Plano de Aula de Geografia (9° Ano) – A Ásia em mapas e gráficos

Objetivos de aprendizagem

·        Pesquisar, selecionar e organizar informações populacionais, econômicas e socioambientais sobre o continente asiático.

·        Elaborar representações gráficas e cartográficas a partir de dados selecionados.

Objeto de conhecimento: Leitura e elaboração de mapas temáticos, croquis e outras formas de representação para analisar informações geográficas.

Habilidade trabalhada: (EF09GE14) Elaborar e interpretar gráficos de barras e de setores, mapas temáticos e esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas para analisar, sintetizar e apresentar dados e informações sobre diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais.

Tempo estimado

3 aulas

Recursos didáticos

·        Meios de pesquisa (internet, atlas geográfico, enciclopédias etc.), cópias de um mapa mudo da Ásia com divisão de países, mapa político da Ásia para consulta, tesoura, cola, material para escrever e desenhar (lápis de cor, canetas coloridas, régua, borracha etc.) e folhas de papel quadriculado, de cartolina e de papel sulfite A4.

Desenvolvimento da sequência didática

Aula 1

Antecipadamente, providencie meios para pesquisa (internet, livros, atlas geográfico etc.) e folhas de papel sulfite A4.

Organize a turma em grupos com cerca de quatro integrantes. Informe que a aula terá dois momentos:

no primeiro, haverá uma sondagem das informações e opiniões que os alunos têm acerca do continente asiático; no segundo, as equipes se dedicarão a levantar dados sobre o continente.

Inicie a primeira etapa do trabalho solicitando aos grupos que se reúnam e discutam o que pensam sobre o continente asiático. Combine um curto período para que isso ocorra. Em seguida, distribua uma folha de sulfite A4 para cada grupo e peça que façam um desenho que sintetize o que pensaram sobre o continente asiático. Estipule um tempo para essa atividade e, ao final, promova uma rodada de apresentação dos desenhos. Nesse momento, verifique quais são as percepções dos alunos sobre a Ásia, problematize as informações apresentadas pelos estudantes e formule questões que os ajudem a rever pontos de vista que possam expressar estereótipos em relação aos asiáticos.

Na segunda etapa da aula, oriente os alunos no levantamento de informações sobre os países asiáticos. Encarregue cada grupo de pesquisar dados referentes a um aspecto populacional ou socioeconômico dos países asiáticos. Como sugestão, os alunos podem pesquisar informações sobre: PIB, PIB per capita, expectativa de vida, IDH, alfabetização, população absoluta, população urbana e rural, entre outros. Defina os dados a serem pesquisados de acordo com as fontes de pesquisa disponíveis. Cada grupo deverá pesquisar dados do mesmo quesito referentes também ao Brasil e aos Estados Unidos. A ideia é que os alunos comparem os dados dos países da Ásia com os de países que já estudaram em anos anteriores.

Se preferir, insira exemplos de países europeus ou africanos para ampliar as possibilidades de comparação.

Se houver acesso à internet, sugira o portal IBGE-Países (disponível em: <https://paises.ibge.gov.br/#/pt>, acesso em: 13 ago. 2018). Solicite que os dados levantados sejam anotados na forma de tabela. Se julgar necessário, forneça uma lista com os nomes de todos os países asiáticos para facilitar a pesquisa e a organização dos dados.

Finalize a aula solicitando aos alunos que preservem as informações levantadas para a aula seguinte. 

Atividade complementar

Proponha aos alunos que pesquisem notícias sobre o envelhecimento populacional e as políticas de planejamento familiar praticadas em países asiáticos. Peça que comparem as diferentes realidades e verifiquem como as intervenções estatais interferem no ritmo de crescimento populacional e no perfil etário da população. Solicite que relacionem essas informações com dados socioeconômicos, como renda, urbanização e alfabetização, traçando comparações entre esses indicadores e a evolução demográfica dos países estudados.

Aula 2

Retome as equipes da aula anterior. Distribua uma cópia do mapa mudo do continente asiático e uma folha de papel quadriculado para cada grupo. Garanta que todos tenham tesoura, cola e acesso a materiais para escrever, pintar e desenhar (lápis, canetas, lápis de cor, canetas coloridas, borracha, régua etc.).

Exponha o mapa político da Ásia em local visível de modo que os alunos possam consultá-lo para verificar a localização dos países do continente. Informe que a aula terá duas etapas: na primeira, os grupos vão analisar os dados coletados e definir uma estratégia para sua representação; na segunda, deverão elaborar gráficos e mapas temáticos com os dados pesquisados.

Inicie a primeira etapa da aula explicando a importância dos indicadores escolhidos. Demonstre como cada um pode contribuir para a comparação dos diversos países e regiões do mundo. Oriente então os grupos a confeccionar a representação cartográfica das informações pesquisadas e recomende que usem o método coroplético para a inserção dos dados no mapa mudo. Para isso, os alunos deverão organizar os dados em categorias. Por exemplo, no caso da expectativa de vida, podem verificar qual é a maior e a menor expectativa de vida entre os países pesquisados e dividir o valor desse intervalo pelo número de categorias que pretendem criar. Cada categoria criada será representada por uma cor no mapa, e todos os países incluídos naquela categoria devem ser pintados da mesma cor.

Informe que, além de pintar os países de acordo com as categorias estabelecidas, os alunos deverão criar dois gráficos de colunas: um referente aos cinco países do continente asiático com os melhores índices no quesito pesquisado; e outro comparando a média desses cinco países com os dados dos Estados Unidos, do Brasil e de outros países escolhidos para comparação. Esclareça que, para calcular a média, os alunos devem somar o valor dos cinco países asiáticos e dividir o total por cinco.

Para a elaboração do gráfico de colunas, os grupos precisam definir a escala de variação dos valores do eixo vertical, identificando o menor e o maior valor apresentados. Em seguida, devem verificar quantas linhas do papel quadriculado pretendem usar para representar as informações. No eixo horizontal, os alunos devem inserir os valores em ordem decrescente, ou seja, do maior para o menor.

Oriente os grupos a dividir tarefas entre seus integrantes de modo que a pintura do mapa e os gráficos sejam realizados em tempo hábil. Lembre-os da necessidade de dar um título para o mapa e para os gráficos, de criar legendas e de citar as fontes confiáveis das informações pesquisadas.

Recomende às equipes que preservem o mapa e os gráficos para a finalização do trabalho na aula seguinte.

Aula 3

Retome as equipes da aula anterior. Distribua uma cartolina para cada grupo e garanta que todos tenham tesoura, cola e acesso a materiais para escrever, pintar e desenhar (lápis, canetas, lápis de cor, canetas coloridas, borracha, régua etc.).

Informe que a aula terá dois momentos: no primeiro, os alunos farão uma rodada de apresentações dos dados pesquisados e uma análise coletiva das informações; na segunda, vão montar um cartaz com o mapa e os gráficos que elaboraram na aula anterior.

Na primeira parte da aula, solicite que cada grupo apresente para a turma os dados pesquisados apoiando-se no mapa e nos gráficos elaborados. Incentive os alunos a identificar, a partir das informações pesquisadas, as desigualdades existentes no continente asiático e a diversidade de realidades socioeconômicas. Motive-os a comparar a média dos países asiáticos em cada quesito com os dados do Brasil e dos Estados Unidos e estimule o levantamento de hipóteses acerca das diferenças e semelhanças encontradas. Ao longo das apresentações, faça intervenções que ampliem os conhecimentos da turma sobre o tema. Colabore para

que todas as equipes se apropriem das informações obtidas pelos colegas e das conclusões resultantes das análises e dos debates.

Na segunda parte da aula, peça aos grupos que preparem seus cartazes colando o mapa e os gráficos

na cartolina. Recomende que criem um título para o cartaz e reservem um espaço para a redação de um parágrafo que problematize as informações a partir da discussão realizada na primeira metade da aula.

Por fim, recolha os trabalhos e exponha-os na sala de aula. 

Acompanhamento das aprendizagens

As aprendizagens devem ser acompanhadas ao longo de toda a sequência didática e, para isso, é importante observar a participação dos alunos nas aulas e nas atividades em grupo. A análise das intervenções e dos questionamentos que fazem permite avaliar se os objetivos de aprendizagem estão sendo alcançados e se as estratégias adotadas precisam ou não ser revistas.

Para realizar o acompanhamento das aprendizagens, aplique as propostas de avaliação e de autoavaliação sugeridas a seguir.

Avaliação

Durante as aulas, observe se os alunos são capazes de elaborar e interpretar gráficos de colunas e mapas temáticos para organizar, analisar e comparar dados que expressem aspectos da realidade socioeconômica dos países asiáticos. Nas discussões em grupo e coletivas, verifique se compreendem as desigualdades existentes na Ásia e se identificam semelhanças e diferenças entre essa região e outras regiões do mundo.

Para ampliar o processo de avaliação, oriente-se pelas questões a seguir.

·        O aluno participou das aulas expressando-se de forma educada e respeitando os momentos de fala do professor e dos colegas?

·        O aluno é capaz de pesquisar, selecionar e organizar informações?

·        O aluno é capaz de elaborar e interpretar mapas temáticos e gráficos de colunas?