PDF


7º Ano - Prova sobre Região Norte, desmatamento da Amazônia Legal, transportes, e reservas extrativistas.  

1. Criamos uma visão estereotipada das coisas quando formamos nossa opinião sem termos conhecimento sobre um tema. Um exemplo é quando conhecemos uma pessoa de um estado ou país e deduzimos que todas as outras que vivem nele sejam parecidas com ela e se comportem da mesma maneira. Os meios de comunicação, ao selecionarem o que divulgam sobre as unidades da federação e as Grandes Regiões do Brasil, colaboram para formar essas percepções. Reflita sobre isso e aponte uma visão estereotipada que brasileiros e estrangeiros têm sobre a Grande Região Norte do país. Quais argumentos poderiam ser usados para ampliar o entendimento das pessoas sobre essa região? 

2. Assinale a alternativa correta sobre as principais causas do desmatamento na Amazônia Legal. 

A)   Aumento das áreas ocupadas por populações indígenas que abandonaram seu modo de vida tradicional e passaram a se dedicar ao cultivo de soja.

B)   Aumento das áreas urbanas formadas por seringueiros que derrubam a mata nativa para introduzir o cultivo da seringueira.

C)   Expansão dos grandes empreendimentos pecuários e da agricultura comercial, sobretudo nos estados de Rondônia, Mato Grosso, Maranhão e Pará.

D)   Criação de grandes reservas extrativistas nas quais a mata nativa é eliminada para o cultivo de produtos amazônicos, como o açaí e a castanha.

 

3. Explique a estratégia de desenvolvimento industrial adotada em Manaus durante os anos 1960 e aponte as consequências socioeconômicas para a região.

 

4. A disputa de terras entre indígenas e não indígenas na Grande Região Norte é frequente e divide opiniões. Apresente um argumento que represente o pensamento das pessoas que são favoráveis à redução da área ocupada pelos indígenas e um argumento que represente o ponto de vista dos indígenas a respeito da demarcação de suas terras.

 

5. Sobre a ideia de consumo consciente, assinale a alternativa correta. 

A)   Trata-se de um movimento que defende um modo de vida sem qualquer tipo de consumo.

B)   Trata-se de um modo de vida por meio do qual se busca consumir somente o que é necessário.

C)   Trata-se de uma forma de preservar o meio ambiente por meio da adoção dos hábitos alimentares de países desenvolvidos.

D)   Trata-se de uma forma de evitar o consumo exagerado, que só é permitido em datas comemorativas como o Natal e o Dia das Crianças.

 

6. Explique por que a existência de infraestrutura de transporte e comunicação é um fator atrativo para investimentos empresariais. 

7. Explique a importância da inovação tecnológica para o desenvolvimento econômico dos países. Em seguida, cite um exemplo de parque científico e tecnológico existente no Brasil. 

8. Observe o mapa a seguir e assinale a alternativa correta.


A)   A Grande Região Norte apresenta densidade demográfica de menos de um habitante por quilômetro quadrado em todos os seus estados, inclusive nas áreas ao redor das capitais.

B)   As áreas situadas no norte dos estados do Amazonas, Roraima e Amapá são as que apresentam a maior densidade demográfica da Grande Região Norte.

C)  Na Grande Região Norte, as maiores concentrações populacionais estão no oeste, em razão do comércio desenvolvido com os países vizinhos.

D)   O entorno de Manaus e o de Belém contam com uma elevada densidade demográfica, sendo as áreas mais povoadas da região.

 

9. Explique a importância ambiental e econômica dos rios da bacia hidrográfica do Rio Amazonas.

 

10. Explique o que são Reservas Extrativistas e qual é sua importância socioambiental.

 

GABARITO COMENTADO

 

Questão 1

Essa questão avalia a capacidade de identificar e analisar ideias e estereótipos divulgados pelos meios de comunicação acerca das paisagens e do processo de formação das regiões brasileiras, tendo como foco específico a Grande Região Norte.

Resposta: Espera-se que os alunos consigam citar exemplos de visões estereotipadas que são divulgadas pelos meios de comunicação e se tornam parte do imaginário popular sobre a Grande Região Norte. Entre os exemplos possíveis está a ideia de que todos os habitantes do norte do país sejam indígenas ou vivam na floresta. Outra possibilidade se refere à ideia de que inexistam grandes áreas urbanizadas e dotadas de tecnologia, nas quais se observam paisagens similares às dos centros urbanos de todo o país.

Caso o aluno tenha dificuldade com essa questão, retome o conteúdo adotando novas estratégias de

ensino-aprendizagem. Peça a ele, por exemplo, que compare visões difundidas pelos meios de comunicação com as características regionais que estudou e que evidenciem a fragilidade dessas visões. Se necessário, oriente-o a fazer uma síntese dessas características.

 

Questão 2

Essa questão verifica a compreensão do aluno sobre a relação entre o desmatamento e as atividades econômicas desenvolvidas na Amazônia Legal.

Resposta: Alternativa C.

A alternativa A está incorreta porque, apesar de muitas populações indígenas terem modificado seus hábitos tradicionais, não há participação relevante dessas populações no agronegócio. A alternativa B está incorreta porque o aumento de áreas urbanas não está associado à atividade dos seringueiros, e estes tampouco desmatam; ao contrário disso, dependem da floresta preservada para desenvolver o extrativismo. A alternativa D está incorreta porque a criação de reservas extrativistas colabora para a preservação da floresta tendo em vista seu aproveitamento econômico por meio do extrativismo vegetal.

Caso o aluno tenha dificuldade com essa questão, retome os conhecimentos relativos às atividades que resultam em desmatamento na Floresta Amazônica, como a expansão da fronteira agropecuária, a expansão urbana e a exploração madeireira. Uma possibilidade é solicitar uma pesquisa de notícias sobre esses temas.

 

Questão 3

Essa questão avalia a compreensão da ação do Estado no processo de industrialização de Manaus, na década de 1960, exigindo que o aluno estabeleça relações entre os fluxos econômicos e populacionais e a formação socioespacial e territorial da Grande Região Norte.

Resposta: Espera-se que os alunos expliquem que a estratégia de desenvolvimento adotada pelo Estado baseou-se na concessão de benefícios e incentivos para a atração de empresas, com destaque para o setor de eletroeletrônicos. Como consequências, os alunos devem citar: a dinamização da economia da região, o desenvolvimento da infraestrutura de transporte e comunicação, a atração de capitais nacionais e internacionais, além da atração de trabalhadores que adensaram a região no entorno do Distrito Industrial de Manaus.

Caso o aluno tenha dificuldade nessa questão, resgate os conhecimentos desenvolvidos, adotando novas estratégias de ensino-aprendizagem. Solicite que releia os registros referentes à aula e crie um esquema sintetizando o processo de industrialização da cidade de Manaus. 

 

Questão 4

Essa questão verifica a capacidade de identificar e comparar diferentes argumentos relacionados à questão da demarcação de terras indígenas.

Resposta: Espera-se que os alunos indiquem a necessidade de desenvolvimento econômico como o núcleo da argumentação daqueles que são favoráveis à amenização da legislação que garante aos indígenas a demarcação de suas terras. Já no centro da argumentação dos grupos sociais favoráveis à política de demarcação está o reconhecimento dos direitos dos povos originários à manutenção de seu modo de vida e de sua identidade cultural, o que só é possível mediante a garantia dos direitos territoriais às suas terras, de modo a assegurar a preservação das características dos espaços por eles ocupados.

Caso o aluno tenha dificuldade em responder a essa questão, retome os conhecimentos trabalhados com

ele e peça que identifique os grupos econômicos cujos interesses se opõem aos dos povos originários.

Estimule-o, então, a associar essa oposição à disputa por territórios, o que facilitará a compreensão dos diferentes argumentos relativos à demarcação das terras indígenas.

 

Questão 5

Essa questão verifica a compreensão do aluno sobre a temática do consumo consciente.

Resposta: Alternativa B.

A alternativa A está incorreta porque nenhum movimento de consumo consciente defende que seja possível viver sem consumir. Assume-se que o consumo é importante para nossa sobrevivência e para o desenvolvimento econômico, no entanto, quando realizado em excesso e sem reflexão, pode causar prejuízos à pessoa, à comunidade e ao meio ambiente. A alternativa C está incorreta ao associar os hábitos alimentares dos países desenvolvidos ao consumo consciente, uma vez que nesses países há um consumo massivo de alimentos industrializados que geram enorme impacto ao serem produzidos, armazenados e transportados. A alternativa D está incorreta porque indica haver ocasiões em que o consumo exagerado é permitido, como o Natal e o Dia das Crianças; no entanto, faz parte da adoção de hábitos conscientes de consumo questionar o significado dessas datas e as tradições vinculadas a elas.

Caso o aluno tenha dificuldade em compreender essa questão, solicite uma pesquisa sobre o tema e incentive-o a refletir sobre seus hábitos de consumo.

 

Questão 6

Essa questão avalia a capacidade de estabelecer relações entre o desenvolvimento econômico de uma região e a existência de infraestrutura de transporte e comunicação.

Resposta: Espera-se que os alunos expliquem que as empresas precisam de acesso às redes de transporte para receber os insumos necessários às suas atividades produtivas, assim como para distribuir e escoar sua produção. Em relação à comunicação, os alunos devem mencionar que parte considerável das negociações e transações comerciais se realiza por meio da internet ou por telefone. Essas tecnologias agilizam o trabalho e as trocas comerciais, e não dispor delas representa uma desvantagem competitiva. Desse modo, uma região desprovida da infraestrutura necessária não atrairá investimentos empresariais.

Caso o aluno tenha dificuldade em compreender essa questão, promova um retorno aos conhecimentos trabalhados adotando novas estratégias de ensino-aprendizagem. Explore mapas temáticos sobre o tema e indique a correlação entre o acesso à infraestrutura e o desenvolvimento econômico.

Questão 7

Essa questão avalia a compreensão da relação entre o desenvolvimento de tecnologia e o desenvolvimento econômico de um país.

Resposta: Espera-se que os alunos expliquem que o domínio dos conhecimentos e técnicas que permitem a criação de mercadorias representa uma vantagem para os países que o detêm, já que esses conhecimentos constituem, eles próprios, uma valiosa mercadoria, produzida e vendida em escala mundial. Nesse contexto da Terceira Revolução Industrial, em que há intensa aplicação de conhecimentos científicos e tecnológicos na produção, os países passaram a investir cada vez mais na criação de centros de pesquisa e inovação tecnológica. No Brasil, entre outros exemplos, é possível citar o parque científico e tecnológico de São José dos Campos, município pertencente ao estado de São Paulo, e o Porto Digital, localizado em Recife, Pernambuco.

Caso o aluno tenha dificuldade em compreender essa questão, retorne aos conhecimentos desenvolvidos adotando novas estratégias de ensino-aprendizagem. Proponha ao estudante, por exemplo, realizar uma pesquisa sobre o Vale do Silício, nos Estados Unidos, e identificar quais foram os elementos responsáveis por seu desenvolvimento.

 

Questão 8

Essa questão avalia a capacidade de interpretar mapas temáticos do Brasil com informações demográficas.

Resposta: Alternativa D.

A alternativa A está incorreta porque as áreas no entorno das capitais dos estados da Grande Região Norte têm densidade demográfica superior a 1 hab./km2. A alternativa B está incorreta porque as áreas que apresentam maior densidade demográfica na Grande Região Norte estão no entorno do Rio Amazonas e ao redor das capitais. A alternativa C está incorreta porque não há grandes concentrações populacionais nas áreas de fronteira.

Caso o aluno tenha dificuldade em compreender essa questão, resgate os conhecimentos trabalhados, adotando novas estratégias de ensino-aprendizagem. Ofereça outros tipos de mapa temático e demonstre os procedimentos de análise desse tipo de informação. Revise a função da legenda e do título na interpretação de mapas.

 

Questão 9

Essa questão avalia o reconhecimento da importância dos rios amazônicos sob o ponto de vista ambiental e econômico, e requer que o aluno considere elementos socioeconômicos e dinâmicas físico-naturais da Grande Região Norte.

Resposta: Espera-se que o aluno explique que os rios amazônicos servem como vias de transporte para a população, como fonte de renda por meio da pesca e do turismo e como fonte de energia hidrelétrica.

Caso o aluno tenha dificuldade em compreender essa questão, recupere os conhecimentos importantes, adotando novas estratégias de ensino-aprendizagem. Proponha ao estudante realizar uma pesquisa de imagens do Rio Amazonas no entorno da cidade de Manaus e identificar diferentes formas de uso desse curso de água.

 

Questão 10

Essa questão avalia a compreensão do aluno acerca das Reservas Extrativistas (Resex), uma das categorias de unidade de conservação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc).

Resposta: Espera-se que os alunos observem que a Reserva Extrativista (Resex) é uma unidade de uso sustentável. Nesse tipo de unidade de conservação são previstas a extração controlada de produtos florestais, a agricultura e a pecuária de subsistência, de modo a subsidiar a sobrevivência das populações tradicionais que nela vivem. As Reservas Extrativistas são importantes do ponto de vista socioambiental por aliarem a preservação ambiental ao desenvolvimento econômico sustentável das populações locais, uma vez que protegem a área demarcada contra o desmatamento e proveem meios para que os povos que a habitam continuem a explorar seus recursos naturais de acordo com suas tradições.

Caso o aluno tenha dificuldade em compreender essa questão, realize uma retomada dos conhecimentos, adotando novas estratégias de ensino-aprendizagem. Solicite a ele que realize uma pesquisa sobre a história de Chico Mendes e identifique a importância da preservação da floresta para os seringueiros.