(EF07GE05) Analisar fatos e situações representativas das alterações ocorridas entre o período mercantilista e o advento do capitalismo.

QUESTÃO 1



RESPOSTA 1

Os estudantes devem relacionar a atividade econômica realizada no Brasil com a Divisão Internacional do Trabalho e com as mudanças ocorridas no mundo, como também localizar essa produção para entender como se deu a ocupação do território brasileiro. As expectativas de resposta são as seguintes:

a) A Revolução industrial criou demanda de matéria-prima (algodão) para a indústria têxtil na Europa;

b) Séculos XVIII e início do XIX;

c) Maranhão e Ceará;

d) O acúmulo de riqueza pelos países europeus, o esgotamento de alguns recursos explorados por eles no território brasileiro, a industrialização tardia das ex-colônias (de exploração), sua permanência até hoje na DIT como fornecedora de matéria-prima e mão de obra barata etc.

 

QUESTÃO 2



RESPOSTA 2

Enfatizar a noção de que os grupos indígenas, embora diferentes entre si, compartilham um modo de vida distinto do europeu, tendo na manutenção da floresta "em pé" uma concepção positiva, na verdade mais que isso, imprescindível para seu habitar "silvícola". A despeito de invenções materiais e culturais, não faz parte do horizonte dos indígenas a derrubada da mata para grandiosas construções e produções. Por outro lado, representando o europeu em transição do mercantilismo para o capitalismo, Dom João VI, recém-chegado ao Brasil, compreendia como necessária não apenas a ocupação das terras, mas sua exploração econômica visando acumular riquezas, situação na qual a floresta vale mais derrubada que preservada, além de necessitar de pessoas "adaptadas" ao modo de vida europeu e não de pessoas que pensavam e viviam de outros modos. Vê-se que a contemporânea "questão ambiental" contesta tal modelo de desenvolvimento europeu e se aproxima de valores indígenas quanto às formas de relação com as paisagens e os elementos naturais diversos. Nesse sentido, o contato “Dom João VI - Krenak” simboliza aspectos de como se deu a expansão capitalista, cujas origens remontam a necessidades e desejos irrompidos no período mercantilista.

 

QUESTÃO 3

RESPOSTA 3

Alternativa C. Conforme o texto, as disparidades salariais aumentam de acordo com o crescimento do nível de escolaridade entre os grupos comparados.

Distratores: A alternativa A está incorreta, pois o texto trata das disparidades salariais. Na alternativa B o aluno pode não se atentar ao fato de que a pesquisa trata a comparação entre pessoas com o mesmo nível de escolaridade. Já na alternativa D, o equívoco acontece em associar o nível de escolaridade com a ascensão no mercado de trabalho, fato que contraria os dados da pesquisa.

 

QUESTÃO 4


RESPOSTA 4

A partir do Tratado de Madri, as posses das áreas que Portugal havia ocupado do território foram oficialmente reconhecidas como suas, substituindo o Tratado de Tordesilhas e, portanto, aumentando o domínio português. É esperado que o aluno indique que a interiorização do território aconteceu pela busca e pelo desenvolvimento de atividades econômica e não por um projeto estabelecido por Portugal. Caso o professor julgue necessário, utilizar um mapa do Brasil atual e demarcar onde as atividades econômicas se desenvolveram.

+ Atividade