1. (AGIRH 2021) O envelhecimento da população é uma tendência entre países que vivenciam:

A) o aumento das taxas de natalidade e o aumento da expectativa de vida.

B) a diminuição das taxas de natalidade e o aumento da expectativa de vida.

C) a diminuição das taxas de natalidade e a diminuição da expectativa de vida.

D) o aumento das taxas de natalidade e a diminuição da expectativa de vida.

 

2. (IBADE 2018) População brasileira chegará a 233 milhões em 2047 e começará a encolher, aponta IBGE. Hoje, total de habitantes é de mais de 208 milhões e idade média é de 32,6 anos. Piauí, Bahia e Rio Grande do Sul serão os primeiros estados a apresentar redução da população. Por Carlos Brito e Darlan Alvarenga, G 1, Rio de Janeiro e São Paulo 25/07/2018

A população brasileira continuará a crescer até 2047, quando atingirá 233,2 milhões de pessoas. No entanto, a partir de 2048, haverá uma queda gradual até 2060, quando recuará para 228,3 milhões, segundo estudo divulgado nesta quarta-feira (25) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os dados relatados farão com que o Brasil permaneça entre os países mais populosos do mundo. Isso porque o Brasil ainda terá:

A) grande população absoluta.

B) grande população economicamente ativa.

C) pequena taxa de fecundidade.

D) pequena taxa de mortalidade.

E) grande população relativa.

 

3. (AGIRH 2021) À medida que uma cidade cresce, os bairros localizados na periferia avançam em direção ao limite dos municípios vizinhos. Muitas vezes esse crescimento ocorre de modo que as áreas urbanas desses municípios, em algumas porções, acabam se unindo, formando um grande aglomerado urbano, porém preservando a autonomia político-administrativa dos municípios. Esse processo é denominado:

A) Saturação.

B) Congruência.

C) Congregação.

D) Conurbação.

  

4. (FACET Concursos 2020) No âmbito econômico e demográfico, um conceito tem sido intensamente debatido no Brasil nos últimos tempos, o de Bônus Demográfico. É correto afirmar que ele se refere à/ao:

A) transição demográfica em que a população idosa vem se alargando no topo da pirâmide etária, o chamado envelhecimento da população.

B) crescimento da base da pirâmide etária, com o aumento da população jovem – de até 15 anos – em relação à população adulta.

C) situação em que o número da população em idade ativa supera a população dependente, isto é, idosos e crianças.

D) momento em que as taxas de crescimento natural da população começam a se elevar em um ritmo maior ao anteriormente observado.

E) ao aumento da base da pirâmide etária, com um aumento das taxas de fecundidade e natalidade.

 

5. (FACET Concursos 2020) Recentemente, o tema da migração ganhou holofotes nas discussões políticas e econômicas. Segundo informações da ONU, aproximadamente 260 milhões de pessoas no planeta são migrantes, próximo de 3,5% da população total. Nesse sentido, observa-se que nos últimos anos o fluxo migratório internacional, em sua proporção maior, tem ocorrido:

A) no sentido Norte-Sul, isto é, dos países desenvolvidos aos em desenvolvimento.

B) na direção Norte-Norte, isto é, em que os migrantes saem de um país desenvolvido para outro também desenvolvido.

C) de regiões afetadas pelas mudanças climáticas globais em direção a países com abundância de recursos naturais.

D) no sentido Sul-Sul, ou seja, ocorrendo a saída de migrantes de países em desenvolvimento em direção a países também em desenvolvimento.

E) na direção Sul-Norte, em que as pessoas estão saindo de países em desenvolvimento rumo a países desenvolvidos.

 

6. (AMEOSC 2020) Durante a década de 1970 a cidade de São Paulo – SP assumiu a posição de principal polo de atração populacional do Brasil. O crescimento descontrolado de São Paulo – SP fez com que nos últimos 30 anos, 40 municípios que envolvem a capital paulista se unissem fisicamente, formando uma mancha demográfica chamada:

A) Favelização.

B) Conurbação.

C) Metropolização.

D) Superpovoamento.

 

7. (CESPE / CEBRASPE 2020) Paulo mora no condomínio Pontal da Barra e todos os dias, pela manhã, por volta das 7 horas, vai de ônibus ao seu trabalho, que fica no centro de Aracaju. O percurso passa pela ponte Construtor João Alves e várias paisagens da região. Ele chega ao serviço por volta das 8 horas, quase sempre pontualmente. No final do dia, retorna à sua casa, também de ônibus, por volta das 20 horas. A rotina de Paulo é vivida por milhares de trabalhadores do país.

O tipo de deslocamento realizado por Paulo todos os dias denomina-se

A) emigração.

B) transumância.

C) migração pendular.

D) êxodo rural.

E) êxodo urbano.

 

8. (MPE-GO 2020) Sobre a dinâmica demográfica brasileira, é correto afirmar que:

A) A taxa de fecundidade cresce desde a década de 1980

B) O movimento pendular não existe nas regiões metropolitanas do Centro-Sul.

C) A base da pirâmide etária está diminuindo em razão da queda das taxas de natalidade.

D) A expectativa de vida caiu 3,7 anos no início do século XXI.

 

9. (MPE-GO 2020) Sobre a demografia da população brasileira é correto afirmar:

A) A população relativa é alta e a população absoluta baixa.

B) O número absoluto da população é correspondente ao tamanho de sua área.

C) O Brasil é um país populoso, mas não densamente povoado.

D) Tem uma grande densidade demográfica.

 

10. (AV MOREIRA 2020) As Nações Unidas calculam que 68% da população mundial será urbana e irá concentrar-se majoritariamente na Índia, China e Nigéria. Até 2050, dois terços da população mundial viverão nas cidades. Algumas cidades, a exemplo de Tóquio, Mumbai e São Paulo, possuem mais de 10 milhões de habitantes, por isso são consideradas:

A) Cidades Globais.

B) Megacidades.

C) Megalópoles.

D) Metrópoles Globais.

E) Tecnopolos.

 

11. (FEPESE 2021) A população brasileira e do mundo mudou muito ao longo do tempo. Para saber as causas e as consequências desse processo, é necessário compreender a dinâmica do crescimento populacional.

Acerca da população, é correto afirmar:

1. A dinâmica populacional pode ser observada somente por meio da evolução da natalidade e da mortalidade. (e dos movimentos migratórios).

2. A população mundial aumenta quando há maior número de mortes (nascimentos) do que de nascimentos. (mortes).

3. A diferença entre o número de nascimentos e o número de mortes corresponde ao crescimento vegetativo.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

A) É correta apenas a afirmativa 1.

B) É correta apenas a afirmativa 3.

C) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.

D) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.

E) São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

 

12. (AMEOSC 2021) Se por um lado a alta taxa de natalidade e crescimento demográfico pode representar um problema populacional, o baixo crescimento vegetativo, com baixas taxas de natalidade, e uma alta expectativa de vida também podem ter consequências negativas, tais como:

A) Sobrecarga da população economicamente ativa pela produção e encargos previdenciários.

B) Baixa oferta de empregos e estagnação econômica da produção nacional.

C) Sobrecarga de sistemas básicos sociais, tais como saúde e educação, seguida da falta de profissionais qualificados.

D) Queda acentuada na pirâmide social, que se alarga em sua base e afunila no topo, desregulando a sociedade e a economia.

 

13. (AMEOSC 2021) O conceito de ____________________ procura compreender a relação na oscilação das taxas de crescimento e variações populacionais e por definir que não há um crescimento acelerado da população, mas sim oscilações periódicas, que alternam crescimentos e desacelerações demográficos, podendo envolver, inclusive, estágios de estabilidade. A alternativa que preenche a lacuna é:

A) Taxa de natalidade.

B) Taxa de mortalidade.

C) Transição demográfica.

D) Recuperação demográfica.

 

14. (AMEOSC 2021) De acordo com dados divulgados em 2010 pelo Fundo de População das Nações Unidas (FNUAP), a população mundial atingiu a marca de 6,908 bilhões de habitantes. Tal população está distribuída de modo irregular no planeta, de modo que: 

(__) - Cerca de 60% da população planetária encontra-se no continente asiático. 

(__) - A partir da obtenção dos números da população relativa torna-se possível identificar a intensidade do povoamento de um determinado lugar. Quando os dados apontam mais de 100 pessoas por quilômetro quadrado o lugar é considerado povoado. (__) - A Europa é o continente de povoamento mais uniforme, com predomínio de grandes cidades em quase todo o território. 

(__) - As condições naturais de uma região ou país já não são mais consideradas fatores de influência do povoamento, tendo em vista que a tecnologia minimiza, quase anula, as adversidades naturais contra a vida humana.

Considerando-se que (V) significa verdadeiro e (F) significa falso a sequência correta das proposições acima é:

A) F, V, F, F.

B) V, F, V F.

C) V, F, F, V.

D) V, V, V, F.

 

15. (CONSESP 2018) Verifique as afirmações a seguir que defendem ideias distintas em relação ao crescimento demográfico e do nível de desenvolvimento.

1 - “Os países subdesenvolvidos são pobres e por isso possuem uma grande camada da sociedade composta por jovens.”

2 - “Essa perspectiva, preconiza a difusão de medidas governamentais para intensificar o controle do crescimento da população, principalmente em países considerados subdesenvolvidos ou periféricos.” Assinale a alternativa que possua as duas teorias demográficas que se relacionam com as afirmações 1 e 2, respectivamente.

A) Teoria Neomalthusiana e Reformista.

B) Teoria Reformista e Transição demográfica.

C) Teoria Econeomalthusiana e Reformista.

D) Teoria Antimalthusiana e Neomalthusiana.