(EF06GE10) Explicar as diferentes formas de uso do solo (rotação de terras, terraceamento, aterros etc.) e de apropriação dos recursos hídricos (sistema de irrigação, tratamento e redes de distribuição), bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares.



QUESTÃO 1


REPOSTA 1

Gabarito: A

Espera-se que esta questão dispare o interesse dos estudantes por práticas agrícolas que visem a melhoria na produtividade e a conservação do solo e do terreno cultivado. Pode-se, a partir dela, trabalhar com vídeos e imagens de diferentes culturas agrícolas e suas técnicas peculiares.

 


QUESTÃO 2

Gabarito: A

Para trabalhar a habilidade prevista nesta questão será preciso aproximar dos estudantes alguns nomes e sistemas de cultivo, tendo em vista que poucos terão uma relação mais próxima. No entanto, caso exista, pode-se dar voz aos estudantes que porventura conhecerem, morarem ou trabalharem no campo. Propõe-se problematizar com eles seus hábitos alimentares e instigá-los a buscarem as origens de onde são produzidos e cultivados tais alimentos.

 


QUESTÃO 3

RESPOSTA 3

Alternativa D.

Caso o aluno assinale as alternativas A, B ou C, retome a explicação referente à agricultura em terraços. Comente que essa prática é muito antiga e ocorre em diversos países. Destaque que ela evita a erosão do solo, pois o sistema de corte das encostas sob a forma de degraus facilita a absorção da água da chuva e possibilita o plantio. Lembre-os também que, por causa das altitudes e da inclinação, não é comum, na agricultura em terraços, o uso de equipamentos e máquinas agrícolas modernas.

 


QUESTÃO 4

RESPOSTA 4

Caso o aluno marque a alternativa A, provavelmente esteja com dificuldade em identificar, na imagem, o desmatamento e a ocupação humana. Retome o conteúdo de erosão, explique cada um dos tipos e apresente imagens impressas ou digitais que os exemplifiquem. O aluno que marcar a alternativa B provavelmente esteja com dificuldades em identificar, na imagem, o desmatamento e a ocupação humana e associar o processo à ação humana em vez do vento. Apresente um vídeo que mostre a erosão eólica em um deserto, com a movimentação das dunas, por exemplo, e, de preferência, um vídeo noticiário que exponha a ação das chuvas em áreas desmatadas e o deslizamento de terras. Depois, discuta com os alunos as diferenças entre as ações do vento e as do ser humano. O aluno que marcar a alternativa C provavelmente esteja com dificuldade em compreender o conceito de erosão antrópica. Retome o conteúdo e explique, claramente, a diferença entre o conceito de erosão antrópica e as medidas de prevenção dela.

 


QUESTÃO 5

RESPOSTA 5

Alternativa B.

Caso o aluno marque as alternativas A, C ou D, provavelmente apresenta dificuldades em compreender os diferentes processos de geração de energia elétrica. Retome o conteúdo, pesquise e apresente quatro vídeos que explicam como ocorre a geração de energia por usinas hidrelétrica, eólica, termoelétrica e nuclear. Depois, solicite ao aluno que registre no caderno um resumo das diferentes formas de geração de energia: a usina hidrelétrica (que, por meio do movimento da água, faz girar as turbinas e produz energia elétrica) é considerada uma fonte de energia limpa; geralmente é instalada nos rios de planalto, aproveitando as quedas d’água. A usina eólica é um aglomerado de aerogeradores, que produzem energia elétrica por meio do movimento do vento. A usina termoelétrica gera energia elétrica por meio da queima do carvão mineral, gás natural ou óleo diesel, que aquece as caldeiras com água, liberando o vapor d’água, que faz mover as turbinas do gerador. A usina nuclear produz energia elétrica por meio da fissão do átomo de urânio, que libera energia e esquenta a água dos reatores, os quais, por meio do vapor d’água, movem as turbinas, gerando energia.

 


QUESTÃO 6

RESPOSTA 6

Alternativa C.

Caso o aluno marque a alternativa A, B ou D, provavelmente apresenta dificuldades em relacionar a navegação com os rios de planície. Retome o conteúdo e apresente imagens impressas ou digitais de navegação no rio Amazonas, rio Madeira, rio Tocantins ou em rios do Pantanal, a fim de que o aluno identifique o que são rios de planície. Depois, apresente uma imagem do rio Iguaçu, no trecho de corredeiras e quedas d’água, como exemplo de rio de planalto, e solicite que o aluno reflita sobre a possibilidade de navegação nesse rio.

 


QUESTÃO 7


Os recursos hídricos estão sendo utilizados com a finalidade de irrigar a plantação. Esse tipo de uso ocorre, principalmente, em locais onde se pretende desenvolver um cultivo que exige mais água do que o clima local oferece como chuva.

 


QUESTÃO 8

RESPOSTA 8

Alternativa C.

As águas do rio São Francisco têm diversos tipos de uso. Na reportagem apresentada são citados apenas dois deles: a irrigação e a produção de energia.

Distratores: A alternativa A está incorreta, pois o rio tem diversos usos e não só produção de energia. A alternativa B está incorreta, pois o rio é muito usado na irrigação de plantações e possui vazão suficiente para isso. A alternativa D está incorreta, pois a reportagem deixa claro que a produção de frutas é grande e voltada para exportação.

 


QUESTÃO 9

RESPOSTA 9

Resposta pessoal, de acordo com as características do entorno da escola.

 


QUESTÃO 10

RESPOSTA 10

Alternativa A

A fotografia apresenta uma paisagem característica da prática de terraceamento, técnica usada, principalmente, em relevos em declive para proteger o solo de erosão.

Distratores: As alternativas B e C trazem conceitos corretos de agricultura rotativa e aterro, porém não é o que a fotografia apresenta. A alternativa D está incorreta, pois os aspectos de processos erosivos não estão representados na imagem.