1. (FEPESE 2022) Analise as afirmativas abaixo sobre o espaço urbano, suas paisagens e seus problemas.

1. As paisagens urbanas são as mais alteradas por ação antrópica, uma vez que nessas áreas praticamente todos os elementos inseridos nas cidades foram introduzidos pelo homem.

2. Em áreas urbanas com pouca vegetação pode ocorrer o aquecimento da área mais próxima ao solo, fenômeno esse chamado de ilha de calor.

3. Existem áreas nas grandes cidades, principalmente, em que as casas são construídas de forma aglomerada e feitas de maneira precária, geralmente em terrenos sujeitos a enchentes ou desmoronamentos, sobre áreas de rios ou córregos.

4. Em todos os municípios brasileiros há tratamento de esgoto, o que beneficia o solo e não o contamina.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

A) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.

B) São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.

C) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.

D) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.

E) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

 

2. (IBADE 2022) Além de constituir Patrimônio Nacional pela Constituição Federal de 1988, o pantanal foi designado Sítio do Patrimônio Natural Mundial pela Convenção de Ramsar, em 1993, e Reserva da Biosfera pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e a Cultura em 2000. Seu alto valor ecológico reside na sua posição central no continente sul-americano, configurando um ‘ponto de encontro’ da flora e da fauna amazônica do Cerrado, da Mata Atlântica e do Chaco, sendo umas das razões para sua elevada biodiversidade. ” BOTELHO, R. G. M. Recursos Naturais e Questões Ambientais. In Santos, M. Atlas Nacional do Brasil. Rio de Janeiro, IBGE, 2010.

Apesar da grande riqueza do Pantanal, o ano de 2020 marcou os profundos contrastes entre a sua importância e a eficiência de políticas voltadas a sua preservação e conservação devido ao número de queimadas ocorridas no período mais seco do ano do tipo climático Tropical Continental. Dentre as ameaças ao equilíbrio desse sistema, podemos citar:

A) a atuação das Organizações não Governamentais de proteção ao meio ambiente.

B) a ação indiscriminada de povos indígenas e caboclos que utilizam o fogo na prática da agricultura de subsistência.

C) apenas a atuação de garimpeiros e mineradoras nos ambientes geológicos com jazimentos de ouro e diamantes, pois, assim como a Amazônia, o Pantanal é úmido, o que não o torna vulnerável ao fogo.

D) o reduzido número de gado no Pantanal, pois o boi atua na prevenção dos incêndios comendo o capim seco que vira material altamente combustível.

E) a rápida expansão da pecuária em meados da década de 1970 associada à evolução do desmatamento nas áreas planaltinas.

 

3. (Prefeitura de Fortaleza – CE 2022) No Nordeste do Brasil, encontram-se algumas áreas fortemente degradadas suscetíveis aos processos de desertificação. Assinale a alternativa que define CORRETAMENTE uma área em processo de desertificação de acordo com a Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação.

A) Processo resultante das mudanças climáticas nas regiões de clima semiárido e temperado, não ocorrendo a intervenção humana.

B) Degradação ambiental que afeta as regiões semiáridas, as regiões de clima temperado e as regiões de clima úmido, resultante de fatores humanos.

C) Processo que ocorre em virtude da degradação de uma área a partir das atividades de mineração, dificultando a recuperação da cobertura vegetal.

D) Processo que culmina com a degradação das terras nas zonas áridas, semiáridas e subúmidas secas, como resultado da ação de fatores diversos, com destaque para as variações climáticas e para as atividades humanas.

 

4. (COPESE – UFPI 2022) "A capacidade de conviver e superar as intempéries da natureza e as diferentes formas de poluição não é a mesma para os diferentes grupos da sociedade. Os riscos atrelados a esses fenômenos estão conectados com a escassez de recursos e com o acesso a direitos básicos de cada parcela da população" (AQUINO, Vinicius Salomão de; FARIAS, Talden. Regularização fundiária em áreas de preservação permanente sob a perspectiva da sustentabilidade socioambiental. João Pessoa: Editora da UFPB, 2017. p.129).

A partir do trecho lido, assinale a opção que indica CORRETAMENTE a definição de Vulnerabilidade ambiental.

A) Pode ser compreendida como a situação em que um grupo de pessoas, por suas características e pela situação a que está exposto, tem reduzida a sua capacidade de antecipar, lidar, resistir e se recuperar do impacto dos danos ambientais.

B) São mudanças no meio ambiente causadas pela atividade humana (atividade antrópica), geradora de impactos ambientais positivos e negativos.

C) São interferências biológicas, químicas e físicas no meio ambiente provocadas pelo sistema produtivo humano, com consequências nos biomas, na saúde, segurança e bem-estar da população.

D) É a lesão aos recursos ambientais, com consequente degradação, alteração adversa do equilíbrio ecológico e da qualidade de vida.

E) É qualquer alteração no meio ambiente que leve a consequências negativas decorrente das ações antrópicas que contribuem para alterações na qualidade de vida.

 

5. (METRÓPOLE 2022) Até 1992, Pedra Branca do Amapari, seguiu sendo apenas uma pequena vila de moradores, que viviam basicamente da agricultura e da garimpagem do ouro. Com a exploração de ouro e posteriormente do ferro, por meio da mineração, o município, foi alterando de modo significativo, gerando impactos, como:

I. maior densidade populacional do país com mudanças na configuração do espaço.

II. aumento populacional de 168,72% em dez anos. 

III. mudança radical na sua configuração social, política e urbana.

IV. o aumento da circulação de mercadorias e da arrecadação tributária.

V. a criação do Distrito de Água Branca do Cajari.

Estão CORRETAS apenas as afirmativas:

A) I, II e III.

B) III, IV e V.

C) III e V.

D) I, IV e V.

E) II, III e IV.

 

6. (CPCON 2020) Em dezembro de 2019 foi celebrado o Dia Mundial do Solo e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura - FAO, e foi feito o alerta à população mundial sobre os processos de degradação do solo e as ameaças decorrentes do manejo insustentável do solo. (Fonte: Organização das Nações Unidas – ONU - https://news.un.org/pt/story/2019/12/1696801).

Analise as afirmações abaixo com relação aos processos de degradação do solo.

I- São fatores controladores das taxas de erosão: erosividade da chuva, propriedades do solo, cobertura vegetal, características das encostas. A ação do homem pode alterar estes fatores e, consequentemente, acelerar ou retardar os processos erosivos. II- Existem diversas formas de erosão. Erosão laminar, ravinas e voçorocas são alguns exemplos.

III- A degradação pode ser causada por diversos fatores como: erosão, acidificação, acumulação de metais pesados, redução de nutrientes no solo, redução da matéria orgânica.

É CORRETO o que se afirmar em:

A) I e II apenas.

B) I, II e III.

C) II e III apenas.

D) III apenas.

E) I apenas.

 

7. (FURB 2019) Durante a Cúpula de Ação Climática, que ocorreu na sede da ONU, em Nova Iorque, em 23 de setembro de 2019, foram apresentados planos para cortar emissões de gases de efeito estufa e estratégias para neutralizar as emissões de carbono até 2050. Considerando o que foi apresentado, identifique a(s) afirmativa(s) correta(s):

I- No setor financeiro, alguns dos maiores fundos de pensão e seguradoras, responsáveis por administrar mais de 2 trilhões de dólares em investimentos, juntaram-se para formar a Aliança de Proprietários de Bens.

II- A Cúpula de Ação Climática sediou o lançamento da Campanha Global pela Natureza, que planeja conservar cerca de 30% dos territórios terrestres e oceânicos da Terra até 2030, e o Painel de Alto Nível para uma Economia do Mar Sustentável. III- 2 mil cidades se comprometeram a considerar os riscos climáticos como prioridade em suas decisões, planejamentos e investimentos.

IV- Combater a poluição e o congestionamento no trânsito urbano é o objetivo da Iniciativa de Ações em favor do Transporte Amigo do Clima.

V- O Brasil não participou da Cúpula de Ação Climática.

Assinale a alternativa correta:

A) Todas as afirmativas estão corretas.

B) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.

C) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.

D) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.

E) Apenas a afirmativa V está correta.

 

8. (GUALIMP 2019) No Ensino fundamental, a partir do ensino de Geografia ao aluno é possibilitado identificar as áreas de exploração de carvão e petróleo no Brasil. Esta habilidade pode ser desenvolvida através do seguinte eixo norteador:

A) A natureza, as atividades econômicas e os problemas ambientais.

B) Características da população brasileira.

C) Formação territorial do Brasil.

D) Mapas temáticos do Brasil.

 

9. (IMA 2018) O uso de práticas agrícolas inadequadas é responsável por processos de degradação que atingem, principalmente: 

A) A atmosfera e a estrutura geológica;

B) A atmosfera e a vegetação original.

C) As formas do relevo e a atmosfera;

D) O solo e as águas superficiais e subterrâneas;

 

10. (Crescer Consultorias 2018) No Ensino Fundamental, ao se trabalhar a temática “a natureza, as atividades econômicas e os problemas ambientais” espera-se que os alunos construam um conjunto de saberes e conhecimentos relacionados à Geografia que lhes permitam ser capazes de:

A) Conscientizar sobre a importância da economia de energia elétrica.

B) Identificar atitudes que promovem a economia de energia elétrica.

C) Reconhecer que os problemas ambientais são decorrentes da intensificação das atividades econômicas.

D) Perceber o perigo do choque elétrico

 

11. (FUNDEP-Gestão de Concursos 2019) A Geografia é capaz de tratar os fenômenos espaciais sobre múltiplas escalas espaço-temporais. Apesar das orientações acadêmicas e oficiais colocarem o foco no cotidiano e no espaço vivido para a educação geográfica, isso não significa ignorar a dimensão do tempo longo (ou geológico). Os resultados de milhões de anos de interação entre os elementos da natureza e energias existentes nos sistemas ambientais não devem ser relegados à simples descrição do meio físico, o que limita o avanço das discussões acerca da gênese das paisagens e dos recursos naturais – fundamental para o reconhecimento do tempo da natureza nas diversas situações cotidianas e da dinamicidade própria do sistema Terra. No entanto, nos livros didáticos de Geografia são comuns textos fundamentados em notícias com um catastrofismo alarmista de uma mídia sensacionalista, o que, muitas vezes, reflete a falta de conhecimento dos ciclos e das dinâmicas próprias dos sistemas naturais.

SARAIVA JUNIOR, J. C. Tempo geológico, sociedade e ensino de geografia física. HOLOS. ano 29, v. 5, p. 219-233, 2013 (Adaptação). Demandam uma abordagem em tempo longo para serem compreendidas, exceto:

A) A variedade geológica do território brasileiro e sua abundância e diversidade de recursos minerais e energéticos (de grande importância para a economia do país).

B) A constituição do fenômeno climático conhecido como ilha de calor.

C) A ocorrência de enclaves paisagísticos, como fragmentos de savana em meio à floresta amazônica ou de araucárias em Minas Gerais em áreas de Mata Atlântica.

D) Os eventos sísmicos de magnitude e frequência variadas que ocorrem, diariamente, por todo o Brasil.

 

12. (FUNDEP-Gestão de Concursos 2019) Nas últimas décadas, algumas experiências inovadoras na área de saneamento básico têm sido desenvolvidas no Brasil (e também no mundo), apresentando, na avaliação de muitas pessoas, um grande potencial de inclusão social da população, especialmente da população rural, que passa a ter acesso aos serviços de saneamento básico.

Sobre alguns modelos e experiências ligados ao saneamento básico, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando a modalidade / experiência em saneamento com as respectivas características, conforme descrito por Sonaly Cristina Rezende e Léo Heller (2008), no livro O saneamento no Brasil – políticas e interfaces.

COLUNA I

1. Cooperativas de municípios

2. Experiências municipais

3. Sistemas condominiais

COLUNA II

( ) Trata-se de uma solução adotada no Brasil desde a década de 1980, que é considerada revolucionária devido à sua concepção física e ao seu modelo gerencial. Da parte da concepção física, tal sistema muda o conceito tradicional de unidade receptora do serviço. Deixa de ser por unidade domiciliar para ser provido para quadras ou grupo de residências.

( ) Esse modelo foi preterido durante a década de 1970, ficando em segundo plano nas políticas de saneamento por, aproximadamente, 20 anos. Porém, em alguns lugares, o modelo se consolidou apresentando serviços de qualidade, procurando atender princípios de uma política de saneamento tais como universalidade, equidade, integralidade, gestão pública, participação e controle social etc

( ) Modelo implantado ao longo dos anos de 1990, por meio de organização de grupos de cidades, para atender demandas rurais e urbanas de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Esse modelo visa atender o maior número de localidades rurais, especialmente as isoladas, com serviços adequados e sob a organização de uma entidade supra municipal com capacidade técnica e gerencial para atender as demandas das populações. Trata-se de uma auto-organização dos serviços de saneamento básico.

Assinale a sequência correta.

A) 1 2 3

B) 3 2 1

C) 2 3 1

D) 2 1 3

 

13. (FUNDEP-Gestão de Concursos 2019) Considerando as contribuições de Miranda e Mattos (2018), a partir de Bringhenti (2004), do ponto de vista operacional do gerenciamento da coleta seletiva de materiais recicláveis, existem três modelos de coleta mais aplicados.

Sobre esses modelos, analise as afirmativas a seguir.

I. Há a coleta seletiva porta a porta, que é a mais utilizada e parte da separação dos materiais recicláveis feita pela população, em um primeiro momento. Depois, esses materiais são coletados por veículos específicos.

II. Existe a coleta seletiva em postos de entrega voluntária, que consiste na entrega, pelo próprio gerador do lixo, dos materiais recicláveis em postos de entrega voluntária (PEV). Esse material é triado previamente e depois depositado no local correto.

III. Há, ainda, a coleta seletiva por trabalhadores autônomos, que é realizada por pessoas que trabalham de forma individual ou por meio de associações / cooperativas. Nesse caso, os trabalhadores recolhem o material em diversos lugares, sendo que esses materiais podem já estar segregados ou não.

Estão corretas as afirmativas

A) I e II, apenas.

B) I e III, apenas.

C) II e III, apenas.

D) I, II e III.

 

14. (Quadrix 2018) Rio de Janeiro e São Paulo decidiram, no Supremo Tribunal Federal (STF), um conflito sobre água. Os paulistas, que enfrentaram uma estiagem em 2014, queriam transferir água da bacia do Rio Paraíba do Sul para o Sistema Cantareira. A medida ajudaria no abastecimento de 5,7 milhões de pessoas na  grande  São  Paulo.  A briga foi mediada pelo ministro Luiz Fux e os estados entraram em acordo.

Internet: <www.correiobraziliense.com.br>.

Como se percebe, questões relacionadas à gestão, conservação e disponibilidade da  água  vêm  provocando tensões pelo globo. É um outro exemplo desse problema o(a)

A) disputa entre Rússia e Turquia pelas águas da bacia do Rio Volga.

B) recente instabilidade entre Canadá e Estados Unidos em função da disputa pelo Rio Mississippi.

C) disputa jurídica entre os estados americanos do Texas, Novo México e Colorado pelas águas do Rio Grande.

D) atrito diplomático que abalou as relações entre Brasil e Paraguai pelas águas do Rio Paraná.

E) conflito político e militar entre israelenses e iranianos pela controle  das  águas  do  Rio  Jordão  no  Oriente Médio.

 

15. (IESES 2019) As ocupações humanas em áreas de risco, ganha visibilidade, pois o impacto, dano, decorrente deste evento afeta não só aos habitantes dessas áreas. Analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta:

I. Considera-se desastre o resultado de eventos adversos, naturais ou provocados pelo homem sobre um cenário vulnerável, causando grave perturbação ao funcionamento de uma comunidade ou sociedade.

II. A intensidade dos desastres depende muito do grau de vulnerabilidade das comunidades afetadas.

III. O gerenciamento das áreas de risco, é o meio de prevenção e controle do risco. É o caminho mais oneroso, quando possível, para evitar a exposição da população a risco de desastres.

IV. As pressões de urbanização pelo mercado do solo podem exercer forte influência para que medidas preventivas, de cunho não estruturais em áreas de risco potencial, sejam relegadas, permitindo-se que assentamentos sejam projetados em áreas vulneráveis.

Assinale a alternativa correta:

A) As alternativas I, II, III e IV estão corretas.

B) Apenas as alternativas I, III e IV estão corretas.

C) Apenas as alternativas I, II e IV estão corretas

D) Apenas as alternativas I e II estão corretas.