E a migração para o Centro Oeste, para trabalharem na construção de Brasília durante a década de 1950.

Caso o aluno apresente uma resposta distinta, desenhe na lousa uma linha do tempo com essas atividades econômicas e utilize o mapa político do Brasil para explicar o fluxo dos migrantes. Solicite ao aluno que faça uma pesquisa de imagens impressas ou digitais que expressem o processo de migração dos nordestinos em cada período e monte um cartaz legendando cada uma das imagens com local da migração dos nordestinos para outras áreas, época da migração e atividades econômicas do lugar para onde se deslocaram.