Plano de Aula de Geografia (6° Ano) – Climas e formações vegetais do Brasil

Objetivos de aprendizagem

·        Ampliar o conhecimento sobre os tipos de clima e as formações vegetais nativas do Brasil.

·        Relacionar as diferentes paisagens vegetais brasileiras aos tipos de clima de cada Grande Região (IBGE).

Objeto de conhecimento: Relações entre os componentes físico-naturais.

Habilidade trabalhada: (EF06GE05) Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.

Tempo estimado

2 aulas

Recursos didáticos

·        Mapa político que mostre as Grandes Regiões do Brasil (segundo a classificação do IBGE) para exposição na sala de aula, folhas de papel-cartão, canetas coloridas, lápis de cor, tesouras com pontas arredondadas, lápis e borrachas.

Desenvolvimento da sequência didática

Aula 1

Antes de iniciar a aula, providencie o mapa do Brasil. Exponha-o em local visível na sala de aula.

Organize os alunos em semicírculo, de modo que a lousa fique livre para anotações.

Inicie o trabalho informando aos alunos suas etapas: discussão do tema, elaboração de tabela e síntese da aula. Em seguida, aponte, inicialmente, as Grandes Regiões brasileiras em um dos mapas, explicando brevemente a origem dessa regionalização, e, com o apoio do mapa político do Brasil, chame a atenção dos alunos para as unidades da federação que compõem as Grandes Regiões. Na sequência, pergunte o que os alunos sabem acerca dos tipos de clima e formações vegetais nativas do Brasil em cada uma das Grandes Regiões. Oriente-os sobre o fato que há casos em que uma mesma Grande Região pode abrigar mais de uma formação vegetal nativa e tipo(s) de clima.

Utilize as contribuições dos alunos para compor uma tabela na lousa na qual devem constar as associações que estabeleceram entre tipos de clima e formações vegetais nativas durante a sondagem relativa às Grandes Regiões. Organize as informações em três colunas: na primeira deverá constar o(s) tipo(s) de clima; na segunda, suas características principais; na terceira, a formação vegetal nativa predominante na Grande Região e um exemplo de espécie nativa.

A partir da tabela, revise os principais tipos de clima do Brasil e relacione-os com as formações vegetais nativas correspondentes. Nesse processo, aprimore e corrija a tabela elaborada inicialmente. Enfatize que as formações vegetais nativas têm estreita relação com tipo(s) de clima de cada Grande Região, já que as espécies são adaptadas a diferentes padrões de luminosidade, temperatura e umidade. Cite um exemplo de espécie vegetal para cada Grande Região e demonstre como ela depende de condições climáticas específicas para sobreviver.

Finalize a aula solicitando aos alunos que reproduzam a tabela no caderno. Nela cada tipo de clima deve estar identificado e descrito de forma sucinta, por exemplo: “Clima Equatorial”, “quente e úmido o ano todo”, “região da Floresta Amazônica” etc. Em seguida, para realizar a síntese da aula, proponha a seguinte questão: “Qual é a relação entre os diferentes tipos de clima que existem no Brasil e as diferentes formações vegetais nativas?”. Espera-se que os alunos elaborem um parágrafo informando que a distribuição das formações vegetais nativas é condicionada pelo(s) tipo(s) de clima ou características climáticas predominantes em cada Grande Região, já que as espécies de plantas possuem necessidades específicas de temperatura, luminosidade e umidade.

Aula 2

Antes da aula, providencie as folhas de papel-cartão, as tesouras e os materiais para desenho.

Organize os alunos em grupos de quatro integrantes. Distribua uma folha de papel-cartão para cada grupo. Garanta que todos tenham tesouras e materiais para escrever e colorir.

Inicie a aula informando suas etapas: revisão do conteúdo da aula anterior, confecção de dominó e jogo.

Na primeira etapa, reforce a relação existente entre formações vegetais nativas e tipos de clima. Retome os exemplos das espécies vegetais e demonstre como cada uma delas depende de condições específicas de temperatura, luminosidade e umidade para se desenvolver plenamente.

Em seguida, proponha aos alunos a confecção de um dominó das paisagens naturais do Brasil. Ele deve ser composto de 28 peças. Para elaborá-las, os alunos poderão desenhar uma tabela com 28 linhas e duas colunas sobre o papel-cartão. Oriente-os a usar o papel de modo que a tabela ocupe boa parte de seu comprimento. Depois, os alunos devem escrever na primeira coluna os nomes de todos os tipos de clima estudados (por exemplo, Equatorial, Semiárido, Tropical continental, Litorâneo úmido, Subtropical), os nomes das formações vegetais nativas identificadas no decorrer da atividade (por exemplo, Floresta Amazônica, Mata Atlântica, Caatinga, Cerrado, Campos, Vegetação litorânea), as Grandes Regiões do Brasil em que predominam esses tipos de clima e formações vegetais nativas (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul, Sudeste) e, ainda, as principais características de cada tipo de clima e, por fim, um exemplo de espécie para cada formação vegetal nativa (por exemplo, Vitória-régia, Manacá da Serra, Araucária, Buriti, Mangue-branco, Mandacaru, entre outras). É importante que haja 28 itens, um para cada linha da tabela.

Oriente os alunos a repetir os mesmos 28 itens na outra coluna da tabela, mas em uma ordem diferente e aleatória. Na sequência, os alunos devem recortar cada linha da tabela, obtendo as 28 peças do dominó. Assim, o fio que dividia as duas colunas demarcará dois campos com informações distintas em cada peça.

Depois que todos os grupos tiverem em mãos seu conjunto de 28 peças, explique as regras do jogo:

·        Cada integrante do grupo recebe sete peças.

·        O grupo decide quem lança a primeira peça, começando o jogo.

·        O jogador seguinte deve encaixar uma de suas peças a um dos lados da que foi lançada, de modo que as informações estejam corretamente relacionadas ― por exemplo, se a peça na mesa tiver em um dos lados “Floresta Amazônica” e no outro lado “Grande Região Sul”, o jogador deve escolher uma peça que tenha qualquer informação que se relacione à Floresta Amazônica (tipo de clima, características do clima, Grande Região onde predomina, exemplo de espécie etc.), ou buscar uma peça que tenha informações que se relacionam à Grande Região Sul (tipo de clima, formação vegetal nativa predominante, exemplo de espécie etc.).

·        Vence o jogo aquele que primeiro ficar sem nenhuma peça nas mãos.

Enquanto os alunos jogam, circule entre as equipes e garanta que as regras do jogo estejam sendo seguidas. Aproveite para verificar se os alunos fazem as correlações de modo coerente e ajude-os a identificar dúvidas que possam surgir.

Atividade complementar

Proponha aos alunos pesquisar em livros e na internet fotos de espécies vegetais típicas de cada formação vegetal nativa do Brasil. Solicite que criem um painel coletivo com as fotos e informações sucintas sobre as características da espécie, as possibilidades de utilização econômica, a área de ocorrência e o tipo de clima correspondente.

Acompanhamento das aprendizagens

O acompanhamento das aprendizagens deve ocorrer de maneira contínua ao longo de toda a sequência didática. Para isso, verifique se os alunos conseguem relacionar as diferentes formações vegetais nativas do Brasil à variedade dos tipos de clima. No campo atitudinal, vale observar se eles valorizam a biodiversidade brasileira e reconhecem a importância de protegê-la. Em relação aos conteúdos procedimentais, verifique se sabem produzir e ler informações em tabelas.

Para realizar o acompanhamento das aprendizagens, aplique as propostas de avaliação e de autoavaliação sugeridas a seguir.

Avaliação

Promova a correção coletiva da síntese produzida na primeira aula. Isso pode ser feito por meio da leitura em voz alta de respostas de alunos selecionados. Indique para a leitura alunos com diferentes níveis de domínio dos conteúdos. Incentive-os a comparar respeitosamente suas respostas e conceda um tempo para que todos tenham a oportunidade de aprimorá-las. Complementarmente, durante o jogo de dominó, verifique se os alunos correlacionam de maneira adequada tipo(s) de clima, formações vegetais nativas predominantes e Grandes Regiões.

Para aprofundar o processo de avaliação, oriente-se pelas questões a seguir.

·        O aluno participou das atividades expressando-se de forma educada e respeitando os momentos de fala do professor e dos colegas?

·        O aluno consegue relacionar diferentes formações vegetais nativas do Brasil aos tipos de clima?

·        O aluno compreende por que há correlação entre os tipos de clima e formações vegetais nativas?

·        O aluno ampliou seus conhecimentos sobre tipos de clima e formações vegetais nativas do Brasil?

·        O aluno é capaz de identificar tipo(s) de clima e formações vegetais nativas predominantes em cada Grande Região?

·        O aluno consegue trabalhar em grupo, negociando, cedendo, argumentando e colaborando com os colegas?