PDF


PROVA SOBRE SEXUALIDADE HUMANA, MÉTODOS CONTRACEPTIVOS E DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS (DST)

1. Sobre sexualidade, assinale a alternativa que define este termo:

a) É uma distinção biológica para masculino e feminino.

b) A sexualidade é um aspecto do ser humano e está relacionada ao sexo, às identidades e ao gênero, à orientação sexual, ao prazer, à intimidade e à reprodução.

c) É uma característica do ser humano, relacionada à puberdade e ao sexo da pessoa.

d) É como a pessoa se reconhece, por exemplo, mulher, homem ou transgênero.

 

2. Em um relacionamento, a quem cabe a escolha do preservativo e do método contraceptivo que será utilizado?

3. Sobre a sífilis, indique as afirmações verdadeiras com (V) ou falsas com (F).

I) (___) Pode ser transmitida durante relações sexuais ou pode ser passada da mãe para o bebê durante a gravidez.

II) (___) Os sintomas iniciais são feridas na região genital. Após alguns dias surgem manchas avermelhadas pelo corpo. Em estágios mais avançados da doença, pode apresentar lesões neurológicas, cardiovasculares e levar ao óbito.

III) (___) Por ser uma doença causada por um vírus, seu tratamento é feito com uso de antibióticos.

IV) (___) A ferida que aparece na região genital também é chamada de cancro duro.

 

4. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o método ainda mais efetivo para prevenir doenças sexualmente transmissíveis e evitar gravidez é?

a) a pílula anticoncepcional.

b) a camisinha, tanto a feminina quanto a masculina.

c) o DIU.

d) o diafragma.

 

5. Por que uma pessoa soropositiva ao HIV pode ficar mais vulnerável a doenças oportunistas?

6. Considere os itens a seguir:

• amamentação;

• picada de inseto;

• abraço;

• beijo;

• toque;

• relação sexual sem preservativo;

• compartilhamento de seringas;

• tosse e espirro.

Qual ou quais itens indicam atitudes ou eventos capazes de transmitir o HIV?

 

7. Gonorreia, sífilis, tricomoníase e síndrome da imunodeficiência adquirida são causadas, respectivamente, por:

a) vírus, vírus, bactéria e bactéria;

b) vírus, bactéria, bactéria e vírus;

c) bactéria, vírus, vírus e vírus;

d) bactéria, bactéria, protozoário e vírus.

 

8. Indique dois métodos contraceptivos que também protegem contra infecções sexualmente transmissíveis e não causam efeitos colaterais.

 

9. Por que o coito interrompido e a tabelinha são métodos ineficazes?

        

10. Sobre os métodos contraceptivos, indique as afirmações verdadeiras com (V) e falsas com (F).

I) (___) O DIU (dispositivo intrauterino) é colocado no interior do útero a fim de evitar a passagem dos espermatozoides em direção às tubas uterinas.

II) (___) A laqueadura consiste no corte das tubas uterinas, que impede a passagem dos espermatozoides em direção ao ovócito.

III) (___) O corte dos ductos deferentes, procedimento que impede que os espermatozoides cheguem à uretra, é denominado vasectomia. Quem sofre a vasectomia ejacula esperma sem espermatozoides.

IV) (___) Anticoncepcionais hormonais impedem a ovulação e podem ser administrados por meio de cápsulas, adesivos transdérmicos, injeções ou implante subcutâneo.

 

 

GABARITO

 

1. Habilidade trabalhada: (EF08CI11) Selecionar argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, sociocultural, afetiva e ética).

Resposta: Alternativa B.

Distratores: A alternativa A apresenta a definição de sexo biológico. A alternativa C relaciona erroneamente sexualidade à puberdade e ao sexo biológico. A alternativa D apresenta a definição de identidade de gênero.

 

2. Habilidade trabalhada: (EF08CI09) Comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).

Resposta: Espera-se que os alunos mencionem que essa escolha e responsabilidade cabe às duas pessoas envolvidas na relação. É importante que a responsabilidade e a escolha do método contraceptivo e de prevenção de infecções sexualmente transmissíveis sejam compartilhadas.

 

3. Habilidades trabalhada:

(EF08CI09) Comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).

(EF08CI10) Identificar os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de algumas DST (com ênfase na AIDS), e discutir estratégias e métodos de prevenção.

Resposta: I) (V). II) (V). III) (F). IV) (V).

A afirmação III está incorreta, porque a sífilis é uma doença causada por uma bactéria (Treponema pallidum) e não por um vírus. As demais afirmações estão corretas.

 

4. Habilidade trabalhada: (EF08CI09) Comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).

Resposta: Alternativa B.

Distratores: As alternativas A, C e D mencionam métodos que previnem uma gravidez, mas que não previnem doenças sexualmente transmissíveis.

 

5. Habilidade trabalhada: (EF08CI10) Identificar os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de algumas DST (com ênfase na AIDS), e discutir estratégias e métodos de prevenção.

Resposta: Uma pessoa soropositiva pode ficar mais vulnerável a infecções oportunistas porque o vírus HIV é capaz de destruir certas células de defesa da pessoa infectada, que a protegeriam.

 

6. Habilidades trabalhadas:

(EF08CI09) Comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).

(EF08CI10) Identificar os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de algumas DST (com ênfase na AIDS), e discutir estratégias e métodos de prevenção.

Resposta: Amamentação, relação sexual sem preservativo, compartilhamento de seringas.

 

7. Habilidade trabalhada: (EF08CI10) Identificar os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de algumas DST (com ênfase na AIDS), e discutir estratégias e métodos de prevenção.

Resposta sugerida: Alternativa D.

Distratores: As alternativas A, B e C estão incorretas, porque gonorreia e sífilis são causadas por bactérias, Neisseria gonorrheae e Treponema pallidum, respectivamente, tricomoníase é causada pelo protozoário Trichomonas vaginalis e a AIDS (síndrome da imunodeficiência adquirida) é uma doença causada em estágio avançado e sem tratamento de infecção pelo vírus HIV.

 

8. Habilidade trabalhada: (EF08CI09) Comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).

Resposta: O preservativo masculino e o preservativo feminino.

 

9. Habilidade trabalhada: (EF08CI09) Comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).

Resposta: O coito interrompido é ineficaz porque antes da ejaculação há liberação de pequenas quantidades de esperma com espermatozoides que podem ser suficientes para fecundar um ovócito. A tabelinha é ineficaz porque o ciclo menstrual pode não ser regular, podendo haver ovulação fora dos dias previstos.

 

10. Habilidade trabalhada: (EF08CI09) Comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).

Resposta sugerida: I) (F). II) (V). III) (V). IV) (V).

A afirmação A está incorreta, porque o dispositivo intrauterino é implantado a fim de impedir a implantação do embrião no endométrio. E as demais afirmações estão corretas.