PDF

1. Índice de Desenvolvimento Humano e componentes por região (2017)

Qual das regiões representadas corresponde à África Subsaariana?

a) 1                                    

b) 2                                     

c) 3                                   

d) 4

 

2. Leia o trecho a seguir.

País em conflito desde 1994, quando milhares de refugiados hutus, fugindo dos conflitos em Ruanda e Burundi, instalaram-se na província de Kivu, ocupada predominantemente pela etnia Tutsi. Sentindo-se ameaçados pelo grande contingente de Hutus que chegavam à província, os Tutsis iniciaram uma guerrilha contra o governo. Outros conflitos contra o governo e etnias se sucederam e a instabilidade política permanece. O aumento da violência nas regiões de Kivu e Kasai resultou no deslocamento forçado de mais de 4 milhões de pessoas dentro do país.

Elaborado pelos autores.

O país retratado no texto é:

a) República Democrática do Congo.

b) Ruanda.

c) Nigéria.

d) Sudão do Sul.

 

3. O continente africano ainda é essencialmente agrário. A agricultura desse continente é desenvolvida, em grade parte, pelo sistema de plantation. Entre as características desse sistema, pode-se citar:

a) o uso de técnicas agrícolas ultramodernas, baseadas em investimentos de grandes empresários locais e destinada ao mercado interno.

b) a prática por pequenos agricultores familiares, caracterizada pela utilização de instrumentos agrícolas rudimentares e de métodos tradicionais de cultivo.

c) o desenvolvimento de monocultoras voltadas ao mercado externo, ocupando grandes áreas e as terras mais férteis do continente.

d) a associação às áreas de vegetação original, desenvolvendo-se em parte do litoral norte do continente, onde se produz frutas.

 

4. Um dos caminhos para a integração econômica dos países africanos foi a criação de blocos econômicos que facilitassem as trocas comerciais entre os países-membros, apesar de existirem diferenças étnicas e sociais entre os países. Entre os blocos econômicos africanos, pode-se citar:

a) a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).

b) a União do Magreb Árabe (UMA).

c) o Pacto Andino.

d) a Comunidade dos Estados Independentes (CEI).

 

Leia o mapa a seguir para responder às questões de 5 a 7.

 

5. Quanto à densidade demográfica de importantes cidades africanas, assinale a alternativa correta.

a) A região de Lagos é a de maior concentração populacional, com mais de 100 hab./km².

b) Dacar apresenta em torno de 15 hab./km².

c) Cairo localiza-se em uma região com mais de 100 hab./km².

d) Alexandria representa uma das maiores concentrações demográficas do Mediterrâneo africano, ficando atrás apenas de Casablanca.

 

6. Analisando-se a densidade demográfica do continente africano, é possível concluir que:

a) a população está igualmente distribuída pelo território africano.

b) a áreas de baixa densidade demográfica estão principalmente nas áreas litorâneas.

c) há uma concentração maior ao longo do litoral, lagos e rios, como o Nilo.

d) a população é mal distribuída, mas todos os países têm cidades densamente povoadas.

 

7. Explique um dos fatores da baixa densidade demográfica em áreas no norte da África.

 

8. Leia o texto.

Os peritos em demografia e saúde classificam a população da Nigéria entre as mais férteis no mundo […].

"As consequências deste rápido crescimento demográfico são graves para o nível de vida e o desenvolvimento socioeconómico do país", advertem os peritos. […]

Fonte: PANAPRESS. Disponível em: <www.panapress.com/Peritos-preocupados-com-crescimento-da-populacao-na-Nigeria--3-794186-51-lang4-index.html>. Acesso em: 2 nov. 2018.

Cite e explique duas das “graves consequências” socioeconômicas para a Nigéria, decorrentes da situação apresentada.

 

9. Leia o texto a seguir.

A fome atingiu proporções "catastróficas" na África e precisa de um esforço internacional maior para ser urgentemente combatida. O apelo foi feito nesta segunda-feira, em Londres, pelo diretor-executivo do Programa de Alimentos das Nações Unidas (WFP), James T. Morris. […]

COSTA, M. T. Fome é catastrófica na África, segundo a ONU. BBC Brasil. Disponível em: <www.bbc.com/portuguese/ciencia/021028_fomemtc.shtml>. Acesso em: 7 nov. 2018.

Que fatores contribuem para a situação apresentada?

 

10. Um dos problemas ambientais que afeta gravemente o continente africano é a desertificação, comprometendo o desenvolvimento das atividades agrícolas. Esse processo de degradação dos solos tem causas antrópicas e climáticas. Quais são as causas antrópicas para a ocorrência desse processo?

 

GABARITO COMENTADO

 

1. Habilidade trabalhada: (EF08GE08) Analisar a situação do Brasil e de outros países da América Latina e da África, assim como da potência estadunidense na ordem mundial do pós-guerra.

Resposta: Alternativa D. A África Subsaariana é a região do globo que apresenta o menor IDH.

Distratores: A alternativa A corresponde à região da Ásia Oriental e Pacífico, a B refere-se à Europa e Ásia Central, e a C diz respeito ao sul da Ásia.

 

2. Habilidade trabalhada: (EF08GE05) Aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões na contemporaneidade, com destaque para as situações geopolíticas na América e na África e suas múltiplas regionalizações a partir do pós-guerra.

Resposta: Alternativa A. Trata-se da República Democrática do Congo, um dos países africanos em maior instabilidade política atualmente.

Distratores: O conflito de Ruanda foi citado no texto como um dos incitadores do conflito que ocorre na República Democrática do Congo. A Nigéria apresenta outros grupos étnicos no país e seus conflitos estão ligados a grupos terroristas. O Sudão do Sul enfrentou conflitos separatistas em 2012.

3. Habilidade trabalhada: (EF08GE13) Analisar a influência do desenvolvimento científico e tecnológico na caracterização dos tipos de trabalho e na economia dos espaços urbanos e rurais da América e da África.

Resposta: Alternativa C. Plantation é um sistema agrícola desenvolvido em grandes propriedades e destinado à exportação, existente desde a época do colonialismo.

Distratores: Diferentemente do que é afirmado em A, as plantations não têm investimentos de produtores locais, mas sim do exterior; a alternativa B indica características da agricultura familiar; e a D relaciona características da agricultura mediterrânea.

 

4. Habilidade trabalhada: (EF08GE13) Analisar a influência do desenvolvimento científico e tecnológico na caracterização dos tipos de trabalho e na economia dos espaços urbanos e rurais da América e da África.

Resposta: Alternativa B. A UMA integra países do Norte da África, região conhecida como Magreb.

Distratores: A organização citada em A não é um bloco econômico, mas um organismo unilateral que regula os preços do petróleo; a citada em C é um bloco sul-americano; e em D, um bloco com integrantes da Ásia e da Europa.

 

5. Habilidade trabalhada: (EF08GE19) Interpretar cartogramas, mapas esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas com informações geográficas acerca da África e América.

Resposta: Alternativa C. De acordo com o mapa, Cairo tem concentração populacional superior a 100 hab./km².

Distratores: A região de Lagos, indicada em A, apresenta concentração menor que 100 hab./km²; Dacar, citada em B, tem mais de 25 hab./km²; e Alexandria, indicada em D, é mais densamente povoada que Casablanca.

 

6. Habilidade trabalhada: (EF08GE19) Interpretar cartogramas, mapas esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas com informações geográficas acerca da África e América.

Resposta: Alternativa C. Nota-se, no Nordeste, uma concentração de pessoas ao longo do Rio Nilo. Na região dos lagos (centro-leste) há outras áreas de grande densidade populacional, além da zona costeira.

Distratores: Atentando para o mapa percebe-se que áreas de baixa densidade demográfica e áreas com maior concentração de pessoas, especialmente no litoral do continente, indicando que a população está mal distribuída. Nem todos os países possuem cidades densamente povoadas.

 

7. Habilidade trabalhada: (EF08GE20) Analisar características de países e grupos de países da América e da África no que se refere aos aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir as desigualdades sociais e econômicas e as pressões sobre a natureza e suas riquezas (sua apropriação e valoração na produção e circulação), o que resulta na espoliação desses povos.

Resposta: O Deserto do Saara ocupa vastas áreas do norte da África, sendo um dos fatores da baixa densidade demográfica, já que as condições climáticas não favoreceram o desenvolvimento de atividades econômicas e o estabelecimento de grupos humanos ao longo do tempo.

 

8. Habilidade trabalhada: (EF08GE20) Analisar características de países e grupos de países da América e da África no que se refere aos aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir as desigualdades sociais e econômicas e as pressões sobre a natureza e suas riquezas (sua apropriação e valoração na produção e circulação), o que resulta na espoliação desses povos.

Resposta: Algumas das consequências desse rápido crescimento demográfico são: falta de sistemas de saúde, educação e moradia para atender à essa população crescente e segregação socioespacial, especialmente quando o crescimento populacional ocorre nas cidades, onde não há infraestruturas e condições de vida adequadas.

 

9. Habilidade trabalhada: (EF08GE20) Analisar características de países e grupos de países da América e da África no que se refere aos aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir as desigualdades sociais e econômicas e as pressões sobre a natureza e suas riquezas (sua apropriação e valoração na produção e circulação), o que resulta na espoliação desses povos.

Resposta: A fome é decorrente, entre outros fatores, da concentração das terras mais férteis em grandes propriedades monocultoras voltadas à exportação, restando à população local aquelas de produtividade mais escassa; é decorrente também da diminuição da oferta de alimentos, em razão de conflitos armados que destroem plantações e rebanhos; da desertificação e de longos períodos de seca, que destroem plantações e rebanhos em propriedades sem recursos técnicos para reverter esse quadro; e do uso de técnicas agrícolas que não garantem a produtividade e a conservação do solo.

 

10. Habilidade trabalhada: (EF08GE20) Analisar características de países e grupos de países da América e da África no que se refere aos aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir as desigualdades sociais e econômicas e as pressões sobre a natureza e suas riquezas (sua apropriação e valoração na produção e circulação), o que resulta na espoliação desses povos.

Resposta: Aumento da população urbana e crescimento das cidades, ocupando terras agricultáveis; mudanças no padrão alimentar da população, com o aumento de produtos de origem animal nas dietas, aumentado a pressão sobre o solo; manejo inadequado do solo (uso de queimadas, arados e irrigação sem planejamento); desmatamento.