PDF

Leia o texto a seguir para responder às questões de 1 a 3.

Diferenças entre leste e oeste persistem na Alemanha

A discrepância entre o leste e o oeste é percebida nas diferenças salariais, nas convicções religiosas e no comportamento da população. Os autores do estudo acreditam que ainda deverá levar mais uma geração para que a Alemanha possa crescer em conjunto.

[…] No oeste, cerca de 30% da população é favorável à ideia de que o homem deve trabalhar fora enquanto a mulher fica em casa, uma proporção duas vezes maior do que no leste, onde tradicionalmente, as mulheres da antiga Alemanha Oriental saíam de casa para trabalhar. Aproximadamente três quartos da população do leste do país não pertencem a comunidades religiosas, número que é inversamente proporcional na parte ocidental.

DIFERENÇAS entre Leste e Oeste persistem na Alemanha. Terra. Disponível em: <www.terra.com.br/noticias/diferencas-entre-leste-e-oeste-persistem-na-alemanha,fe1947cae7a94170169bdd15ee275f1fdzppRCRD.html> Acesso em: 17 nov. 2018.

1. O trecho do texto acima trata das diferenças entre a Alemanha Ocidental e Oriental. Em qual contexto ocorreu essa divisão?

 

2. De que forma a divisão do país influenciou as diferenças citadas no texto?

 

3. Considerando o trecho do texto e seus conhecimentos, marque a alternativa correta a respeito das fronteiras após o final da Guerra Fria.

a) Os países do leste, ao final da disputa, anexaram territórios da Europa Oriental, aumentando a área de influência política e econômica.

b) Apesar de não existir mais a separação política entre Europa Ocidental e Oriental, os países do leste apresentaram estrutura econômica e social mais solidificada, se comparadas à porção oeste.

c) As diversas nações que compunham o bloco socialista buscaram a independência e a redefinição dos territórios, o que resultou na formação de novos Estados.

d) A desintegração do bloco soviético aconteceu sem que tenha existido a separação territorial.

 

4. A respeito das características da vegetação europeia, marque a afirmação correta.

a) As florestas temperadas sofreram grande desmatamento, devido exclusivamente às práticas agrícolas, por ter o solo mais fértil do continente.

b) As tundras são características dos climas polares, impedindo o desenvolvimento de vegetações de grande porte.

c) O continente europeu é marcado pela conservação das vegetações originais, principalmente as vegetações características das regiões mediterrâneas.

d) Os incêndios que ocorrem no verão são as principais ameaças às formações vegetais dos estepes.

 

Utilize o texto abaixo como base para responder as questões 5 a 7.

 

Jornalista turco é condenado a 19 anos de prisão por 'terrorismo'

 

Um tribunal da Turquia condenou o jornalista Ali Unal a 19 anos de prisão nesta quarta-feira sob a acusação de ser um dos líderes de uma rede supostamente envolvida no golpe fracassado de julho de 2016. […]

Cerca de 250 pessoas morreram na tentativa de golpe, e na repressão subsequente a Turquia prendeu 77 mil pessoas que aguardavam julgamento. As autoridades também demitiram ou suspenderam 150 mil funcionários públicos e militares, e fecharam dezenas de meios de comunicação.

[…] A Turquia ocupa o 157º lugar entre 180 países no Índice Mundial de Liberdade de Imprensa, de 2018, da organização Repórteres Sem Fronteiras, que afirma que 29 jornalistas estão atualmente presos no país.

JORNALISTA turco é condenado a 19 anos de prisão por 'terrorismo'. O Globo, 14 nov. 2018. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/mundo/jornalista-turco-condenado-19-anos-de-prisao-por-terrorismo-23234811>. Acesso em: 17 nov. 2018.

 

5. De que maneira as repressões do governo turco influenciam o ingresso da Turquia à União Europeia?

 

6. Quais são as vantagens para a Turquia em fazer parte da União Europeia? E para a União Europeia em receber esse país como membro?

 

7. A Turquia tem seu território dividido entre o continente europeu e o asiático. De que forma essa condição pode influenciar o ingresso do país na União Europeia?

 

8. A respeito da crise dos refugiados na Europa, podemos afirmar que:

a) A maior parte dos fluxos de refugiados da Ásia e África tem como destino a Europa.

b) Todos os países pertencentes à União Europeia aceitaram a cota de refugiados abrigados em seu território.

c) Os refugiados que conseguem acessar a Europa desfrutam dos mesmos direitos dos cidadãos europeus.

d) O aumento do fluxo de refugiados fez crescer os discursos nacionalistas e xenófobos.

 

9. Leia os dois trechos de notícias a seguir:

França repassou armas a rebeldes sírios há vários meses

A França entregou armas há vários meses aos rebeldes sírios acossados pelo regime de Bashar al-Assad e os jihadistas do Estado Islâmico, declarou o […] presidente François Hollande.

FRANÇA repassou armas a rebeldes sírios há vários meses. G1. Disponível em: <http://g1.globo.com/mundo/siria/noticia/2014/08/franca-repassou-armas-rebeldes-sirios-ha-varios-meses.html>. Acesso em: 17 nov. 2018.

EUA, Reino Unido e França atacam Síria em retaliação a suposto uso de armas químicas por Assad

Com o apoio do Reino Unido e da França, os Estados Unidos lançaram bombardeios contra instalações que produzem, armazenam e distribuem armas químicas na Síria.

A operação é uma resposta às evidências de um ataque químico na cidade síria de Douma, na semana passada. EUA e aliados denunciam que o ataque teria sido protagonizado pelo regime do presidente sírio, Bashar al-Assad, que por sua vez nega tal participação.

"Uma operação combinada com as forças armadas da França e do Reino Unido está em andamento", disse o presidente Trump em discurso em rede nacional. As forças armadas dos três países bombardearam múltiplos alvos governamentais durante a operação.

[…]

EUA, Reino Unido e França atacam Síria em retaliação a suposto uso de armas químicas por Assad. BBC Brasil. Disponível em: <www.bbc.com/portuguese/internacional-43762137>. Acesso em: 18 nov. 2018.

 

De acordo com as notícias e os seus conhecimentos a respeito da influência europeia no mundo, elabore um pequeno texto relacionando-a à crise dos refugiados.

 

10. Indique possíveis medidas que podem ser adotadas pelos países europeus para auxiliar a melhoria das condições de vida dos refugiados.

GABARITO COMENTADO

1. Habilidade trabalhada: (EF09GE01) Analisar criticamente de que forma a hegemonia europeia foi exercida em várias regiões do planeta, notadamente em situações de conflito, intervenções militares e/ou influência cultural em diferentes tempos e lugares.

Resposta: Durante o período da Guerra Fria o continente europeu foi dividido em dois blocos, o capitalista e o socialista. A Alemanha, derrotada na Segunda Guerra Mundial, teve o país, incluindo a capital Berlim, separado entre leste, socialista, e oeste, capitalista.

 

2. Habilidade trabalhada: (EF09GE01) Analisar criticamente de que forma a hegemonia europeia foi exercida em várias regiões do planeta, notadamente em situações de conflito, intervenções militares e/ou influência cultural em diferentes tempos e lugares.

Resposta: É esperado que os alunos indiquem as diferenças políticas e econômicas entre os blocos capitalista e socialista. A divisão, que durou décadas, influenciou no desenvolvimento econômico e social e também na cultura da população do oeste e leste.

 

3. Habilidades trabalhadas: (EF09GE01) Analisar criticamente de que forma a hegemonia europeia foi exercida em várias regiões do planeta, notadamente em situações de conflito, intervenções militares e/ou influência cultural em diferentes tempos e lugares.

(EF09GE03) Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças.

Resposta: Alternativa C. Após a desintegração da URSS, as nações e etnias que compunham o bloco socialista realizaram movimentos de independência que resultaram em diversos conflitos e na criação de novas fronteiras.

Distratores: A alternativa A não considera que não houve anexação de territórios por parte da Europa Oriental após a Guerra Fria e, sim, a redefinição de fronteiras. A alternativa B está equivocada ao associar o destaque socioeconômico à porção leste, já que a Europa Ocidental apresenta maior desenvolvimento. A alternativa D reconhece a desintegração do bloco socialista, mas está equivocada ao afirmar que não houve separação territorial.

 

4. Habilidades trabalhadas: (EF09GE16) Identificar e comparar diferentes domínios morfoclimáticos da Europa, da Ásia e da Oceania.

(EF09GE17) Explicar as características físico-naturais e a forma de ocupação e usos da terra em diferentes regiões da Europa, da Ásia e da Oceania.

Resposta: A alternativa B está correta, já que as formações vegetais são rasteiras, considerando que o solo fica congelado grande parte do ano.

Distratores: A alternativa A está incorreta, já que é importante considerar as atividades industriais e a urbanização no processo de desmatamento. Ainda que a atividade agrícola exista no continente, os solos da floresta temperada não são os mais férteis do continente. A alternativa C está incorreta, já que o continente europeu tem uma das menores taxas de conservação de vegetação original. A vegetação mediterrânea está entre as mais desmatadas da Europa. A alternativa D está incorreta, porque os incêndios são importantes pois eliminam o excedente de matéria orgânica e permitem a renovação da vegetação das estepes.

 

5. Habilidade trabalhada: (EF09GE02) Analisar a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade.

Resposta: Entre os critérios estabelecidos pela União Europeia para ingresso no bloco estão o respeito à democracia, englobando a liberdade política e de livre expressão. Ao realizar repressões e coibir a liberdade de imprensa, o país fica mais distante de alcançar os requisitos necessários.

 

6. Habilidade trabalhada: (EF09GE02) Analisar a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade.

Resposta: Com o ingresso da Turquia no bloco econômico, o país passa a contar com as vantagens do bloco, como: a circulação livre da população dos países integrantes entre os Estados-membros e o mercado comum, que possibilita a dinamização da economia, com a redução de tarifas de importação e taxas alfandegárias além da adoção do euro como moeda. Para a União Europeia, é interessante o ingresso da Turquia pelo grande mercado consumidor formado pela população turca, além do crescente desenvolvimento econômico do país.

 

7. Habilidades trabalhadas: (EF09GE01) Analisar criticamente de que forma a hegemonia europeia foi exercida em várias regiões do planeta, notadamente em situações de conflito, intervenções militares e/ou influência cultural em diferentes tempos e lugares.

(EF09GE03) Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças.

(EF09GE07) Analisar os componentes físico-naturais da Eurásia e os determinantes histórico-geográficos de sua divisão em Europa e Ásia.

Resposta: A posição geográfica ocupada pela Turquia é considerada estratégica, por estar em dois continentes, o que representa uma vantagem para a União Europeia. Em contrapartida, a União Europeia é acusada de racista por não aceitar como membro um Estado que possui maioria muçulmana, estigmatizando a população islâmica.

 

8. Habilidades trabalhadas: (EF09GE01) Analisar criticamente de que forma a hegemonia europeia foi exercida em várias regiões do planeta, notadamente em situações de conflito, intervenções militares e/ou influência cultural em diferentes tempos e lugares.

(EF09GE03) Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças.

Resposta: Alternativa D. Com a chegada dos refugiados no continente europeu, aumentou o discurso de movimentos anti-imigrantistas de extrema direita, colocando os refugiados como ameaças à cultura e soberania dos países.

Distratores: Ainda que seja mais noticiada, a migração de refugiados para a Europa não é a de maior fluxo, sendo o principal destino os países em desenvolvimento, tornando a alternativa A incorreta. A alternativa B desconsidera países que se recusaram a aceitar as cotas estabelecidas pela União Europeia, como República Tcheca e Hungria. A alternativa C está incorreta, já que os refugiados chegam aos países europeus em condições precárias e muitas vezes são alojados em campos para refugiados, onde são vulneráveis socialmente.

 

9. Habilidade trabalhada: (EF09GE01) Analisar criticamente de que forma a hegemonia europeia foi exercida em várias regiões do planeta, notadamente em situações de conflito, intervenções militares e/ou influência cultural em diferentes tempos e lugares.

Respostas: As potências mundiais interferem na geopolítica mundial de acordo com os seus interesses. A França distribuiu armas para os rebeldes sírios, interferindo diretamente no conflito que apresenta o maior número de refugiados atualmente.

 

10. Habilidade trabalhada: (EF09GE03) Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças.

Resposta: Entre as medidas que podem ser tomadas estão: políticas contra a xenofobia, não incentivando a compreensão das diferenças como ameaça, políticas sociais de encaminhamento para cursos de idioma gratuitos e ingresso do mercado de trabalho, além de condições dignas de alojamento.