PDF

8º Ano – Prova sobre o continente africano

1. Em 1948, a minoria branca (13% da população), por meio do Partido Nacional na África do Sul, implementou uma série de leis que atingiu a população sul-africana. Esse regime, conhecido como apartheid (em africânder significa separação), vigorou de 1948 até 1994, quando Nelson Mandela assumiu o poder. A respeito desse período, analise as alternativas e marque verdadeiro (V) ou falso (F).

(___) Com o fim da segregação racial, os problemas socioeconômicos que afetavam a vida da população negra da África do Sul foram praticamente resolvidos, em virtude principalmente das políticas de distribuição de renda implementadas no governo de Mandela.

(___) Em 1948, o apartheid foi oficializado; nessa lei todos os itens deixavam explícitos as restrições aos negros, com intuito de favorecer a minoria branca. Entre as medidas adotadas estava a negação ao direito ao voto.

(___) Entre as leis que foram sancionadas (1953), encontramos a que proibia a greve de negros e a divisão dos serviços públicos (escola, hospital, praça pública, estádio esportivo etc.) em locais para brancos e locais para negros (abolida em 1990).

(___) Com o fim do apartheid, muitos africanos fugiam dos maus-tratos da minoria da população branca e se abrigavam em comunidades chamadas quilombos.

 

2. O continente africano tem atualmente 54 países com características específicas; no entanto, quando falamos do processo de urbanização, em sua maioria vem ocorrendo de forma acelerada, sobretudo em decorrência do êxodo rural. Diante do que foi discutido em sala de aula e com base em seus conhecimentos sobre o continente africano, descreva as características urbanas e industriais desse continente.

 

3. Nos últimos anos, os fluxos migratórios de africanos vêm aumentando significativamente para países com maior desenvolvimento econômico na África, como a Nigéria e a África do Sul, e para outras regiões do mundo, sobretudo, a Europa Ocidental. São embarcações precárias que carregam muitas vezes uma quantidade de pessoas superior à sua capacidade, sendo frequente nos noticiários o relato de pessoas que perdem a vida nessa verdadeira luta pela sobrevivência. As alternativas abaixo descrevem os principais motivos dessas migrações, EXCETO:

a) Violência das constantes guerras entre civis ou entre diferentes grupos étnicos.

b) Baixa oferta de trabalho, tanto no campo como nas cidades africanas.

c) Implantação do regime de segregação racial em outros países do continente, além da África do Sul.

d) Pessoas diplomadas que vão para outros países à procura de trabalho mais bem remunerado.

 

4. Leia o texto.

Esta região corresponde a 75% da população africana. É conhecida como a África dos povos, a maioria da população é de cor negra e abrange uma grande variedade de etnias, formando uma heterogeneidade das mais complexas. Esta região é considerada a menos desenvolvida no mundo; os indicadores sociais são os piores, com exceção da África do Sul, que é o país com maior desenvolvimento econômico deste continente.

Após a leitura do texto, marque um X na alternativa que indique a região que está caraterizada no texto.

a) Região do Magreb.

b) Região da África Setentrional.

c) Região da África Meridional.

d) Região da África Subsaariana.

 

5. O continente africano ocupa cerca de 20,2% da superfície terrestre. É atravessado pela linha do equador e a maior parte do continente está situada entre as zonas tropicais. Esses fatores, somados à diferença de latitude, influenciam fortemente o clima de todo o continente. Analisando essas informações e com seus conhecimentos sobre clima, marque um X na alternativa que apresente os três grandes domínios climáticos do continente africano.

a) Climas equatorial, tropical e desértico.

b) Climas equatorial, temperado e subtropical.

c) Climas semiárido, tropical e polar.

d) Climas semiárido, desértico e polar.

 

6. Marque um X na alternativa que melhor descreva a condição de pobreza na África.

a) Os dados sobre a pobreza na África são irrelevantes, pois a maioria dos países africanos apresenta elevado desenvolvimento econômico.

b) A dívida externa dos países africanos herdadas do período de exploração do continente pelas nações europeias, as políticas ineficientes dos governos atuais e a corrupção são alguns fatores que explicam os motivos da extrema pobreza verificada nos países africanos.

c) A exemplo do que ocorre nos países europeus e norte-americanos, a maior parte da população dos países africanos desfruta de boa qualidade de vida.

d) Os modelos de educação e saúde dos países africanos são referência para o mundo, pois são eficientes e assiste a toda a população africana.

 

7. A imagem abaixo mostra a partilha da África entre países da Europa. A implantação de atividades econômicas voltadas para o abastecimento do mercado europeu desestruturou violentamente a organização política, econômica e cultural da maioria dos povos africanos, negando todo processo histórico, o modo de vida e a territorialidade dos povos africanos, muitas vezes conquistada por meio de muitas guerras.

A esse respeito, analise as alternativas e responda V (verdadeiro) ou F (falso) para os fatores que contribuíram para a desestruturação social da África.


(___) As fronteiras traçadas pelos europeus levaram em conta apenas seus interesses econômicos e não respeitaram limites territoriais que já existiam entre reinos ou entre grupos étnicos.

(___) Alguns povos africanos abandonaram as atividades tradicionais, como a agricultura de subsistência e o pastoreio, para se dedicar às atividades de plantation e de mineração.

(___) Muitas áreas onde se desenvolveram as plantations e a mineração eram pouco povoadas, o que levou os  colonizadores a deslocar grandes contingentes de africanos de regiões distantes para áreas de exploração.

(___) O lado positivo dessa regionalização artificial imposta pelos colonizadores é que contribuiu para a redução dos conflitos, uma vez que separou povos com a mesma identidade histórico-cultural.

8. Com economia voltada para a produção de recursos primários, a África apresenta baixo nível de industrialização, mesmo se comparado com o de outras regiões do mundo subdesenvolvido. Entre as alternativas, marque um X naquela que NÃO represente um fator para esse baixo desenvolvimento industrial africano.

a) Falta de interesse por parte dos empresários locais e das multinacionais em investir na implantação de indústrias que substituiriam as importações de mercadorias provindas dos países desenvolvidos.

b) Os baixos índices de desenvolvimento humano também interferem diretamente no desenvolvimento industrial, além da elevada taxa de mortalidade existente na população, que reduz significativamente a população economicamente ativa.

c) Um dos principais fatores que contribuem para a baixa industrialização no continente africano é a escassez de mão de obra, já que em razão da elevada taxa de mortalidade, a população absoluta é uma das menores do mundo.

d) Existência de um mercado consumidor restrito para bens de consumo industrializados, já que a maioria da população vive em estado de pobreza.

 

9. A escassez de água está entre os problemas ambientais enfrentados pela população africana. Sabendo disso, cite os principais fatores que influenciam a ocorrência desse problema no continente.

 

10. Em função de seu extenso território, a África apresenta grande diversidade de vegetações, que estão relacionadas com o clima presente na região. Analise o mapa do clima da África e marque um X na alternativa que apresente os principais tipos de vegetação do continente africano.

a) Floresta Tropical, savanas, estepes, taiga, vegetação mediterrânea e vegetação desértica.

b) Savanas, estepes, Floresta tropical, vegetação desértica, tundra, vegetação mediterrânea.

c) Floresta Tropical, savanas, estepes, pradarias, vegetação desértica, tundra e taiga.

d) Floresta Tropical, savanas, estepes, pradarias, vegetação mediterrânea e vegetação desértica.


Gabarito e orientações com base nas respostas dos alunos

 

1. Habilidade avaliada: Esta questão avalia a capacidade de identificar as características do regime do apartheid implementado na África do Sul.

Habilidades relativas à BNCC: (EF08GE06) Analisar a atuação das organizações mundiais nos processos de integração cultural e econômica nos contextos americano e africano, reconhecendo, em seus lugares de vivência, marcas desses processos.

(EF08GE20) Analisar características de países e grupos de países da América e da África no que se refere aos aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir as desigualdades sociais e econômicas e as pressões sobre a natureza e suas riquezas (sua apropriação e valoração na produção e circulação), o que resulta na espoliação desses povos.

Resposta: F, V, V, F.

Espera-se que o aluno consiga identificar as características do conjunto de leis e regras implementados durante o regime de segregação racial.

A primeira alternativa é falsa, pois o fim do regime do apartheid não resolveu a questão socioeconômica da população negra sul-africana; a vulnerabilidade social ainda é um dos principais problemas a ser resolvido.

A última alternativa é falsa, pois contextualiza parte da história dos negros africanos no Brasil – no período da escravidão, muitos africanos fugiam dos maus-tratos nas fazendas e se abrigavam em comunidades chamadas quilombos.

Sugerimos que assista aos filmes: Um grito de liberdade (1990), direção de Richard Attenborough, com duração de 2h37min, e Invictus (2009), direção Clint Eastwood, com duração de 2h12min. Ambos discutem o regime do apartheid na África do Sul e contribuirão na organização de suas aulas e na compreensão desse sistema.

Há também o site da Embaixada da República da África do Sul, que contém informações sobre esse período e outras informações relevantes, disponível em: <http://www.africadosul.org.br/>, acesso em: 23 set. 2018.

Caso o aluno apresente uma resposta muito diferente da esperada, possivelmente está com dificuldade em identificar as regras e as leis implementadas durante o apartheid.

Escreva na lousa as principais leis desse regime de segregação. Entre elas, podemos citar:

I) proibição de casamentos entre brancos e negros – 1949.

II) obrigação de declaração de registro de cor para todos os sul-africanos (branco, negro ou mestiço)

– 1950.

III) proibição de circulação de negros em determinadas áreas das cidades – 1950.

IV) proibição de negros no uso de determinadas instalações públicas (bebedouros, banheiros públicos)

– 1953.

V) nenhum negro tinha o direito de adquirir terras.

VI) era proibido o acesso de negros a certos hotéis, restaurantes de luxo etc.

VII) era necessário um passe, ou seja, uma autorização para os negros viajarem de uma cidade a outra dentro do país.

VIII) Um africano não podia hospedar ninguém, nem mesmo parentes, por mais de 72 horas em sua casa.

Oriente o aluno a fazer uma pesquisa de imagens sobre esse regime do apartheid e colar as imagens em uma cartolina. Embaixo de cada imagem, oriente que ele escreva uma frase relacionada ao preconceito, ao racismo, à violência. Exponha esse trabalho em sala de aula.

 

2. Habilidade avaliada: Esta questão avalia a capacidade de compreender o processo de urbanização em decorrência da industrialização e também identificar os países mais industrializados do continente africano.

Habilidades relativas à BNCC: Habilidade: (EF08GE01) Descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana pelos continentes.

(EF08GE20) Analisar características de países e grupos de países da América e da África no que se refere aos aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir as desigualdades sociais e econômicas e as pressões sobre a natureza e suas riquezas (sua apropriação e valoração na produção e circulação), o que resulta na espoliação desses povos.

Resposta: Espera-se que o aluno escreva que o processo de urbanização acelerado que ocorre na África não tem sido acompanhado pelo desenvolvimento da infraestrutura urbana, causando uma série de problemas urbanos, como a falta de moradia. Após o período de independência dos países africanos, as atividades industriais não se desenvolveram de modo eficiente; por isso, na atualidade, a produção industrial de muitos países na África encontra-se pouco diversificada e bastante limitada tecnologicamente. O processo de urbanização na África vem acontecendo também em razão das transformações do espaço agrárias ocorridas a partir do final do século XX.

Caso o aluno apresente uma resposta muito diferente da esperada, possivelmente está com dificuldade em identificar o processo de urbanização acelerado no continente. Retome o conteúdo explicando que no continente africano o processo de urbanização ocorreu de maneira tardia e acelerada, sobretudo pelo processo de transferência do trabalhador rural para o espaço urbano. Oriente que no continente africano as principais indústrias são estrangeiras e exploram os recursos naturais exportando-os para outros continentes.

Solicite ao aluno que faça uma pesquisa sobre as principais indústrias presentes no território africano e indique que matérias-primas são extraídas desse continente. Peça que escreva a pesquisa no caderno.

Após o aluno fazer a pesquisa, oriente-o a elaborar perguntas extraídas dos textos da pesquisa e aplique respostas para as perguntas formuladas.

 

3. Habilidade avaliada: Esta questão avalia a capacidade de identificar os fatores motivadores do processo migratório da população africana.

Habilidade relativa à BNCC: (EF08GE01) Descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana pelos continentes.

Resposta: Alternativa C.

Caso o aluno não marque as alternativas A, B e D, possivelmente está com dificuldade em identificar os fatores que determinam o processo migratório africano. A alternativa C deve ser assinalada, pois não houve a implantação do regime de segregação racial em outros países do continente. As alternativas A, B e D representam fatores que corroboram para o aumento migratório da população africana para regiões com melhor desenvolvimento econômico.

Retome o conteúdo. Solicite ao aluno uma pesquisa sobre a migração africana para outros continentes. Indique que esse deslocamento ocorre sobretudo para o continente europeu. Elabore perguntas que ajudem o aluno a entender quais fatores são responsáveis por esse processo, por exemplo: Quais fatores influenciam a migração de africanos para outros países? Atualmente, qual a principal rota migratória dos africanos? Solicite ao aluno que responda às perguntas no caderno e depois faça um pequeno texto com essas respostas.

Oriente o aluno que pesquise e recorte reportagens de jornais sobre o fluxo migratório de africanos. Peça que leia as reportagens e depois as cole em uma cartolina e sociabilize as informações com os alunos da sala de aula.

 

4. Habilidade avaliada: Esta questão avalia a capacidade de identificar a região da África Subsaariana por meio das características apresentadas no texto.

Habilidades relativas à BNCC: (EF08GE03) Analisar aspectos representativos da dinâmica demográfica, considerando características da população (perfil etário, crescimento vegetativo e mobilidade espacial).

(EF08GE20) Analisar características de países e grupos de países da América e da África no que se refere aos aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir as desigualdades sociais e econômicas e as pressões sobre a natureza e suas riquezas (sua apropriação e valoração na produção e circulação), o que resulta na espoliação desses povos.

Resposta: Alternativa D.

Caso o aluno marque a alternativa A, B ou C, possivelmente está com dificuldade de identificar a região Subsaariana. A alternativa A está incorreta porque a região do Magreb é uma área da África Setentrional (norte). Países que fazem parte dessa região: Marrocos, Tunísia, Argélia, Mauritânia, Saara Ocidental (território controlado pelo Marrocos). A alternativa B está incorreta porque a África Setentrional é a parte norte do continente africano, onde estão os seguintes países: Marrocos, Argélia, Tunísia, Líbia, Saara Ocidental e Egito; a população predominante é a árabe. Na alternativa C, temos a África Meridional, também conhecida como Austral, composta pelos seguintes países: Malauí, Zâmbia, Zimbábue, Botsuana, Lesoto, Suazilândia, Madagáscar, África do Sul, Angola, Moçambique, Maurício, Santa Helena e Namíbia. Essa região apresenta um grande contraste socioeconômico se compararmos a realidade da África do Sul com os outros países que apresentam, em sua maioria, condições precárias de vida.

Retome o conteúdo, solicitando ao aluno que faça uma pesquise sobre a África Subsaariana para responder às seguintes perguntas: Quais as principais características socioeconômicas da região Subsaariana? Quantos países integram essa região? Quais os principais problemas enfrentados pela população dessa região? Solicite que responda às perguntas no caderno.

Selecione um mapa do continente africano e peça ao aluno que identifique os países que integram a África Subsaariana. Solicite que, após identificar os países, coloque algumas características dessa regionalização africana, por exemplo: maioria da população composta por negros; a maior parte dos países possui economia subdesenvolvida; presença de conflitos políticos, principalmente de caráter étnico;  existência de diversos problemas, como pobreza, elevados índices de analfabetismo, sistema de saúde público precário, proliferação de doenças, falta de água e sistema de saneamento básico inexistente ou ineficiente.

 

5. Habilidade avaliada: Esta questão avalia a capacidade de identificar os domínios climáticos do continente africano.

Habilidade relativa à BNCC: (EF08GE20) Analisar características de países e grupos de países da América e da África no que se refere aos aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir as desigualdades sociais e econômicas e as pressões sobre a natureza e suas riquezas (sua apropriação e valoração na produção e circulação), o que resulta na espoliação desses povos

Resposta: Alternativa A.

Caso o aluno marque a alternativa B, C ou D, possivelmente está com dificuldade em identificar os domínios climáticos da África. A alternativa B está incorreta porque os climas subtropical e temperado não estão presentes no continente. Já as alternativas C e D estão incorretas porque o clima polar não pertence aos tipos climáticos do continente.

Neste caso, é necessário retomar o conceito. Fixe na lousa o mapa de climas africanos para o aluno identificar os climas que encontramos neste continente. Escreva na lousa as principais características do clima equatorial (ocorrem na porção central do continente, região de clima quente e chuvoso), do clima tropical (ocupa grande parte do continente, onde o clima apresenta temperaturas elevadas durante todo o ano) e do clima desértico (regiões de clima extremamente seco e amplitudes térmicas acentuadas).

Imprima um mapa em preto e branco de clima do continente africano, entregue-o ao aluno e solicite a ele que o pinte, identificando os três climas principais. Após pintar o mapa, peça que crie uma legenda com os três principais climas africanos e cole o mapa no caderno.

 

6. Habilidade avaliada: Esta questão avalia a capacidade de compreender a condição de pobreza na África.

Habilidades relativas à BNCC: (EF08GE03) Analisar aspectos representativos da dinâmica demográfica, considerando características da população (perfil etário, crescimento vegetativo e mobilidade espacial).

(EF08GE20) Analisar características de países e grupos de países da América e da África no que se refere aos aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir as desigualdades sociais e econômicas e as pressões sobre a natureza e suas riquezas (sua apropriação e valoração na produção e circulação), o que resulta na espoliação desses povos.

Resposta: Alternativa B.

Caso o aluno marque a alternativa A, C ou D, possivelmente está com dificuldade em compreender os motivos da condição de extrema pobreza verificada na África.

Retome o conteúdo, fazendo a leitura das alternativas com o aluno e mostre os motivos que as tornam incorretas.

Oriente o aluno que faça uma tabela com os países africanos Tunísia, Serra Leoa e Gana. Nessa pesquisa deve constar o IDH desses países, a esperança de vida, a taxa de mortalidade e a taxa de fecundidade. O aluno deve dispor os dados conforme modelo de tabela a seguir:

Após construir a tabela e completar os dados, apresente ao aluno os mesmos dados de alguns países europeus e peça que façam comparações. Solicite que elabore um texto propondo algumas medidas que poderiam ser adotadas, na opinião dele, que poderiam contribuir para amenizar a situação de pobreza na África.

 

7. Habilidade avaliada: Esta questão avalia a capacidade de entender as consequências da partilha imposta à África pelos países colonizadores.

Habilidades relativas à BNCC: (EF08GE01) Descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana pelos continentes.

(EF08GE20) Analisar características de países e grupos de países da América e da África no que se refere aos aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir as desigualdades sociais e econômicas e as pressões sobre a natureza e suas riquezas (sua apropriação e valoração na produção e circulação), o que resulta na espoliação desses povos.

Responda: V, V, V, F

A última alternativa é falsa porque os povos com a mesma identidade histórico-cultural viviam em estado de paz e sua separação ajudou os colonizadores na efetivação do processo de domínio da África; na verdade, para concretizar seu controle nessa regionalização, os povos rivais foram alocados no mesmo território, o que aumentou os conflitos.

Retome o conteúdo fazendo a leitura das alternativas com o aluno e tirando as dúvidas que ele tenha. Solicite ao aluno que pesquise em livros didáticos ou sites de busca sobre a partilha do continente africano e escreva essas informações no caderno. A fim de que o aluno compreenda o conteúdo, elabore perguntas que o ajudem a organizar o que ele aprendeu, por exemplo: Qual o objetivo da partilha do continente africano? Nessa partilha foram respeitadas as tradições, as culturas e as histórias dos povos africanos? Peça ao aluno que justifique sua resposta.

 

8. Habilidade avaliada: Esta questão avalia a capacidade de entender os motivos que levam à baixa industrialização do continente africano.

Habilidade relativa à BNCC: Habilidade: (EF08GE13) Analisar a influência do desenvolvimento científico e tecnológico na caracterização dos tipos de trabalho e na economia dos espaços urbanos e rurais da América e da África. Resposta: Alternativa C.

A alternativa C está errada porque a falta de mão de obra não é o motivo pela baixa industrialização do continente africano, já que a população é a segunda maior do mundo com mais de 1,2 bilhão de habitantes. Alguns outros fatores para a baixa industrialização que agravam o cenário: baixa qualificação da mão de obra e sequelas do processo de colonização.

Retome o conteúdo solicitando ao aluno que pesquise informações e imagens sobre o processo de industrialização do continente africano e organize-as em uma cartolina. Oriente que na cartolina sejam colocados os países mais industrializados e os países menos industrializados e suas respectivas imagens. Solicite que faça um pequeno texto embaixo das imagens de cada país menos industrializado, identificando as causas para a baixa industrialização. Após corrigir o cartaz, exponha-o na sala de aula.

 

9. Habilidade avaliada: Esta questão avalia a capacidade de identificar os problemas ambientais na África.

Habilidade relativa à BNCC: Habilidade: (EF08GE20) Analisar características de países e grupos de países da América e da África no que se refere aos aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir as desigualdades sociais e econômicas e as pressões sobre a natureza e suas riquezas (sua apropriação e valoração na produção e circulação), o que resulta na espoliação desses povos. Resposta: Espera-se que o aluno cite a intensa variação da distribuição das chuvas em razão dos tipos climáticos no continente, a falta de cuidado com o solo no desenvolvimento das atividades agrícolas, o assoreamento dos rios, a degradação das bacias hidrográficas e a urbanização acelerada.

Caso o aluno apresente uma resposta muito diferente da esperada, retome o conteúdo. Oriente o aluno que pesquise reportagens em jornal ou site de busca sobre a escassez de água nos países africanos. Oriente a montar um painel com as reportagens encontradas.

10. Habilidade avaliada: Esta questão avalia a capacidade de reconhecer os tipos de vegetação que são encontrados no continente africano.

Habilidade relativa à BNCC: (EF08GE20) Analisar características de países e grupos de países da América e da África no que se refere aos aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir as desigualdades sociais e econômicas e as pressões sobre a natureza e suas riquezas (sua apropriação e valoração na produção e circulação), o que resulta na espoliação desses povos.

Resposta: Alternativa D.

Caso o aluno marque a alternativa A, B ou C, possivelmente está com dificuldade em reconhecer os diferentes tipos de vegetação presentes no continente africano.

As alternativas A, B e C estão incorretas porque as savanas desenvolvem-se sob o clima tropical e seu tipo de formação vegetal é composto por gramíneas, arbustos e árvores esparsas; climas extremamente secos, como os desertos, apresentam um tipo de vegetação adaptado para esse clima com folhas em forma de espinhos (para reter água) e raízes profundas (para captar água subterrânea); as estepes e as pradarias, presentes em climas semiáridos, são vegetações adaptadas para longos períodos de seca; as florestas tropicais, como a Floresta do Congo, desenvolvem-se em clima equatorial, quente e chuvoso; a vegetação mediterrânea se desenvolve em clima quente e seco no verão e fresco e chuvoso no inverno. A taiga é uma vegetação adaptada para clima frio e a tundra, para clima polar, e ambas não estão presentes no continente africano.

Retome o conteúdo por meio de mapas. Selecione e mostre para o aluno os mapas de Clima e Vegetação do continente africano. Localize com o aluno onde se apresentam os climas equatorial, tropical, semiárido, desértico, mediterrâneo e de altas montanhas. Em seguida, trabalhe com o mapa da Vegetação, relacionando o clima com os principais tipos de vegetação: Floresta Tropical e Equatorial, savana, estepe e pradaria, vegetação mediterrânea e vegetação desértica. Com o aluno, relacione vegetação ao clima e onde estão localizados cada tipo de vegetação.

Após o trabalho com os mapas, entregue ao aluno um mapa em preto e branco da África e solicite a ele que pinte com cores diferentes e elabore legendas mostrando onde se encontram os principais tipos de vegetação da África.