Regionalização do espaço mundial - Urbanização e desigualdade na América Latina

Objetivos de aprendizagem

·        Compreender o conceito de segregação socioespacial.

·        Identificar as causas e consequências sociais da segregação socioespacial.

Objeto de conhecimento: Transformações do espaço na sociedade urbano-industrial na América Latina.

Habilidade trabalhada: (EF08GE17) Analisar a segregação socioespacial em ambientes urbanos da América Latina, com atenção especial ao estudo de favelas, alagados e zona de riscos.

Tempo estimado

2 aulas

Recursos didáticos

·        Imagens de espaços socialmente segregados (podem ser impressas ou exibidas por meio de equipamento de audiovisual), equipamento para reprodução de músicas.

Desenvolvimento da sequência didática

Aula 1

Previamente, selecione imagens que representem a segregação socioespacial, reúna recortes de jornais e revistas, imprima-as ou providencie equipamento de audiovisual para que sejam projetadas, se houver disponibilidade. Sendo possível, visite a exposição virtual do projeto Unequal Scenes (Disponível em: <https://www.unequalscenes.com/projects>. Acesso em: 28 jun. 2018). Há fotos retratando a segregação socioespacial na Cidade do México e em cidades de outras regiões do mundo.

Inicie a aula pedindo aos alunos que se organizem em grupos de quatro ou cinco integrantes. Informe que a aula terá um momento dedicado à análise e descrição de imagens e outro destinado à produção de um texto coletivo. Considere essas duas etapas ao planejar a gestão do tempo disponível.

Na primeira etapa da aula, exponha para os grupos as imagens representativas da segregação socioespacial e solicite que eles as analisem e descrevam. Oriente-os na leitura das imagens, destacando os aspectos que devem observar: o padrão de distribuição das moradias no território, o tamanho da área ocupada por cada unidade habitacional, os materiais empregados em sua construção e a infraestrutura urbana (qualidade das vias de circulação, presença de cabeamento de energia elétrica e de telefonia ou de antenas, indícios de tratamento de esgoto, coleta de lixo etc.). Combine um tempo para a análise das imagens e peça aos alunos que anotem suas observações em uma folha avulsa e a preservem para a próxima etapa da aula. Durante a realização dessa atividade, circule entre os grupos e verifique como os alunos interagem entre si, esclareça dúvidas e mobilize-os a pensar sobre o tema.

Na segunda etapa da aula, solicite aos grupos que compartilhem suas observações com a turma,

baseando-se nas anotações que fizeram. Garanta que todos sejam respeitados em seus momentos de fala. Problematize as contribuições dos estudantes de modo a demonstrar que o padrão de ocupação do solo urbano apresentado nas imagens revela a desigualdade no acesso à moradia e à infraestrutura urbana. Essa desigualdade, conhecida como segregação socioespacial, é uma das facetas da desigualdade social e tem como uma de suas origens a forma repentina e desordenada assumida pelo processo de urbanização latino-americano.

Explique que esse processo se acelerou em meados do século XX com a expansão da atividade industrial, fato que ocasionou a migração em massa de trabalhadores do campo para a cidade. Ao crescimento urbano acelerado somou-se a falta de políticas públicas voltadas à redução das desigualdades e à garantia de direitos sociais como moradia, saúde e educação. Nesse contexto, a competição pelos espaços urbanos favorece aqueles que dispõem de renda para pagar pelas melhores áreas. Aos demais restam as zonas de risco (como áreas de vertentes sujeitas a deslizamentos ou regiões de várzea onde as inundações são frequentes) e a ocupação de terrenos ou propriedades não ocupadas por seus donos. Essa segregação espacial definida pela renda torna ainda mais difíceis as condições de vida dos cidadãos de baixa renda. Enfatize que todas essas pessoas, com alta renda ou quase sem renda, são cidadãs e contribuintes, devendo, portanto, ter acesso às mesmas possibilidades.

Finalize propondo aos alunos a elaboração de um texto coletivo sobre as evidências da segregação socioespacial nas paisagens urbanas. Para isso, estimule a participação de todos e anote na lousa suas contribuições, usando-as como base para a montagem do texto. Recomende aos estudantes que façam o registro do texto em seu caderno.

Aula 2

Antecipadamente, providencie equipamento para a reprodução de música e selecione exemplos de canções e obras literárias que tratem da vida nas periferias das cidades da América Latina. Dê preferência a obras que aludam à região em que os alunos vivem, mas inclua artistas e textos de outras partes do continente. Como sugestão, busque exemplos de coletivos culturais da sua região e verifique sua produção literária e musical. Em âmbito internacional, pesquise a obra de bandas latinas e artistas que tratam de temas políticos atuais, como Molotov (México), Calle 13 (Porto Rico), Orishas (Cuba) e Manu Chao (franco-espanhol).

Inicie o trabalho pedindo aos alunos que se organizem em uma roda de conversa. Informe que a aula terá duas etapas: a primeira será dedicada à audição de músicas e à leitura de textos literários que abordam questões relacionadas à segregação socioespacial; a segunda será reservada à preparação de um sarau. Apresente então a seleção de textos e músicas. Dê detalhes sobre seus autores, o contexto em que vivem e as características de suas produções. Reproduza as músicas e incentive os alunos a identificar os versos que tratam da vida nas periferias. Se possível, providencie as letras para que os alunos acompanhem as canções cantando. No caso das canções de bandas latinas, traga uma versão da letra traduzida e outra no idioma original. Incentive os alunos a perceber as semelhanças e diferenças entre os problemas abordados por autores de países diversos.

No segundo momento da aula, após a apreciação das músicas, textos ou poemas, solicite aos alunos que se preparem para a realização de um sarau. Para isso, deverão reunir-se formando grupos, trios ou duplas por afinidade. O objetivo dessas equipes será expressar de forma artística (música, poema, conto, encenação teatral, apresentação de dança, desenho, pintura etc.) o que aprenderam sobre as condições de vida nas áreas menos valorizadas das cidades e sobre as causas e consequências da segregação socioespacial. Caso prefiram, os alunos poderão preparar uma apresentação baseada em uma das obras apreciadas na primeira etapa da aula ou em obras de outros artistas que eles conheçam e que tratem do assunto. Dê suporte às equipes nessa fase de escolhas e oriente-as a selecionar obras com temática e vocabulário adequados à faixa etária da turma.

Combine uma data para a realização do sarau e incentive os alunos a ensaiar suas apresentações. Antes do sarau, reserve um momento para um ensaio geral e avalie a pertinência das apresentações.

Convide a comunidade escolar para a apresentação e contribua para ampliar o debate para outras turmas.

Atividade complementar

Peça aos alunos que se reúnam em duplas para fotografar ou desenhar uma cena que represente a segregação socioespacial no local onde vivem. Organize com eles uma exposição das fotos e desenhos. Para isso, solicite que criem uma legenda indicando a data do trabalho e o local representado. Se preferir, faça uma exposição virtual criando um blog ou uma página na rede social de preferência dos alunos.

Acompanhamento das aprendizagens

O acompanhamento das aprendizagens deve ocorrer durante todas as etapas da sequência didática. Assim, é importante estar atento aos comentários dos alunos e às dúvidas que manifestam, bem como observar a maneira como executam as atividades propostas.

Para realizar o acompanhamento das aprendizagens, aplique as propostas de avaliação e de autoavaliação sugeridas a seguir.

Avaliação

Analise as contribuições orais dos alunos na primeira e na segunda etapa da aula inicial. Verifique a pertinência delas e se são coerentes com o conteúdo desenvolvido. Na segunda aula, analise o engajamento dos alunos no planejamento e na preparação do sarau e verifique se conseguem transpor para suas produções artísticas as questões debatidas ao longo da sequência didática.  

Para ampliar o processo de avaliação, oriente-se pelas questões a seguir.

·        O aluno participou das aulas expressando-se de forma educada e respeitando os momentos de fala do professor e dos colegas?

·        O aluno compreendeu o conceito de segregação socioespacial?

·        O aluno é capaz de identificar as causas e consequências da segregação socioespacial na América Latina?