PDF


8º Ano - Prova sobre América do Sul, continente africano e Antártida.

 

1. Explique o objetivo que motivou a formação do Mercosul e as mudanças ocorridas em sua organização desde a criação do bloco.

 

2. Quais são os obstáculos à integração física e energética da América do Sul? Que medidas têm sido planejadas para superá-los?

 

3. Qual é a principal reivindicação da Bolívia no conflito territorial que envolve o Peru e o Chile?

 

4. Sobre a Antártida, responda.

 

a) Quais são os objetivos do Protocolo de Madri, assinado em 1998?

 

b) Quais são os interesses do Brasil no continente?

 

5. Explique como a criação de fronteiras políticas artificiais durante o neocolonialismo impactou as sociedades no continente africano.

 

6. Sobre a atual forma de organização da produção agrícola na África, marque um X na alternativa incorreta.

 

A)   A produção agrícola destinada ao consumo dos próprios produtores e suas famílias é denominada agricultura de subsistência.

B)   A agricultura de subsistência, em geral, é realizada em grandes propriedades, com técnicas e instrumentos modernos.

C)   A produção agrícola sob a forma de plantation é destinada, em sua maior parte, a abastecer de matérias-primas a indústria estrangeira.

D)   O excedente da produção agrícola gerado na agricultura de subsistência é comercializado pelos camponeses.

 

7. Usando a base cartográfica a seguir, elabore um mapa que represente a regionalização do continente africano com base no critério étnico e cultural. Em seguida, cite duas características de cada região.


8. Cite os principais objetivos da União Africana (UA).

 

9. Sobre os aspectos econômicos do continente africano, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa que corresponde corretamente às afirmações verdadeiras (V) e falsas (F).

·   O continente africano se insere no cenário internacional predominantemente como exportador de produtos primários.

·   Apesar da precariedade das infraestruturas, os países africanos possuem uma posição de destaque na economia global.

·   As modernas redes de transportes existentes na África interligam todos os países do continente.

·   A maior parte dos países africanos apresenta baixo nível de industrialização e possui pouca mão de obra especializada.

A)   V – F – V – V.

B)   F – V – V – F.

C)   V – F – F – V.

D)   F – V – F – V.

 

10. Sobre os investimentos que vêm sendo realizados para o desenvolvimento científico e tecnológico em países africanos, marque um X na alternativa incorreta.

 

A)   Os investimentos têm sido realizados pelos Estados africanos, bem como por empresas privadas e organizações internacionais, como o Banco Mundial.

B)   Os investimentos têm contribuído para o desenvolvimento científico e tecnológico e para a formação de recursos humanos no continente africano.

C)   Algumas universidades africanas têm se destacado pelo desenvolvimento de pesquisas voltadas para várias áreas do conhecimento.

D)   Apesar dos investimentos realizados nos últimos anos, não houve melhorias na qualidade do ensino dos países africanos.

 

GABARITO COMENTADO

 

Questão 1

Essa questão avalia a capacidade do aluno em identificar o objetivo de criação do Mercosul e as mudanças ocorridas na forma de organização do bloco desde sua criação.

Resposta: Espera-se que o aluno indique que o Mercosul foi criado com o objetivo de integrar comercialmente seus países-membros e aponte que, inicialmente, o bloco funcionou como uma zona de livre comércio, transformando-se, a partir de 1995, em uma união aduaneira, e que o objetivo principal, que é a construção de um mercado comum entre os integrantes, ainda não foi atingido.

Caso o aluno tenha dificuldade em apontar o objetivo do Mercosul, retome o conteúdo relativo à intensificação das trocas comerciais entre os países a partir do fim da Segunda Guerra Mundial e a formação dos primeiros blocos econômicos, cujo objetivo era promover a integração das economias, o crescimento econômico e o desenvolvimento social. Ressalte que as conversas para a criação do Mercosul começaram apenas durante os anos 1980, quando as economias dos países da região passaram a requerer mais cooperação e melhor complementaridade das atividades desenvolvidas.

 

Questão 2

Essa questão avalia a capacidade do aluno em reconhecer a importância da infraestrutura para a integração física e energética da América do Sul.

Resposta: Espera-se que o aluno reconheça que os principais obstáculos à integração física e energética da América do Sul se referem à deficiência da infraestrutura de transportes, de sistemas de geração e distribuição de energia e de telecomunicações. Para superá-los, governos e organismos internacionais regionais têm investido em meios para ampliar a integração física e o desenvolvimento das infraestruturas regionais, com a construção de rodovias, ferrovias, gasodutos, portos etc.

Caso o aluno demonstre dificuldade na resposta à questão, retome com ele o conteúdo referente à integração física e energética da América do Sul. Destaque que, além de fatores históricos, políticos e econômicos, a falta de infraestrutura influi nos baixos índices de comércio intrarregional, ao contrário do que se observa entre os países integrantes do Nafta, por exemplo.

 

Questão 3

Essa questão avalia a capacidade do aluno de identificar as razões do conflito de fronteiras que envolve Peru, Chile e Bolívia, na América Latina.

Resposta: Espera-se que o aluno aponte que a Bolívia reivindica a devolução do território correspondente à Província de Antofagasta, que lhe garantia acesso ao Oceano Pacífico e que se encontra sob controle chileno.

Caso o aluno tenha dificuldade em indicar a reivindicação da Bolívia, relembre o contexto histórico da Guerra do Pacífico, que envolveu Peru, Chile e Bolívia entre os anos de 1879 e 1883. Se possível, utilize um mapa para demonstrar as motivações da guerra e a disputa por territórios. Explique que os territórios disputados são áreas ricas em recursos minerais, como o nitrato e o salitre.

Questão 4

Essa questão avalia a compreensão dos objetivos e da importância do Protocolo de Madri para a preservação ambiental da Antártida, bem como dos interesses do Brasil nesse continente.

Resposta: Item a: Espera-se que o aluno indique que o Protocolo de Madri contribui para a preservação do território da Antártida, pois determina uma série de medidas para que as atividades humanas estabelecidas no continente não provoquem nenhum tipo de impacto ambiental. Item b: Espera-se que o aluno indique que as pesquisas científicas sobre a dinâmica atmosférica estão entre os principais interesses do Brasil na Antártida.

Caso o aluno tenha dificuldade em responder ao item a, explore as características físicas da Antártida e as condições geopolíticas que tornaram esse continente alvo de interesse de diversos países, como o Reino Unido, a França, o Chile, entre outros, durante o século XX. Retome a importância do Tratado Antártico, que assegurou a internacionalização do continente, sobretudo para o desenvolvimento de pesquisas científicas, e como tal marco legal evoluiu para a aprovação do Protocolo de Madri, refletindo a tomada de consciência da necessidade de preservação da Antártida. Se houver dificuldade no item b, relembre que o Brasil iniciou o desenvolvimento de pesquisas científicas no continente na década de 1980 e, desde então, faz parte do grupo de países que possui estações ou bases permanentes. Explique que muitos dos eventos climáticos observados no Brasil estão diretamente associados à dinâmica atmosférica da Antártida, o que justifica o interesse do país em desenvolver estudos nessa área do conhecimento.

 

Questão 5

Essa questão avalia a capacidade do aluno de identificar impactos sociais, políticos e econômicos para as populações africanas, decorrentes do neocolonialismo dos séculos XIX e XX.

Resposta: Espera-se que o aluno indique que as fronteiras artificiais foram criadas de acordo com os interesses dos colonizadores europeus, desconsiderando as formas de organização política e social anteriormente estabelecidas pelos povos africanos. Assim, ao unir povos com culturas diferentes ou separar grupos que conviviam pacificamente, a partilha colonial desencadeou conflitos étnicos e disputas territoriais que, décadas após a descolonização, continuam a ocorrer no continente. Um exemplo foi a Guerra da Biafra, na Nigéria, entre 1967 e 1970, motivada por conflitos étnicos entre os ibos e outras etnias que tomaram o poder central desse país. Os ibos não aceitaram e declararam a independência de sua Província de Biafra.

Caso o aluno demonstre dificuldade em identificar os problemas decorrentes da criação de fronteiras políticas artificiais pelos colonizadores europeus na África, apresente exemplos de conflitos étnicos e territoriais ou de disputa pelo poder que ocorrem atualmente.

 

Questão 6

Essa questão avalia a capacidade do aluno em reconhecer as características da economia agrícola do continente africano na atualidade.

Resposta: Alternativa B.

Caso o aluno indique as alternativas A, C ou D, retome as informações sobre os países cuja economia tem base na agricultura, lembrando que a economia de subsistência é praticada por pequenos agricultores, geralmente sem recursos e sem técnicas modernas. Lembre a definição de agricultura comercial (plantation) e a sua finalidade, indicando suas diferenças em relação à agricultura de subsistência.

Questão 7

Essa questão avalia a capacidade do aluno de elaborar um mapa temático da África para analisar contextos étnicos e culturais do continente.

Resposta: Com base nos critérios étnico e cultural, espera-se que o aluno indique que o continente africano pode ser regionalizado em dois conjuntos: África do Norte, que corresponde aos países banhados pelo Mar Mediterrâneo, isto é, Egito, Líbia, Tunísia, Argélia e Marrocos, além do Saara Ocidental e Mauritânia; e África Subsaariana, constituída por todos os países situados ao sul do Deserto do Saara. É necessário que o aluno insira a legenda na porção inferior do mapa, indicando as duas regiões e as respectivas cores usadas no processo de confecção.

Entre as características da África do Norte, o aluno poderá citar o predomínio de população árabe e a prática do islamismo, bem como o estabelecimento de atividades econômicas relacionadas ao cultivo de produtos mediterrâneos (como cereais, uvas, oliveiras) e à exploração do petróleo. O predomínio da população negra de diversos grupos étnicos e a agricultura baseada no sistema de plantation são exemplos de características que poderão ser citadas a respeito da África Subsaariana.

Caso o aluno tenha dificuldade em responder à questão, relembre as formas de regionalizar o continente africano, destacando os critérios usados em cada uma delas. Se necessário, retome brevemente o processo histórico da ocupação árabe na porção norte do continente e destaque a multiplicidade étnica, cultural e religiosa em sua porção subsaariana.

 

Questão 8

Essa questão avalia a capacidade de identificar os principais objetivos da União Africana (UA) para compreender a atuação da organização no processo de integração do continente.

Resposta: Espera-se que o aluno indique como objetivos da União Africana: a mediação de conflitos, a defesa da democracia, a modernização das instituições políticas e a defesa dos direitos humanos.

Caso o aluno tenha dificuldade em compreender o papel da União Africana e seus objetivos no continente, retome a discussão sobre a atuação das organizações internacionais, dando exemplos, como a própria ONU e seu papel como mediadora de conflitos entre países. Ressalte a necessidade de mediação de conflitos na África em razão dos processos recentes de independência e da questão das fronteiras determinadas pelos antigos colonizadores. Diante dessa realidade, a União Africana se apresenta como uma entidade que visa minimizar os conflitos e trazer soluções para promover a modernização das instituições e a defesa da democracia.

 

Questão 9

Essa questão avalia a capacidade de reconhecer as características atuais da economia do continente africano.

Resposta: Alternativa C.

Caso o aluno opte pelas alternativas A, B ou D, resgate os temas sobre as condições econômicas e sociais dos países africanos, destacando os aspectos que dificultam a inserção da África na economia globalizada, como a herança de séculos de exploração colonial, as dificuldades de desenvolver indústrias locais e a economia voltada para exportação de matérias-primas.

 

Questão 10

Essa questão avalia a capacidade do aluno de reconhecer características do desenvolvimento científico e tecnológico no continente africano.

Resposta: Alternativa D.

Caso o aluno indique as alternativas A, B ou C, retome aspectos do desenvolvimento científico e tecnológico recente dos países do continente africano, lembrando que muitas instituições internacionais, governos e órgãos multilaterais, como o Banco Mundial, fazem investimentos em recursos humanos, instituições universitárias e pesquisas científicas em várias áreas do conhecimento. Relembre que esse processo faz parte da Revolução Técnico-Científico-Informacional, que também chegou aos países da África nos últimos anos, impactando tanto o meio urbano quanto o meio rural.