PDF

1. Sobre o planeta Terra, assinale verdadeiro (V) ou falso (F):

a) (__) A radiação solar é o principal agente que influencia a temperatura do interior da Terra.

b) (__) Uma das formas de passagem de calor do centro da Terra para a superfície é por meio da condução, processo que ocorre de partícula para partícula.

c) (__) O calor passa do centro da Terra para a superfície através de correntes de convecção, determinadas pela diferença de densidade entre o fluido mais quente e o mais frio.

d) (__) A Crosta é a camada mais externa, composta por rochas em estado sólido. Abaixo dela está o manto, camada composta por material rochoso em estado sólido e magma.

 

2. No que diz respeito ao avanço do conhecimento científico, é correto afirmar que "Teoria" é:

a) Um conjunto de explicações e suposições sobre a realidade que não são modificáveis com o passar do tempo.

b) Um conjunto de princípios e explicações para fatos relacionados, com base em evidências.

c) Uma hipótese baseada em uma suposição, aceitável ainda que sem base em evidências ou em demonstrações.

d) Uma verdade absoluta incontestável, que a partir dela, derivam outras explicações sobre fenômenos naturais e fatos históricos.

 

3. Sobre deriva continental e movimentos de placas tectônicas, assinale com verdadeiro (V) ou falso (F).

a) (__) Alfred Wegener supôs que todos os continentes formavam um grande bloco, que ele denominou Pangea. Apesar de evidências, ele não pôde explicar o porquê da movimentação dos continentes, então sua teoria não foi aceita na época.

b) (__) As placas tectônicas ou litosféricas podem se colidir, podem se afastar ou deslizar uma sobre outra, causando terremotos, erupções vulcânicas, tsunamis e alterações de relevo no planeta Terra. Mapas que representam placas tectônicas, atividades sísmicas e vulcanismos mostram correlação entre as bordas das placas e maior intensidade e frequência desses fenômenos naturais.

c) (__) No Brasil já foram registrados tremores de terra, mas que não configuram terremotos, porque seu território se encontra em uma grande placa tectônica, distante de suas bordas.

d) (__) Além de o formato da costa brasileira encaixar-se com a costa africana que beira o Oceano Atlântico, outros argumentos corroboram a teoria da deriva dos continentes, como a existência de fósseis, vegetações e constituição geológica semelhantes entre certos continentes.

 

4. As escalas Mercalli e Richter são ferramentas para estudar terremotos e, indiretamente, o interior do planeta Terra. O que as escalas Mercalli e Richter indicam?

 

5. Por que o uso de bicicletas causa menos impacto ambiental? Cite ao menos um motivo.

 

6. Imagine que alguém solte um boneco sem paraquedas e outro boneco com paraquedas aberto, a uma altura de 40 m, e ao mesmo tempo. Por que o boneco com paraquedas demora mais para chegar ao solo?

 

7. Considere as afirmações a seguir:

I - Uma ____________, dependendo de sua intensidade, direção e sentido, pode deformar ou colocar um corpo em movimento, alterar sua direção, sentido de deslocamento ou aumentar ou diminuir sua velocidade;

II - ____________é a força que pode substituir um sistema de forças, produzindo o mesmo efeito;

III - A aceleração produzida sobre determinado corpo depende de dois fatores: a ____________ do corpo e a ____________ aplicada sobre ele.

IV - Na queda livre, um corpo é submetido à força __________ e à aceleração correspondente.

Escreva nos espaços vazios as palavras que deixam as afirmações corretas.

 

8. Considere as afirmações a seguir:

I - A distância pela qual um objeto é movido e a força necessária para movê-lo são menores em um plano inclinado.

II - Tesouras têm a função de alavanca e cunha.

III - Parafusos são um tipo de plano inclinado.

Julgue se as afirmações são corretas ou incorretas. Corrija a(s) alternativa(s) incorreta(s).

 

9. Com base no conceito de alavanca, explique a frase de Arquimedes: “Dê-me uma alavanca e um ponto de apoio, e eu moverei o mundo!”

 

10. Explique a relação entre o peso de uma carga a ser erguida e a força aplicada por um operador que puxa um cabo conectado à carga em duas situações: usando uma polia móvel e usando uma polia fixa.

 

GABARITO

1. Habilidade trabalhada: (EF07CI15) Interpretar fenômenos naturais (como vulcões, terremotos e tsunamis) e justificar a rara ocorrência desses fenômenos no Brasil, com base no modelo das placas tectônicas.

Resposta: F - V - V - V. A afirmativa A está incorreta, porque o Sol não é o principal agente que influencia a temperatura do interior da Terra, esse calor é proveniente da formação do planeta que ainda não se resfriou totalmente.

O item B trata da condução, processo físico de transferência de calor de uma partícula à outra, como ocorre no aquecimento de um sólido que é submetido ao calor em uma extremidade e o calor é transferido até a outra extremidade. O item C trata do processo de convecção, responsável pela transferência de calor do interior da Terra para a superfície, de forma semelhante ao que acontece com a transferência de calor na água contida em uma panela submetida ao aquecimento de uma chama em sua base. O item D cita classificações de camadas da Terra, neste caso, a "crosta" e o "manto" e parte da composição delas.

 

2. Habilidade trabalhada: (EF07CI15) Interpretar fenômenos naturais (como vulcões, terremotos e tsunamis) e justificar a rara ocorrência desses fenômenos no Brasil, com base no modelo das placas tectônicas.

Resposta: A alternativa B é correta porque Teoria é um conjunto de princípios e explicações para fenômenos relacionados, que é suscetível a modificações se houver novas evidências e descobertas ou explicações melhores.

Distratores: A alternativa A está incorreta porque uma Teoria pode ser modificável com o passar do tempo se houver novos fatos ou explicações melhores. A alternativa C é incorreta porque Teoria é um conjunto de hipóteses corroboradas por evidências ou demonstrações. A alternativa D é incorreta porque Teoria não é uma verdade absoluta, incontestável, pelo contrário, uma Teoria pode ser modificada.

 

3. Habilidades trabalhadas:

(EF07CI15) Interpretar fenômenos naturais (como vulcões, terremotos e tsunamis) e justificar a rara ocorrência desses fenômenos no Brasil, com base no modelo das placas tectônicas;

(EF07CI16) Justificar o formato das costas brasileira e africana com base na teoria da deriva dos continentes.

Resposta: V - V - F - V. A afirmativa C está incorreta, porque no Brasil há terremotos ou tremores de terra, mesmo sendo de magnitude baixa.

 

4. Habilidades trabalhadas:

(EF07CI15) Interpretar fenômenos naturais (como vulcões, terremotos e tsunamis) e justificar a rara ocorrência desses fenômenos no Brasil, com base no modelo das placas tectônicas;

(EF07CI06) Discutir e avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na vida cotidiana quanto no mundo do trabalho, decorrentes do desenvolvimento de novos materiais e tecnologias (como automação e informatização).

Resposta: A escala Mercalli é usada para análise qualitativa do terremoto, levando em consideração a intensidade dos efeitos ou danos produzidos nas estruturas e percebidos pelas pessoas nas mediações dos abalos. A escala Richter considera registros sismográficos e mede a magnitude do tremor (a energia liberada no epicentro).

 

5. Habilidade trabalhada:

(EF07CI13) Descrever o mecanismo natural do efeito estufa, seu papel fundamental para o desenvolvimento da vida na Terra, discutir as ações humanas responsáveis pelo seu aumento artificial (queima dos combustíveis fósseis, desmatamento, queimadas etc.) e selecionar e implementar propostas para a reversão ou controle desse quadro.

(EF07CI06) Discutir e avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na vida cotidiana quanto no mundo do trabalho, decorrentes do desenvolvimento de novos materiais e tecnologias (como automação e informatização).

Resposta: Pedalar não polui a atmosfera como veículos a combustão por não necessitar de combustíveis, que impactam o meio ambiente por causa da sua extração ou produção; bicicletas produzem menos rejeitos que outros veículos.

 

6. Habilidade trabalhada: (EF07CI01) Discutir a aplicação, ao longo da história, das máquinas simples e propor soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas.

Resposta: Os dois bonecos estão sob ação da aceleração da gravidade, porém o paraquedas aumenta a resistência do ar, diminuindo a velocidade e, por esse motivo, demorando mais para chegar ao solo.

 

7. Habilidade trabalhada: (EF07CI01) Discutir a aplicação, ao longo da história, das máquinas simples e propor soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas.

Resposta: I - força; II - Resultante; III - massa, força; IV - peso.

 

8. Habilidade trabalhada: (EF07CI01) Discutir a aplicação, ao longo da história, das máquinas simples e propor soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas.

Resposta: I - A afirmação está incorreta. A distância é maior no plano inclinado e a intensidade da força necessária para mover um corpo é menor do que a necessária no plano reto; II - A afirmação está correta. Tesouras são alavancas interfixas, pois possuem ponto de apoio entre os pontos de aplicação de força, e suas lâminas são consideradas cunhas; III - A afirmação está correta. Parafusos são planos inclinados dispostos em forma de hélice na superfície de um cilindro.

 

9. Habilidade trabalhada: (EF07CI01) Discutir a aplicação, ao longo da história, das máquinas simples e propor soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas.

Resposta: A frase com hipérbole de Arquimedes é baseada na lei da alavanca, que explica que uma força potente afastada do fulcro pode equilibrar uma força resistente de intensidade muito maior. Assim, as alavancas facilitam o trabalho de mover objetos muito pesados.

 

10. Habilidade trabalhada: (EF07CI01) Discutir a aplicação, ao longo da história, das máquinas simples e propor soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas.

Resposta: Usando uma polia fixa, o operador precisa aplicar uma força maior que o peso dela, na extremidade oposta àquela na qual a carga está presa, para erguê-la. Se for utilizada uma polia móvel, o esforço necessário para erguer a mesma carga é equivalente à metade da força necessária no caso de a polia ser fixa, mas é necessário puxar o dobro de corda para erguer a carga à mesma altura que na situação em que é usada uma polia fixa.