1. (IESES 2019) O Brasil possui cerca de 12% das reservas de água do planeta. Assinale a alternativa que apresenta as duas maiores bacias hidrográficas brasileiras em termos de volume e de vazão.
A) Bacia Amazônica e do Tocantins-Araguaia.
B) Bacia Amazônica e do São Francisco.
C) Bacia Amazônica e do Paraná.
D) Bacia Amazônica e do Paraguai.

 

2. (IESES 2019) Os usos múltiplos da água e a dependência que se tem dela têm tornado este bem escasso. Para garantir o uso adequado deste recurso, ou seja, sua sustentabilidade, as Políticas Nacional e Estadual de Recursos Hídricos instituíram mecanismos para viabilizar seus objetivos: os instrumentos de gestão. Em relação a esses instrumentos podemos citar os seguintes:
I. Os planos de recursos hídricos.
II. O enquadramento dos corpos de água em classes, segundo os usos preponderantes da água.
III. A outorga de direito de usos de recursos hídricos.
IV. A cobrança pelo uso dos recursos hídricos.
V. Sistema de informação sobre os recursos hídricos.
A alternativa correta é:
A) Apenas a assertivas I, II e III estão corretas.
B) As assertivas I, II, III, IV e V estão corretas.
C) Apenas as assertivas II, III, IV e V estão corretas.
D) Apenas as assertivas II e IV estão corretas.

 

3. (IESES 2019) Após a leitura do enunciado, identifique a asserção correta: Os recursos hídricos e a percepção ambiental são discussões que interligam as formas de uso e manejos dos recursos com o que é percebido pelo homem, na relação homem e meio. O modelo econômico capitalista, quando aplicado de forma descomedida utiliza-se dos recursos naturais, juntamente com a ausência de planejamento e gestão ambiental para o uso desses recursos, ao longo do espaço e do tempo, vem resultando em um desequilíbrio socioambiental, principalmente em relação aos recursos hídricos. A Lei Nacional dos Recursos Hídricos, N. 9433/97, garantiu alguns princípios fundamentais sobre o uso e manejo, os quais podemos destacar:
I. A água é um bem de domínio público.
II. A água é um recurso natural limitado, dotado de valor econômico.
III. Em situações de escassez, o uso prioritário dos recursos hídricos é o consumo humano e a dessedentação de animais.
IV. A gestão dos recursos hídricos deve ser centralizada pelo poder público, que fará as devidas concessões aos usuários e às comunidades.
A resposta correta é:
A) Apenas as assertivas I e III estão corretas.
B) As assertivas I, II, III e IV estão corretas.
C) Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
D) Apenas as assertivas II e IV estão corretas.

 

4. (IESES 2019) A água está para a Terra assim como o sangue está para o corpo humano. Já dizia o poeta: “Assim como a saúde, percebe-se o valor da água somente quando ela falta”. Em relação às principais bacias do Brasil, assinale a alternativa correta:
A) O rio Paraguai nasce no país vizinho de mesmo nome e depois segue para o Norte, onde forma o pantanal mato-grossense.
B) A bacia do rio São Francisco localiza-se, em grande parte, no Nordeste, entre os Estados da Bahia, Sergipe e Alagoas. Porém, o trecho inicial da bacia está localizado na Serra da Canastra, no Estado de Minas Gerais.
C) A nascente do rio Tocantins localiza-se no estado de Tocantins, e segue na direção Norte por 2500km, até chegar no Delta do Amazonas.
D) A maior bacia do planeta é formada pelo rio Amazonas. Recentemente descobriu-se que sua nascente mais longínqua recebe água do degelo dos Andes, na Venezuela.

 

5. (IESES 2019) Sobre Bacia Hidrográfica podemos afirmar:
I. Um rio representado em um mapa por uma linha tracejada indica que, naquele trecho, ele possui fluxo intermitente.
II. As denominações: bacia de captação, bacia coletora, bacia de drenagem, bacia de contribuição e bacia hidrológica, podem ser consideradas sinônimos de bacia hidrográfica.
III. Bacias Perenes escoam durante as estações das chuvas e secam na estiagem. IV. Bacias Efêmeras escoam apenas durante ou imediatamente após as chuvas e transportam somente o escoamento superficial.
É correto apenas o que se afirma em:
A) Estão corretas apenas as assertivas I, II e III.
B) Estão corretas apenas as assertivas I, II e IV.
C) Estão corretas apenas as assertivas II e IV.
D) As assertivas I, II, III e IV estão corretas.

 

6. (IESES 2019) Após a leitura do enunciado identifique a afirmação correta:
“Bacia Hidrográfica é uma área de terra drenada por um rio principal e seus afluentes”.
I. As Bacias podem ser classificadas em microbacias, sub-bacias e bacias propriamente ditas, conforme o seu tamanho e importância.
II. A reunião de duas bacias próximas, com características socioeconômicas ou outras que as aproximam, para melhor planejar a sua gestão, é denominada Região Hidrográfica.
III. A adoção da bacia hidrográfica como unidade de planejamento tem aspecto positivo, pois a maioria dos problemas de causa-efeito aí gerados correlaciona-se ao uso dos recursos hídricos.
IV. Adoção da bacia hidrográfica como unidade de planejamento tem aspecto negativo, pois temos o fato que grande parte dessas reações de causa-efeito tem caráter econômico e político, que extrapola os limites da bacia.
A sequência correta é:
A) Apenas as assertivas I e III estão corretas.
B) Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
C) As assertivas I, II, III e IV estão corretas.
D) Apenas as assertivas I e IV estão corretas.

 

7. (IESES 2019) Em se tratando do ciclo hidrológico, e dos fenômenos adversos, naturais ou de origem antropogênica, podemos fazer as seguintes afirmações:
I. O ciclo hidrológico sujo altera a qualidade da água, consequentemente a quantidade disponível para o consumo.
II. Na América do Sul, existem cidades/regiões que dependem quase que exclusivamente da água de degelo para o seu abastecimento.
III. No processo de precipitação, a água sempre é pura (H2O). IV. Durante o escoamento superficial, é praticamente impossível não ocorrer algum processo de erosão.
Assinale a sequência correta:
A) Estão corretas apenas as assertivas II, III e IV.
B) Estão corretas apenas as assertivas I e III.
C) Estão corretas apenas as assertivas I, II e IV.
D) Estão corretas apenas as assertivas I, II e III.

 

8. (IESES 2019) Sobre Hidrologia assinale a alternativa correta:
A) O desenvolvimento da Hidrogeologia, no Brasil, teve início na região Norte através da atuação da Sudene.
B) A água bombeada de um poço é gratuita.
C) O estudo das águas subterrâneas assume uma importância como instrumento capaz de prover soluções para os problemas de suprimento hídrico e de controle de poluição, essenciais às atividades humanas.
D) A gestão e a autorização para o uso de águas subterrâneas, inclusive para a perfuração de poços, são competências da União.

 

9. (FUNDATEC 2019) A lua está a 384.000 Km de distância da Terra, seu apogeu é de 407.000 Km e seu perigeu, de 356.000 Km; o seu movimento de rotação, juntamente com o de translação, dura 27 dias, 7 horas e 43 minutos. Aliando os dados acima ao fato de a lua ter força sobre corpos hídricos, é correto afirmar que:
A) As micromarés são variações de aproximadamente 0,50m a 1,00m de altura, que ocorrem na latitude afastada do Equador, na segunda quadratura.
B) As mesomarés são variação de aproximadamente 4 metros para mais. Ocorrem próximo à linha do Equador, na primeira quadratura.
C) Somente ocorrem marés altas em períodos de oposição ou em conjunção da Lua – Terra – Sol, conhecidas como marés vivas.
D) As micromarés também podem ser camadas de marés mortas.
E) As marés são mudanças periódicas de longa duração da superfície oceânica.

 

10. (Instituto Excelência 2019) Ao todo, o Brasil tem 12 regiões hidrográficas, dentre as quais a bacia amazônica, a maior de todas. são região hidrográfica no Brasil EXCETO:
A) Região Hidrográfica do Paraná.
B) Região Hidrográfica do São Francisco.
C) Região Hidrográfica do Paraguai.
D) Nenhuma das alternativas.

 

11. (IF-SP 2019) A má distribuição dos recursos hídricos não existe apenas espacialmente. Muitas vezes, várias regiões são acometidas por grandes enchentes e em outra época do ano há períodos de seca. O tempo de residência da água na superfície terrestre também acaba por limitar sua disponibilidade. Suécia e Botswana recebem a mesma precipitação anual, mas o primeiro possui um clima úmido e o outro semiárido.
TEIXEIRA, W., et al. (Org.). Decifrando a Terra. 2ª ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2009.
Considerando o panorama exposto no texto, a desigualdade na distribuição dos recursos hídricos entre Suécia e Botswana é explicada devido à/ (ao):
A) posição da Suécia numa faixa de domínio intertropical, na qual verifica-se um baixo nível de evaporação das águas superficiais.
B) uso predatório dos recursos hídricos para irrigação em Botswana, que contribui para a ocorrência de secas intermitentes.
C) distribuição irregular da chuva ao longo do ano e às elevadas taxas de evapotranspiração no país africano.
D) boa distribuição dos índices de chuva ao longo do ano e elevado nível de afloramento das águas subterrâneas no país europeu.

 

12. (FGV 2019) Relacione os tipos de ondas às suas respectivas características.
1. Ondas ascendentes
2. Ondas derramantes ou deslizantes
3. Ondas mergulhantes.
( ) Criadas por vagas que se movem sobre um terreno que fica raso gradualmente sob elas.
( ) Formadas onde a água é profunda adjacentemente a linhas costeiras e mantêm suas formas até que quebrem contra a barreira na linha costeira.
( ) Formadas quando uma vaga subitamente se choca contra um fundo raso.
Assinale opção que mostra a relação correta, na ordem apresentada.
A) 1 – 2 – 3.
B) 1 – 3 – 2.
C) 2 – 1 – 3.
D) 2 – 3 – 1.
E) 3 – 2 – 1.

 

13. (IF-TO 2019) De acordo com a Agência Nacional de Águas – ANA, o Brasil possui doze Regiões Hidrográficas, uma delas apresenta as seguintes características: localizada nos estados da Bahia, Minas Gerais, Sergipe e Espírito Santo. Grande parte de sua área está situada na região semiárida, que possui períodos de prolongadas estiagens.
A descrição corresponde à Região Hidrográfica:
A) Atlântico Sul.
B) Paraná.
C) Uruguai.
D) Tocantins-Araguaia.
E) Atlântico Leste.

 


14. (MetroCapital Soluções 2018) A área de uma bacia hidrográfica é limitada por um divisor de águas que a separa das bacias adjacentes e que pode ser determinado nas cartas topográficas. De acordo com o escoamento global, que nome se dá às bacias de drenagem que desaguam diretamente no mar?
A) exorreicas.
B) endorreicas.
C) pterorreicas.
D) arreicas.
E) salinorreicas.

 

15. (MetroCapital Soluções 2018) No que se refere às barragens, assinale a alternativa correta:
A) Ensecadeiras são estruturas em concreto construída nas barragens para extravasar o excesso de água acumulado.
B) Barragens zonadas são aquelas constituídas por concreto e terra.
C) Nas barragens de concreto, o fluxo de água ocorre preferencialmente na fundação, podendo gerar erosão na base.
D) Barragens de enrocamento são constituídas por um núcleo de solo compactado com revestimento em rachão do talude de montante.
E) A fim de controlar o fluxo interno de água em barragens de terra, normalmente são utilizados drenos horizontais profundos.

 

16. (Consulplan 2018) O Brasil é um país tropical e apresenta um grande índice pluviométrico o que proporciona uma abundância hídrica em suas bacias hidrográficas. Sobre as bacias hidrográficas brasileiras, analise as considerações a seguir.
I. A Bacia Amazônica é a bacia hidrográfica brasileira com maior possibilidade de navegação.
II. A rede hidrográfica brasileira apresenta as seguintes características: drenagem exorreica, predomínio de rios de planalto e predomínio de foz tipo estuário.
III. A maior parte dos rios no Brasil tem cheia no verão e vazante no inverno.
IV. Em sua maior parte, os rios brasileiros são intermitentes, isto é, secam.
NÃO condiz com a realidade das bacias hidrográficas no Brasil apenas a consideração
A) I.
B) II.
C) III.
D) IV.

 

17. (AMEOSC 2018) É o maior rio brasileiro, sua extensão é de aproximadamente 2.800 km, passando por cinco estados. O Rio nasce na Serra da Canastra, em São Roque de Minas (MG) e escoa no sentido Sul-Norte pela Bahia e Pernambuco, quando altera seu curso para o Sudeste, chegando até sua foz no Oceano Atlântico na divisa entre Alagoas e Sergipe. Trata-se da:
A) Bacia Platina.
B) Bacia Amazônica.
C) Bacia do Tocantins-Araguaia.
D) Bacia do São Francisco.

 

18. (Metrópole Soluções Governamentais e Empresariais 2022) Existem muitos indicadores sinistros das consequências das mudanças climáticas, mas poucos são mais preocupantes para os cientistas do que as camadas de gelo da Antártica, no polo sul do nosso planeta. (Fonte: cnnbrasil.com.br)
A preocupação dos cientistas com o assunto ocorre porque o derretimento dessas áreas gera, EXCETO:
A) Resfriamento das águas do mar.
B) Aumento do nível do mar.
C) Menos água para o consumo da população.
D) Mudança dos padrões regionais de chuvas.
E) Extinção de numerosas espécies.

 

19. (FEPESE 2021) Analise as afirmativas abaixo:
1. Os processos oceânicos são os maiores reguladores das temperaturas do planeta, mas as correntes marítimas ou marinhas, em especial, mantêm forte interdependência com os processos atmosféricos, dinamizando-os e sendo dinamizados por eles.
2. A circulação das correntes marítimas permite o equilíbrio climático da Terra, pois carrega as águas quentes das regiões equatoriais para as mais frias de maior latitude.
3. A corrente fria do Golfo ameniza o rigor do inverno na Inglaterra.
4. A corrente quente de Humboldt, na costa oeste da América do Sul, traz muitos nutrientes, tornando as águas da região extremamente piscosas.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
A) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
B) São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
C) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
D) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
E) São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

 

20. (FEPESE 2021) As águas oceânicas concentram uma infinidade de seres vivos e muitos deles ainda pouco estudados ou conhecidos. As águas oceânicas são comumente divididas em zonas, delimitadas de acordo com suas características.
O fundo do oceano abaixo da profundidade de penetração da luz do sol é chamado de:
A) Zona abissal.
B) Zona bêntica.
C) Zona litorânea.
D) Zona pelágica.
E) Zona das ondas.

 

21. (FUNDATEC 2021) No Brasil, os problemas mais comuns das águas subterrâneas estão relacionados à superexplotação, à impermeabilização do solo e à poluição. Estão entre as principais fontes de poluição e contaminação direta das águas subterrâneas:
I. Deposição de resíduos sólidos no solo.
II. Atividades agrícolas.
III. Cemitérios.
Quais estão corretas?
A) Apenas I.
B) Apenas II.
C) Apenas I e II.
D) Apenas II e III.
E) I, II e III.

 

22. (FEPESE 2021) Assinale a alternativa que indica corretamente o mar que banha Israel, a Cisjordânia e a Jordânia, cuja água hipersalina facilita a flutuação e o deserto ao seu redor oferece muitos oásis e locais históricos.
A) Mar Morto
B) Mar da Irlanda
C) Mar Adriático
D) Mar de Barents
E) Mar do Caribe

 

23. (Ganzaroli 2021) Sobre o Rio Araguaia, observe as afirmações abaixo:
I. Percorre aproximadamente 1900 km, no sentido Leste - Norte e deságua no Rio Tocantins;
II. É, provavelmente, o rio mais conhecido de Goiás por causa do movimento dos turistas que o frequentam no período de estiagem;
III. Vem sofrendo intenso processo de assoreamento do seu leito;
IV. Serve também como divisor natural entre quatro estados: Mato Grosso, Goiás, Tocantins e Pará.
Assinale a alternativa correta:
A) I, II e III estão corretas.
B) I, III e IV estão corretas.
C) II, III e IV estão corretas.
D) Todas as alternativas estão corretas.

 

24. (FEPESE 2021) Quais são os dois maiores rios do Brasil em extensão?
A) O Rio Xingu e o Rio Tietê.
B) O Rio Juruá e o Rio Paraguai.
C) O Rio Negro e o Rio Guaporé.
D) O Rio Amazonas e o Rio Paraná.
E) O Rio Madeira e o Rio Araguaia.

 

25. (IBADE 2020) Com relação à consistência do escoamento para classificar os cursos d’água, existe um tipo que está relacionado aos cursos d’água que contém água durante todo o tempo, o lençol subterrâneo mantém uma alimentação contínua e não desce nunca abaixo do leito do curso d’água, mesmo durante as secas mais severas. Este curso d’água é chamado de:
A) intermitente.
B) perene.
C) efêmero.
D) montante.
E) jusante.