Regionalização do espaço mundial

Objetivos de aprendizagem

·        Aplicar o conceito de regionalização à análise de dados socioeconômicos (PIB per capita e IDH).

·        Elaborar e analisar mapas temáticos com dados socioeconômicos (IDH).

·        Comparar o desenvolvimento socioeconômico de países a partir do IDH.

Objeto de conhecimento: Cartografia: anamorfose, croquis e mapas temáticos da América e África.

Habilidade trabalhada: (EF08GE19) Interpretar cartogramas, mapas esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas com informações geográficas acerca da África e América.

Tempo estimado

3 aulas

Recursos didáticos

Cartolinas, retroprojetor, transparência com o planisfério mudo divido em países, planisfério político para consulta, cópias da tabela com o mais recente ranking do IDH, tesoura, fita adesiva, atlas, enciclopédias (ou acesso a meios de pesquisa virtual), material para desenhar e colorir.

Desenvolvimento da sequência didática

Aula 1

Organize os alunos em duplas e informe que a aula tratará do uso de dados socioeconômicos dos países para a elaboração de propostas de regionalização do espaço mundial. Explique que haverá exposição e discussão e que os assuntos apresentados deverão ser registrados por meio de anotações livres. Nessa dinâmica, os alunos anotam os conceitos desenvolvidos durante a aula de forma independente. A organização da sala em duplas pode favorecer essa estratégia se as duplas forem previamente criadas seguindo um critério de parceria produtiva, unindo alunos com níveis de desempenho desiguais a fim de que interajam e se auxiliem. Cada aluno, porém, deve fazer seu registro.

Depois dessa apresentação inicial da aula, anote na lousa um sistema de tópicos com os assuntos que serão abordados. Eles podem estar em formato de perguntas e têm como função auxiliar os alunos durante o processo de anotações livres. A sequência de tópicos pode conter os assuntos “regionalização”, “desenvolvimento”, “PIB”, “PIB per capita” e “Índice de Desenvolvimento Humano”. Avise que você falará sobre cada um desses tópicos, mas enfatize que o registro de sua exposição não precisa ser detalhado.

A ideia é que os alunos usem expressões textuais e elementos visuais que favoreçam a retomada dos conhecimentos posteriormente.

Inicie a exposição informando que regionalizar significa agrupar territórios tendo em vista analisá-los sob determinado aspecto. Assim, cada proposta de regionalização adota seus próprios critérios, os quais muitas vezes se relacionam à análise de um problema. Prossiga informando que, em âmbito mundial, há uma preocupação com as diferenças dos níveis de desenvolvimento entre os países. Por esse motivo, há variadas propostas de regionalização que se baseiam nesse tema.

Nesse momento, pergunte aos alunos o que eles entendem por desenvolvimento. Incentive-os a se manifestar e a levantar hipóteses. Considerando as contribuições da turma, anote palavras-chaves na lousa e, a partir delas, explique que a ideia de desenvolvimento está associada à situação econômica de um país e às condições de vida de sua população no que diz respeito ao acesso à alimentação, moradia, saúde, segurança, lazer, educação de qualidade etc.

Introduza então a definição de PIB (Produto Interno Bruto), esclarecendo que se trata da soma do valor de toda a produção de um país durante um determinado período. Nesse momento, se houver recursos audiovisuais, exiba o vídeo “IBGE Explica – PIB”, no qual se apresenta o conceito em linguagem adequada ao público jovem. O vídeo tem quatro minutos de duração e está disponível na plataforma IBGE Educa (<https://educa.ibge.gov.br/jovens/material-de-estudo/videos>. Acesso em: 26 jun. 2018).

Explique aos alunos que a comparação dos países com base no PIB é bastante comum, no entanto, ela é insuficiente para a análise da realidade social. Países com PIB semelhante podem, por exemplo, ter diferentes totais populacionais; dessa forma, no país mais populoso haveria mais pessoas envolvidas no fluxo de recursos financeiros por meio das atividades econômicas do que no país menos populoso. Para facilitar a compreensão dessa situação, recorra a uma referência do cotidiano, dando como exemplo duas famílias com renda igual, mas com um número diferente de integrantes. Explique que, para abordar essa relação entre PIB e população total, há o indicador PIB per capita, que se refere à divisão do PIB do país pelo total de habitantes.

Continue a exposição apresentando aos alunos alguns exemplos de dados de PIB e PIB per capita no mundo. Selecione exemplos que permitam demonstrar que nem todos os países com alto PIB ou alto PIB per capita apresentam bons indicadores sociais, assim como há países com PIB menor cujos indicadores sociais são considerados bons. Para pesquisar esses dados, consulte o IBGE Países (Disponível em: <https://paises.ibge.gov.br/#/pt>. Acesso em: 26 jun. 2018).

Estimule os alunos a refletir e levantar hipóteses sobre o porquê dessas disparidades. Pergunte: por que há países com elevado PIB em que parte da população não tem boas condições de vida e países com PIB menor em que as pessoas vivem em boas condições? Oriente a discussão de modo que os alunos percebam a importância de uma gestão pública eficiente e transparente, instituída por sociedades democráticas com alto grau de participação política e boa distribuição de renda.  

Com base nessa breve discussão, apresente o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) como um indicador para a classificação dos países e a regionalização do espaço mundial que alia dados da situação econômica (Rendimento Nacional Bruto per capita) a dados da condição social (esperança de vida ao nascer, expectativa de anos de escolaridade e média de anos de estudo da população acima dos 25 anos). Assim, na classificação por meio do IDH, considera-se o desempenho dos países em três quesitos: renda, saúde e educação. O ranking se divide em quatro níveis de desenvolvimento humano: IDH muito elevado, IDH elevado, IDH médio e IDH baixo.

Após a exposição, nos minutos finais da aula, retome os tópicos abordados apresentando um resumo oral de cada um. Solicite aos alunos que revejam e aprimorem as anotações livres em casa e as preservem para a aula seguinte.

Aula 2

Nesta aula e na próxima, os alunos vão trabalhar em pequenos grupos. Antecipadamente, providencie os recursos que serão utilizados: retroprojetor (ou outro equipamento de projeção de imagens), transparência com o planisfério mudo dividido em países, um planisfério político para consulta (um para cada grupo se o tamanho for pequeno ou um mapa de parede para ser exposto em um local acessível a todos), uma folha de cartolina e uma cópia da tabela do ranking IDH atualizada para cada grupo, fita adesiva, material para desenho e pintura. A tabela com os dados do IDH e a classificação de cada país é disponibilizada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) por meio dos Relatórios do Desenvolvimento Humano.

Nos minutos iniciais da aula, peça aos alunos que se organizem em grupos com quatro a cinco integrantes. Informe que cada grupo vai elaborar um planisfério representando a classificação dos países no ranking do IDH. O trabalho será iniciado nesta aula e concluído na aula seguinte.

Posicione o retroprojetor de maneira que o mapa seja projetado sobre a parede em uma altura e dimensão que permita sua transposição para a cartolina. Para isso, os grupos deverão se revezar fixando a cartolina sobre a projeção e contornando os continentes e países com um lápis. Para agilizar, duas ou mais pessoas do grupo podem desenhar ao mesmo tempo; por exemplo, enquanto um aluno contorna a América, outro contorna a Oceania. Delimite uma duração para que essa etapa ocorra.

Quando todos os grupos tiverem confeccionado seu planisfério mudo, peça que revejam as anotações que fizeram na aula anterior sobre os níveis de desenvolvimento humano e retome a discussão sobre regionalização do espaço mundial. Reforce que o IDH é um indicador criado com a finalidade de acompanhar os níveis de desenvolvimento dos países. Explore os dados da tabela com o ranking. Dê exemplos de países que sejam conhecidos pelos alunos e compare-os com o Brasil. Dê destaque à análise dos países da América Latina e da África.

Em seguida, oriente os alunos a iniciar a pintura dos países de acordo com o IDH. Para isso, eles deverão definir uma gradação de cor para cada nível de desenvolvimento (muito elevado, elevado, médio e baixo). Esclareça que nesta aula eles deverão pintar apenas os países com nível de desenvolvimento humano muito elevado e elevado. 

Auxilie os grupos a distribuir as tarefas entre seus membros. Proponha, por exemplo, que, enquanto um integrante se encarrega de verificar o IDH de um país na tabela, outro consulte o planisfério político para localizá-lo.

Defina um tempo para a execução dessa parte do trabalho. Encerre a aula lembrando que cada grupo deve guardar seu mapa para concluí-lo na aula seguinte.

Aula 3

Solicite aos alunos que se organizem em grupos na mesma formação da aula anterior. Informe que a aula terá três etapas: conclusão do planisfério temático, interpretação do mapa em grupo e discussão coletiva.

Combine uma duração para a realização da primeira etapa. Quando os alunos concluírem a pintura do mapa, oriente-os a elaborar o título, a legenda e a inserir a fonte das informações.

Inicie então a segunda etapa da aula, apresentando questões que motivem os alunos a interpretar e problematizar os dados representados cartograficamente. Mantenha a organização da turma em grupos e solicite que discutam e respondam às questões a seguir, baseando-se no mapa que confeccionaram a partir do ranking do IDH.

·        Em que nível de IDH o Brasil se situa?

·        Cite dois países latino-americanos com IDH superior ao do Brasil.

·        Em que nível de IDH a maioria dos países africanos se encontra? Que explicações poderiam ser dadas para essa situação?

·        Cite dois países classificados no nível mais alto no ranking do IDH e formule uma hipótese que explique seu elevado grau de desenvolvimento.

·        Cite dois países classificados no nível mais baixo no ranking do IDH e crie uma hipótese que explique seu baixo grau de desenvolvimento.

·        Compare os resultados dos países da América Latina e do continente africano com os resultados dos países europeus.

Conceda um tempo para a realização da atividade. Por fim, promova a socialização das respostas e oriente um debate coletivo.

Atividade complementar

Proponha aos alunos refletir e trocar ideias sobre as questões a seguir, estimulando-os a se posicionar como cidadãos.

Em sua opinião, como deveríamos proceder para que o IDH do Brasil melhorasse? Que atitudes devem ser esperadas dos governantes? Que atitudes podem ser adotadas por cada um de nós?

Acompanhamento das aprendizagens

O acompanhamento das aprendizagens deve se dar ao longo de toda a sequência didática, o que requer observar as interações dos alunos, o modo como realizam as atividades e a maneira como ressignificam seus conhecimentos e seu repertório cultural ao longo das aulas.

Para realizar o acompanhamento das aprendizagens, aplique as propostas de avaliação e de autoavaliação sugeridas a seguir.

Avaliação

Analise as anotações livres realizadas na primeira aula solicitando a alguns alunos (voluntários e indicados pelo professor) que leiam seus registros. Peça a outros alunos que comentem as anotações dos colegas sugerindo correções e complementos. Nesse momento, verifique a coerência das colocações e o grau de autonomia dos alunos na elaboração do registro. Complementarmente, observe o processo de produção dos mapas temáticos e revise coletivamente as respostas às questões propostas na aula 3. Avalie também as intervenções dos alunos na atividade complementar. Espera-se que, ao reconhecer a posição do Brasil na América Latina e no mundo, eles indiquem investimentos em educação, saúde e geração de emprego e renda como fatores que elevam o nível do IDH dos países que ocupam as melhores posições no ranking mundial.

Para ampliar o processo de avaliação, oriente-se pelas questões a seguir.

·        O aluno participou das aulas expressando-se de forma educada e respeitando os momentos de fala do professor e dos colegas?

·        O aluno é capaz de registrar a aula por meio do método de anotações livres?

·        O aluno é capaz de trabalhar em grupo, negociando, argumentando e cedendo?

·        O aluno compreendeu os conceitos de regionalização, PIB, PIB per capita, desenvolvimento e IDH?

·        O aluno é capaz de localizar e interpretar informações para a elaboração de um mapa temático?

·        O aluno é capaz de interpretar um mapa temático com informações socioeconômicas referentes aos países do mundo?

·        O aluno reconhece as desigualdades sociais e econômicas existentes entre os países?