Atividades sobre os Imigrantes no Brasil 

A história da imigração no Brasil é marcada por diferentes correntes ao longo dos séculos. Iniciando no século XV com os colonizadores portugueses, seguiu-se o período sombrio da imigração forçada dos africanos, trazidos à força para trabalhar como escravos na colônia portuguesa.

Ao longo dos séculos XVI ao XIX, estima-se que cerca de 4 milhões de africanos foram trazidos ao Brasil nesse regime. A Lei Eusébio de Queiroz, em meados do século XIX, proibiu o tráfico de escravos, mas a escravidão só foi oficialmente abolida em 1888, por meio da Lei Áurea.

A imigração espontânea ganhou força a partir do século XIX, com italianos, portugueses, alemães, japoneses e árabes sendo os grupos mais numerosos. Esse fluxo diminuiu a partir da década de 1930 devido a restrições. Contudo, recomeçou na segunda metade do século XX, com imigrantes de outras partes do mundo, como América Latina, Ásia e África.

Mais recentemente, o Brasil tornou-se lar para refugiados de diversas nações, fugindo de desastres naturais, conflitos e crises políticas e humanitárias em países como Venezuela, Síria, Haiti e Afeganistão.

Os imigrantes portugueses, primeiros a chegar, tiveram seus fluxos mais intensos entre 1850 e 1930, concentrando-se principalmente no Sudeste e Centro-Oeste. Os italianos, por sua vez, representaram 42% dos imigrantes entre 1870 e 1920, muitos se estabelecendo em São Paulo e Sul do Brasil.

Os japoneses chegaram em 1908 e se instalaram sob influência das companhias de imigração, especialmente em São Paulo e Paraná. Os alemães, a partir de 1824, estabeleceram-se no Sul do país até a década de 1960. Os imigrantes árabes, mais de 150 mil na primeira metade do século XX, concentraram-se no Sudeste.

Atualmente, a imigração no Brasil é caracterizada pelo influxo de latino-americanos, africanos, chineses, haitianos e refugiados de várias origens, criando uma rica tapeçaria cultural e étnica no país.

Elaborado com base em: Brasil Escola - Imigração no Brasil


Atividades:                                                                     

1. Qual foi o principal motivo da imigração forçada dos africanos para o Brasil nos séculos XVI ao XIX?

a) Missões religiosas.

b) Comércio de especiarias.

c) Trabalho como escravos.

 

2. Qual grupo étnico representou 42% dos imigrantes entre 1870 e 1920?

a) Africanos.

b) Italianos.

c) Japoneses. 


3. Onde os imigrantes japoneses se instalaram principalmente?

a) Rio de Janeiro.

b) Nordeste.

c) São Paulo e Paraná.   

    

 

4. Onde os imigrantes árabes se concentraram principalmente no Brasil?

a) Sudeste.

b) Norte.

c) Nordeste. 


5. Em que parte do Brasil os imigrantes alemães se estabeleceram principalmente?

a) Norte.

b) Sul.

c) Nordeste.

 

6. Qual evento legal marcou o fim oficial da escravidão no Brasil?

a) Lei Áurea.

b) Lei Eusébio de Queiroz.

c) Lei dos Imigrantes.




Para conhecer mais atividades sobre a geografia brasileira clique na imagem abaixo.



 Vídeos