1. (Quadrix 2018) O meio  técnicocientíficoinformacional,  tal  como elaborado por Milton Santos, é um construto que necessita de  aprofundamento  e  considerações  de  caráter  ontológico para  transformarse  em  conceito.  Ele aparece, como preocupação teórica do autor, em várias obras.

Internet: <www.seer.ufu.br>.

Para Milton  Santos,  o  conceito  de  meio  técnicocientíficoinformacional

A) é determinado pela forte  expansão  do  processo  de industrialização e do domínio da natureza pelo homem em suas atividades econômicas.

B) caracterizase pela expansão  do  comércio  em  larga escala,  com  ampliação  das  relações  mercantis  entre todas  as  partes  do  mundo,  fruto  do  processo  de globalização.

C) é a expressão espacial da globalização, em que o domínio da informação e dos sistemas comunicacionais adquirem importância capital nas relações de poder.

D) surgiu com a passagem  do  período  técnico  para  o período da ciência, embora as  técnicas continuassem as mesmas.

E) estimulou o desenvolvimento técnico associado às ciências, permitindo uma simultaneidade dos tempos, porém não dos lugares.

 


2. (INSTITUTO AOCP 2017)   O Brasil é um país de industrialização tardia. Até o início da década de 1930, o espaço geográfico brasileiro foi estruturado ao redor do modelo primário-exportador, porém, com a crise do modelo agroexportador, surgiram diversas oportunidades para a industrialização e a urbanização do Brasil. Sobre o processo de urbanização do Brasil, assinale a alternativa correta.

A) A concentração de riqueza na Região Sul, principalmente no eixo Rio-São Paulo, faz com que haja também uma concentração de indústrias na região, destacando-a como pioneira na industrialização nacional.

B) Com a industrialização em curso, fica evidente o êxodo urbano no Brasil, milhares de brasileiros deixam o campo em direção às cidades.

C) Segundo o IBGE, o estado do Paraná possui três metrópoles: uma metrópole nacional, Curitiba e duas regionais, Maringá e Londrina.

D) Algumas cidades vêm passando por um processo conhecido como Macrocefalia urbana, que consiste na redução da malha urbana das cidades.

E) A urbanização na região Sul foi lenta até a década de 1970, quando a população rural era maior que a urbana, devido as suas características econômicas, com predomínio da propriedade familiar e da policultura, reduzindo a migração de trabalhadores rurais para as áreas urbanas.

 


3. (ADM&TEC 2019) Leia as afirmativas a seguir:

I. A Tundra é um bioma no qual a baixa temperatura e estações de crescimento curtas impedem o desenvolvimento de árvores. O bioma do tipo Tundra é encontrado em regiões como o norte do Canadá, o sul da África e o leste da Austrália. Numa tundra, a vegetação é composta por arbustos, ciperáceas, gramíneas, musgos e líquens.

II. Dentre os fatores que beneficiaram a concentração industrial na região Sudeste, no início do século XX, pode-se destacar a concentração de infraestrutura de energia, comunicação e, sobretudo, transportes naquela região. Esses fatores são essenciais para garantir a infraestrutura necessária para os processos produtivos, o abastecimento das indústrias com matéria-prima, o escoamento da produção e a utilização de maquinário com funcionamento elétrico.

Marque a alternativa CORRETA:

A) As duas afirmativas são verdadeiras.

B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

D) As duas afirmativas são falsas.

 


4. (IMA 2017) Considerando o processo de industrialização e as atividades econômicas no cenário mundial, leia e analise os itens abaixo:

ITEM I – Por causa do aumento do número de pessoas envolvidas em atividades do Setor Terciário, ele tem se tornado mais importante a cada dia. O setor terciário engloba as atividades baseadas no sistema de trocas de mercadorias, em especial na importação e exportação das chamadas “commodities”. ITEM II – Ao longo do tempo, o processo de desenvolvimento industrial se concentrou em algumas regiões do planeta, em especial nos países europeus e na porção norte do continente americano.  ITEM III – A expansão do processo de globalização, que provocou mudanças nas relações econômicas entre as nações, teve como consequência o surgimento de uma nova divisão internacional do trabalho.

Dos itens acima, pode-se CORRETAMENTE julgar que:

A) Apenas o item II é falso.

B) Os itens I e II são falsos.

C) Somente o item I é verdadeiro.

D) Os itens I e III são verdadeiros.

 


5. (FEPESE 2019) Uma das maiores fabricantes de automóveis do mundo anunciou recentemente a decisão de fechar sua fábrica mais antiga no Brasil, em São Bernardo do Campo, que emprega cerca de 3 mil pessoas.

Assinale a alternativa que indica a indústria.

A) Renault

B) Groupe PSA no Brasil

C) Ford Motor Company

D) General Motors

E) Fiat-Chrysler

 


6. (FUNDATEC 2019) Sobre a indústria de base, analise as assertivas abaixo:    I. É o modelo de indústria cuja produção é contida por outras indústrias.  II. Pode produzir máquinas ou matéria-prima.  III. É chamada de indústria de bens intermediários ou indústria pesada. IV. Abarca majoritariamente os ramos: eletrônico, automobilístico, químico e de cimento.    Quais estão corretas?

A) Apenas I e IV.

B) Apenas II e III.

C) Apenas III e IV.

D) Apenas I, II e III.

E) I, II, III e IV.

 


7. (VUNESP 2019) A empresa brasileira anunciou a compra de empresa similar norte-americana, em uma operação de troca de ações, nesta quarta-feira (22 de maio). De acordo com a companhia, a negociação deu origem ao 4° maior grupo do tipo no mundo, com 6,3 milhões de representantes e consultoras, com 3,2 mil lojas espalhadas por mais de 100 países. (Correio Braziliense – https://bit.ly/2KLNjrG –Acesso em 13.06.2019. Adaptado).

A empresa é responsável pela produção de:

A) calçados e bolsas.

B) cosméticos.

C) eletrônicos.

D) artigos de vestuário.

E) alimentos enlatados.

 


8. (IBADE 2020) O advento da economia industrial repercutiu profundamente sobre o meio rural, revolucionando as técnicas de cultivo e criação de animais. A revolução nas técnicas da agropecuária propiciadas pelo advento da indústria, com a introdução de novas tecnologias na produção, provoca transferência de força de trabalho do Setor Primário para os Setores Secundário e Terciário*. Entre suas consequências está o(a):

*considerando os setores de atividades característicos da economia moderna.

A) progressivo despovoamento do campo e a urbanização crescente das sociedades.

B) crescimento da agricultura de subsistência no interior dos países.

C) aumento da importação de commodities por países em desenvolvimento, como o Brasil.

D) migração dos povos do Ártico para o sudeste asiático.

E) lento retorno das populações asiáticas para sua terra natal, as Américas.

 


9. (INSTITUTO AOCP 2019) No que diz respeito à política de industrialização brasileira, a partir da década de 1970, alguns segmentos políticos e econômicos acreditaram ser possível colocar o Brasil em uma posição de país industrialmente avançado e autossuficiente. Assinale a alternativa correta, a partir dessa afirmação.

A) Na década de 1980, o Brasil atingiu um patamar de industrialização compatível com o dos países desenvolvidos.

B) O ingresso do país na chamada terceira Revolução Industrial ou Revolução Técnico-científica permitiu o desenvolvimento de atividades na indústria que aplicam tecnologias de ponta em todas as etapas produtivas.

C) Os processos de transnacionalização foram adquirindo uma base tecnológica que tornou baixo o patamar de produtividade alcançado pela indústria brasileira.

D) Apesar de o padrão tecnológico brasileiro corresponder ao da segunda revolução industrial, o empenho do empresariado garantiu que a indústria permanecesse competitiva.

E) A crise inflacionária dos anos de 1980 foi revertida rapidamente e o Brasil conseguiu atingir patamares adequados de produtividade.

 


10. (FUNDATEC 2019) Analise as assertivas abaixo sobre o Brasil no período da industrialização inicial:

I. Os produtos produzidos aqui eram baratos e de alta qualidade em relação aos dos EUA e da Europa, por isso não valia a pena produzi-los.

II. Esse primeiro impulso industrial não foi suficiente para mexer com a estrutura econômica do país.

III. O governo brasileiro buscava assegurar o setor cafeeiro em vez de incentivar a indústria nacional.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.

B) Apenas II.

C) Apenas III.

D) Apenas I e II.

E) Apenas II e III.


 

11. (IBFC 2017) “A partir dos anos 70, impõem-se um movimento de desconcentração da produção industrial, uma das manifestações do desdobramento da divisão territorial do trabalho no Brasil”. Fonte: SANTOS, Milton; Maria Laura, SILVEIRA. O Brasil Território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001.

Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:

I. A produção industrial torna-se mais complexa, estendendo-se sobretudo para novas áreas do Sul e para alguns pontos do Centro-Oeste, do Nordeste e do Norte. Paralelamente, as áreas industriais já consolidadas ganham dinamismos diferentes dos que definiram a industrialização em períodos anteriores. 

II. As mudanças de localização de atividades industriais são às vezes precedidas de uma acirrada competição entre Estados e municípios pela instalação de novas fábricas, e mesmo, pela transferência das já existentes. A indústria de automóvel e das peças é emblemática de tal situação. 

III. Considerando as sedes das quinhentas empresas líderes, verifica-se entre meados da década de 70 e final da década de 90, uma queda relativa dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, em favor de um aumento da participação de Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Bahia. Aqui, trata-se menos de deslocalização dos escritórios das grandes empresas e mais de uma hierarquização dessas firmas em função das vendas. Estão corretas as afirmativas:

A) I apenas

B) II apenas

C) I e II apenas

D) II e III apenas

E) I, II, III


 

12. (IBFC 2017) No Brasil, a expansão industrial e a modernização do campo geraram grandes complexos agroindustriais, sobre os quais se afirma que: I. A nova conexão entre a agricultura e a indústria, tira o poder dos grupos rurais de atuarem isoladamente, além de exigir uma maior participação do Estado como capitalista financeiro. A relação básica ocorre via capital dos grupos rurais, do Estado e de grandes grupos internacionais, que geralmente incorporam outras atividades, além do agrícola. II. Trata-se da articulação da agricultura, por um lado, com a indústria produtora de insumos e bens de capital agrícola, e por outro lado, com a indústria processadora de produtos agrícolas, a agroindústria. A reprodução ampliada da agricultura passa a depender cada vez menos dos recursos naturais e mais dos meios de produção gerados por um setor especializado da indústria. III. É característica do complexo agroindustrial brasileiro: um dado padrão de desenvolvimento tecnológico, que tem por referência os princípios da Revolução Verde; a desinserção da agricultura brasileira no mercado internacional, marcado pelo aumento da participação, na pauta de exportações, de produtos agrícolas elaborados; ausência da atuação do Estado como regulador financeiro na economia.

Assinale a alternativa correta.

A) Apenas a afirmativa I é verdadeira

B) Apenas a afirmativa II é verdadeira

C) Apenas a afirmativa III é verdadeira

D) Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras

E) Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras

 


13. (IBFC 2017) A indústria de bens de produção pode ser tanto extrativa como produtora de equipamentos. Nesse sentido, assinale a alternativa incorreta.

A) São as que extraem matéria-prima da natureza

B) É a base para outros ramos industriais

C) Têm sua produção direcionada diretamente para o mercado consumidor

D) Produzem máquinas e equipamentos que serão utilizados nos diversos segmentos das indústrias

E) Siderurgia e a petroquímica são exemplos dela

 


14. (AOCP 2018) Sobre a história, o desenvolvimento e a distribuição industrial do Brasil, assinale a alternativa INCORRETA.

A) Juscelino Kubitschek priorizou investimentos no transporte rodoviário, o que possibilitou a ascensão da indústria automobilística.

B) A Petróleo Brasil S/A (Petrobras) foi criada em 1953, durante o governo de Getúlio Vargas.

C) A região metropolitana de Feira de Santana ganhou destaque na última década por abrigar mais de 30% das unidades industriais de autopeças, representando pouco mais de 35% da produção nacional.

D) O Estado do Rio Grande do Norte é um dos principais polos da indústria salineira nacional.

E) O Brasil é considerado um país de industrialização recente, representado também por NIC (New Industrialized Countries). O modelo de industrialização foi o de substituição de importações e priorizou a fabricação, principalmente, de bens de consumo antes importados.


 

15. (ADM&TEC 2019) Leia as afirmativas a seguir:

I. Quando as pilhas e as baterias já não têm mais utilidade, tornam-se resíduos perigosos e devem ter uma destinação final adequada. Estes produtos possuem quantidades consideráveis de metais pesados que se infiltram nas cadeias alimentares e consequentemente chegam aos organismos das pessoas, além de poluir o meio ambiente. Por isso devem ser depositadas nos aterros sanitários, nos lixões e utilizadas na compostagem.

II. O complexo regional do Acre concentra a maior parte da produção industrial e agrícola do Brasil.

Marque a alternativa CORRETA:

A) As duas afirmativas são verdadeiras.

B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

D) As duas afirmativas são falsas.