Plano de Aula de Geografia (7° Ano) – Os impactos ambientais causados pela produção, circulação e pelo consumo de mercadorias

Objetivo de aprendizagem

·        Identificar os impactos positivos e negativos associados à produção, circulação e ao consumo de mercadorias.

Objeto de conhecimento: Produção, circulação e consumo de mercadorias.

Habilidade trabalhada: (EF07GE06) Discutir em que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais, assim como influem na distribuição de riquezas, em diferentes lugares.

Tempo estimado

2 aulas

Recursos didáticos

Cinco embalagens de produtos consumidos no dia a dia, papel pardo, cola, tesoura com pontas arredondadas e material para desenho.

Desenvolvimento da sequência didática

Aula 1

Antecipadamente, providencie os materiais necessários para a aula: cinco embalagens de produtos consumidos no dia a dia, papel pardo, cola, tesoura e material para desenho. Organize os alunos em cinco grupos. Na lousa, faça uma lista com os seguintes itens: matéria-prima principal; local de produção; forma de deslocamento até o local de consumo; impactos negativos relacionados à produção e ao transporte; utilidade do produto; tipo de lixo gerado (reciclável ou não reciclável).

Informe aos alunos que a aula consistirá em uma breve exposição do tema seguida de uma atividade em grupo.

Inicie a exposição explicando que todos os produtos que utilizamos em nosso dia a dia fazem parte de uma cadeia produtiva que envolve uma série de atividades econômicas: extração de matérias-primas, transformação em produto, transporte, consumo e destinação dos resíduos finais. Em seguida, destaque que todas essas atividades podem provocar impactos ambientais. Cite como exemplo o uso da água, da energia elétrica, de recursos naturais renováveis e não renováveis e do acúmulo de lixo. Ressalte por fim que, apesar de seus impactos negativos, essas atividades estão relacionadas a produtos que podem ser úteis no dia a dia, cuja produção, distribuição e comercialização geram empregos e renda aos países. Durante sua exposição, faça pausas sempre que necessário para ouvir e esclarecer as eventuais dúvidas.

Distribua uma folha de papel pardo e uma embalagem para cada grupo. Oriente os alunos a colar a embalagem no centro do papel e a utilizar os tópicos registrados na lousa para discutir cada aspecto do produto em questão. Depois dessa discussão, os alunos deverão anotar no papel pardo os impactos negativos e positivos relacionados a esse produto.

Durante a atividade, circule entre os grupos e faça questionamentos que motivem os alunos a ampliar a discussão. Estimule-os a ler a lista de ingredientes do rótulo e a pensar em todas as etapas envolvidas na sua fabricação. Também é interessante avaliar a distância entre o local de produção e a cidade onde se situa a escola. Dê ênfase ao consumo de água e aos poluentes produzidos ao longo do processo.

Quando os cartazes estiverem finalizados, peça aos alunos que os guardem para a aula seguinte.

Aula 2

Solicite aos alunos que se organizem em grupos com a mesma formação da aula anterior.

Em seguida, promova um rodízio dos trabalhos entre os grupos. Cada grupo deverá analisar todos os cartazes produzidos na classe. Nesse processo, os grupos deverão identificar impactos positivos e negativos que possam ser acrescentados. Oriente-os a anotar essas observações em uma folha avulsa.

Ao final da etapa de rodízio dos trabalhos, combine um tempo para que cada grupo elabore uma lista ordenando os cinco produtos de acordo com o nível de impacto positivo que causam e outra lista ordenando os cinco produtos de acordo com o nível de impacto negativo que causam.

Promova a socialização das listas, de modo que todos possam avaliar as conclusões de cada grupo. Nesse momento é importante que seja assegurada a possibilidade de divergência de opiniões.

Conclua a aula, sintetizando a discussão oralmente. Retome os aspectos positivos e negativos de todos os produtos. Caso seja necessário, acrescente informações não apresentadas pelos alunos. Esse momento é propício para garantir que todos percebam como a produção, a circulação e o consumo de mercadorias geram impactos de diferentes origens. Enfatize a importância de avaliarmos nossas escolhas de consumo em função do equilíbrio entre seus benefícios e prejuízos no curto, médio e longo prazo.

Atividade complementar

Proponha aos alunos realizar uma pesquisa sobre a quantidade de água empregada na produção de alguns dos itens que consomem em seu cotidiano. Explique a eles que essa água que não vemos, mas que foi gasta no processo produtivo de algo, é chamada água virtual. Esse conceito é importante para a avaliação do impacto das atividades produtivas sobre os recursos hídricos.

Feita a pesquisa, eles poderão estabelecer comparações entre os diferentes itens pesquisados e avaliar quais deles requerem mais água em seu processo de produção. Espera-se que esse conhecimento contribua para o desenvolvimento de uma postura de consumo consciente.

Se possível, organize um momento para que os alunos vejam o documentário The Story of Stuff, da ambientalista Annie Leonard. Além da versão original, há versões dubladas e legendadas disponíveis em plataformas digitais de compartilhamento de vídeos.

Acompanhamento das aprendizagens

A avaliação da aprendizagem deve ser realizada de forma contínua. Para isso, observe a participação e as intervenções dos alunos nas aulas, verificando se eles estão sendo capazes de identificar aspectos negativos e positivos relacionados à produção de bens consumidos no dia a dia. No campo atitudinal, verifique se os alunos desenvolveram uma postura de consumo consciente, capaz de contribuir para a sustentabilidade ambiental.

Para realizar o acompanhamento das aprendizagens, aplique as propostas de avaliação e de autoavaliação sugeridas a seguir.

Avaliação

Como proposta de avaliação, analise os cartazes elaborados pelos cinco grupos e considere também as argumentações dos alunos durante a fase de discussão. Verifique em que medida eles conseguem perceber os produtos como parte de uma cadeia de atividades econômicas que mobilizam recursos naturais e humanos em função de sua produção.

Para ampliar o processo de avaliação, oriente-se pelas questões a seguir.

·        O aluno participou das aulas expressando-se de forma educada e respeitando os momentos de fala do professor e dos colegas?

·        O aluno é capaz de trabalhar em grupo, negociando, argumentando e cedendo?

·        O aluno compreende que a produção se realiza em etapas que se encadeiam e envolvem a mobilização de inúmeros recursos naturais?

·        O aluno percebe que a produção e o consumo são geradores de impactos negativos e positivos?

·        O aluno é capaz de analisar a relação entre benefício e prejuízo dos produtos, estendendo essa análise para o curto, o médio e o longo prazo?