QUESTÃO 1

RESPOSTA 1

Verificar se o estudante identificou que o gráfico representa informações diferentes para cada cor, além da divisão por regiões, sendo que, entre as quatro cores, há a divisão entre as zonas urbana e rural. Caso alguns estudantes apresentem dificuldades para realizar a leitura do gráfico, peça a eles que o descrevam mais detalhadamente no caderno, identificando cada informação. Espera-se que os estudantes identifiquem a desigualdade dos rendimentos comparativamente entre homens e mulheres, em ambas as zonas (rural e urbana). Quanto à relação homem-homem, os estudantes devem compreender que na zona urbana os rendimentos são mais altos, independentemente da região. Sobre a relação Nordeste-Sudeste, na primeira há uma gradativa diminuição dos rendimentos, do homem na zona urbana até a mulher na zona rural. Já na Região Sudeste, os rendimentos dos homens na zona rural superam os rendimentos das mulheres na zona urbana e são maiores em comparação com a mesma variável no Nordeste.

 


QUESTÃO 2

RESPOSTA 2

Alternativa C.

Caso o aluno marque as alternativas A, B ou D, possivelmente apresenta dificuldade em compreender a exploração da mão de obra africana, sendo necessário retomar a discussão e dirimir as dúvidas.

Faça um mapa conceitual tendo no centro a frase “Povos africanos na população brasileira” e defina escravidão, explique como era uma senzala, o período de duração da escravidão e o que eram os quilombos.

Oriente o aluno a fazer uma pesquisa sobre personagens presentes na história da escravidão no Brasil: capitão do mato (responsável pela repressão de pequenos delitos que aconteciam no campo); feitor-mor (pessoa que gerenciava e ditava o ritmo da produção no engenho, sua tarefa era administrar o engenho para o senhor do engenho, dono da produção); senhor do engenho (donos dos engenhos, ricos proprietários rurais que produziam açúcar para a exportação); casa-grande (casa da família do proprietário das grandes propriedades rurais do Brasil colonial); senzalas (espécie de habitação ou alojamento dos escravos brasileiros); quilombos (nome dado no Brasil aos locais de refúgio dos escravos fugidos de engenhos e fazendas durante o período colonial e imperial); Zumbi dos Palmares (líder do Quilombo dos Palmares, comunidade livre formada por escravos fugitivos dos engenhos, indígenas e brancos pobres expulsos das fazendas; foi o principal representante da resistência negra à escravidão na época do Brasil colonial).

Solicite ao aluno que faça um desenho que represente o período escravocrata e a libertação dos escravos e organize a pesquisa e o desenho em uma cartolina que poderá ser exposta em sala de aula ou no pátio da escola. Se necessário, peça auxílio ao professor do componente curricular História.

 


QUESTÃO 3

RESPOSTA 3

Alternativa B.

Caso o aluno marque as alternativas A, C ou D, possivelmente está com dificuldade em analisar o contexto migratório no Brasil. Dessa forma, retome o conteúdo. Peça ao aluno que pesquise reportagens sobre a migração de haitianos e venezuelanos no Brasil. Elabore com eles um painel com reportagens sobre o fluxo migratório e realizem sínteses sobre as razões que impulsionam esses migrantes a deixar seus países de origem e quais razões os estimulam a se dirigir para o Brasil.

 


QUESTÃO 4

RESPOSTA 4

Espera-se que o aluno associe os problemas urbanos representados nas imagens a problemas ambientais que podem ser desencadeados. Na imagem A o congestionamento e o grande número de veículos das ruas contribuem para a poluição do ar e provocam efeitos nocivos à saúde das pessoas quando ocorre a inversão térmica. Já o crescimento desordenado de ocupação de diferentes áreas, cimentação do solo, entre outros fatores, provocam as enchentes e inundações de ruas e residências.

O aluno que apresentar respostas muito diferentes da esperada, possivelmente está com dificuldade para identificar os problemas ambientais decorrentes da intensa urbanização ocorrida na Região Sudeste.

Pergunte ao aluno sobre alguns problemas urbanos presentes em grandes centros e escreva na lousa a resposta.

Oriente-o que organize uma tabela comparativa sobre problemas urbanos e soluções. Indique alguns temas que podem ser explorados: desmatamento, tráfego urbano, moradia, poluição visual; algumas propostas podem ser: regulamentação, por parte da prefeitura, de como as propagandas devem ser expostas, replantio de árvores adequadas para áreas urbanas, mutirões para construção de moradias populares, investimento em infraestrutura.

 


QUESTÃO 5

RESPOSTA 5

Alternativa D.

Caso o aluno marque a alternativa A, B ou C, possivelmente está com dificuldade de identificar os problemas urbanos enfrentados em Brasília e nas cidades-satélites. Nesse caso, é necessário retomar o conceito. Por meio de um mapa, oriente o aluno a identificar algumas cidades-satélites de Brasília. Algumas RA’s (Regiões Administrativas): Gama; Taguatinga; Brazlândia; Sobradinho; Planaltina; Paranoá; Núcleo Bandeirante; Ceilândia; Guará; Cruzeiro; Samambaia; Santa Maria; São Sebastião; Recanto das Emas; Lago Sul; Riacho Fundo; Lago Norte; Candangolândia.

As cidades-satélites, atualmente, abrigam uma população equivalente a 2,3 milhões de habitantes, ou seja, cerca de 81% da população do Distrito Federal. Como a oferta de emprego é menor em relação ao número de habitantes, a maioria dos moradores das cidades-satélites passa o dia trabalhando em Brasília. Por conta do intenso crescimento urbano, essas cidades enfrentam problemas de atendimento às necessidades básicas da população e com a violência.

Traga manchetes ou reportagens de jornais que abordem esse assunto e abra um debate em sala, solicitando aos alunos que deem sugestões de soluções que podem ser reivindicadas pela população dessas cidades. Faça analogias dos problemas estudados com o lugar onde vivem.


QUESTÃO 6

RESPOSTA 6

Alternativa A.

Caso o aluno marque a alternativa B, C ou D, possivelmente apresenta dificuldade de reconhecer o processo histórico de ocupação e povoamento do Centro-Oeste por meio das medidas promovidas pelo governo. É necessário retomar o conceito. Faça um mapa conceitual sobre o processo de ocupação da região Centro-Oeste com os seguintes tópicos: construção de Brasília, expansão de atividades agropecuárias, investimento na rede viária, financiamento para a compra de terras e introdução de técnicas mais modernas na produção. Articule tais medidas e retome a repercussão de cada uma delas no povoamento e na integração da região Centro-Oeste.

 


QUESTÃO 7

RESPOSTA 7

Alternativa D.

A atividade mineradora atraiu muitas pessoas, formando-se núcleos urbanos, principalmente se levarmos em consideração as características da época.

Distratores: Apesar de ter se desenvolvido nas áreas litorâneas e representado uma importante atividade no período colonial, a extração do pau-brasil foi a primeira atividade, tornando a alternativa A incorreta. A alternativa B está incorreta porque os jesuítas utilizavam mão de obra indígena na extração de drogas do sertão, concentradas nas missões. As atividades ligadas ao café se desenvolveram nos períodos imperial e republicano, tornando a alternativa C incorreta. Se os alunos apresentarem dúvidas, retomar as principais características das atividades, associadas a uma linha do tempo.

 


QUESTÃO 8

RESPOSTA 8

É esperado que os alunos indiquem a perda de territórios a partir da chegada dos europeus ao continente.

 


QUESTÃO 9

RESPOSTA 9

Alternativa C.

Apesar dos avanços, o texto evidencia as desigualdades salariais, de oportunidades e de representação política entre homens e mulheres.

Distratores: O aluno que responder a alternativa A pode não compreender que as desigualdades salariais não estão relacionadas ao tempo de estudo, já que, segundo o texto, mulheres estudam por mais tempo. A alternativa B está incorreta porque, segundo o texto, mulheres brancas têm mais oportunidade de trabalho e estudo do que mulheres negras. A alternativa D está incorreta porque são as mulheres que, muitas vezes, realizam tripla jornada, como cuidar da casa, dos filhos, estudar e trabalhar.

 


QUESTÃO 10

RESPOSTA 10

a) É esperado que os alunos indiquem que sim, já que no texto é possível perceber diferentes oportunidades entre a população branca e negra.

b) Os alunos podem indicar os dados de emprego, educação e renda, em que a população negra aparece em desvantagens em relação à população branca.

c) A resposta é pessoal, porém espera-se que os alunos indiquem políticas públicas de promoção à equidade, como melhoria do ensino público, políticas de ingresso em universidade, combate à violência policial; incluir no currículo escolar o estudo da história da África; valorizar a cultura africana; atuar no combate à violência contra a mulher negra; reconhecer a territorialidade quilombola e inserção no mercado de trabalho.

 


QUESTÃO 11

RESPOSTA 11

Alternativa B.

O poema mostra que apenas após a morte o lavrador teve direito à terra.

Distratores: A alternativa A está equivocada, já que a maior parte dos lavradores não possui grandes propriedades. A alternativa C está incorreta, já que o êxodo rural, intensificado pela mecanização do campo que acirrou as desigualdades entre pequenos e grandes produtores, não extinguiu os trabalhadores rurais. A alternativa D está incorreta porque o poema indica que o acesso à terra se deu através da morte do lavrador.

 


QUESTÃO 12

RESPOSTA 12

É esperado que os alunos indiquem que sim, associando a “terra dividida” com a pauta da reforma agrária, reivindicada pelos movimentos dos trabalhadores rurais. Caso os alunos apresentem dificuldade, é possível utilizar notícias que abordem as manifestações dos movimentos sociais organizados na luta por terra.

 


QUESTÃO 13

RESPOSTA 13

Espera-se que os alunos esclareçam que a estrutura agrária vivenciada no Brasil traz a concentração de terras como principal característica, e muitos lavradores não possuem sua própria terra para trabalhar. No poema, “tua roça” é uma analogia ao túmulo. Se necessário, fazer a leitura em conjunto com os alunos, analisando os versos do poema.