Plano de Aula de Geografia (7° Ano) – Regionalização do Brasil: macrorregiões do IBGE

Objetivos de aprendizagem

·        Conhecer a proposta de regionalização do Brasil elaborada pelo IBGE.

·        Elaborar e interpretar mapas temáticos.

Objeto de conhecimento: Mapas temáticos do Brasil.

Habilidade trabalhada: (EF07GE09) Interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos, inclusive utilizando tecnologias digitais, com informações demográficas e econômicas do Brasil (cartogramas), identificando padrões espaciais, regionalizações e analogias espaciais.

Tempo estimado

2 aulas

Recursos didáticos

·        Mapa do Brasil político para ser consultado pelos alunos (pode ser uma cópia impressa, o mapa de um livro didático ou um mapa grande para expor sobre a lousa), cartolinas, cópias de um mapa mudo do Brasil (com a divisão das unidades da federação), cola, tesoura com pontas arredondadas, material para colorir e anexo (tabelas de dados).

Desenvolvimento da sequência didática

Aula 1

Antecipadamente, providencie o mapa do Brasil político para consulta e, para cada grupo de três alunos, uma cópia do mapa mudo do Brasil com a divisão das unidades da federação. Organize os alunos em trios.

Inicie a aula explicando o conceito de regionalização e sua importância para a execução de políticas públicas. Apresente a classificação regional do IBGE. Informe que ela foi tornada oficial para o Brasil no contexto da promulgação da Constituição de 1988. Essa proposta de divisão regional se baseou em critérios naturais e sociais e se caracteriza por respeitar os limites territoriais das unidades da federação, o que facilita a coleta e a análise de dados estatísticos referentes à população e à economia, entre outros.

Prossiga dizendo que os dados coletados sobre as regiões podem ser organizados e expostos de várias maneiras, entre elas por meio da elaboração de mapas temáticos. Explique que a Cartografia Temática se caracteriza pelo uso de símbolos, cores e texturas para representar a distribuição espacial de fenômenos sociais e naturais. Destaque que um dos métodos dela é o coroplético, no qual se recorre às cores para evidenciar os fenômenos. Assim, um mapa elaborado com base nesse método apresenta uma gradação de cores que possibilita a percepção de que, quanto mais intensa a cor, mais intenso o fenômeno. Enfatize que a leitura desse tipo de mapa depende da legenda, já que ela indicará o significado dos símbolos e cores empregados.

Explique que, para tornar viável a análise de dados sobre as regiões brasileiras, o IBGE realiza pesquisas permanentes sobre uma grande variedade de temas. Os resultados que obtém, além de servir para guiar decisões governamentais, são usados como fonte de pesquisa para estudantes e estudiosos de distintas áreas do conhecimento.

Nesse momento, com o auxílio de um mapa político do Brasil, identifique as cinco Grandes Regiões e crie uma tabela na lousa associando cada uma delas às unidades da federação que as compõem.

Em seguida, oriente os trios de alunos a transpor essas informações para o mapa mudo. Eles deverão localizar as unidades da federação pertencentes a cada uma das Grandes Regiões para depois contorná-las e pintá-las. Explique que cada Grande Região deve ser pintada com uma cor e que a indicação de seus nomes deve estar na legenda. Ressalte ainda que será necessário criar um título para o mapa.

Terminado o trabalho, recomende aos alunos que guardem o mapa para a aula seguinte.

Aula 2

Antecipadamente, providencie os materiais necessários para a aula: mapa político do Brasil para consulta, cartolinas, cola, tesoura, material para colorir e, para cada trio de alunos, duas cópias dos mapas mudos do Brasil com a divisão das unidades da federação.

Mantendo a formação da aula anterior, reorganize os alunos em trios e distribua os materiais.

Anote na lousa os dados das tabelas disponíveis no anexo. Apresente e discuta os dados com os alunos. Aproveite para apresentar o título de cada tabela e a fonte das informações. Explique que esses dados são fundamentais para sua leitura.

Prossiga informando que os grupos deverão transformar os dados em dois mapas temáticos que serão elaborados a partir do método coroplético. Para isso, eles deverão usar a gradação de cinco tons de uma cor (ou escolher cinco cores vizinhas no círculo cromático, como amarelo, laranja e vermelho) para mostrar a intensidade de um fenômeno.

Na primeira tabela, por exemplo, os dados mostram a população residente por Grande Região. Assim, no mapa, a região com menor população residente, o Centro-Oeste, deve ser pintada com a cor mais clara. Já a região com a maior população residente, a Sudeste, deve ser pintada com a cor mais escura. Explique aos alunos que as cores usadas devem contribuir para a compreensão da informação. Cores como azul e verde podem não ser boas escolhas, por causa de sua associação com a água e a vegetação. Em geral, as cores quentes são mais adequadas para representar fenômenos populacionais.

Solicite aos alunos que iniciem a atividade identificando as unidades federativas pertencentes a cada Grande Região e definindo as cores a serem empregadas. Depois de pintar o mapa referente aos dados da população residente, eles deverão criar uma legenda relacionando cada cor à respectiva região, segundo o total de habitantes, elaborar um título que expresse de forma clara e objetiva o fenômeno representado e apresentar a fonte das informações. O mesmo procedimento deve ser aplicado na elaboração do segundo mapa, com a tabela do rendimento médio mensal real domiciliar per capita, por Grande Região.

Durante a realização da atividade, circule entre os grupos, verifique se há dúvidas e incentive-os a executar a atividade com capricho.

Quando todos os trios tiverem concluído a etapa de elaboração dos mapas, oriente-os a colar os três mapas na cartolina (os dois desta aula e o realizado na aula anterior).

Organize com os alunos a exposição de suas produções para que todos possam observar os mapas e trocar ideias sobre os resultados obtidos.

Atividade complementar

Com base na observação dos três mapas, proponha questões de análise e comparação. Por exemplo:

·        Qual Grande Região é composta de mais unidades da federação? Qual tem menos?

·        Qual Grande Região tem a menor extensão territorial? Qual tem a maior?

·        Em qual Grande Região a população tem maior rendimento mensal? Em qual tem o menor?

·        Qual é a Grande Região com maior população residente? Qual é a com menor população residente?

·        Qual é o rendimento médio na Grande Região em que você vive? E a população residente?

Incentive os alunos a estabelecer analogias entre as Grandes Regiões brasileiras a partir das características observadas e a perceber a situação, no contexto brasileiro, da região em que vivem.

Acompanhamento das aprendizagens

O acompanhamento das aprendizagens deve ocorrer continuamente ao longo das aulas. Para isso, analise as contribuições dos alunos nos momentos em que eles participam oralmente e realizam atividades. Observe se conseguem identificar as Grandes Regiões estabelecidas pelo IBGE e se são capazes de interpretar mapas temáticos.

Para realizar o acompanhamento das aprendizagens, aplique as propostas de avaliação e de autoavaliação sugeridas a seguir.

Avaliação

Para verificar se os objetivos de aprendizagem da sequência didática foram alcançados, aplique e analise as questões sugeridas na atividade complementar. Espera-se que os alunos consigam realizar a leitura dos mapas identificando as Grandes Regiões estabelecidas pelo IBGE e localizando informações sobre rendimento e população residente nos mapas temáticos.

Para ampliar o processo de avaliação, oriente-se pelas questões a seguir.

·        O aluno participou das aulas expressando-se de forma educada e respeitando os momentos de fala do professor e dos colegas?

·        O aluno é capaz de trabalhar em grupo, negociando, argumentando e cedendo?

·        O aluno identifica as cinco Grandes Regiões estabelecidas pelo IBGE no mapa?

·        O aluno consegue obter informações a partir da leitura de um mapa temático?