Plano de Aula de Geografia (7° Ano) – Meios de comunicação e desenvolvimento social

Objetivo de aprendizagem

·        Analisar a desigualdade no acesso aos meios de comunicação.

Objeto de conhecimento: Desigualdade social e o trabalho.

Habilidade trabalhada: (EF07GE07) Analisar a influência e o papel das redes de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro.

Tempo estimado

2 aulas

Recursos didáticos

·        Cartolinas, papéis espelhos (ou qualquer outro papel colorido), tesoura com pontas arredondadas, cola, régua e material para desenho.

Desenvolvimento da sequência didática

Aula 1

Organize os alunos em semicírculo, de modo que a lousa fique disponível para anotações.

Informe aos alunos as etapas previstas para a aula: um momento de exposição oral do professor e um momento de atividade em dupla. Considere esses momentos ao planejar a gestão do tempo disponível.

Inicie a exposição explicando que as redes de comunicação conectam as várias localidades do mundo, formando uma rede integrada por fluxos de informações, imagens e sons.

Explique que a existência dessa rede depende da instalação dos equipamentos que compõem a infraestrutura de comunicação. Sobre a superfície terrestre, distribuem-se cabos e antenas, a dezenas de milhares de quilômetros da superfície estão os satélites e no fundo dos oceanos há milhares de quilômetros de cabos de fibra óptica interligando os continentes. Destaque que a qualidade dessa infraestrutura depende dos recursos financeiros disponíveis em cada país ou região; assim, regiões mais pobres têm menos acesso às informações transportadas pela rede.

Prossiga dizendo que não somente a infraestrutura disponível condiciona o acesso às redes de comunicação, mas que é preciso também que as pessoas disponham dos recursos materiais necessários para a utilização de serviços como a telefonia móvel e a internet. Desse modo, aqueles com menor poder aquisitivo podem ter maior dificuldade de acesso a esses serviços.

É importante que os alunos percebam que, apesar de utilizarem os serviços de comunicação como uma forma de entretenimento e socialização, eles também são fundamentais para que as pessoas se informem e tenham acesso às facilidades que a rede oferece, como o contato com órgãos públicos e empresas para resolver problemas ou solicitar e prestar serviços remotamente. Por esse motivo, estar excluído da possibilidade de usar essas ferramentas é um fator de segregação social. Destaque ainda que regiões menos providas de infraestrutura de comunicação terão maior dificuldade de se desenvolver economicamente, dada a importância desse recurso para as empresas.

Finalize a aula orientando os alunos a se organizar em duplas e propondo a seguinte questão: “Como a falta de acesso aos meios de comunicação poderia afetar minha vida?”. Peça que imaginem como seria a vida sem televisão, rádio, telefonia e internet. Estimule-os a expandir a reflexão para além do entretenimento e pensar como esse fator poderia dificultar o acesso à informação e seu desenvolvimento pessoal.

Aula 2

Antecipadamente, providencie as folhas de cartolina e de papel colorido, tesoura, cola, régua e material para desenho. Anote na lousa os dados da tabela que consta no anexo.

Organize a turma em cinco grupos e distribua os materiais.

Revise o conteúdo da aula anterior explorando os dados da tabela. Demonstre como o acesso à internet ainda é restrito no país (note que os dados não consideram o acesso por meio de dispositivos móveis). Ressalte as desigualdades no acesso entre as Grandes Regiões e relacione esse dado ao seu nível de desenvolvimento socioeconômico. Comente que o acesso à internet cresceu em todas as regiões no período focalizado (entre 2006 e 2015), mas que as desigualdades regionais permaneceram.

Em seguida, proponha aos alunos que confeccionem um gráfico de colunas para representar os dados da tabela. Oriente-os a desenhar na cartolina os eixos do gráfico. O eixo vertical deverá ter 40 cm de altura. Nele, os alunos vão inserir os números referentes às porcentagens de acesso à internet com um intervalo de cinco pontos percentuais, iniciando do zero e terminando no 50. Para isso, deverão posicionar cada intervalo a 4 cm do outro. No eixo horizontal os alunos vão inserir os dados referentes aos anos analisados (2006, 2011 e 2015). Para isso, poderão desenhá-lo com 48 cm de comprimento. Em seguida, deverão medir 8 cm de distância a partir do cruzamento dos dois eixos e marcar o ano de 2006, reservando um espaço de 8 cm para a construção da coluna. Na sequência, deverão deixar um espaço livre de 8 cm e, após esse espaço, demarcar outro espaço de 8 cm para a construção da coluna referente a 2011. Por fim, deverão deixar mais um espaço de 8 cm livre e depois demarcar mais um espaço de 8 cm para construir a coluna referente a 2015. Verifique se ficou claro que o gráfico terá 40 cm de altura e 48 cm de comprimento. Os intervalos percentuais serão de 5% e distarão 4 cm entre si, e as colunas terão a largura de 8 cm cada, com um espaço de 8 cm entre cada uma.

Acompanhe o trabalho dos grupos e, quando todos tiverem concluído o desenho dos eixos, informe que cada equipe ficará responsável pela construção do gráfico de uma das Grandes Regiões do Brasil. Para isso, deverão recortar na folha colorida retângulos com 8 cm de comprimento e 4 cm de altura em número suficiente para construir as três colunas de seu gráfico. Note que cada retângulo representará 5 pontos percentuais no gráfico; assim, para representar uma porcentagem de 20%, os alunos precisarão de quatro retângulos, os quais deverão ser colados para formar a coluna do gráfico sobre a cartolina. Ajude os grupos a fazer esses cálculos para que não recortem retângulos em excesso. Oriente-os a usar uma única cor para as três colunas.

Montados os gráficos, auxilie as equipes a inserir um título adequado e a fonte das informações.

Ao final, solicite que apresentem os gráficos à turma relacionando os dados da Grande Região representada ao conteúdo das aulas. Estimule os alunos a explorar as possíveis causas e consequências das diferenças regionais de acesso da população à internet.

Atividade complementar

Proponha aos alunos que entrevistem um familiar sobre as mudanças proporcionadas pelo surgimento da internet. Oriente-os a verificar como o acesso à rede mundial de computadores facilitou a possibilidade de chegar à informação, a comunicação entre as pessoas e a realização de serviços (como fazer compras on-line e transações bancárias, por exemplo). É importante que os alunos compreendam como tais atividades e relações se davam antes da popularização dessa tecnologia.

Acompanhamento das aprendizagens

O acompanhamento das aprendizagens deve ocorrer continuamente e se valer da observação das atividades realizadas pelos alunos e dos momentos em que eles expressam suas dúvidas e seus comentários. Observe se reconhecem a importância dos meios de comunicação para o desenvolvimento social e individual e se são capazes de compreender a falta de acesso aos meios de comunicação como um fator de exclusão social, cultural e econômica.

Para realizar o acompanhamento das aprendizagens, aplique as propostas de avaliação e de autoavaliação sugeridas a seguir.

Avaliação

Como proposta de avaliação, observe as apresentações realizadas pelos alunos e verifique se são coerentes com o conteúdo desenvolvido durante as aulas.

Para ampliar o processo de avaliação, oriente-se pelas questões a seguir.

·        O aluno participou das aulas expressando-se de forma educada e respeitando os momentos de fala do professor e dos colegas?

·        O aluno é capaz de trabalhar em grupo, negociando, argumentando e cedendo?

·        O aluno compreendeu a importância dos meios de comunicação para o desenvolvimento socioeconômico?

·        O aluno compreendeu que a falta de acesso aos meios de comunicação pode comprometer o desenvolvimento econômico e profissional das pessoas?

·        O aluno relaciona a qualidade da infraestrutura de telecomunicações ao nível de desenvolvimento econômico das Grandes Regiões?