PDF


1. O processo de globalização teve início com a expansão marítimo-comercial europeia e passou por diferentes fases de desenvolvimento até chegar ao século XXI. Descreva essas fases.

 

2. Explique o que são as empresas transnacionais e comente a influência delas na economia mundial.

 

3. Marque um X na alternativa incorreta sobre a fábrica global.

A)   A produção é descentralizada, sendo que cada etapa pode ser desenvolvida em um país diferente, de acordo com as vantagens que o país oferece quanto aos custos de produção, à margem de lucro e à possibilidade de aumentar sua competitividade no mercado global.

B)   Conta com um eficiente sistema de distribuição e sofisticados sistemas de transporte e comunicação que permitem a chegada de seus produtos a diferentes pontos do mundo com preços mais competitivos.

C)   A cadeia produtiva descentralizada intensificou os fluxos comerciais e modificou o mercado de trabalho, exigindo mão de obra qualificada e criando novas formas de desemprego.

D)   O controle administrativo da empresa também é descentralizado, deixando seu país de origem para se instalar em países emergentes da América do Sul ou África.

 

4. Marque um X na alternativa correta sobre o consumo e a cultura globalizada.

A)   A produção em escala e o poder de persuasão de grandes empresas, que se utilizam da propaganda e do marketing, propiciam a homogeneização do consumo, fazendo com que pessoas de países distantes tenham acesso a um mesmo produto.

B)   A tendência da produção sem estoque e de maior exclusividade dos produtos leva a uma oferta heterogênea, pois grandes marcas disputam o mercado com produtores locais, já que os consumidores são cada vez mais exigentes.

C)   O consumo sustentável já é uma realidade na maioria dos países desenvolvidos, pois o elevado grau de escolarização de suas populações condicionou-as ao uso consciente de seus recursos naturais.

D)   A oferta de artigos estrangeiros com grande apelo publicitário destrói os valores culturais locais, pois não há resistência diante do atrativo de um produto comercializado mundialmente.

 

5. Analise o mapa abaixo e comente os seguintes itens: diferenças entre as regiões do mundo no acesso à internet e de que modo as diferenças econômicas e sociais entre os países podem ser relacionadas com as informações obtidas no mapa.



 

6. Marque um X na alternativa incorreta quanto à relação entre a urbanização e as condições de emprego e desemprego no campo.

 

A)   A necessidade de mão de obra qualificada e de investimento em novas tecnologias no campo está diretamente ligada aos novos hábitos de consumo nas grandes cidades e à produção industrial em escala, pois há um aumento da demanda mundial por diversos produtos.

B)   A mecanização e a introdução de inovações científicas e tecnológicas na atividade agropecuária exigem elevados investimentos, o que amplia a desigualdade entre os produtores rurais que possuem capital para aplicar na modernização de suas propriedades e os que não dispõem das mesmas condições.

C)   O desemprego conjuntural, que diz respeito à dispensa da mão de obra durante uma crise econômica, é a principal consequência da modernização da produção agrícola para o trabalhador rural.

D)  O desemprego no campo é uma das principais causas do aumento da urbanização, pois o trabalhador rural se vê obrigado a procurar emprego em médias e grandes cidades, gerando um crescimento desordenado e, muitas vezes, com infraestrutura precária para atender a todos.

 

7. Explique por que muitos dos países que são grandes produtores de alimentos apresentam elevados índices de insegurança alimentar.

 

8. Marque um X na alternativa correta sobre fontes de energia.

A)   O Brasil é um grande produtor de carvão mineral, sendo o estado de Santa Catarina o que detém as maiores jazidas, e seu excedente é exportado para a Argentina.

B)   O petróleo e seus derivados são a principal fonte de energia do mundo; desde o século XX, a indústria e os meios de transporte se basearam em seu uso.

C)   O gás natural, ao passar por um processo industrial de separação de outras substâncias, gera o gás nitrogênio, transportado por gasodutos. A Rússia é o principal importador de gás natural do planeta.

D)   A hidrelétrica é considerada energia limpa, pois não polui a atmosfera quando está em funcionamento e sua instalação não gera impactos ambientais.

 

9. Explique o que são cadeias de inovação e seu papel na economia atual.

 

10. As inovações técnicas e científicas transformaram o trabalho no mundo nas últimas décadas. Cite exemplos de inovações que, aplicadas a diversos setores da economia, elevaram a produção e a produtividade.

 

GABARITO COMENTADO

 

Questão 1

Essa questão avalia a compreensão das diferentes fases do processo de globalização, iniciado com a expansão marítimo-comercial europeia aos dias atuais.

Resposta: Espera-se que os alunos descrevam quatro fases de desenvolvimento da globalização. A primeira iniciou-se entre os séculos XV e XVI, com a expansão marítimo-comercial europeia, e se estendeu até o século XIX. Foi marcada por avanços nas técnicas de navegação, intensificação das relações comerciais entre alguns povos europeus e as demais economias-mundo e ampliação dos fluxos migratórios. A segunda fase ocorreu entre a segunda metade do século XIX e o fim da Segunda Guerra Mundial, caracterizando-se pela expansão do domínio europeu na Ásia e na África e por inovações técnicas que ampliaram os meios de transporte e comunicação, favorecendo a difusão do sistema capitalista. A terceira fase transcorreu durante a Guerra Fria (1945-1989), período marcado pela bipolarização do poder político mundial, disputado por Estados Unidos e União Soviética, além de avanços tecnológicos na informática, nas telecomunicações e nos transportes. A quarta fase é a fase atual, marcada pela intensa circulação de mercadorias, pessoas, informações etc. e por avanços do conhecimento científico e tecnológico que favorecem ainda mais a expansão do capitalismo.

Caso o aluno tenha dificuldade em responder à questão, retome a explicação acerca da globalização como um processo de internacionalização e expansão do sistema capitalista. Reforce que essa divisão em fases tem por base os avanços científicos e tecnológicos associados a mudanças sociais e ampliação das trocas comerciais, culturais etc.

 

Questão 2

Essa questão avalia a compreensão do conceito de empresa transnacional e do papel desse tipo de corporação na economia global.

Resposta: Espera-se que o aluno explique que empresas transnacionais são aquelas com alto nível de organização que atuam dentro e fora de seu país de origem, por meio de filiais espalhadas pelo mundo. Essas empresas têm enorme influência na economia mundial, atuando nas esferas do poder político, direcionando investimentos para países, controlando a produção e o comércio global e chegando a criar uma cultura associada ao consumo de determinados produtos.

Caso o aluno demonstre dificuldade em responder a essa questão, dê exemplos de algumas transnacionais e explique como elas atuam. Estimule-o a refletir sobre a influência dessas empresas em seu modo de vida e hábitos de consumo.

 

Questão 3

Essa questão avalia a compreensão das características da fábrica global.

Resposta: Alternativa D.

Caso o aluno assinale as alternativas A, B ou C, provavelmente confundiu-se na leitura do enunciado e assinalou uma alternativa correta. Comente que a fábrica global tende a manter sua sede administrativa em seu país de origem, abrindo apenas filiais em outros países, visando ao lucro e à maior participação na economia global.

Questão 4

Essa questão avalia a capacidade de identificar características do consumo e da cultura globalizada.

Resposta: Alternativa A.

Caso o aluno tenha marcado as alternativas B, C ou D, retome a explicação acerca da cultura globalizada e

do consumo. Explique que o consumo é cada vez mais homogêneo em escala global, associado a grandes empresas e grandes marcas, fazendo com que o produtor local não tenha muito espaço nesse mercado. Relembre que os países mais desenvolvidos ainda são os que mais exploram recursos naturais, pois são os que mais consomem. Quanto aos valores culturais, ajude o aluno a perceber, por meio de exemplos, que eles têm sobrevivido à cultura globalizada, observando-se uma tendência à manutenção de tradições e hábitos locais ou regionais.

 

Questão 5

Essa questão avalia a capacidade de interpretação de mapa temático sobre o acesso à internet banda larga no mundo.

Resposta: Espera-se que o aluno indique que a África e regiões da Ásia apresentam menor proporção de pessoas com acesso à internet banda larga e apresentam menor desenvolvimento econômico e social. Já a Europa Ocidental e a América do Norte apresentam os maiores índices de usuários de internet banda larga e maior desenvolvimento econômico e social.

Caso o aluno não consiga responder a essa questão, peça que analise novamente o mapa e interprete a legenda. Em seguida, oriente-o a refletir sobre as causas das diferenças no acesso à internet no mundo.

 

Questão 6

Essa questão avalia a capacidade de relacionar o processo de urbanização às transformações na agropecuária, sobretudo no que se refere ao emprego e ao desemprego.

Resposta: Alternativa C.

Caso o aluno assinale as alternativas A, B ou D, provavelmente confundiu-se na leitura do enunciado e assinalou uma alternativa correta. Retome os conceitos de desemprego estrutural e conjuntural, diferenciando-os e reforçando que, no campo, o desemprego estrutural é a principal consequência da mecanização e modernização, pois ocorre quando a mão de obra é dispensada em razão da automação e informatização do processo produtivo.

 

Questão 7

Essa questão avalia a capacidade de analisar a desigual distribuição de recursos alimentares no planeta e relacioná-la ao mercado internacional de commodities.

Resposta: Espera-se que o aluno explique que muitos países exportadores de produtos alimentícios produzem para atender ao mercado internacional e às grandes corporações, que usam esses produtos como insumos para fabricar outros processados – os alimentos industrializados. Além disso, como a produção de commodities agropecuárias é vantajosa, as terras que eram usadas para produzir alimentos para a população passaram a ser ocupadas, em muitos países, para o cultivo desses produtos. Essas são algumas das razões que explicam a existência de desnutrição e fome em países exportadores de alimentos.

Caso o aluno tenha dificuldade em responder a essa questão, retome o conceito de insegurança alimentar, explicando que é uma situação em que as pessoas não têm acesso a uma alimentação adequada, o que gera desnutrição e fome. Explique novamente, no contexto da globalização, o papel das grandes corporações na orientação da produção agrícola para o atendimento do mercado global e não para o suprimento alimentar das populações dos países produtores.

Questão 8

Essa questão avalia a capacidade de reconhecer as características das fontes de energia e sua relação com a economia global.

Resposta: Alternativa B.

Caso o aluno assinale as alternativas A, C ou D, releia cada uma delas, identificando as incorreções que apresentam. Retome que o Brasil não possui carvão mineral suficiente para sua demanda e, portanto, é importador desse recurso. Em 2017, a Rússia foi o segundo maior produtor de gás natural do planeta, sendo exportadora, não importadora (o primeiro foram os Estados Unidos). Esclareça também que o gás metano é o principal derivado do gás natural, e que as hidrelétricas são consideradas fontes limpas, mas sua instalação gera grandes impactos ambientais e sociais.

 

Questão 9

Essa questão avalia a compreensão das cadeias de inovação e de seu papel na economia atual.

Resposta: Espera-se que o aluno explique que as cadeias de inovação estão relacionadas à economia do conhecimento e, para que se desenvolvam, são necessários investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). As cadeias de inovação envolvem várias etapas: partindo de um projeto do que se pretende desenvolver, é feita a avaliação de sua viabilidade tecnológica, cria-se um protótipo e, por fim, parte-se para a produção e a comercialização.

Caso o aluno tenha dificuldade em responder a essa questão, retome o conceito de cadeia de inovação a partir das características da fase atual de desenvolvimento da globalização, comentando que o conhecimento e a aplicação prática da tecnologia são inerentes a essa fase. Se julgar necessário, incentive o aluno a levantar hipóteses sobre como se deu o processo de criação de algum produto tecnológico, como um smartphone, ajudando-o a identificar as etapas de uma cadeia de inovação.

 

Questão 10

Essa questão avalia a capacidade de reconhecer as inovações que transformaram o trabalho no mundo.

Resposta: Espera-se que o aluno cite a informática, a robótica, a biotecnologia e as telecomunicações como exemplos de inovações técnicas e científicas que transformaram o trabalho a partir da década de 1970.

Caso o aluno tenha dificuldades em responder, dê alguns exemplos de como o trabalho era executado

antes dessas inovações e após, e de que modo elas transformaram o trabalho nas diferentes regiões no mundo e no Brasil.