PDF


1. Considerando que continente é uma grande porção de terra cercada por água, a Europa não se enquadraria nessa definição, pois, do ponto de vista físico, é uma península da Eurásia. Quais são os aspectos naturais e culturais que explicam a divisão da Eurásia em dois continentes distintos?

 

2. Marque um X na alternativa correta sobre a hegemonia europeia no mundo.

 

A)   A expansão marítimo-comercial europeia que ocorreu entre os séculos XV e XVII foi o marco inicial da expansão dessa hegemonia, que entrou em declínio após a Revolução Industrial.

B)   Após a Revolução Industrial, no século XIX, a produção de armamentos possibilitou às potências europeias maior controle de suas colônias no continente americano.

C)   O neocolonialismo em direção à África e à Ásia modificou as estruturas econômicas nesses territórios sem influenciar diretamente a cultura de sua população nativa, que foi preservada.

D)   A divisão do mundo em Ocidente e Oriente, tendo ao centro a Europa, é uma expressão da hegemonia exercida pelas potências colonialistas europeias no plano global.

 

3. Marque um X na alternativa incorreta sobre os domínios morfoclimáticos do continente europeu.

 

A)   Na porção norte da Europa, destacam-se o relevo de montanhas e planícies, clima polar e frio e vegetação de tundra e pradarias.

B)   Na Europa ocidental, predominam as planícies e o clima temperado, e as paisagens são bastante alteradas pelo ser humano.

C)   Na Europa oriental, predominam o clima temperado semiárido e a vegetação de estepes.

D)   Na porção sul da Europa, predomina o clima mediterrâneo e, no relevo, destacam-se altas montanhas dos Pirineus, Alpes, Cáucaso e Cárpatos.

 

4. A porção central da Europa, localizada entre as latitudes 40° N e 60° N, é densamente povoada e concentra grandes cidades. Comente as condições naturais que propiciaram maior ocupação humana nessa região.

 

5. A industrialização no continente europeu se deu de maneira desigual, gerando um centro e uma periferia. Indique os países classificados como centro no continente e suas características principais.

 

6. Entre os motivos que dificultam a aceitação da Turquia na União Europeia estão a questão curda e a ocupação do norte do Chipre. Explique esses conflitos e como eles se relacionam com a concepção geopolítica desse bloco econômico.

 

7. Explique o contexto histórico, político e econômico que levou à constituição da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

 

8. Com a desagregação da União Soviética em 1991, a Rússia articulou, junto às repúblicas que tinham integrado a URSS, a criação da CEI. Porém, nem todas aderiram ao bloco. Aponte algumas das causas dessa recusa.


9. Explique o que motivou os movimentos separatistas que ocorreram na Crimeia nas últimas décadas.

 

10. Marque um X na alternativa incorreta sobre a industrialização nos países da CEI.

 

A)   Os países da CEI que se destacam como mais industrializados e que dominam tecnologias avançadas são: Rússia, Ucrânia e Belarus.

B)   Os países menos industrializados da CEI fornecem à Rússia alimentos e matérias-primas vegetais e minerais, entre outros produtos.

C)   A indústria bélica, resquício da extinta União Soviética, ainda se destaca como uma das principais fornecedoras de armamentos no cenário internacional.

D)   Apesar da expansão do setor industrial, a Rússia enfrenta dificuldades para o seu desenvolvimento em razão da baixa qualificação da mão de obra e da escassez de recursos naturais.

 

GABARITO COMENTADO

 

Questão 1

Essa questão avalia a compreensão das características naturais e culturais que separam os continentes europeu e asiático.

Resposta: Espera-se que o aluno identifique os Montes Urais, os mares Negro e Cáspio e a Cordilheira do Cáucaso como limites naturais entre Europa e Ásia. Do ponto de vista cultural, é importante destacar que a Europa foi o centro de movimentos e eventos importantes com influência em todo o mundo, como a democracia grega, o direito romano, o renascimento cultural e artístico, o capitalismo, a Revolução Industrial, a Revolução Francesa, o socialismo, as duas Guerras Mundiais, a formação dos primeiros blocos econômicos, entre outros.

Caso o aluno tenha dificuldade em responder à questão, retome a explicação com o auxílio de um planisfério físico, indicando os elementos naturais que separam a Europa da Ásia. Comente novamente os eventos que contribuíram para a constituição de uma identidade histórico-cultural europeia, reforçando como eles influenciaram e, muitas vezes, modificaram profundamente as estruturas políticas, econômicas e/ou culturais de países de todo o mundo.

 

Questão 2

Essa questão avalia a capacidade de analisar aspectos da hegemonia econômica e cultural europeia sobre os demais países e sua relação com a divisão do mundo em Ocidente e Oriente.

Resposta: Alternativa D.

Caso o aluno assinale as alternativas A, B ou C, retome os aspectos históricos do percurso hegemônico da Europa. Esclareça que as potências europeias detiveram a hegemonia mundial na fase do capitalismo comercial e também na fase do capitalismo industrial. Entre as duas Guerras Mundiais, os Estados Unidos conquistaram a hegemonia mundial, mas os países europeus não deixaram de ser influentes e uma referência para o mundo. Explique novamente que no século XIX os países americanos já eram independentes da colonização europeia, e tinha início o neocolonialismo na África e na Ásia. Nesses continentes houve grande influência cultural, política e econômica europeia.

 

Questão 3

Essa questão avalia a compreensão das características morfoclimáticas da Europa.

Resposta: Alternativa A.

Caso o aluno tenha marcado as alternativas B, C ou D, provavelmente confundiu-se na leitura do enunciado e assinalou uma alternativa correta. Explique que a vegetação de pradarias é mais comum na porção central da Europa, pois ao norte predominam a tundra e a taiga.

Questão 4

Essa questão avalia a capacidade de relacionar as condições naturais à ocupação humana na Europa.

Resposta: Espera-se que o aluno explique que as condições físico-naturais da Europa central são propícias à ocupação humana, pois as vastas planícies, o clima temperado e o solo fértil favorecem a agricultura, sobretudo o cultivo de cereais, e a pecuária.

Caso o aluno tenha dificuldade em responder à questão, releia o enunciado e explique novamente os aspectos físicos da Europa. Se julgar necessário, apresente mapas com informações de relevo, clima e vegetação, além de um mapa que indique a densidade demográfica no continente, para que o aluno possa associar todas as informações.

 

Questão 5

Essa questão avalia a compreensão acerca da desigualdade econômica entre países europeus.

Resposta: Espera-se que o aluno explique que os países considerados centro na Europa são Itália, França, Suíça, Alemanha, Luxemburgo, Bélgica, Países Baixos e Reino Unido. Esses países apresentam elevada industrialização, economia dinâmica, alto padrão de vida, além de influenciarem os demais países do continente.

Caso o aluno não consiga responder a essa questão, explique novamente a divisão centro-periferia no continente, reforçando que alguns países considerados centro também apresentam regiões menos dinâmicas e, portanto, consideradas periferia. Se julgar necessário, utilize um planisfério para que o aluno possa visualizar a localização dos países.

 

Questão 6

Essa questão avalia a capacidade de analisar os conflitos geopolíticos envolvendo a Turquia e sua negociação de entrada na União Europeia.

Resposta: Espera-se que o aluno mencione que os curdos são um grupo étnico, considerado um povo sem Estado, reprimido por muitos anos na Turquia por causa de sua intenção separatista (os curdos também habitam territórios na Síria, no Irã, no Iraque, na Armênia). Representam 15% do total da população da Turquia. O Chipre, desde 1974, tem sua porção norte ocupada pelos turcos, que lá implantaram um território federado turco. Essas ações são contrárias à concepção de direitos humanos da União Europeia, que tem negado a entrada da Turquia no bloco por esses e outros motivos.

Caso o aluno tenha dificuldade em responder a essa questão, releia o enunciado e reforce que a perseguição ao povo curdo e o não reconhecimento da soberania do Chipre são questões geopolíticas que têm dificultado a aceitação da Turquia no bloco europeu.

 

Questão 7

Essa questão avalia a compreensão do contexto histórico, político e econômico que propiciou a criação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

Resposta: Espera-se que o aluno explique que, após séculos de expansão territorial, o Império Russo, que era controlado pelo regime monárquico czarista, no início do século XX possuía imenso território, mas com graves problemas sociais, políticos e econômicos. A miséria no campo e os baixos salários nas fábricas, associados às prolongadas jornadas de trabalho, levaram a greves e insurreições populares que derrubaram o czar em 1917. O regime foi substituído por uma república parlamentar instituída pelos socialistas moderados, os mencheviques. No mesmo ano, a insatisfação popular com os novos governantes possibilitou a tomada do poder pelos socialistas radicais, os bolcheviques. Depois de uma prolongada guerra civil, os bolcheviques derrotaram os grupos de oposição, que incluíam czaristas e mencheviques, e, em 1922, instituíram a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

Caso o aluno tenha dificuldade em responder a essa questão, retome a explicação acerca da crise russa que levou ao fim o império czarista. Relembre que a Revolução Industrial Russa não foi acompanhada de melhorias nas condições de trabalho para os operários, e que no campo mantiveram-se relações de trabalho baseadas no modelo feudal ou semifeudal. Esse cenário favoreceu o crescimento de movimentos políticos socialistas, que culminaram na criação da URSS.

 

Questão 8

Essa questão avalia a compreensão do contexto da criação da CEI e dos motivos econômicos ou impasses geopolíticos que levaram algumas repúblicas da extinta União Soviética a não aderir ao bloco.

Resposta: Espera-se que o aluno explique que alguns países, como Estônia, Letônia e Lituânia, rejeitaram o ingresso no bloco com o objetivo de se aproximar do Ocidente e se afastar da influência russa, aderindo à União Europeia e à Otan. A Geórgia aderiu ao bloco, mas o abandonou em 2008, por causa da invasão de seu território por tropas russas que visavam dar apoio às províncias separatistas pró-Rússia desse país.

Caso o aluno tenha dificuldade em responder a essa questão, retome a explicação acerca do contexto histórico do fim da União Soviética e da Guerra Fria. Comente que a CEI foi criada para fortalecer e unir os países que foram repúblicas da extinta URSS.

 

Questão 9

Essa questão avalia a compreensão dos movimentos separatistas na Crimeia.

Resposta: Espera-se que o aluno explique que a Crimeia era uma república autônoma da Ucrânia com porcentagem de população russa maior que a da população ucraniana, o que motivou diversos movimentos em prol da anexação do território à Rússia nas últimas décadas. Esses movimentos culminaram em um referendo, realizado em 2014, que oficializou a anexação da Crimeia à Rússia, apesar do não reconhecimento pela União Europeia e por diversos países.

Caso o aluno tenha dificuldade em responder a essa questão, explique que, em países eslavos, a nacionalidade é determinada pelo jus sanguinis, ou seja, pelo direito de sangue. Assim, grande parte da população que vive em território ucraniano se define etnicamente como russa. Esse argumento serviu para apoiar o separatismo.

 

Questão 10

Essa questão avalia a capacidade de identificar as características da industrialização dos países que compõem a CEI.

Resposta: Alternativa D.

Caso o aluno assinale as alternativas A, B ou C, provavelmente confundiu-se na leitura do enunciado e assinalou uma afirmação correta. Retome que a Rússia destaca-se por contar com mão de obra altamente qualificada, tecnologias avançadas e recursos naturais abundantes, principalmente petróleo e gás natural.