Plano de Aula de Geografia (8° Ano) - América Latina: aspectos socioeconômicos

Objetivos de aprendizagem

·        Identificar aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos de países da América Latina.

·        Organizar e apresentar informações socioeconômicas por meio da linguagem jornalística.

Objeto de conhecimento: Identidades e interculturalidades regionais: Estados Unidos da América, América espanhola e portuguesa e África.

Habilidade trabalhada: (EF08GE20) Analisar características de países e grupos de países da América e da África no que se refere aos aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir as desigualdades sociais e econômicas e as pressões sobre a natureza e suas riquezas (sua apropriação e valoração na produção e circulação), o que resulta na espoliação desses povos.

Tempo estimado

3 aulas

Recursos didáticos

·        Mapa político da América para exposição na classe, folhas de sulfite A4 e de cartolina, fita adesiva, material para desenhar e colorir, réguas, meios para pesquisa (internet, atlas geográfico, enciclopédia etc.), revistas e jornais que possam ser recortados.

Desenvolvimento da sequência didática

Aula 1

Antecipadamente, providencie o mapa político da América e material de consulta que permita aos alunos pesquisar dados estatísticos sobre os países latino-americanos. Defina previamente os dados a serem pesquisados. Considere os materiais disponíveis para consulta e o objetivo de identificar aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos. Uma possibilidade é acessar o Portal IBGE países, disponível em: <https://paises.ibge.gov.br/>. Acesso em: 10 jul. 2018.

Inicie a aula pedindo aos alunos que se organizem em pequenos grupos. Informe que fará uma exposição sobre as características socioeconômicos dos países da América Latina e, depois, cada grupo pesquisará dados referentes a um desses países.

Na sequência, explore o mapa da América. Explique que uma das maneiras de regionalizar o continente é dividindo-o em América Anglo-Saxônica (Canadá e Estados Unidos) e América Latina. Esclareça que os países latino-americanos têm em comum um passado marcado pela exploração colonial empreendida por países europeus de língua latina (derivada do latim, como o português, o espanhol e o francês). Prossiga informando que os países latino-americanos também têm em comum uma rica cultura derivada da mistura de povos originários do continente americano, europeus e africanos. No plano econômico, demonstre que muitos países latino-americanos apresentam baixo nível de industrialização e dependem da exportação de produtos primários. Socialmente, esses países são marcados pela desigualdade, pela violência e pela precariedade do sistema de proteção social (acesso a saúde, educação, previdência social, lazer etc.). Cite exemplos de situações que ilustrem essas condições e explore suas causas sociais, políticas e históricas.

Passe à segunda etapa da aula. Ofereça aos alunos os meios de pesquisa selecionados e entregue uma folha de cartolina para cada grupo. Oriente-os na escolha dos países que serão pesquisados de maneira que cada equipe se responsabilize por um país da América Latina. Liste na lousa os dados que devem ser pesquisados – por exemplo, população absoluta, população relativa, taxa de natalidade, taxa de mortalidade, taxa de mortalidade infantil, expectativa de vida, população urbana, PIB per capita, entre outros. Verifique se os alunos conhecem esses indicadores. Se necessário, revise-os antes de iniciar a pesquisa. Solicite aos grupos que organizem os dados referentes ao país que pesquisarem construindo uma tabela na cartolina. Peça que criem um título para a tabela e que citem a fonte das informações. Avise que a tabela deve ser preservada, pois será usada na próxima aula.

Aula 2

Mantenha o mapa político da América exposto em local visível.

Inicie a aula organizando os alunos em uma roda de conversa. Oriente-os a apresentar o perfil do país pesquisado na aula anterior, apoiando-se nos dados da tabela que montaram. Durante as apresentações, mostre no mapa de referência a localização de cada país latino-americano mencionado. Problematize os dados apresentados estimulando os alunos a estabelecer comparações entre os países, de modo que percebam suas semelhanças e diferenças.

Na segunda metade da aula, solicite aos alunos que fixem suas tabelas nas paredes da sala. Em seguida, organize-os em grupos. Não há necessidade de manter os agrupamentos da aula anterior, mas é importante que o número de equipes corresponda ao número de indicadores pesquisados. Assim, se os alunos pesquisaram dados sobre a população absoluta, população relativa, taxa de natalidade, taxa de mortalidade, taxa de mortalidade infantil, expectativa de vida, população urbana e PIB per capita, por exemplo, deve haver no mínimo oito equipes para que cada uma delas fique responsável por um dos indicadores e colha os dados referentes a esse indicador nas tabelas elaboradas na aula anterior. Essas equipes deverão organizar os países em ordem decrescente em relação ao indicador estudado, criando uma classificação de países latino-americanos para aquele indicador. Por exemplo, no caso da expectativa de vida, o grupo responsável deverá criar uma lista que se iniciará com o país latino-americano com maior expectativa de vida e será finalizada com o país no qual a expectativa de vida é menor. Oriente as equipes a fazer a lista em uma folha avulsa.

Combine um tempo para que essas classificações sejam elaboradas. Ao final desse tempo, retome a organização em roda de conversa e solicite aos alunos que apresentem os dados e verifiquem que países apresentam melhores e piores indicadores socioeconômicos. Nesse momento, discuta os dados e mobilize os estudantes a buscar explicações para os fatos apresentados usando os conhecimentos que têm sobre o tema. Enfatize a questão da desigualdade social demonstrando que, mesmo em países com bons indicadores socioeconômicos, uma grande parcela da população enfrenta difíceis condições de vida.

Recolha as folhas com as classificações no final da aula e fixe-as nas paredes junto com as tabelas elaboradas na primeira aula.

Atividade complementar

Solicite aos grupos responsáveis pela elaboração das classificações que escrevam um pequeno texto sobre as desigualdades existentes entre os países latino-americanos no que se refere aos indicadores socioeconômicos que pesquisaram. Nesse texto, eles devem apontar as causas e consequências da situação observada de acordo com os conhecimentos construídos nas aulas.

Aula 3

Previamente, providencie revistas e jornais que possam ser recortados, material para escrever e desenhar, régua e folhas de sulfite A4.

Inicie a aula pedindo aos alunos que se organizem em grupos. Não é necessário que sejam mantidos os agrupamentos das aulas anteriores.

Na primeira parte da aula, solicite aos grupos que examinem as tabelas e as classificações afixadas na sala para escolher uma informação que lhes chame a atenção. Essa informação pode ser extraída tanto de uma das classificações como de uma das tabelas com o perfil dos países latino-americanos. Conceda alguns minutos para que os grupos avaliem as informações. Em seguida, peça às equipes que se reúnam para definir a informação que lhes pareça mais interessante para a elaboração de uma notícia de jornal. Combine um tempo para que essa discussão ocorra.

Após essa etapa, verifique o que os alunos sabem acerca das características de uma notícia de jornal. É importante destacar que o texto jornalístico deve ser formal, direto, objetivo e não conter marcas linguísticas que denotem pessoalidade. Explique que a notícia a ser elaborada deve conter um título principal (título criado para apresentar o fato aos leitores) e, abaixo dele, um título auxiliar ou subtítulo (pequeno texto que acrescenta um esclarecimento ou um detalhe ao título principal, auxiliando no seu entendimento); uma foto com legenda (essa foto pode ser pesquisada na internet, recortada de revistas ou jornais ou desenhada); o lide da notícia (primeiro parágrafo do texto da notícia, apresentando uma síntese do seu conteúdo) e o corpo da notícia (apresentação mais detalhada da notícia).

Explique que o título, o subtítulo e o lide da notícia (primeiro parágrafo) devem despertar o interesse do leitor pelo assunto. Na sequência, o texto deve apresentar as informações de modo que as mais importantes apareçam nos primeiros parágrafos, e as adicionais, que ampliam e aprofundam o conteúdo, nos últimos parágrafos.

Combine um tempo para que os grupos elaborem a notícia. Circule entre as equipes, verifique se há dúvidas e estimule os alunos a mobilizar os conhecimentos que têm sobre o tema para redigir o texto.

Forneça as folhas de sulfite A4. Instrua os grupos a utilizar um lápis e uma régua para esboçar a distribuição dos elementos da notícia na folha. Oriente-os a criar uma margem de dois centímetros para definir a mancha, ou seja, a porção da folha na qual serão inseridos textos e imagens. Nessa porção, no alto da página, eles devem traçar duas linhas de tamanho igual (horizontal) e, abaixo dessas linhas, duas colunas de tamanho igual (vertical), com um espaço de cerca de meio centímetro entre elas. É preciso indicar, nessas colunas, onde entrará a ilustração ou foto com sua legenda. Recomende que os traços sejam feitos com o lápis em um tom leve, para que seja fácil apagá-los posteriormente (inclusive a margem). Oriente os alunos a reservar as duas linhas para o título e o subtítulo, ressaltando que o tamanho da letra usada no título deve ser maior que o do intertítulo e o do texto da notícia. Nas duas colunas, eles devem escrever o texto da notícia com seu lide e fazer a ilustração ou colar a foto.

Por fim, os alunos devem criar um nome para o seu jornal e escrevê-lo no topo superior esquerdo da folha, em tamanho pequeno, já que se trata de uma página interna de jornal e não de uma primeira página, onde o nome do veículo aparece em tamanho grande, acima da manchete principal e do conjunto de chamadas. No topo superior direito, eles devem colocar o nome do município onde a escola está situada e a data da publicação.

Concluído o trabalho, estimule os alunos a emprestar suas produções aos colegas e a ler as notícias elaboradas pelos companheiros de classe.

Acompanhamento das aprendizagens

O acompanhamento das aprendizagens deve ocorrer ao longo de toda a sequência didática. Assim, é importante observar a maneira como os alunos expressam suas dúvidas, expõem suas opiniões e dialogam com os colegas. A execução das atividades também deve ser analisada, de modo que se possa verificar se os objetivos definidos estão sendo atingidos.

Para realizar o acompanhamento das aprendizagens, aplique as propostas de avaliação e de autoavaliação sugeridas a seguir.

Avaliação

Verifique se os alunos conseguem pesquisar dados estatísticos sobre os países latino-americanos e usá-los para analisar a realidade socioeconômica desses países. Recolha os textos jornalísticos e verifique se há coerência entre a produção dos alunos e os temas abordados.

Para ampliar o processo de avaliação, oriente-se pelas questões a seguir.

·        O aluno participou das aulas expressando-se de forma educada e respeitando os momentos de fala do professor e dos colegas?

·        O aluno é capaz de utilizar dados estatísticos para conhecer aspectos da sociedade e da economia dos países latino-americanos?

·         O aluno é capaz de analisar os dados de forma crítica, percebendo as desigualdades sociais que caracterizam os países latino-americanos e as diferenças existentes entre eles?