1. (FUNDATEC 2018) Dentre as consequências socioambientais das interferências humanas nas regiões de florestas estão:

I. Aumento do processo erosivo, o que leva a um empobrecimento dos solos.

II. Diminuição das temperaturas locais e regionais.

III. Rebaixamento dos aquíferos devido a menor infiltração da água das chuvas no solo e no subsolo.

IV. Extinção de pragas e doenças resultante do equilíbrio nas cadeias alimentares.

Quais estão corretas?

A) Apenas I e III.

B) Apenas II e IV.

C) Apenas I, II e III.

D) Apenas II, III e IV.

E) I, II, III e IV.

 

2. (Itame 2019) O Brasil é detentor de uma legislação ambiental altamente completa, com definições precisas sobre normas e infrações, sempre com objetivo em construir uma consciência ecológica em defesa dos recursos naturais. A lei nº 9.605/98, prevê que

A) caçar, perseguir, matar animais nativos ou em rota de migração, sem licença ou qualquer autorização dos órgãos competentes, configura-se como crime contra a administração ambiental.

B) construir alvenaria nas proximidades de rios e córregos, bem como invadir áreas de preservação permanente.

C) promover ou propiciar espaço de poluição sonora urbana ou rural, de forma que transforme o bioma.

D) utilizar documentos falsos para promoção de construções em locais impróprios.

 

3. (FUNDATEC 2018) São efeitos do El Niño no território brasileiro:

I. Redução das chuvas no norte e no leste da Amazônia.

II. Aumento da temperatura no Sudeste durante o inverno.

III. Secas no centro e no norte da Região Nordeste.

IV. Redução das chuvas no inverno e na primavera na Região Sul.

Quais estão corretos?

A) Apenas I e III.

B) Apenas II e IV.

C) Apenas I, II e III.

D) Apenas II, III e IV.

E) I, II, III e IV.

 

4. (FUNDATEC 2018) Entre os principais problemas ambientais que afetam as regiões da Mata Atlântica, estão:

I. Poluição industrial.

II. Desmatamento.

III. Caça e pesca predatória.

IV. Queimadas.

Quais estão corretos?

A) Apenas I e II.

B) Apenas III e IV.

C) Apenas I, II e III.

D) Apenas II, III e IV.

E) I, II, III e IV.

 

5. (FUNDEP - Gestão de Concursos 2019) Tendo em vista o tema risco e desastres naturais, assinale a alternativa incorreta.

A) O acelerado processo de urbanização nas últimas décadas no mundo levou ao crescimento das cidades, porém a velocidade da mudança da população das áreas rurais para as urbanas não foi acompanhada pela infraestrutura adequada para recepção dessa população, ocasionando o deslocamento de pessoas para áreas inadequadas, ou de risco.

B) Em teoria, os perigos naturais ameaçam igualmente qualquer pessoa, mas na prática, proporcionalmente, atingem os mais desfavorecidos devido a uma conjunção de fatores: há um número maior de população de baixa renda vivendo em moradias mais frágeis, em áreas mais densamente povoadas e em terrenos de maior susceptibilidade.

C) Os desastres estão diretamente vinculados à história do ser humano, tendo sido comum a instalação das cidades mais antigas em terras produtivas e abundantes de víveres, porém de alto risco, como planícies de grandes rios, no litoral e encostas vulcânicas

D) A relação do homem com o meio físico evoluiu de uma total aceitação fatalista dos fenômenos naturais a uma condição de dominação pela tecnologia, assim, os desastres naturais são raros nas maiores economias do mundo, nas quais se investe substancialmente em tecnologias capazes de controlar os fenômenos naturais causadores de desastres.

 

6. (FUNDATEC 2019) A desertificação é a perda total ou a redução do potencial biológico da terra. Suas causas estão relacionadas a variações climáticas e à ação do homem que podem ocorrer separadas ou simultaneamente. Entre as ações humanas estão:

I. O desmatamento.

II. As queimadas.

III. A utilização inadequada do solo.

IV. A expansão do agronegócio. Quais estão corretas?

A) Apenas I e III.

B) Apenas II e IV.

C) Apenas I, II e III.

D) Apenas II, III e IV.

E) I, II, III e IV.

 

7. (FUNRIO 2019) Não corresponde a um agravante de ordem ambiental:

A) Diminuição do efeito estufa.

B) Perda da biodiversidade em razão do desmatamento e das queimadas.

C) Degradação e esgotamento dos solos por causa das técnicas de produção.

D) Escassez da água pelo mau uso e gerenciamento das bacias hidrográficas.

E) Contaminação dos corpos hídricos por esgoto sanitário.

 

8. (CONTEMAX 2019) “O Brasil é responsável por uma produção de lixo diária de 240.000 toneladas. O aumento dessa produção deve-se a uma gama de fatores: crescimento do poder aquisitivo, perfil de consumo de determinada população, maior consumo de produtos industrializados, educação ambiental conferida a tais populações, dentre outros.”

(JIVAGO, Douglas. Destino do lixo no Brasil. Info Escola. Disponível em <http://www.infoescola.com/ecologia/destino-do-lixono-brasil/>).

Considerando-se a problemática do lixo das grandes regiões metropolitanas do país, entre as soluções corretas para reduzir o acúmulo desse material nos aterros sanitários, pode-se incluir:

A) A incineração de resíduos sólidos descartados nos aterros sanitários.

B) o incentivo às cooperativas de catadores e aos artesões para transformar os resíduos sólidos em material reciclado.

C) o reaproveitamento de resíduos com objetivo de requalificá-los e introduzi-los na economia e a mudança nos hábitos de consumo, evitando produtos com embalagens não biodegradáveis.

D) a ampliação de aterros sanitários para aproveitar a energia gerada na biodecomposição de resíduos sólidos.

E) a modernização da frota de caminhões, que utilize óleo diesel isento de enxofre, para manter os grandes centros urbanos limpos.

 

9. (ADM&TEC 2018) Leia as afirmativas a seguir:

I. Ao longo do Ensino Fundamental, os estudos de geografia devem permitir ao estudante desenvolver e utilizar processos, práticas e procedimentos de investigação para compreender o mundo natural, social, econômico, político e o meio técnico-científico e informacional, avaliar ações e propor perguntas e soluções (inclusive tecnológicas) para questões que requerem conhecimentos científicos da Geografia.

II. O efeito estufa é um processo que ocorre quando uma parte da irradiância solar refletida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera. Como consequência disso, o calor não fica retido, sendo liberado ao espaço.

Marque a alternativa CORRETA:

A) As duas afirmativas são verdadeiras.

B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

D) As duas afirmativas são falsas.

 

10. (INSTITUTO AOCP 2020) É um tipo de erosão geralmente provocado por desmatamento, trilhas de gado, construção de cercas, estradas ou caminhos mal posicionados ou de qualquer outra obra que interfira diretamente no regime hidrológico. Sem interrupção, aprofunda-se e progride longitudinalmente para montante, atingindo o lençol freático, que se torna seu nível de base. Essa forma de erosão que causa sérias limitações agrícolas e grandes danos ambientais é definida como

A) erosão eólica.

B) erosão de efeito splash.

C) erosão laminar.

D) voçoroca.

E) erosão por abrasão.

 

11. (FUNDATEC 2019) Ao longo dos últimos 300 anos, exceto em alguns lugares em desenvolvimento, o carvão levemente substituiu a lenha como combustível básico na sociedade, tendo sido muito utilizado durante a Revolução Industrial para impulsionar as máquinas. Nesse sentido, a poluição associada à queima de carvão das indústrias é conhecida como:

A) Caldera.

B) Solifluxão.

C) Solum.

D) Smog.

E) Ventifacto.

 

12. (FUNDATEC 2019) Entende-se por ilha de calor:

A) O fenômeno climático que ocorre a partir da elevação da temperatura de uma área urbana se comparada a uma zona rural.

B) O fenômeno atmosférico de milhares de metros de espessura que ocorre no topo da camada limite do planeta, a uma altitude da ordem de 1 km.

C) O fenômeno natural de aquecimento térmico da terra, essencial para manter a temperatura do planeta em condições ideais para a sobrevivência dos seres vivos.

D) A poluição do ar, sobretudo em áreas urbanas, por ozônio troposférico e outros compostos originados por reações fotoquímicas.

E) A formação de ilhas no meio do oceano a partir de suspenção de lava da crosta oceânica.

 

13. (INSTITUTO AOCP 2019) O Protocolo de Quioto constitui um tratado complementar à Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, definindo metas de redução de emissões para os países desenvolvidos e os que, à época, apresentavam economia em transição para o capitalismo, sendo considerados os responsáveis históricos pela mudança atual do clima. De acordo com esse protocolo, é correto afirmar que

A) foi estabelecido que os países desenvolvidos deveriam retornar suas emissões antrópicas de gases de efeito estufa do ano de 2015 aos níveis anteriores a 2000.

B) são considerados gases do efeito estufa: o dióxido de carbono, o metano, o óxido nitroso, o hexafluoreto de enxofre e as famílias dos perfluorcarbonos e hidrofluorcarbonos.

C) os Estados Unidos da América, primeiro signatário do protocolo, não têm compromissos de redução ou limitação de emissões de gases de efeito estufa, devido à sua grande extensão territorial.

D) ele entrou em vigor em 01 de janeiro de 1987. Esse documento foi assinado pelos Países-membros e impôs obrigações específicas, em especial a progressiva redução da produção e consumo das Substâncias que Destroem a Camada de Ozônio (SDOs) até sua total eliminação.

 

14. (IMA 2018) Com relação ao efeito estufa, a opção INCORRETA é:

A) A queima de combustíveis fósseis, as queimadas em áreas agrícolas e florestais agravam a situação.

B) A retenção do calor do Sol é feita pôr partículas sólidas, vapor-de-água, dióxido de carbono, metano, óxido de azoto.

C) Aumentar o albedo nos países desenvolvidos, que são os principais responsáveis, é uma forma de reduzir as emissões dos poluentes causadores do aquecimento global.

D) É um fenômeno natural que regula a temperatura da Terra. Tal como um vidro numa estufa que mantém o calor no interior, a atmosfera é permeável à radiação solar, mas limita a saída de calor.

 

15. (IMA 2018) Degradação ambiental é um processo de degeneração do meio ambiente, onde as alterações biofísicas provocam alterações na fauna e flora natural, com eventual perda de biodiversidade. A degradação ambiental é normalmente associada à ação de poluição com causas humanas, contudo, no decorrer da evolução de um ecossistema, pode ocorrer degradação ambiental por meios naturais. Para a recuperação de uma área de degradação é necessário fazer algumas atividades listadas abaixo, EXCETO:

A) Avaliação da extensão da área ocupada pelos resíduos.

B) Extensão da área, e disseminação dos resíduos por áreas adjacentes.

C) Conformação do platô superior com declividade mínima de 2% na direção das bordas ou, no caso de valas.

D) Identificação do local com placas de advertência.