Questão 1 (Assunto: África Subsaariana – contexto socioeconômico)

Analise o mapa e responda às questões.



a)    Como é designada a parte destacada no mapa?

b)    Cite três países que se localizam nessa região e destaque o mais importante.

c)    Apresente três características socioeconômicas da região.

 

Gabarito

a)      África Subsaariana.

b)      Existem mais de 40 países; o mais importante é a África do Sul.

c)      Características:

- elevadas taxas de natalidade e mortalidade, inclusive infantil;

- presença de conflitos entre diferentes etnias;

- alta incidência de fome e subnutrição;

- alta incidência de doenças como aids;

- economias dependentes do exterior.



Questão 2 (Assunto: Ásia: natureza e regionalização – paisagens climatobotânicas)

Analise o esquema a seguir e responda às questões.

Ventos monçônicos (ou de monções)



a)     Em que estação do ano ocorre a situação mostrada em 1? Explique o que ocorre.

b)     Quando ocorre a situação 2? Quais as principais consequências desse vento?

 

Gabarito

a)    Ocorre nos meses de inverno, quando a pressão atmosférica do continente é mais alta do que a do oceano, provocando a monção de inverno com ventos continentais.

b)    Ocorre no verão. Os ventos úmidos que se originaram no oceano deslocam-se para o continente provocando fortes chuvas e, consequentemente, fortes inundações seguidas por destruição de casas, plantações e inúmeras mortes.


Questão 3 (Assunto: China – questões socioeconômicas)

Analise o mapa da China a seguir.



a)    Como se caracteriza a região indicada com o algarismo I?

b)    Apresente três características da região indicada com o algarismo II.

 

Gabarito

a)      É a região menos desenvolvida da China. Caracteriza-se por ser predominantemente agrícola, ter uma população com menor poder aquisitivo, uma sociedade tradicional e natureza mais hostil, com desertos, montanhas e escassez de água.

b)      Região com maior dinamismo econômico, onde se localizam as Zonas Econômicas especiais, concentração das maiores cidades e grande industrialização.


 

Questão 4 (Assunto: A América Latina industrializada – países subdesenvolvidos industrializados)

Leia o texto a seguir.

Países como México, Argentina e Brasil, além de outros, são considerados de industrialização tardia ou retardatária.

<http://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/a-industrializacao-america-latina.htm>.

 

Analisando o processo de industrialização dos países latino-americanos citados, responda.

a)     Por que podemos afirmar que esses países apresentam um processo de industrialização tardia?

b)     O que havia nesses países que interessaram às multinacionais que neles se instalaram?

 

 

Gabarito

a)      O termo tardio se refere ao tempo decorrido do início da industrialização de outros países em relação ao processo de industrialização dos países latino-americanos. Estes só se industrializaram no
pós-guerra, enquanto Inglaterra, o pioneiro, e outros se industrializaram ainda nos séculos XVIII e XIX.

b)      Os fatores locacionais de atração foram: mão de obra barata, oferta de matérias-primas, isenções fiscais e mercado consumidor.


 

Questão 5 (Assunto: África – colonização e descolonização do continente)

A charge a seguir representa a partilha da África entre as potências europeias.



<http://historiajulia-exercicios.blogspot.com/2007/11/imperialismo.html>.

a)     Em que contexto histórico se deu a partilha da África pelos países europeus?

b)     Da forma como foi feita, a partilha produziu e ainda produz estragos até os dias atuais. Aponte dois desses problemas encontrados na África como resultado da partilha.

 

Gabarito

a)    A divisão se dá no contexto da Segunda Revolução Industrial, ao longo do século XIX e início do XX, com a busca por novos mercados fornecedores de matérias-primas e consumidores de produtos industriais.

b)    Entre os problemas podemos citar: as guerras civis, os governos instáveis e fracos, a ausência de instituições sólidas, as guerras por delimitação de fronteiras, a persistente pobreza extrema etc.


 

Questão 6 (Assunto: África do Norte – o canal de Suez)

Leia o texto a seguir.

O Canal de Suez é o mais longo canal do mundo, com 195 km de extensão, largura de 190 m
e profundidade de 20 m. Sua travessia dura cerca de 15 horas a uma velocidade de 14 km/h; comporta navios de até 500 metros de comprimento por 70 metros de largura.

<www.batalhaosuez.com.br/historiaCanalDEsuezAtual.htm>. [Adapt.].

O texto aborda um importante canal, inaugurado em 17 de novembro de 1869. A respeito desse canal, responda às questões.

a)     Em que país se localiza e quais mares ou oceanos ele une?

b)     Qual a importância estratégica desse canal no que se refere ao comércio mundial?

 

Gabarito

a)    O canal se localiza em território egípcio (Egito) e une os mares Mediterrâneo e Vermelho.

b)    A importância do canal está no grande fluxo de navios petroleiros vindos do Oriente Médio em direção à Europa e à América do Norte, já que, atravessando o canal, a distância entre essas áreas diminui consideravelmente, reduzindo os custos e o tempo de transporte.


Questão 7 (Assunto: A América Latina menos industrializada – Bolívia)

Observe os mapas a seguir.



Fonte: M. H. Simielli. Geoatlas. São Paulo: Ática, 2007.

A Bolívia, país situado na região Centro-Oeste da América do Sul, emprega de 25% a 50% de sua população economicamente ativa em atividades agrícolas, ao mesmo tempo em que possui de 20% a 35% de sua população em estado de subnutrição. Aponte uma contradição em relação à quantidade de pessoas trabalhando na agricultura boliviana e o percentual de pessoas que sofrem de carência alimentar nesse país.

 

Gabarito

A concentração fundiária, que ocorre em países como a Bolívia, faz com que o grande número de trabalhadores que se dedicam à atividade agrícola tenha uma quantidade reduzida de terras para produzir.


 

Questão 8 (Assunto: África – colonização e descolonização do continente)

A Partilha da África no século XIX foi o principal motivo para que governantes das nações colonialistas europeias, além de reis e líderes africanos, se reunissem em Berlim em 1884 e 1885.



Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Partilha_da_%C3%81frica>. Acesso em: 17 jul. 2012.

Com base no mapa e nos conhecimentos sobre o assunto, explique por que a Inglaterra e a França, duas das maiores potências militares e econômicas da época, ficaram com as maiores parcelas de territórios a serem conquistados.

 

Gabarito

A Inglaterra e a França ficaram com as maiores parcelas de territórios a serem conquistados porque eram necessários diversos recursos para o domínio de grandes territórios na África. A França e a Inglaterra eram as principais potências europeias naquela época, podendo, assim, exercer o domínio de maiores porções do território africano.


 

Questão 9 (Assunto: África – colonização e descolonização do continente)

Qual a relação entre a partilha do continente africano pelos europeus e as guerras entre povos africanos durante e após o processo de independência de diversas nações da África?

 

Gabarito

Após a independência das colônias africanas, as antigas e arbitrárias fronteiras traçadas pelos colonizadores europeus continuaram existindo. Dessa forma, diversos conflitos começaram a surgir entre grupos inimigos, que ocupavam as mesmas regiões. Alguns desses grupos e etnias se rivalizavam, séculos antes dos europeus chegarem. O principal motivo para os conflitos era, e continua sendo, a luta pelo poder político e econômico dos territórios.


 

Questão 10 (Assunto: África – colonização e descolonização do continente)

A formação das fronteiras africanas tem total relação com os interesses europeus. Diante dessa realidade, a maioria dos países da África foi dividida sem que fossem consideradas as vontades de suas populações. Descreva as principais consequências desse processo para o continente africano.

 

Gabarito

Dentre as principais consequências da divisão arbitrária das fronteiras africanas estão as constantes guerras civis e os conflitos tribais, motivados principalmente pela busca pelo poder, que acabam agravando problemas como a desigualdade social, a fome crônica e a mortalidade infantil.


 

Questão 11 (Assunto: África Subsaariana – contexto socioeconômico)

Os países da África Subsaariana têm em comum o passado colonial e a manutenção
das plantations tropicais, que produzem vários tipos de cultivos, como o café, o cacau e a
cana-de-açúcar.

Explique como é possível alguns países da região terem grandes áreas agrícolas enquanto boa parte da população sofre com os problemas relacionados à fome e à subnutrição.

 

Gabarito

Apesar de a África Subsaariana ter grandes áreas agrícolas, boa parte da população de seus países tem na fome e na subnutrição um problema crônico, porque grande parte de sua produção é voltada para a exportação, e não para abastecer o mercado interno. Outro fator é que as plantations ajudam a aumentar a concentração de terras, deslocando muitos camponeses do campo para as cidades, ou, ainda, forçando a população rural a permanecer nas terras mais inapropriadas para a agricultura, sem apoio financeiro ou ajuda técnica.


 

Questão 12 (Assunto: China – fatores de crescimento econômico)

Recentemente, a China tem atravessado diversas transformações que incrementaram profundamente o papel do país no cenário internacional. Com base nessa informação, aponte algumas características do crescimento econômico chinês.

 

Gabarito

A China tem apresentado altas taxas de crescimento econômico, o que consolidou o país como principal potência emergente, tendo em vista que esse crescimento está ocorrendo há aproximadamente três décadas. Atualmente, o país tem o segundo maior PIB mundial, o que foi alcançado entre os anos de 2010 e 2011, quando a sua economia superou a do Japão. A economia chinesa está se aproximando da dos Estados Unidos, que ainda detêm o maior PIB mundial, apesar de apresentar baixas taxas de crescimento. O incentivo à entrada de investimentos estrangeiros e a mão de obra barata e em abundância são alguns dos fatores que alavancaram essas altas taxas de crescimento econômico do país.


 

Questão 13 (Assunto: Oriente Médio: zona de tensões)

A região do Oriente Médio é uma zona de tensões que apresenta uma série de conflitos entre os diferentes povos de um mesmo país ou, ainda, entre dois ou mais países. Esses conflitos podem ter duas principais causas: uma de ordem cultural e outra de ordem econômica, esta última ligada aos recursos naturais da região. Quais são as razões por trás dessas duas causas centrais das tensões no Oriente Médio?

 

Gabarito

No âmbito econômico, as tensões no Oriente Médio se desdobram principalmente nos embates entre os países da região com os países ditos ocidentais, tendo como elemento central a questão do petróleo presente no local, uma vez que essa é uma das áreas do globo com maior presença desse recurso. Já com relação à questão cultural, as tensões, que, muitas vezes, se dão no âmbito interno, derivam da diversidade étnica e religiosa dos países, com vários grupos divergindo sobre as formas de compreender as leis e a religião islâmicas, como os sunitas e xiitas. Vale lembrar que o islamismo é uma religião predominante na região.


 

Questão 14 (Assunto: A América Latina menos industrializada – a produção de drogas)

Leia o texto a seguir:

A América do Sul permanece conhecida pela produção e pelo tráfico de cocaína em larga escala, mas o consumo de drogas, sobretudo em países do Cone Sul, também tem se tornado significativo. É o que aponta o Relatório Mundial sobre Drogas 2011, divulgado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc).

De acordo com a publicação, a produção ilícita de drogas continua significativa em três países andinos – Colômbia, Peru e Bolívia, responsáveis por praticamente 100% da produção global da folha de coca, matéria-prima para a fabricação da cocaína.

Disponível em: <http://memoria.ebc.com.br/agenciabrasil/noticia/2011-06-23/america-do-sul-e-maior-produtora-de-cocaina-consumo-na-regiao-tambem-comeca-se-destacar-diz-unodc>. Acesso em: 14 ago. 2014.

Conforme destacado no texto, a América do Sul é um dos maiores produtores de cocaína, com destaque para países como Colômbia, Peru e Bolívia. Esses países passam por uma série de problemas de ordem social e econômica. Com relação a esses problemas, apresente quais os principais desdobramentos do narcotráfico nesses países.

 

Gabarito

A presença do narcotráfico acarreta em uma maior taxa de criminalidade nesses países, bem como o aumento da violência, tanto por parte dos narcotraficantes como da força policial, na tentativa de repreender as ações. Esses processos trazem também a necessidade de organização logística para a chegada da droga até o mercado consumidor, o que acarreta na criação de uma estrutura para a distribuição dos produtos. Outro fator a ser destacado são os altos gastos efetuados pelo governo na contenção da ampliação do tráfico.

 

 

Questão 15 (Assunto: A América Latina industrializada – Brasil)

O Brasil é um dos países mais industrializados da América Latina, acompanhado pela Argentina e pelo México. Nesses países, realizou-se, na primeira metade do século XX, um programa de substituição de importações. Explique como se deu esse programa.

 

Gabarito

O programa de substituição de importações, nesses países, está inserido no contexto da Primeira Guerra Mundial. Após esse conflito, os países europeus deixaram de exportar produtos fabricados em suas indústrias para os países da América Latina. Iniciou-se, então, a implantação de indústrias em países como Brasil, México e Argentina. Essas indústrias fabricavam produtos que, até então, só chegavam a esses países por meio da importação das fábricas europeias. Assim, os países latino-americanos deixaram de importar determinados artigos provenientes da Europa, e as indústrias surgidas na América Latina ficaram conhecidas como indústrias de substituição de importações.