1. (VUNESP 2019) Na última sexta-feira, 04.07.2019, o rio Tietê transbordou em seu trecho que passa pelo município de Salt o (SP). Uma espuma branca cobriu as margens do rio como resultado dos elevados volumes acumulados de precipitação na Capital e Região Metropolitana que, em alguns pontos, superou o acumulado de 100 mm.

(Dados do CGESP)

Essa pluma de poluentes é resultado

A) da impermeabilização das áreas verdes na Região Metropolitana de São Paulo e arredores.

B) da retirada de cobertura vegetal ao longo da bacia hidrográfica do rio Tietê desde sua nascente até a passagem pelo município de Salto (SP).

C) da concentração de postos de combustíveis que dispensam, sem tratamentos, efluentes e resíduos de suas atividades.

D) da diluição dos componentes químicos de sabão e detergentes lançados na água em cidades da região metropolitana de São Paulo.

E) das atividades de lavagem e limpeza de ruas e avenidas promovida pelos agentes públicos nesse período do ano com água de reuso.

 

2. (VUNESP 2019) O desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades, significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e econômico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais.

(ONU. Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, 1987)

O excerto discute o conceito de desenvolvimento

A) participativo.

B) integrado.

C) ambiental.

D) ecológico.

E) sustentável.

 

3. (FUNDEP - Gestão de Concursos 2018) Leia o trecho a seguir.

“O Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), criado em 2000, pela Lei Nº 9.985, é composto por 12 categorias de Unidades de Conservação (UC) e gerido pelas três esferas de governo no Brasil: federal, estadual e municipal.

Disponível em:<http://www.mma.gov.br/areas-protegidas/sistema-nacional-de-ucs-snuc> . Acesso em: 1 nov. 2017 (Adaptação).

Assinale a alternativa em que a descrição da UC está INCORRETA.

A) Área de Proteção Ambiental – constitui, em geral, uma pequena extensão, despovoada, com exemplares que assumem importância, na biota regional e local, que se pretende proteger de forma integral.

B) Floresta Nacional – constitui uma área com predomínio de espécies florestais nativas, onde se admite a permanência de populações tradicionais, que antecederam a criação da UC e que sobrevivem da exploração sustentável de recursos da floresta.

C) Parque Nacional – é uma UC que abriga ecossistemas de relevância ecológica e beleza cênica, favorecendo a realização de pesquisas científicas, atividades de educação ambiental, exploração do turismo ecológico e outras formas de recreação na natureza.

D) Reserva Extrativista – área onde se permite o extrativismo, a prática da agricultura de subsistência e a criação de animais de pequeno porte praticadas por populações, cuja sobrevivência material e cultural se assenta sobre a exploração sustentável dos recursos da UC.

 

4. (FUNDEP - Gestão de Concursos 2018) O século XXI é pautado por discussões sobre os impactos antrópicos no planeta. A preocupação, em nível mundial, com o aquecimento da Terra e os processos potencializadores de mudanças climáticas está no centro da discussão entre líderes mundiais e organizações supranacionais.

São consequências possíveis desses processos, EXCETO:

A) Expansão do espaço de produção de biomassa na zona intertropical que resulta em desflorestamento e maior emissão de gases estufa.

B) Extinção de considerável parcela da biota aquática devido ao aumento na temperatura de oceanos.

C) Intensificação da exploração das rotas comerciais de navegação que utilizam o Oceano Glacial Ártico.

D) Regressão marinha, expondo faixas da plataforma continental com baixo potencial agrícola em médio prazo.

 

5. (FUNDEP - Gestão de Concursos 2019) As águas subterrâneas são mais protegidas se comparadas às águas superficiais. Entretanto, é comum ocorrer a contaminação dessas águas por atividades urbanas, agrícolas e industriais.

São exemplos de contaminação de águas subterrâneas por atividades agrícolas, exceto:

A) Uso de agrotóxicos.

B) Utilização de fertilizantes nitrogenados.

C) Lixões.

D) Embalagens de agrotóxicos, descartadas indevidamente.

 

6. (FUNDEP - Gestão de Concursos 2019) Várias são as problemáticas ambientais presentes na atualidade, sendo que, nas cidades de pequeno e médio portes, o fenômeno da ilha de calor urbana (ICU) é cada vez mais preocupante. Estudos revelam que a intensidade e a extensão espacial da ICU dependem de vários fatores.

São fatores dos quais depende a intensidade e / ou a extensão espacial da ICU, exceto:

A) Localização da cidade.

B) Morfologia urbana (forma e densidade das construções)

C) Tipos de materiais construtivos usados na cidade.

D) Elevada velocidade dos ventos.

 

7. (AOCP 2018) “Consiste na construção de uma estrutura transversal ao sentido do maior declive do terreno. Apresenta estrutura composta por um dique e um canal e tem a finalidade de reter e infiltrar, em nível, ou escoar lentamente para áreas adjacentes, as águas das chuvas. Sua função é a de reduzir o comprimento da rampa, área contínua por onde há escoamento das águas das chuvas, e, com isso, diminuir a velocidade de escoamento da água superficial. Ademais, contribui para a recarga de aquíferos”. A técnica de combate à erosão, presente na área rural e descrita no enunciado, é definida como

A) terraceamento.

B) plantio direto.

C) aragem.

D) rotação de culturas.

E) adubação verde.

 

8. (AOCP 2018) A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) fez um alerta para o aumento da degradação dos solos a nível mundial, devido à práticas inadequadas de manuseio da terra. O alerta foi lançado por ocasião do Dia Mundial do Solo, sob o lema “Cuidar do planeta começa com o solo”. Um tipo de erosão cujo nome vem do termo tupi-guarani “terra rasgada” refere-se a grandes escavações do solo provocadas pelas águas das chuvas. É um tipo de erosão tão acentuado que acaba expondo o lençol freático, isto é, a água que corre debaixo do solo. O tipo de erosão mencionado é a

A) voçoroca.

B) pororoca.

C) lixiviação.

D) em sulco.

E) lessivagem.

 

9. (ADM&TEC 2019) Leia as afirmativas a seguir:

I. O Fosfato é considerado um dos maiores poluentes mundiais. Essa substância pode ser facilmente encontrada nas emanações de centrais elétricas, indústrias, veículos automotores e combustíveis domésticos frequentemente carregados de ácido sulfúrico. O ar poluído com essa substância agrava as afecções respiratórias, ataca árvores e plantas, certos tecidos sintéticos e pedras calcárias empregadas em construções e em monumentos históricos. Os fosfatos favorecem o fenômeno da Chuva Ácida.

II. A reciclagem é o resultado de um conjunto de técnicas e atividades que tem o objetivo de reaproveitar e reutilizar os resíduos de substâncias em seus ciclos de produção. Hoje, já se encontram várias alternativas de reaproveitamento destes materiais em confecções de produtos artesanais, vestuário, acessórios, etc.

Marque a alternativa CORRETA:

A) As duas afirmativas são verdadeiras.

B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

D) As duas afirmativas são falsas.

 

10. (ADM&TEC 2019) Leia as afirmativas a seguir:

I. O conceito de poluição atmosférica envolve a poluição do ar em geral, causada principalmente pela emissão de poluentes tóxicos pelas chaminés das fábricas e também pelo escapamento dos veículos.

II. A atmosfera desempenha várias e importantes funções, tais como: proteger o planeta das radiações nocivas (ultravioleta) e de outras vindas do espaço, fornecer oxigênio para manutenção da vida de seres aeróbicos, absorver e reter parte do calor irradiado pelo sol e pelos corpos terrestres, evitar variações extremas de temperaturas entre o dia e a noite, provocar a desintegração de alguns meteoritos, redistribuir, através da chuva, a água evaporada dos mares, além de conter outros gases indispensáveis à vida.

Marque a alternativa CORRETA:

A) As duas afirmativas são verdadeiras.

B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

D) As duas afirmativas são falsas.

 

11. (ADM&TEC 2019) Leia as afirmativas a seguir:

I. Originalmente, o vocábulo "poluição" significa sujeira, porém no contexto atual é mais que isso: poluição ambiental é a degradação da qualidade do ambiente com prejuízos à qualidade de vida humana ou, mais especificamente, qualquer alteração na composição e características do ambiente que, direta ou indiretamente, impeça ou dificulte a sua utilização.

II. Massa de ar é uma expressão usada na Meteorologia para indicar uma pequena porção de ar, com milhares de quilômetros quadrados de área, com características físicas próprias de pressão, temperatura e umidade, da região que a originou.

Marque a alternativa CORRETA:

A) As duas afirmativas são verdadeiras.

B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

D) As duas afirmativas são falsas.

 

12. (ADM&TEC 2019) Leia as afirmativas a seguir:

I. Quando as pilhas e as baterias já não têm mais utilidade, tornam-se resíduos perigosos e devem ter uma destinação final adequada. Estes produtos possuem quantidades consideráveis de metais pesados que se infiltram nas cadeias alimentares e consequentemente chegam aos organismos das pessoas, além de poluir o meio ambiente. Por isso devem ser depositadas nos aterros sanitários, nos lixões e utilizadas na compostagem.

II. O complexo regional do Acre concentra a maior parte da produção industrial e agrícola do Brasil.

Marque a alternativa CORRETA:

A) As duas afirmativas são verdadeiras.

B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

D) As duas afirmativas são falsas.

 

13. (IBADE 2018) As atividades humanas são as principais responsáveis por esse fenômeno. A liberação de gases em decorrência do uso de combustíveis fósseis é a principal responsável pela sua formação. Os óxidos de enxofre e de nitrogênio são os principais componentes desse impacto ambiental. Trata-se de:

A) desmatamento.

B) chuva ácida.

C) inversão térmica.

D) ilha de calor

E) eutrofização.

 

14. (IBADE 2018) Polêmica no uso de agrotóxicos

Os agrotóxicos são produtos químicos que alteram a composição da flora e da fauna com o objetivo de evitar que doenças, insetos ou plantas daninhas prejudiquem as plantações. Até aí, parece uma boa solução: um produto que evita a danificação de plantações. A grande polêmica, porém, em relação aos agrotóxicos se deve aos efeitos prejudiciais de sua utilização, representados por doenças, contaminações e claro, as consequências ainda desconhecidas que podem ser causadas por eles. Além disso, a utilização de agrotóxicos gera a dependência de seu uso para a produção agrícola. Vamos entender todos esses aspectos ao longo deste texto! Fonte: guiadoestudante.abril.com.br Acesso em 31 jul. 2018

A grande polêmica em relação aos agrotóxicos se deve aos efeitos para:

A) a redução dos postos de trabalho no campo e intensificação do êxodo rural.

B) a elevação dos níveis de inanição com a alta dos preços dos alimentos.

C) a exposição da população a contaminação quando se consome esses alimentos.

D) o agronegócio que terá maior regulação da produção e comércio dos seus produtos.

E) o aumento da concentração fundiária nas regiões de tradição agrícola.

 

15. (FURB 2019) O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, ocupando uma área de 2.036.448 km2, cerca de 22% do território nacional. [...]. Considerado como um hotspots mundiais de biodiversidade, o Cerrado apresenta extrema abundância de espécies endêmicas e sofre uma excepcional perda de habitat. Do ponto de vista da diversidade biológica, o Cerrado brasileiro é reconhecido como a savana mais rica do mundo, abrigando 11.627 espécies de plantas nativas já catalogadas. Existe uma grande diversidade de habitats, que determinam uma notável alternância de espécies entre diferentes fitofisionomias. Disponível em: <https://www.mma.gov.br/biomas/cerrado>. Acesso em: 30 ago. de 2019.

Neste espaço territorial, estão as nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul. Além da bacia Amazônica/Tocantins, as outras duas são:

A) Paraná e Prata.

B) São Francisco e Prata.

C) São Francisco e Uruguai.

D) Paraná e Uruguai.

E) Paraná e Paraguai.