1. (AOCP2018) Eventos de El Niño podem ser descritos corretamente por quais características? (Obs.: Anomalia de uma variável qualquer representa seu desvio em relação à média climatológica.)

A) Aquecimento anômalo da região equatorial do Pacífico centro-leste; diminuição dos ventos alísios no Pacífico equatorial; aprofundamento da termoclina no leste do Pacífico e diminuição da pressão ao nível do mar na região de Taiti.

B) Resfriamento anômalo da região equatorial do Pacífico centro-leste; diminuição dos ventos alísios; aprofundamento da termoclina no leste do Pacífico e diminuição da pressão ao nível do mar na região de Darwin.

C) Aquecimento anômalo da região equatorial do Pacífico centro-leste; intensificação dos ventos alísios; aprofundamento da termoclina no leste do Pacífico e diminuição da pressão ao nível do mar na região de Taiti.

D) Resfriamento anômalo da região equatorial do Pacífico centro-leste; intensificação dos ventos alísios; aprofundamento da termoclina no leste do Pacífico Sul e diminuição da pressão ao nível do mar na região de Darwin.

E) Aquecimento anômalo da região equatorial do Pacífico centro-leste; diminuição dos ventos alísios; diminuição da profundidade da termoclina no leste do Pacífico e aumento da pressão ao nível do mar na região de Taiti.

 

2. (AOCP 2018) Considerando-se as mesmas imagens de satélite da questão anterior, nº50, quais sistemas atmosféricos de escala sinótica podem ser identificados nessa data?

A) Frente fria que atinge o estado do Rio Grande do Sul; convecção local sobre a região norte do Brasil; vórtice ciclônico sobre o nordeste do Brasil.

B) Convecção local sobre a região norte do Brasil; vórtice ciclônico sobre a região nordeste do Brasil; sistemas convectivos sobre o nordeste do Brasil.

C) Frente fria sobre o sul da Argentina; convecção local sobre o norte da Argentina e Uruguai; vórtice ciclônico sobre a região nordeste do Brasil.

D) Frente fria que atinge os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul; convecção local sobre a região norte do Brasil; vórtice ciclônico sobre o nordeste do Brasil.

E) Corrente de jato sobre o setor leste do Pacífico Sul; convecção local sobre a região norte do Brasil; linhas de instabilidade sobre o Uruguai.

 

3. (AOCP 2018) Considerando as observações históricas da temperatura global, qual dos períodos listados a seguir tem maior probabilidade de mostrar tendência de diminuição da temperatura?

A) 10 anos.

B) 30 anos.

C) 100 anos.

D) 1000 anos.

E) 100 000 anos.

 

4. (AOCP 2018) Sobre qual dos seguintes efeitos das mudanças climáticas existe um forte consenso na comunidade científica?

A) A frequência das secas regionais diminuirá devido ao maior conteúdo de umidade na atmosfera.

B) A velocidade do vento aumentará globalmente em resposta ao aumento da temperatura.

C) Os extremos de precipitação diminuirão na maior parte do globo.

D) A temperatura média global subirá no decorrer do século XXI.

E) As geleiras andinas desaparecerão completamente entre 2020 e 2030.

 

5. (AOCP 2018) Em geral, as consequências físicas e/ou bióticas relativas ao aquecimento global, observadas no planeta Terra no último século, estão associadas

A) ao surgimento de novas espécies bióticas devido às alterações dos intervalos de temperatura e umidade do ar aos quais estão adaptadas.

B) à maior alcalinidade dos oceanos pela maior absorção de CO2 da atmosfera.

C) à maior frequência de eventos climáticos intensos, como chuvas mais intensas e mais frequentes e secas mais severas; escorregamentos em relevos com encostas vulneráveis; ondas de calor e frio mais intensas.

D) à maior frequência de tsunamis no Pacífico ocidental.

E) ao aumento da extensão de gelo na região do Ártico.

 

6. (AOCP 2018) Assinale a alternativa que explica corretamente o processo físico responsável pelo aumento da temperatura terrestre associado às mudanças climáticas globais no planeta Terra.

A) O efeito estufa antropogênico corresponde à emissão acentuada de gases (CO2, CH4 e outros) para a atmosfera que bloqueiam, parcialmente, a passagem da radiação eletromagnética na faixa espectral das ondas longas para o espaço.

B) A alta capacidade térmica do oceano, que está associada à resistência de alteração de sua temperatura, permite observar um aquecimento lento em relação ao observado nos continentes.

C) O intenso desmatamento das áreas temperadas do planeta, com a consequente diminuição da absorção de CO2 da atmosfera, determina o aumento da temperatura global terrestre.

D) A acidificação dos oceanos e o branqueamento dos corais nos oceanos tropicais estão associados ao aquecimento do planeta.

E) As mudanças climáticas globais estão associadas à elevação média do nível dos oceanos devido ao derretimento de geleiras e calotas polares e à expansão da água.

 

7. (IBADE 2020) Temos visto cada vez mais enxurradas que afetam particularmente a região Sudeste do Brasil, durante o verão, quando o clima tropical traz normalmente o período chuvoso. Mas se esse é um aspecto climático tradicional, por que parece que a cada ano as enxurradas aumentam nessa região? Segundo a literatura sobre o tema, a concentração das enxurradas, causando enchentes, decorre do aumento do escoamento superficial das águas das chuvas na região, que por sua vez ocorre diretamente por causa do(a):

A) desmatamento da Floresta Amazônica.

B) derretimento das calotas polares nos oceanos Ártico e Antártico.

C) ampliação das áreas urbanizadas, onde são construídas áreas impermeabilizadas, repercutindo na capacidade de infiltração das águas no solo.

D) aumento da mineração de ouro e bauxita no extremo norte do Brasil, a exemplo do estado de Roraima.

E) construção usinas termelétricas, que usam a energia nuclear em vez da solar.

 

8. (VUNESP 2019) O desmatamento no Brasil avançou. Nas duas primeiras semanas de maio, a área desmatada já soma mais da metade de tudo que foi derrubado nos nove meses anteriores. A cada hora é perdida uma área verde do tamanho de 20 campos de futebol. (G1-Globo – https://glo.bo/2EGWy8F – Acesso em 15.06.2019. Adaptado)

A principal área de desmatamento do Brasil é

A) o sul do Paraná.

B) a serra do Mar.

C) o sertão nordestino.

D) o Pantanal.

E) a Amazônia.

 

9. (VUNESP 2019) O efeito estufa planetário consiste em um processo natural em que parte da radiação solar que é absorvida pela superfície terrestre e transformada em calor é impedida de sair da atmosfera terrestre em função de um conjunto de gases denominados de gases do efeito estufa. Entre esses gases, um deles tem apresentado elevação em sua concentração na atmosfera ao longo das últimas décadas e até nos três últimos séculos. Esse gás é o

A) vapor d’àgua.

B) argônio.

C) oxigênio.

D) dióxido de carbono.

E) dióxido de nitrogênio.

 

10. (VUNESP 2019) “Trata-se de categoria de unidade de conservação de uso direto que pode ser implantada em domínio privado, pois convive com o exercício das atividades que decorrem do direito de propriedade, sujeitando-as, entretanto, a algumas restrições necessárias à proteção dos atributos que motivaram sua criação.”

(Ross, 2006, p. 184)

O excerto apresenta a definição do conceito de

A) Parque Nacional.

B) Área de Proteção Ambiental.

C) Refúgio de Vida Silvestre.

D) Estação Ecológica.

E) Monumento Natural.

 

11. (CONSULPAM 2019) Verão de 2019, no Espírito Santo, de muito calor, conforme vem sendo noticiado em muitos jornais, está sendo influenciado pelo El Niño, desde o fim de dezembro até o começo deste ano. Sobre este fenômeno assinale a opção que apresenta sua característica CORRETA:

A) Fenômeno climático, de escala global, caracterizado pelo aquecimento anormal das águas do oceano pacífico contribuindo para o aumento do valor médio da temperatura.

B) Fenômeno isolado, de escala local, caracterizado pelo enxugamento normal das águas do oceano pacífico contribuindo para a diminuição do valor médio da temperatura.

C) Fenômeno climático, de escala local, caracterizado pelo aquecimento normal das águas do oceano atlântico contribuindo para a manutenção do valor médio da temperatura o ano inteiro.

D) Fenômeno isolado, de escala global, caracterizado pelo isolamento normal do calor do sol no Estado contribuindo para o aumento do valor médio da temperatura.

 

12. (IBADE 2020) Durante o mês de janeiro ocorrem muitas chuvas. Enchentes e desabamentos estão relacionados com fatores naturais e também com ações humanas.

Que fatores humanos contribuem para a ocorrência desses problemas?

A) Acúmulo de lixo, falta de planejamento urbano e preservação da mata ciliar dos rios.

B) Falta de planejamento urbano, ocupação desordenada e preservação da mata ciliar dos rios.

C) Falta de planejamento urbano, presença de vegetação nas encostas e preservação da mata ciliar dos rios.

D) Ocupação desordenada, acúmulo de lixo e presença de vegetação nas encostas.

E) Ocupação desordenada, falta de planejamento urbano e acúmulo de lixo.

 

13. (FUNDEP - Gestão de Concursos 2019) Defensivos agrícolas são produtos químicos largamente utilizados no setor de produção agrícola, garantindo a produtividade das lavouras, uma vez que seu uso preserva as espécies cultivadas. No entanto, o uso excessivo ou incorreto desses produtos químicos pode trazer graves prejuízos ao meio ambiente.

É(são) exemplo(s) de prejuízo(s) causado(s) ao meio ambiente

A) eliminação das pragas e doenças que afetam as lavouras.

B) deterioração da qualidade visual dos produtos cultivados.

C) contaminação do solo e dos recursos hídricos.

D) intoxicações que podem causar alergias respiratórias.

 

14. (FUNDATEC 2019) O Protocolo de Kyoto é um compromisso internacional entre os países que complementam a Organização das Nações Unidas (ONU), consolidando o objetivo de se diminuir a emissão de gases impactantes do efeito estufa e o consequente aquecimento global. Escrito e ratificado em Kyoto (Japão), em 1997, o Protocolo criou diretrizes para mitigar o impacto dos problemas ambientais causados pelos arquétipos desenvolvimentistas industriais e de consumo vigentes no planeta. A partir disso, assinale a alternativa INCORRETA.

A) De acordo com o Protocolo, as nações se comprometem a reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa em 5,2%, em comparação com os níveis de 1990.

B) O principal alvo é o dióxido de carbono (CO2), pois especialistas acreditam que a emissão desenfreada desse e de outros gases está ligada ao aquecimento global, fenômeno que pode ter efeitos catastróficos para a humanidade durante as próximas décadas.

C) Entre os países mais engajados na efetivação do Protocolo estão os membros da Comunidade Econômica Europeia, que, por exemplo, passaram a tomar medidas no sentido de multar os carros mais poluentes.

D) O país mais engajado desde o início com o Protocolo foram os Estados Unidos, que tinha como objetivo trocar toda a sua matriz energética por energias de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL).

E) Os MDLs formam a base do comércio de carbono obrigatório. E é nesse filão que participam os países em desenvolvimento. Brasil, China e Índia, por exemplo, têm vários projetos que já emitiram certificados de carbono para serem comercializados.

 

15. (VUNESP 2019) Fatores como queima e combustíveis fósseis, desmatamento e queimadas, produção de metano e óxido nitroso e processos industriais que envolvem a liberação de gás carbônico na atmosfera são considerados processos que contribuem para o aumento da concentração desses gases na atmosfera, resultando, possivelmente, em aumento de temperatura planetária e em mudanças climáticas.

Esse conjunto de gases é denominado de

A) Gases da camada de Ozônio.

B) Cloro-Flúor-Carbono.

C) Gases da chuva ácida.

D) Gases do Efeito Estufa.

E) Gases da poluição do ar.