PDF


8º Ano – Prova sobre distribuição da população mundial, densidade demográfica, Estado, nação, movimentos migratórios e conflitos mundiais

1. Leia o texto com atenção.

A mais antiga espécie de hominídeo foi o Australopithecus, que surgiu no sul da África há cerca de 3 milhões de anos. Este nosso provável ancestral tinha algumas características semelhantes ao homem moderno e criou o primeiro instrumento [...] O homem começou a se diversificar muito cedo, lá pelos 2,5 milhões de anos, quando saiu de seu lugar de nascimento, a África oriental. Ele se propagou através de todo o mundo antigo, isto é, África, Europa e Ásia. Mas as glaciações produziram dois isolados pontos geográficos: a Europa, na qual o norte foi inteiramente recoberto por glaciares; e a Indonésia, que era unida ao continente asiático e dele foi separada no final das glaciações. Esses dois isolamentos levaram a um “derivado genético” e moldaram dois grupos: o Pitecantropona na Indonésia e o homem de Neandertal na Europa [...]

RIBEIRO, Assis. A origem da humanidade na África. Jornal GGA. 2013. Disponível em: <https://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/a-origem-da-humanidade-na-africa>. Acesso em: 4 set. 2018.

A partir das informações do texto, marque um X na afirmativa correta:

a) A Europa é o continente de onde se originaram os seres humanos e o local em que eles se desenvolveram e iniciaram a organização em aldeias e, depois, em cidades.

b) O continente africano é o berço da humanidade, de onde, há 3 milhões de anos, saíram os primeiros ancestrais do ser humano, os quais se dispersaram para os demais continentes.

c) Por mais de 2 milhões de anos, a América foi o único continente habitado pelos seres humanos. Em seguida, houve a migração dos humanos para a atual Oceania.

d) O continente asiático foi o berço da civilização moderna, onde o ser humano desenvolveu a inteligência e as habilidades manuais, como a confecção de ferramentas de pedra lascada.

 

2. Analise a tabela a seguir.

De acordo com os dados da tabela, é possível afirmar que:

a) a maioria da população mundial concentra-se no continente americano, o que se explica pelo processo de colonização do século XVI, conhecido como “Grandes navegações”.

b) chamada de “mundo antigo”, a Europa é o continente com o menor número de habitantes em razão das elevadas taxas de emigrações nos últimos anos.

c) a Ásia conta com a maior população mundial, em virtude da elevada qualidade de vida e educação em países como o Vietnã e a Índia.

d) o continente com a maior população é a Ásia, com mais de 4 milhões de habitantes, sendo a China o país mais populoso.

 

3. A imagem a seguir mostra uma área de deserto. Como esse fator natural influencia a distribuição da população pelo planeta?

 

4. Sobre densidade demográfica, marque um X na opção correta.

a) Número total de habitantes de um país ou região.

b) Saída de um expressivo número de moradores do espaço rural para o espaço urbano.

c) Relação entre o número de habitantes e a área do país ou região na qual estão distribuídos.

d) País ou região que apresenta uma população numerosa.

 

5. Cite dois grupos de imigrantes latino-americanos que fazem parte dos movimentos migratórios que se destinaram ao Brasil a partir do século XXI.

6. “Nem toda nação é um Estado, mas em todo Estado há uma nação”. Essa frase faz referência à diferença de termos geopolíticos que nos possibilitam compreender o mundo atual.

Marque um X na definição correta de nação.

a) Grupo de indivíduos que reside em um território, com um governante e com soberania nacional.

b) Formação de um povo, com seu governo e território.

c) Organização de pessoas que desenvolvem atividades econômicas sem fins lucrativos.

d) Características culturais semelhantes a um grupo de indivíduos, como o idioma e a cultura.

 

7. Muitos dos países africanos definiram suas fronteiras recentemente, isto é, na década de 1980, com a independência de vários desses países, os quais passaram a ter um governo legítimo representante de seu povo.

Marque um X na afirmativa que expresse a definição de território.

a) Tudo o que a vista alcance em determinado momento.

b) Linhas que dividem um domínio de outro, geralmente, representadas nos mapas por linhas tracejadas ou contínuas.

c) Espaço delimitado por fronteiras que está sob posse e/ou poder de uma pessoa, governo ou instituição.

d) Porção do espaço geográfico carregado de sentimento de pertencimento.

8. Observe o mapa a seguir. Depois, identifique o conflito apresentado e os respectivos países envolvidos nele.

a) Conflito entre a China e o Paquistão, pelo domínio da Índia.

b) Disputa entre a Índia e o Paquistão, pela região da Caxemira.

c) Conflito entre a Índia e a Caxemira, pelo poder do Paquistão.

d) Disputa entre a Índia e o Paquistão, para controlar a China.

 

9. Explique a diferença entre migrações voluntárias e migrações forçadas.

 

10. Leia:

Os 5 muros que ainda dividem populações no mundo

Israel, EUA, Coreia, Grécia e Ceuta: 25 anos após queda do Muro de Berlim, episódio que simbolizou diminuição de fronteiras, barreiras físicas ainda existem em diversos continentes. Conheça cinco muros que ainda estão de pé.

Pragmatismo político. Os 5 muros que ainda dividem populações no mundo. 2014. Disponível em: <https://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/11/os-5-muros-que-ainda-dividem-populacoes-mundo.html>. Acesso em: 5 set. 2018.

 

Os muros que dividem as fronteiras ainda são uma realidade em pleno século XXI e afetam diretamente a vida das pessoas e a geopolítica dos países. Com base no texto e em seus conhecimentos, apresente as consequências desses muros para a população.

 

Gabarito e orientações com base nas respostas dos alunos

 

1. Habilidade avaliada: Esta questão avalia a habilidade de reconhecer o continente africano como berço da civilização humana.

Habilidade relativa à BNCC: (EF08GE01) Descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana pelos continentes.

Resposta: Alternativa B.

Caso o aluno marque a alternativa A ou D, é possível que ele esteja com dificuldades em compreender e identificar no texto que os seres humanos se originaram na África e depois se dispersaram para a Europa e para a Ásia. A afirmativa A está incorreta porque afirma que humanidade teve início na Europa. A afirmativa D está incorreta porque afirma que a Ásia é o berço da civilização moderna, ou seja, da humanidade. Além disso, o enunciado pede para utilizar o texto como referência, o qual apresenta a seguinte informação: “A mais antiga espécie de hominídeo foi o Australopithecus, que surgiu no sul da África há cerca de 3 milhões de anos”. Caso o aluno marque a alternativa C, é possível que ele esteja com dificuldades em compreender a dispersão dos seres humanos, que ocorreu rumo à Europa e à Ásia, e muito depois, à Oceania.

Retome o conteúdo do material didático e utilize o mapa-múndi para ilustrar e explicar a origem dos seres humanos na África e, depois, sua dispersão pelo globo terrestre. Apresente também imagens digitais, impressas ou vídeos que demostrem esse fluxo migratório. É importante expor os motivos das migrações primitivas; por exemplo, a busca por alimentos por meio da caça, da coleta de frutos e vegetais. Solicite ao aluno que pesquise, em livros, revistas ou sites, estudos ou notícias que comprovem a evolução e a dispersão da população humana. Por fim, oriente o aluno a confeccionar um cartaz, em cartolina, com a ilustração do mapa-múndi e as informações sobre a dispersão humana pela Terra (as informações podem ser coladas ou escritas no cartaz). Ao término do trabalho, peça ao aluno que apresente o cartaz à turma e exponha-o em sala de aula.

 

2. Habilidade avaliada: Esta questão avalia a habilidade de analisar os dados da tabela e identificar a distribuição da população mundial na atualidade.

Habilidade relativa à BNCC: (EF08GE03) Analisar aspectos representativos da dinâmica demográfica, considerando características da população (perfil etário, crescimento vegetativo e mobilidade espacial).

Resposta: Alternativa D.

Caso o aluno marque a alternativa A ou B, é possível que ele esteja com dificuldades em identificar os dados da tabela, os quais demonstram que o maior número de habitantes em 2018 estava na Ásia

(4 545 milhões de habitantes) e que o continente com a menor população é a Oceania, com 41 milhões de habitantes. A afirmativa A está incorreta porque afirma que a América (soma da América do Norte com a América Latina e o Caribe) é o continente mais populoso do mundo, quando, na verdade, ele é o terceiro continente mais populoso do mundo. A afirmativa B está incorreta porque afirma que a Europa é o continente com a menor população, mas ela está em quarto lugar na tabela, com 743 milhões de habitantes.

Caso o aluno marque a alternativa C, é possível que ele esteja com dificuldades em compreender os fatores responsáveis pela superpopulação na Ásia e em identificar os países com os maiores números de habitantes. A afirmativa C está incorreta porque o Vietnã e a Índia não são os países mais populosos da Ásia e não contam com elevada qualidade de vida. Os países mais populosos da Ásia são a China e a Índia, que, juntas, somam mais de 2,7 milhões de habitantes.

Retome o conteúdo do material didático e, com os dados da tabela, oriente o aluno a elaborar um gráfico de barras ou de setor a fim de facilitar visualmente a distribuição da população. Depois, apresente os cinco países mais populosos do mundo (China, Índia, Estados Unidos da América, Indonésia, Brasil) e solicite ao aluno que identifique esses países nos respectivos continentes e perceba que três desses países pertencem à Ásia (China, Índia e Indonésia), e outros dois, à América (Estados Unidos da América e Brasil).

 

3. Habilidade avaliada: Esta questão avalia a habilidade de observar a imagem, identificar o fator natural e explicar como ele influencia a distribuição da população no planeta.

Habilidade relativa à BNCC: (EF08GE01) Descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana pelos continentes.

Resposta: espera-se que o aluno responda que a imagem retrata um deserto, o qual, em razão das suas características naturais, como ausência de água, solo árido e infértil e elevadas temperaturas, limita a ocupação humana em sua extensão, podendo ser considerado uma área anecúmena.

Caso o aluno apresente uma resposta diferente da esperada, retome o conteúdo do material didático. Desenhe na lousa um quadro com os fatores naturais que possibilitam a habitação humana (áreas ecúmenas), como abundância de recursos hídricos, solo fértil e climas com temperaturas moderadas, e os fatores naturais que limitam a habitação humana (áreas anecúmenas), como desertos, florestas e regiões polares. Dialogue com o aluno, de modo a questioná-lo acerca do motivo de essas áreas serem habitadas ou não e como esses fatores influenciam o desenvolvimento da vida humana. Depois, entregue ao aluno duas imagens impressas coladas em uma folha com linhas: uma imagem de uma área populosa e outra imagem de uma região anecúmena. Em seguida, solicite que ele redija um texto justificando a presença e a ausência de população em cada uma delas.

 

4. Habilidade avaliada: Esta questão avalia a habilidade de compreender o conceito de densidade demográfica.

Habilidade relativa à BNCC: (EF08GE03) Analisar aspectos representativos da dinâmica demográfica, considerando características da população (perfil etário, crescimento vegetativo e mobilidade espacial).

Resposta: Alternativa C.

Caso o aluno marque a alternativa A, B ou D, é possível que ele esteja com dificuldades em compreender o conceito de densidade demográfica. A alternativa A está incorreta porque se refere ao número absoluto de pessoas que residem em um país ou região. A alternativa B está incorreta porque se refere ao conceito de êxodo rural, isto é, saída da população do campo com destino à cidade. A alternativa D está incorreta porque apresenta o conceito de populoso, e não de densidade demográfica.

Retome o conteúdo do material didático. Explique e apresente na lousa exemplos de cálculos da densidade demográfica. Solicite ao aluno que realize uma pesquisa no site Países IBGE (disponível em: <http://livro.pro/wz5sk4>. Acesso em: 2 nov. 2018) sobre a densidade demográfica de alguns países do mundo. Peça que ele monte uma tabela no caderno contendo o número da população absoluta, o valor da área e o valor da densidade demográfica de cinco países do mundo selecionados por ele. Solicite que, abaixo da tabela, ele apresente o cálculo da densidade demográfica de cada um dos países selecionados. Corrija a atividade com o aluno.

 

5. Habilidade avaliada: Esta questão avalia a habilidade de reconhecer os diferentes grupos de imigrantes que migraram para o Brasil no século XXI.

Habilidades relativas à BNCC: (EF08GE01) Descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana pelos continentes.

(EF08GE02) Relacionar fatos e situações representativas da história das famílias do Município em que se localiza a escola, considerando a diversidade e os fluxos migratórios da população mundial.

Resposta: espera-se que o aluno cite, por exemplo, os venezuelanos, os haitianos e os bolivianos.

Caso o aluno apresente uma resposta diferente da esperada, retome o conteúdo do material didático e solicite que ele identifique os principais grupos de imigrantes que o Brasil recebeu ao longo de sua história. Depois, entregue ao aluno papel sulfite e peça-lhe que elabore um texto contendo aspectos importantes da presença de imigrantes para o Brasil.

 

6. Habilidade avaliada: Esta questão avalia a habilidade de reconhecer o conceito de nação.

Habilidade relativa à BNCC: (EF08GE05) Aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões na contemporaneidade, com destaque para as situações geopolíticas na América e na África e suas múltiplas regionalizações a partir do pós-guerra.

Resposta: Alternativa D.

Caso o aluno marque a alternativa A, B ou C, é possível que ele esteja com dificuldades em compreender a definição de nação. A alternativa A está incorreta porque apresenta a definição de Estado, uma vez que se refere à soberania nacional, a qual deve ser reconhecida por outros Estados. A alternativa B está incorreta porque apresenta as características do território, visto que, para ser nação, não é necessário ter um território. A alternativa C está incorreta porque pode ser entendida como associações ou organizações sem fins lucrativos.

Retome o conteúdo do material didático e explique a diferença entre nação, território e Estado.

Dê exemplos de diferentes nações sem Estados, como os curdos, palestinos e tibetanos. Exponha o exemplo da nação brasileira, que tem um Estado nacional e um território, e faça-o refletir sobre o motivo de o Brasil ser considerado uma nação. Solicite ao aluno que realize uma pesquisa em livros ou sites sobre uma nação sem Estado e um pouco da história dessa nação, e peça que a apresente à turma na aula seguinte, em forma de texto. Corrija e verifique se há necessidade de alguma complementação.

 

7. Habilidade avaliada: Esta questão avalia a habilidade de compreender o conceito de território e relacioná-lo aos exemplos atuais.

Habilidade relativa à BNCC: (EF08GE05) Aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões na contemporaneidade, com destaque para as situações geopolíticas na América e na África e suas múltiplas regionalizações a partir do pós-guerra.

Resposta: Alternativa C.

Caso o aluno marque a alternativa A, B ou D, é possível que ele esteja com dificuldades em compreender o conceito de território, que é uma das categorias de análise da ciência geográfica. A alternativa A está incorreta porque apresenta a definição de paisagem. A alternativa B está incorreta porque apresenta a definição de fronteira. A alternativa D está incorreta porque apresenta a definição de lugar.

Retome o conteúdo do material didático. Dê exemplos de território, como a sala de aula, que tem seus limites (paredes) e uma autoridade (o professor), a escola, a casa do aluno e até mesmo os jogos virtuais, em que, na maioria das vezes, a disputa ocorre por território. Depois, elabore um jogo da memória com cartões impressos e plastificados, se possível, com os conceitos de território, paisagem, lugar e suas definições, e permita que o aluno o jogue. Se mais de um aluno não der a resposta esperada, o jogo da memória poderá ser feito com esse grupo.

 

8. Habilidade avaliada: Esta questão avalia a habilidade de identificar os conflitos e as respectivas fronteiras em que ocorrem.

Habilidade relativa à BNCC: (EF08GE05) Aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões na contemporaneidade, com destaque para as situações geopolíticas na América e na África e suas múltiplas regionalizações a partir do pós-guerra.

Resposta: Alternativa B.

Caso o aluno marque a alternativa A, C ou D, é possível que ele esteja com dificuldades em compreender o conflito pela região da Caxemira, que envolve a Índia e o Paquistão. A alternativa A está incorreta porque afirma que o conflito envolve a China e o Paquistão, pela disputa da Índia. A alternativa C está incorreta porque afirma que o conflito envolve a Índia e a Caxemira, pela disputa do Paquistão.

A alternativa D está incorreta porque afirma que o conflito envolve a Índia e o Paquistão, pela disputa da China.

Retome o conteúdo do material didático. Utilize o mapa da Ásia para localizar os países envolvidos no conflito. Retome a história do conflito, deixando claro que ele ocorre desde 1947, e a disputa pelo território é de caráter religioso (hindus versus mulçumanos). Solicite ao aluno que realize uma pesquisa, em jornais, revistas ou sites de uma matéria jornalística sobre o conflito e a apresente à turma na aula seguinte, explicando oralmente o conteúdo da reportagem.

 

9. Habilidade avaliada: Esta questão avalia a habilidade de distinguir migrações voluntárias de migrações forçadas.

Habilidades relativas à BNCC: (EF08GE01) Descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana pelos continentes.

Resposta: espera-se que o aluno responda que migrações voluntárias são deslocamentos espontâneos feitos por iniciativa do próprio migrante. Já as migrações forçadas não são espontâneas, uma vez que o deslocamento é provocado pela ocorrência de guerras, conflitos étnicos e perseguição política e religiosa, sendo o migrante considerado um refugiado.

Caso o aluno apresente dificuldade para responder à questão, retome o conteúdo do material didático. Apresente também imagens digitais, impressas ou vídeos que demostrem exemplos desses tipos de migrações. Solicite ao aluno que pesquise, em livros, revistas ou sites notícias sobre casos de migrações voluntárias e migrações forçadas. Por fim, solicite que confeccione dois cartazes, em cartolina, um com os exemplos de notícias de migrações voluntárias e o outro com exemplos de notícias sobre migrações forçadas. Ao término do trabalho, peça ao aluno que apresente os cartazes à turma e exponha-os em sala de aula.

 

10. Habilidade avaliada: Esta questão avalia a habilidade de apresentar as consequências da construção de muros nas fronteiras para a população.

Habilidade relativa à BNCC: (EF08GE05) Aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões na contemporaneidade, com destaque para as situações geopolíticas na América e na África e suas múltiplas regionalizações a partir do pós-guerra.

Resposta: Espera-se que o aluno responda que os muros construídos nas fronteiras entre os países separam famílias, rompem com o direito de ir e vir das pessoas; promovem violência; segregação e limitações econômicas; e incentivam a xenofobia.

Caso o aluno apresente uma resposta diferente da esperada, retome o conteúdo do material didático e apresente o exemplo de muros que separam países, como a fronteira entre o México e os Estados Unidos da América, entre a Irlanda e a Irlanda do Norte, entre Cisjordânia e Palestina e entre Índia e Paquistão. Solicite ao aluno que realize uma pesquisa em livros didáticos ou em sites sobre um dos muros que separam países, peça que a apresente na aula seguinte e, por fim, registre no caderno as consequências dessa segregação para os países envolvidos.