PDF


8º Ano - Prova sobre América Latina

 

1. Sobre o processo de industrialização do Brasil, México e Argentina, responda:

 

a) Por que a industrialização desses países é considerada tardia?

 

b) Indique uma transformação provocada pela industrialização nas principais cidades desses países.

 

2. Cite fatores que contribuem para que as grandes cidades latino-americanas apresentem contrastes socioespaciais.

 

3. Indique as razões da concentração espacial da indústria brasileira na Grande Região Sudeste.

 

4. O que são indústrias maquiladoras? No território mexicano, onde elas estão concentradas?

 

5. Grandes empresas transnacionais de alimentos têm se estabelecido no México com o objetivo de obter lucros maiores, já que o custo da terra e da mão de obra é baixo. Marque um X na alternativa incorreta sobre as consequências socioeconômicas desse processo no país.

A) Alteração dos hábitos alimentares da população.

B) Diminuição das áreas de cultivo de alimentos básicos da população.

C) Aumento do acesso à terra por parte dos camponeses.

D) Alta dos preços dos alimentos básicos da população.

 

6. Caracterize a estrutura fundiária em grande parte dos países da América Latina. Em seguida, explique a relação entre essa estrutura fundiária e a atuação dos movimentos sociais do campo nesses países.

 

7. Quais são as principais matérias-primas minerais e energéticas exploradas na Argentina? De que forma elas são usadas?

 

8. Observe o mapa a seguir e responda às questões.

 


a) Qual é o país da América do Sul que apresenta a maior parcela do território ocupado por pastagens?

 

b) Que condição natural desse território favorece o predomínio de áreas ocupadas por pastagens?

 

c) Explique a relação entre essa característica natural e a economia do país em destaque. 

 

9. O modelo de colonização empreendido pelas metrópoles, caracterizado pela produção voltada para a exportação e o uso de trabalho escravo, é um dos fatores que contribuem para os baixos indicadores sociais e as desigualdades econômicas existentes hoje em dia na América Latina. Marque um na alternativa que indica corretamente alguns fatores que, na atualidade, contribuem para a permanência dessas desigualdades.

 

A)   Baixo crescimento econômico provocado pela falta de desenvolvimento do setor industrial e pelas altas taxas de exportação.

B)   Falta de preocupação da classe dominante com a formação de uma classe média que tivesse elevados padrões de consumo.

C)   Baixo crescimento econômico provocado, entre outros motivos, pela concentração das propriedades rurais e pela má distribuição de renda entre a população.

D)   Crescimento econômico pautado pela elevada importação de commodities e pelo desenvolvimento de tecnologias industriais.

 

10. A produção de açúcar é uma das principais atividades econômicas de Cuba. Porém, nos últimos anos, as exportações do produto vêm caindo, provocando prejuízos à economia. Marque um X na alternativa incorreta sobre os fatores que afetaram o circuito da cana-de-açúcar cubano.

 

A)   A modernização da agricultura, que rebaixou a qualidade do açúcar produzido.

B)   A falta de investimentos para a melhoria da atividade açucareira.

C)   O embargo econômico dos Estados Unidos.

D)   O fim da União Soviética, antigo parceiro comercial.

 

GABARITO COMENTATO

 

Questão 1

Essa questão avalia a capacidade de identificar as características da industrialização e as influências do desenvolvimento científico e tecnológico na economia dos espaços urbanos da América Latina.

Resposta: No item A, espera-se que os alunos indiquem que a industrialização de Brasil, México e Argentina é considerada tardia por ter ocorrido quase um século após a industrialização de países como Inglaterra (Reino Unido), França, Alemanha, Bélgica e Estados Unidos. No item B, espera-se que os alunos identifiquem que o expressivo aumento da população urbana é uma consequência direta da industrialização nesses países.

Em relação ao item A, caso o aluno tenha dificuldade em explicar por que a industrialização é considerada tardia na América Latina, retome alguns fatos históricos para contextualizar o momento de cada grupo de países. Por exemplo, enquanto Inglaterra, Bélgica, França e Estados Unidos já haviam desenvolvido processos industriais, Brasil, México e Argentina ainda viviam o processo de independência das metrópoles, suas economias caracterizavam-se por forte dependência externa e o trabalho escravo persistia (no caso de México e Brasil), fatores que atrasaram o desenvolvimento interno. Para o item B, se o aluno não conseguir indicar transformações causadas pela industrialização nas cidades, lembre-os dos fluxos migratórios provocados pelo intenso êxodo rural da população que se dirigia às cidades em busca de trabalho, renda e melhores condições de vida.

 

Questão 2

Essa questão avalia a capacidade de identificar os fatores que condicionam os contrastes socioespaciais comuns às grandes cidades latino-americanas.

Resposta: Espera-se que o aluno indique os seguintes fatores: crescimento demográfico acelerado e desordenado, intenso êxodo rural e políticas públicas insuficientes de combate à pobreza.

Caso o aluno tenha dificuldade em responder à questão, retome a história do crescimento de cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Porto Alegre, enfatizando que o processo de urbanização e industrialização foi rápido e desordenado, o que contribuiu para a formação de aglomerações populacionais em localidades não dotadas de infraestrutura urbana, em áreas centrais ou nas periferias ainda não habitadas, nas quais os moradores vivem em moradias precárias e não dispõem de saneamento básico. Lembre que São Paulo, mesmo com mais de 460 anos de existência, só se tornou a maior cidade do país durante o século XX, já no auge da sua industrialização, ou seja, rapidamente deixou de ser uma cidade provinciana para obter as características de metrópole nacional. Explore as consequências desse processo para as grandes cidades latino-americanas.

Questão 3

Essa questão avalia a capacidade de reconhecer as razões da concentração industrial brasileira na Grande Região Sudeste.

Resposta: Espera-se que o aluno indique os seguintes fatores como razões que estimularam a concentração industrial na Grande Região Sudeste: disponibilidade de energia elétrica, presença de grande mercado consumidor, mão de obra especializada, grande rede bancária, presença de empresas exportadoras e importadoras, disponibilidade de capitais, além de políticas industriais implantadas pelo governo brasileiro.

Caso o aluno demonstre dificuldade em relembrar os fatores da concentração industrial no Sudeste do Brasil, retome os motivos que estimularam a concentração populacional na região e que ofereceram as bases para o desenvolvimento industrial. Retome também o conteúdo relativo ao crescimento das cidades e às infraestruturas necessárias para a implantação de indústrias, como energia elétrica, estradas e rede de abastecimento, além da circulação de capitais comerciais oriundos de fases anteriores, especialmente a da produção do café no Vale do Paraíba, entre Rio de Janeiro e São Paulo, e Oeste Paulista. Por fim, lembre também as políticas de incentivo ao desenvolvimento industrial, sobretudo a partir do governo de Juscelino Kubitschek.

 

Questão 4

Essa questão avalia o conhecimento do aluno acerca das características das indústrias maquiladoras instaladas no México.

Resposta: Espera-se que o aluno indique que as maquiladoras são unidades industriais que executam parte do processo produtivo de uma mercadoria, como a montagem de peças fabricadas em outros países ou o acabamento e a embalagem de produtos para exportação. Geralmente, o uso de processos de montagem e acabamento fragmentados visa à diminuição dos custos de produção, valendo-se do emprego intensivo de mão de obra nos países em que ela é mais barata. Grande parte das maquiladoras existentes no território mexicano foi instalada por empresas estadunidenses, sobretudo nas faixas próximas à fronteira entre os dois países.

Caso o aluno tenha dificuldade em responder a essa questão, retome a discussão sobre a concentração industrial no território mexicano, destacando o processo de internacionalização da economia do país com o avanço das empresas estadunidenses que procuravam alternativas ao encarecimento da mão de obra interna.

 

Questão 5

Essa questão avalia o conhecimento do aluno acerca de características socioeconômicas mexicanas, a partir dos atuais modelos de produção de alimentos.

Resposta: Alternativa C.

Caso o aluno indique as alternativas A, B ou D, resgate os objetivos da implantação das empresas estadunidenses no território mexicano, destacando a busca por terra e mão de obra baratas visando ao aumento dos lucros. Leia novamente as alternativas e explore as dificuldades de acesso à terra pela população mexicana, a diminuição da área para o cultivo de alimentos de subsistência e o consequente aumento dos preços dos principais itens para alimentação, diante da escassez no mercado interno.

Questão 6

Essa questão avalia a capacidade de identificar as características da estrutura fundiária em grande parte dos países da América Latina e relacionar esse aspecto com a atuação dos movimentos sociais do campo.

Resposta: Espera-se que o aluno indique que a estrutura fundiária em grande parte dos países da América Latina é injusta ou antidemocrática, já que há grande concentração de terras nas mãos de poucos em detrimento da maioria. Tal realidade levou a mobilização de movimentos de camponeses em luta pela reforma agrária e a organização de outros movimentos sociais no campo, como dos povos indígenas que lutam em defesa de suas terras. 

Caso o aluno apresente dificuldade em caracterizar a estrutura fundiária de grande parte dos países da América Latina, e relacionar com a mobilização dos movimentos sociais do campo, retome aspectos do sistema colonial, valorizando os temas que mais influenciaram a distribuição de terras nas mãos de poucas pessoas, o que levou milhares de camponeses latino-americanos excluídos do acesso à terra a se mobilizarem na luta pela reforma agrária e outros diretos sociais.

 

Questão 7

Essa questão avalia a capacidade de identificar as principais matérias-primas minerais e energéticas exploradas na Argentina e seus respectivos usos.

Resposta: O aluno deverá indicar que o subsolo argentino é rico em jazidas minerais e que o petróleo e o gás natural, por exemplo, são as principais fontes da matriz energética do país, usados como combustível para os automóveis, no setor industrial e na produção de eletricidade por meio das usinas termelétricas.

Caso o aluno apresente dificuldade em apontar as matérias-primas, retome o tema da distribuição de recursos minerais da América Latina por meio de um mapa. Lembre que esses recursos podem ser encontrados em praticamente todos os países da região, entre os quais o Brasil. Ajude-o a relacionar esses recursos a seus usos, estimulando-o a observar aspectos do cotidiano, como a iluminação da escola, o abastecimento de automóveis e o aquecimento da água nos chuveiros, por exemplo.

 

Questão 8

Essa questão avalia a capacidade de reconhecer a relação entre as condições naturais do território uruguaio, o predomínio da vegetação de Campos e o desenvolvimento da pecuária.

Resposta: Espera-se que o aluno reconheça que, na América do Sul, o país que apresenta a maior parcela do território ocupado por pastagens é o Uruguai (mais de 70% do território são áreas de pastagens permanentes). Essa característica se deve a uma condição natural do Uruguai, cuja cobertura vegetal é formada predominantemente por Campos, o que favorece a formação de excelentes pastagens utilizadas para a criação de bovinos e ovinos, atividade base da economia uruguaia.

Caso o aluno apresente dificuldades em reconhecer que, no Uruguai, existe uma relação entre as áreas formadas por pastagens, o predomínio da vegetação de Campos e o desenvolvimento da atividade pecuária, retome aspectos relacionados às condições naturais desse país e à importância da agropecuária para a economia uruguaia. 

Questão 9

Essa questão avalia a capacidade de identificar os fatores que contribuem para os baixos indicadores sociais e as desigualdades econômicas na América Latina.

Resposta: Alternativa C.

Caso o aluno marque as alternativas A, B ou D, tendo dificuldade em fazer a associação entre os condicionantes históricos e os aspectos atuais que geram os baixos indicadores sociais e as desigualdades econômicas na América Latina, procure retomar fatos do passado colonial que até os dias de hoje exercem influência nesse processo, como os anos de escravização de povos indígenas e africanos no Brasil e em outras partes da América Latina. Ressalte o interesse das metrópoles pela exploração dos recursos naturais da América Latina e o legado de organização do espaço geográfico que marcou o território dos países

latino-americanos, como a concentração de terras e a infraestrutura precária e totalmente destinada à exportação dos recursos. Caso persistam as dúvidas, recorra a exemplos objetivos, como a luta pela reforma agrária nesses países, a baixa produção industrial e o racismo.

 

Questão 10

Essa questão avalia a capacidade de apontar aspectos do circuito da cana-de-açúcar em Cuba.

Resposta: Alternativa A.

Caso o aluno marque as alternativas B, C ou D, retome com ele os temas relativos à situação econômica de Cuba e a seu alinhamento com a União Soviética no contexto da Guerra Fria. Destaque a importância dos recursos soviéticos para o crescimento econômico de Cuba, que vendia açúcar para seus parceiros e deles recebia o petróleo de que necessitava para a produção de bens. Explique que essa foi uma das razões pelas quais os Estados Unidos adotaram o embargo econômico que proíbe suas empresas de fazer comércio com a ilha cubana.