(EF07GE04) Analisar a distribuição territorial da população brasileira, considerando a diversidade étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática), assim como aspectos de renda, sexo e idade nas regiões brasileiras.

QUESTÃO 1

RESPOSTA 1

Espera-se que os estudantes não tenham dificuldade em identificar o título do gráfico (“Distribuição da população indígena, por localização do domicílio segundo as Grandes Regiões – 2010”), no entanto, pode-se aproveitar a oportunidade para, durante a correção no quadro de giz, trabalhar cada palavra do título, detalhando o que cada uma indica. A legenda traz apenas duas informações, indicando o total de habitantes indígenas que vive dentro e fora de suas terras, no Brasil e em cada região. Observa-se que no Nordeste e sobretudo no Sudeste há mais indígenas vivendo fora das terras indígenas, enquanto na região Norte a maioria vive nas terras indígenas. Na região Centro-Oeste a maior parte também vive em terras indígenas. Quanto à região Sul, há equilíbrio em tal divisão. Após verificar que todos tiveram compreensão do gráfico, pode-se pedir aos estudantes que expliquem tal situação mostrada no mapa e espera-se que os estudantes relacionem a situação do Sudeste com as taxas de urbanização e outras transformações antrópicas nos espaços geográficos da região. Em contrapartida, a região Norte e a Floresta Amazônica abrangendo a maior parte de seu território abrigam grandes áreas de terras indígenas.

 

QUESTÃO 2

RESPOSTA 2

Espera-se que o estudante elabore o texto descrevendo uma região por vez ou a situação de analfabetismo por cor ou raça em ambas as regiões. Os índices de analfabetismo na Região Nordeste são maiores que na Região Sudeste, independentemente da cor ou raça analisada. A ordem, porém, é semelhante nas duas regiões: indígenas, pretos, pardos, amarelos e, por último, brancos. Caso identifique estudantes com dificuldades de compreensão do gráfico, peça que descrevam detalhadamente cada item contido nele e, depois, realizem a comparação com base na identificação de semelhanças e diferenças.

 


QUESTÃO 3

RESPOSTA 3

Espera-se que o aluno aponte como avanço no mercado de trabalho para as mulheres o fato de assumirem cargos de importância, mas ainda receberem menos que os homens que ocupam o mesmo cargo.

Grande parcela das mulheres, além do trabalho fora, acumula o trabalho doméstico, a educação dos filhos e o cuidado com os idosos da casa.

Pergunte se o aluno conhece alguma mulher que trabalhe em atividades que antigamente eram ocupadas somente por homens, como pedreiro, azulejista, mecânica, entre outras atividades. Peça que anote a resposta no caderno e discuta em sala de aula.

Solicite que formule frases que valorizem a presença de mulheres no mercado de trabalho e exponha-as no colégio (exemplos: salários justos a todos, independentemente do sexo; a limpeza da casa é um dever de todos, então participe).

 


QUESTÃO 4


RESPOSTA 4

Caso o aluno apresente respostas diferentes, possivelmente está com dificuldade em compreender os indicadores que medem o crescimento populacional. Nesse caso, retome esses conceitos. Coloque na lousa os fatores que influenciam na queda da taxa de fecundidade, como: casamento tardio, uso de métodos contraceptivos, mulher no mercado de trabalho, urbanização etc.

Explique ao aluno que, quando o Brasil tinha a maioria das pessoas na área rural, o acesso aos métodos contraceptivos era restrito. Além disso, a taxa de mortalidade também era elevada, dessa forma ter muitos filhos garantiria que entre eles houvesse sobreviventes.

Peça que pesquise em casa com os familiares o número de filhos que seus avós paternos e maternos tiveram. Solicite que traga também o número de pessoas que compõe a família deles.

Verifique se a taxa de fecundidade da família do aluno aumentou ou diminuiu, mediante os dados apresentados.

 


QUESTÃO 5


RESPOSTA 5

Alternativa C.

Para que sejam efetivados programas governamentais que atendam às especificidades de cada região, o governo utiliza como parâmetro os dados coletados nos censos.

Caso o aluno marque as alternativas A, B ou D, possivelmente está com dificuldade em reconhecer a importância das pesquisas realizadas pelos censos demográficos e sua utilidade na administração pública e em relação à sociedade.

Solicite que realizem pesquisas de dados coletados pelo último Censo demográfico e oriente a eles que façam inferências em relação às informações pesquisadas. Desse modo, podem perceber a utilidade das pesquisas dos censos demográficos.

 


QUESTÃO 6

RESPOSTA 6

Alternativa C.

Caso o aluno marque as alternativas A, B ou D, possivelmente está com dificuldade em identificar as partes de uma pirâmide etária.

Proponha exercícios de análise de outras pirâmides, pedindo que delimitem cada uma das partes (base, corpo e ápice). Peça também que pesquisem na escola ou no lugar onde vivem o nome de pessoas que, de acordo com a faixa etária, se encaixem nas diferentes partes da pirâmide.

Peça que descrevam as características das faixas etárias que compõem cada parte da pirâmide e as necessidades socioeconômicas de cada um desses grupos.

 


QUESTÃO 7

RESPOSTA 7

a) Espera-se que o aluno responda que a China é o país mais populoso e o México é o menos populoso, entre os dados apresentados no quadro e gráfico.

b) O Brasil é considerado um país populoso, pois possui a quinta maior população do mundo. Por outro lado, é considerado desigualmente povoado por apresentar uma baixa densidade demográfica, em comparação a outros países, e também porque há áreas de elevada concentração de habitantes e outras em que a densidade demográfica é bem mais baixa, ou seja, são pouco povoadas.

Espera-se que o aluno apresente textos que mostrem quais os países que são mais e menos populosos e que explique porque o Brasil é muito populoso, mas pouco povoado. Caso o aluno apresente respostas muito distintas da esperada, possivelmente está com dificuldade em apropriar-se do conteúdo e, dessa forma, é necessário retomá-lo.

Explique os conceitos de população absoluta e de densidade demográfica.

População absoluta – população total de um país. Quando um país possui uma elevada população absoluta, ele é considerado populoso; quando sua população absoluta for baixa, é considerado pouco populoso.

Densidade demográfica ou população relativa – representa a distribuição da população por quilômetros quadrados; quando há muitas pessoas por km2, dizemos que o país é muito povoado; caso o número de habitantes por km2 seja baixo, dizemos que o país é pouco povoado.

Peça ao aluno que pesquise o número de habitantes e a área total de cada estado brasileiro. Organize com ele uma tabela onde apareça: unidade federativa, população absoluta, área total, densidade demográfica.

Solicite que responda no caderno qual estado é o mais populoso e qual é o menos populoso.

Para completar os dados da tabela sobre densidade demográfica, explique que é preciso usar o seguinte cálculo: número da população absoluta dividido pelo valor da área (em km2). Após fazer os cálculos e completar a tabela, peça que escreva e responda no caderno qual é o estado com maior densidade demográfica e qual é o estado com menor densidade demográfica.

Oriente os alunos a usar a calculadora para executar essa atividade.

 


QUESTÃO 8

RESPOSTA 8

Grande parte da renda total gerada pelos trabalhadores está concentrada em uma pequena parcela da população. Por outro lado, uma multidão de trabalhadores divide a menor parte dessa riqueza.

Caso o aluno apresente respostas diferentes, possivelmente não reconhece a desigual distribuição da renda entre a população brasileira. Retome com eles os estudos a respeito da distribuição da renda no Brasil, apresentando gráficos, proponha debates com base em manchetes ou artigos de jornais que apresentem essas condições da população e suas repercussões na vida das pessoas.

 


QUESTÃO 9

RESPOSTA 9

Espera se que o aluno identifique a migração de nordestinos para a Região Norte, em especial para a Amazônia, no início do século XX, para a extração de látex (ciclo da borracha); a migração para o Sudeste e Sul, principalmente para São Paulo e Rio de Janeiro, por conta dos processos de industrialização e urbanização. E a migração para o Centro Oeste, para trabalharem na construção de Brasília durante a década de 1950.

Caso o aluno apresente uma resposta distinta, desenhe na lousa uma linha do tempo com essas atividades econômicas e utilize o mapa político do Brasil para explicar o fluxo dos migrantes. Solicite ao aluno que faça uma pesquisa de imagens impressas ou digitais que expressem o processo de migração dos nordestinos em cada período e monte um cartaz legendando cada uma das imagens com local da migração dos nordestinos para outras áreas, época da migração e atividades econômicas do lugar para onde se deslocaram.

 


QUESTÃO 10

RESPOSTA 10

Alternativa C. Conforme o texto, as disparidades salariais aumentam de acordo com o crescimento do nível de escolaridade entre os grupos comparados.

Distratores: A alternativa A está incorreta, pois o texto trata das disparidades salariais. Na alternativa B o aluno pode não se atentar ao fato de que a pesquisa trata a comparação entre pessoas com o mesmo nível de escolaridade. Já na alternativa D, o equívoco acontece em associar o nível de escolaridade com a ascensão no mercado de trabalho, fato que contraria os dados da pesquisa.



QUESTÃO 11

RESPOSTA 11

Alternativa D. O envelhecimento da população é resultado de maior expectativa de vida e menor número de jovens, mas não é a causa da redução.

Distratores: Todas as outras alternativas são fatores que contribuíram para a diminuição do número de filhos. O ingresso da mulher nos centros de estudo e mercado de trabalho faz com que o tempo para se dedicar aos cuidados com os filhos seja reduzido, o que pode acarretar a decisão de ter menos filhos ou não ter. O intenso êxodo rural e a expansão do modo de vida urbano, juntamente com o elevado custo de vida nas cidades em relação ao campo, também contribuiu para a redução do número de filhos. A partir da década de 1970, o acesso a contraceptivos auxiliou no planejamento familiar, assim como acesso à saúde e a outras formas de prevenção.

 


QUESTÃO 12

RESPOSTA 12

Alternativa C. Ainda que existam regiões mais povoadas que outras, a população mantém-se concentrada próximo às áreas urbanas, pela maior oferta de emprego e serviços.

Distratores: A alternativa A está equivocada, já que as densidades demográficas variam entre as regiões, em função da população total e do tamanho do território. Assim, a maior densidade demográfica está na região Sudeste e a menor na região Norte. A alternativa B está incorreta porque, apesar de a região Sudeste concentrar boa parte da população, o país é considerado pouco povoado, quando comparado aos mais povoados do mundo, em razão da extensão territorial. A alternativa D está incorreta por considerar que as regiões Norte e Sul têm a mesma densidade demográfica, quando na verdade a densidade demográfica da região Norte é menor. Caso os alunos apresentem dificuldade, retomar os conceitos de “populoso” e “povoado” e utilizar um mapa da distribuição da população para auxiliar no entendimento.

 


QUESTÃO 13

RESPOSTA 13

Alternativa D. A partir de 1980, o incentivo ao reconhecimento étnico e o maior acesso dos indígenas a serviços de saúde contribuíram para o aumento dessa população.

Distratores: A alternativa A está incorreta porque a autodeclaração é legítima, sendo um método de verificar a identificação étnica e racial sem a imposição de identidades baseadas em preconcepções do pesquisador. A alternativa B não considera que o Brasil ainda é um país de grandes desigualdades étnico-raciais, o que pode ser comprovado, por exemplo, na comparação entre médias de renda de brancos e não brancos. A alternativa C não considera que, apesar de apresentar a maior porcentagem, a soma de pardos, pretos, amarelos e indígenas ultrapassa 50%.



QUESTÃO 14

RESPOSTA 14

Resposta: Entre as mudanças que podem ser apontadas pelos alunos estão a diminuição do percentual da população jovem, além do aumento da população de idosos, acima de 65 anos.