PDF



8º Ano - Prova sobre regionalização mundial, IDH, migrações, problemas urbanos e América Latina

 

1. Descreva as características da ordem mundial estabelecida após a Segunda Guerra Mundial e explique a posição do Brasil na regionalização do mundo em Primeiro, Segundo e Terceiro Mundos.

 

2. Observe o mapa abaixo e responda às questões.

 

a) Quais dados são considerados para calcular o Índice de Desenvolvimento Humano?

b) Comente a situação dos países do continente africano na regionalização do mundo com base no IDH.

 

3. Cite um fluxo migratório atual, considerando as localidades de origem e destino da população que se desloca. Em seguida, indique causas que levam tais grupos a buscar novas localidades para viver.

 

4. Com base em seus conhecimentos sobre o município em que sua escola se localiza, responda:

 

a) Este município abriga uma parcela de população constituída de imigrantes?

 

b) Caso tenha respondido “sim” à questão anterior, indique as origens desses grupos e comente as razões que os motivaram a migrar.

 

5. Cite fatores que influem na distribuição da população e contribuem para que algumas regiões do mundo sejam caracterizadas pela elevada densidade demográfica e outras sejam pouco povoadas.

 

6. Indique três problemas urbanos comuns nas cidades latino-americanas, analisando causas e consequências de cada um deles.

 

7. Quais fatores contribuem para a ocorrência do fenômeno de segregação socioespacial nas cidades da América Latina?

 

8. Os chechenos na Rússia, os palestinos do Oriente Médio e os curdos que vivem na Turquia, Irã, Iraque, Armênia e Síria são exemplos de povos que lutam pela independência e formação de:

A) uma nação própria.

B) um Estado próprio.

C) uma população própria.

D) um território próprio.

 

9. Sobre os fluxos de migração na América Latina, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa que corresponde corretamente às afirmações verdadeiras (V) e falsas (F).

(___) Desde os anos 1970, Estados Unidos e Canadá se mantêm como os principais destinos de muitos imigrantes da América Latina, em decorrência de seu elevado grau de desenvolvimento.

(___) A pobreza e a busca por melhores condições de vida são os principais fatores que motivam milhões de latino-americanos a deixar seu país de origem.

(___) Políticas restritivas e o sentimento de xenofobia presentes nos Estados Unidos não influenciam os fluxos migratórios de latino-americanos em direção ao país.

 

A) V – F – V.

B) F – V – V.

C) F – V – F.

D) V – V – F.

 

10. Sobre os movimentos sociais na América Latina, marque um X na alternativa incorreta.

 

A)  A região se destaca pela ausência de movimentos sociais organizados e influentes.

B)   O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra é um dos maiores movimentos sociais da América Latina.

C)   Muitos movimentos sociais da região estão associados a Organizações Não Governamentais (ONGs) que atuam em defesa de diversas causas.

D)   A reforma agrária e os direitos dos povos indígenas estão entre as principais causas dos movimentos sociais da região.

 

GABARITO COMENTADO

 

Questão 1

Essa questão avalia a capacidade de analisar as características da ordem mundial após a Segunda Guerra Mundial e a posição do Brasil na regionalização do mundo em Primeiro, Segundo e Terceiro Mundos.

Resposta: Espera-se que o aluno caracterize a bipolaridade da ordem mundial no pós-guerra como a divisão do mundo em blocos liderados por duas potências da coalizão vencedora, Estados Unidos e União Soviética. O aluno deve explicar a formação desses blocos como resultado da disputa pela hegemonia política, econômica e ideológica travada por estadunidenses e soviéticos, que buscavam trazer os demais países para suas áreas de influência e seus respectivos sistemas econômicos, o capitalista e o socialista. Em relação à regionalização do mundo em Primeiro, Segundo e Terceiro Mundos, espera-se que o aluno indique que o Brasil era classificado como integrante do Terceiro Mundo, grupo formado pelo conjunto de países capitalistas subdesenvolvidos, ou seja, que apresentavam atraso do ponto de vista científico, tecnológico, econômico e social em relação aos países capitalistas desenvolvidos. Estes compunham o chamado Primeiro Mundo, enquanto os países socialistas de economia planificada compunham o Segundo Mundo.

Caso o aluno tenha dificuldade em responder à questão, ajude-o a refletir sobre os interesses em conflito: de um lado, os Estados Unidos visavam ampliar sua influência política e econômica no mundo e impedir a expansão do socialismo; de outro, a União Soviética buscava implantar o socialismo em vários países. Lembre então que esse conflito resultou no confronto indireto conhecido como Guerra Fria, caracterizado pela corrida armamentista e espacial e pela disputa ideológica entre as duas potências. Quanto à regionalização do mundo nesse contexto, peça aos alunos que identifiquem as características e o bloco a que pertenciam os países do Primeiro Mundo e do Segundo Mundo. Feita essa divisão, pergunte se o Brasil e outros países da América Latina tinham as características apontadas. Por esse caminho, os estudantes poderão perceber que tais países foram classificados como pertencentes a um terceiro agrupamento, o Terceiro Mundo, por se caracterizarem como países capitalistas subdesenvolvidos.

 

Questão 2

Essa questão avalia a capacidade de interpretar representações cartográficas e de reconhecer os fatores que compõem o IDH.

Resposta: No item A, espera-se que os alunos indiquem como fatores que compõem o IDH: esperança de vida ao nascer, expectativa de anos de escolaridade, média de anos de estudo da população acima de 25 anos e Rendimento Nacional Bruto (RNB) per capita. No item B, espera-se que observem o mapa e percebam que no continente africano há muitos países com IDH baixo, de acordo com os dados da legenda.

Em relação ao item A, caso o aluno tenha dificuldade em relembrar os componentes do IDH, retome os quatro indicadores, lembrando que dois são referentes à educação, um à saúde e outro à renda per capita. Sobre o item B, caso o aluno apresente dificuldade para identificar a situação dos países do continente africano com base no IDH, lembre-o da importância de fazer a leitura correta da legenda para interpretar as informações representadas no mapa. Feito isso, peça que compare a situação dos países africanos com a de países de outros continentes.

Questão 3

Essa questão avalia a capacidade de reconhecer fluxos migratórios atuais e suas motivações.

Resposta: Espera-se que o aluno cite algum exemplo de fluxo migratório recente, como o de sírios que, fugindo da guerra civil, migram sobretudo para outros países do Oriente Médio e também da Europa e da América; o de palestinos expulsos ou deslocados dos territórios da região; o de habitantes do Sudão do Sul, que migram em razão de conflitos internos de cunho étnico e político etc. De modo geral, o aluno pode afirmar que os fluxos migratórios têm origem na busca por melhores condições de vida: as pessoas deixam suas localidades de origem fugindo de guerras e conflitos, podendo ser caracterizadas, nesse caso, como refugiadas, ou por problemas sociais e econômicos, tragédias ambientais e eventos climáticos.

Se o aluno demonstrar dificuldade em responder a essa questão, retome com ele o conteúdo referente aos grandes deslocamentos atuais e incentive-o a refletir sobre as causas que levam os grupos a optar pela imigração ou o refúgio em outros países.

 

Questão 4

Essa questão avalia o conhecimento acerca do processo de formação da população do município onde está situada a escola do aluno.

Resposta: Resposta pessoal.

No item A, espera-se que o aluno possa identificar, no contexto histórico do município da escola, a presença de imigrantes e seus descendentes, caracterizando os motivos pelos quais houve o processo migratório. Caso a questão não se aplique ao contexto da escola, sugere-se uma discussão sobre o histórico familiar dos alunos, a fim de resgatar exemplos de fluxos migratórios que tenham contribuído, ainda que indiretamente, para a formação da população do município.

Para que o aluno possa responder ao item B, é preciso garantir que, ao longo do bimestre, ele tenha tido acesso a informações acerca dos fluxos migratórios direcionados ao município em que vive por meio de pesquisa e/ou aulas expositivas. Caso o município seja marcado pela presença de imigrantes, mas o aluno demonstre dificuldade em reconhecê-los, retome aspectos relacionados à formação da população do município e contextualize com exemplos relacionados à influência das migrações sobre a paisagem e aspectos culturais do município, como sotaques, características arquitetônicas das edificações, comércio especializado, entre outros.

 

Questão 5

Essa questão avalia a compreensão dos fatores que influenciam na distribuição da população em diferentes regiões do mundo.

Resposta: Espera-se que o aluno cite como fatores que exercem influência na distribuição da população os aspectos de ordem natural, como clima, relevo, disponibilidade de água e do solo, e os aspectos de ordem histórico-econômica, relacionados à ocupação pelos povos antigos, ao crescimento das cidades, aos sistemas de transporte e às rotas de comunicação e dinamização da economia.

Caso o aluno tenha dificuldade em responder a essa questão, discuta as condições necessárias ao povoamento de uma área, dando exemplos de áreas com baixa ocupação, como o deserto do Saara, que apresenta baixa densidade demográfica em razão da escassez de água. Para ajudá-lo a reconhecer os aspectos econômicos e históricos que influem na densidade demográfica, dê exemplos de áreas de alta ocupação, como as metrópoles, entre elas Nova York, Londres, Tóquio e, no caso brasileiro, São Paulo e Rio de Janeiro.

Questão 6

Essa questão avalia a capacidade de analisar as formas de ocupação e problemas urbanos da América Latina.

Resposta: Espera-se que o aluno indique como problemas comuns às cidades da América Latina três dos quatro itens a seguir: pobreza, saneamento básico incompleto ou insuficiente, desemprego e trabalho informal ou mobilidade urbana deficiente. Esses problemas estão relacionados a fatores históricos e socioeconômicos, como a urbanização tardia e a concentração da renda, e são perpetuados pela falta de políticas públicas voltadas para a superação das desigualdades, afetando principalmente a população de baixa renda, que se vê privada de bens e serviços essenciais.

Caso o aluno tenha dificuldade em responder a essa questão, retome a contextualização dos problemas urbanos da América Latina por meio da leitura de fotos ou imagens que representem ou ilustrem situações de pobreza e de desemprego, moradias em áreas insalubres ou condições precárias e insuficientes de transporte e mobilidade. Caso não seja possível usar imagens ou fotos, recorra a exemplos do município no qual a escola está situada e ajude o aluno a identificar, por essa via, os problemas da realidade urbana no Brasil.

 

Questão 7

Essa questão avalia a capacidade de reconhecer as causas da segregação socioespacial nas cidades

latino-americanas.

Resposta: A percepção da segregação socioespacial pode variar de acordo com a localidade e o cotidiano do aluno. Espera-se, no entanto, que ele possa reconhecer a segregação espacial como a organização do espaço urbano de acordo com a renda de seus habitantes, ou seja, há espaços distintos nas cidades ocupados pela população mais abastada e pela população pobre. A desigualdade de renda e a pobreza são, assim, os fatores condicionantes da segregação socioespacial nas cidades latino-americanas.

Caso o aluno apresente dificuldade em identificar esses fatores, retome o tema citando exemplos de cidades brasileiras marcadas pela segregação socioespacial, como São Paulo e Rio de Janeiro, nas quais são muito visíveis os contrastes na paisagem entre áreas ocupadas por populações com maior ou menor renda. A partir daí, indique que a desigualdade de renda e a pobreza são fatores que também condicionam a ocupação espacial de outras cidades da América Latina.

 

Questão 8

Essa questão avalia a capacidade de identificar as reivindicações de povos que não possuem Estado próprio, requerendo do aluno a compreensão dos conceitos de Estado, nação e território.

Resposta: Alternativa B.

Caso o aluno marque as alternativas A, C ou D, retome com ele os conceitos de Estado, nação e território para ajudá-lo a situar o problema levantado. Em seguida, reforce que os povos mencionados são considerados nações, pois possuem uma identidade cultural originada por uma história comum, língua e eventualmente religião comuns, mas não possuem um Estado próprio, apesar de geralmente apresentarem relações de pertencimento com o território em que habitam.

 

Questão 9

Essa questão avalia o conhecimento do aluno acerca das características dos fluxos de migração na América Latina.

Resposta: Alternativa D.

Caso o aluno marque as alternativas A, B ou C, leia-as novamente e aponte a incoerência da última afirmação. Lembre também que as políticas restritivas adotadas pelo governo estadunidense e o sentimento de xenofobia naquele país têm levado os imigrantes latino-americanos a se dirigir a outros países da própria região, entre os quais o Brasil e o Chile.

Questão 10

Essa questão avalia a capacidade de identificar as características dos movimentos sociais da América Latina.

Resposta: Alternativa A.

Caso o aluno marque as alternativas B, C ou D, retome com ele o conteúdo referente às questões sociais na América Latina, como os problemas de desigualdade, da falta de acesso à terra e da segregação socioespacial. Em seguida, ajude-o a perceber que esses problemas estimulam a atuação de grandes movimentos sociais que lutam por direitos sociais e humanos, pressionando os governos e a sociedade para que garantam a efetivação desses direitos.