1. (FGV 2022) A missão do IBGE é “retratar o Brasil com informações necessárias ao conhecimento de sua realidade e ao exercício da cidadania”.

As opções a seguir descrevem como essa missão se concretiza, à exceção de uma, que está errada. Assinale-a.

A) Quando o IBGE identifica, mapeia e analisa o território.

B) Quando o IBGE realiza a contagem da população.

C) Quando o IBGE formula, executa e fiscaliza políticas públicas.

D) Quando o IBGE informa como a população vive.

E) Quando o IBGE apresenta a evolução da economia a partir de estatísticas do trabalho e da produção.

 

2. (CONSESP 2018) Com relação ao Censo realizado em 2010 sobre a população indígena do Brasil, assinale a afirmação correta.

A) Corresponde a menos de 1% da população brasileira.

B) Corresponde a 5% da população brasileira, sendo o tupi-guarani a maior etnia existente.

C) Os povos indígenas se concentram mais no Sul do Brasil.

D) Todos os indígenas têm o Guarani como língua oficial.

 

3. (AOCP 2021) Comum nas lavouras de café e cana-de-açúcar, pela necessidade de mão de obra em determinados períodos do ano, esse tipo de migração caracteriza-se justamente por estar ligada às estações do ano, sendo do tipo temporária, em que o migrante sai de um determinado local em um certo período do ano e retorna após alguns meses. O texto faz referência

A) à Migração Pendular.

B) ao Êxodo Rural.

C) à Migração Diária.

D) à Migração Forçada.

E) à Migração Sazonal.

 

4. (AOCP 2021) A teoria demográfica que atribui aos países ricos ou desenvolvidos a responsabilidade pela intensa exploração imposta aos países pobres ou subdesenvolvidos, resultando em um excessivo crescimento demográfico e pobreza generalizada, defendendo a adoção de reformas socioeconômicas para superar os graves problemas decorrentes, é definida como

A) Teoria Neomalthusiana.

B) Teoria Malthusiana.

C) Determinismo Geográfico.

D) Teoria Reformista.

E) Teoria Ecomalthusiana.

 

5. (AOCP 2021) As pirâmides etárias são gráficos de indicadores populacionais que permitem a análise da dinâmica populacional de um determinado local segundo faixas etárias e de sexo. De acordo com a dinâmica populacional brasileira, é correto afirmar que atualmente a pirâmide etária brasileira

A apresenta uma base larga, já que as altas taxas de fecundidade no nordeste compensam a redução das mesmas no sudeste

B) caracteriza-se como uma pirâmide envelhecida, pois com o aumento da expectativa de vida, o número de pessoas acima dos 65 anos superou, em 2010, o número de pessoas abaixo de 15 anos.

C) apresenta grande disparidade entre o número de homens e mulheres, principalmente na população idosa, que aponta 60 mulheres para grupo de 100 homens.

D) é considerada adulta, já que maior parte da população se encontra nessa faixa etária.

E) é invertida, resultante da redução da taxa de fecundidade no país, o que vem causando a redução populacional desde 2008.

 

6. (IF Sul Rio-Grandense 2021) A produção historiográfica a respeito das imigrações e colonizações italiana e alemã no sul do Brasil revela um espaço colonial muito complexo. Os imigrantes mantiveram vínculos culturais com as pátrias de origem: Itália e Alemanha; e, ao mesmo tempo, forjaram identidades próprias que permitiram a inserção desses imigrantes no contexto político, social, econômico e cultural brasileiro.

Em relação à imigração italiana e alemã no sul do Brasil, afirma-se que

A) os imigrantes alemães, desde sua chegada, prescindiram do costume luso-brasileiro de utilizar mão de obra escrava afro-brasileira nas áreas rurais coloniais, pois todo trabalho era feito pelos integrantes do núcleo familiar.

B) as relações entre índios e imigrantes não permearam o processo de construção da identidade sul-rio-grandense, visto que, quando aqui chegaram, no séc. XIX, as terras disponíveis já estavam livres da presença dos nativos devido à ação dos “bugreiros”.

C) a homogamia, um princípio organizador dos matrimônios rurais dos imigrantes, prática muito difundida, era essencial para a sobrevivência familiar nas colônias, pois visava garantir que não houvesse crises entre o casal.

D) os imigrantes estruturaram uma rede escolar de tipo peculiar, bem equipada e servida de professores muito instruídos. Devido a isso, conseguiram preservar suas respectivas línguas e, consequentemente, suas heranças culturais.

 

7. (MetroCapital Soluções 2021) Oriundos tronco da família tupi-guarani, os 27 mil guajajaras existentes, atualmente, no Brasil, moram no estado:

A) de Roraima.

B) do Maranhão

C) do Amapá.

D) do Acre.

E) de Rondônia.

 

8. (FEPESE 2021) Analise as afirmativas abaixo sobre a distribuição da população brasileira.

1. O território brasileiro é o quarto maior do mundo em extensão.

2. Algumas áreas são mais povoadas do que outras, isto quer dizer que a população brasileira é distribuída desigualmente pelo espaço.

3. Das cinco regiões brasileiras geoeconômicas, as mais populosas são o Sudeste e o Nordeste.

4. A concentração populacional se estende pelas áreas litorâneas do Nordeste até o Sul, passando pela Região Sudeste, onde a área densamente ocupada se alarga em direção ao interior. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

A) São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.

B) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.

C) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.

D) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

E) São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

 

9. (AMEOSC 2021) A taxa de fecundidade - número médio de filhos que uma mulher teria dentro do seu período fértil - das brasileiras caiu entre 2000 e 2010, principalmente nos grupos etários mais jovens, segundo dados do Censo Demográfico de 2010 [...]. Os números mostram que a taxa de fecundidade brasileira caiu de 6,16, em 1940, para 1,9, entre 2000 e 2010 [...].

<http://g1.globo.com/brasil/noticia/2012/10/taxa-de-fecundidade-e-menor-entre>. (Fragmento)

A diminuição na taxa de fecundidade no Brasil está diretamente relacionada à:

A) Intensificação da urbanização, possibilitando à mulher uma maior inserção no mercado de trabalho.

B) Elevação da taxa de pobreza, obrigando as famílias a repensarem o planejamento familiar.

C) Queda na qualidade do sistema de saúde pública, ocasionando o crescimento na taxa de mortalidade.

D) Investimento na política de saneamento básico, sobretudo no tratamento de água das regiões periféricas.

 

10. (Prefeitura de Bombinhas - SC 2021) Realizado a cada 10 anos, o Censo Demográfico constitui a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios do País. Adiado devido a Pandemia de Covid-19, o Censo tem previsão para ser realizado em 2022, sendo que o último já realizado ocorreu no ano de:

A) 2011

B) 2012

C) 2010

D) 2009

 

11. (IBGP 2021) Os fluxos migratórios acompanham a história, e são derivados por diferentes causas, econômicas, políticas ou sociais. Nesse sentido as afirmativas a seguir:

I- Trata-se de um arranjo populacional entre dois ou mais municípios onde há grande integração demográfica. Ocorre, por exemplo, quando alguém estuda ou trabalha em um município diferente de onde mora, sendo obrigado a se deslocar diariamente para cumprir essas obrigações.

II- Ocorre entre municípios de um mesmo estado ou ainda entre estados de uma mesma região, sobretudo em direção a cidades de médio porte. Esse processo é impulsionado, muitas vezes, por indústrias que migram para cidades menores.

Assinale a alternativa que descreve CORRETA e respectivamente os termos correspondentes às definições apresentadas:

A) Migração estacional e migração sazonal.

B) Migração sazonal e migração estacional.

C) Migração pendular e migração inter-regional.

D) Migração inter-regional e migração pendular.

 

12. (IDIB 2020) “Migração corresponde à mobilidade espacial da população, ou seja, é o ato de trocar de país, de região, de estado ou até de domicílio.” A respeito do tema, assinale a alternativa correta.

A) No Brasil, os aspectos econômicos são irrelevantes nas migrações internas. O modelo de produção capitalista promoveu a centralização das atividades industriais na Região Sudeste.

B) A migração é desencadeada por diversos motivos, quais sejam: religiosos, culturais, ambientais, políticos e econômicos. No Brasil, os fatores econômicos são os principais responsáveis pelas correntes migratórias, pois, no país, existem áreas mais industrializadas, sendo, portanto, mais atrativas para a população.

C) Um modelo de migração muito comum no Brasil é o êxodo rural, ou seja, a migração da cidade para o campo. O modelo econômico que favorece os grandes latifundiários e a intensa mecanização das atividades agrícolas tem como consequência a expulsão da população rural.

D) Nas últimas décadas, a urbanização recuou pelo Brasil, o que proporcionou a melhoria na infraestrutura de transportes, de telecomunicações e de energia elétrica, favorecendo a geração de empregos em locais até então menos desenvolvidos.



13. (AMEOSC 2021) CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO NÃO AMEAÇA PLANETA, CONSUMO SIM. ENTREVISTA COM ROBERTO LUIZ DO CARMO

Data: 28 de maio de 2020

Em 1798, um economista britânico chamado Thomas Malthus formulou uma teoria populacional que previa um apocalipse de fome e guerra se a população humana não parasse de crescer. Sua ideia era que a população cresceria em progressão geométrica, enquanto nossa capacidade de produzir alimentos só cresceria em progressão aritmética. Logo, em um futuro próximo, faltaria comida para alimentar tanta gente.

Hoje, mais de dois séculos depois, a previsão não se confirmou. A população não parou de crescer e estamos todos, bem ou mal, vivos. Mas a teoria malthusiana ainda ressoa entre os mais alarmistas - principalmente agora que atingimos mais de 7 bilhões de seres humanos. Como dar comida para essa multidão? Como impedir o colapso de nosso já desgastado meio ambiente?

https://www.ufjf.br/ladem/2020/05/28/crescimento-da-populacao-nao-ameaca-planeta-consumo-sim-entrevista-com-roberto-luiz-do-carmo/. (Fragmento)

De acordo com a reportagem, a Teoria Malthusiana não se confirmou. Dentre os argumentos que justificam a não concretização da teoria em questão, assinala-se:

A) Sobre os efeitos da Revolução Industrial, o Malthusianismo limitou o aumento da produção agrícola aos países desenvolvidos.

B) Malthus fez sua análise levando em consideração as particularidades da zona urbana, sem considerar as necessidades da zona rural.

C) A modernização tecnológica conseguiu ampliar o desenvolvimento do cultivo das terras, fazendo com que a produção de alimentos fosse suficiente.

D) A fome e a miséria dos países desenvolvidos podem ser atribuídas à incapacidade produtiva de alimentos, atrelada a sua má distribuição.

 

14. (EDUCA 2018) É uma teoria demográfica desenvolvida a partir da reelaboração das ideias do pensador inglês Thomas Malthus (1736-1834). Essa perspectiva, em linhas gerais, preconiza a difusão de medidas governamentais para intensificar o controle do crescimento da população, principalmente em países considerados subdesenvolvidos ou periféricos. Thomas Malthus, em sua obra Ensaio Geral sobre a População, argumentava que a relação entre a quantidade de habitantes no mundo era desproporcional à quantidade de alimentos e recursos naturais disponíveis, de modo que o crescimento populacional seria muito mais intenso que o crescimento produtivo. A descrição acima refere-se a:

A) Teoria Neomalthusiana.

B) Teoria Malthusiana.

C) Teoria Reformista.

D) Teoria Autopoiese

E) Teoria Múltipla da População.

15. (CEV-URCA 2021) Marque a alternativa na qual corresponde a teoria escrita e defendida no século XVIII, no qual comparando dados do crescimento da população e da produção de alimentos na época, publicou o estudo Ensaio sobre população, no qual propunha a seguinte teoria demográfica, enquanto a população mundial tenderia a crescer em progressão geométrica (2,4,8,16,32...), a produção de alimentos cresceria em progressão aritmética (2,4,6,8,10...):

A) Teoria Malthusiana;

B) Teoria Reformista;

C) Teoria Neomalthusiana;

D) Teoria transição demográfica;

E) Teoria da Natalidade e da fecundidade.