Diferenças entre clima e tempo - BNCC: (EF06GE03)

Você já parou para pensar na diferença entre clima e tempo? Esses dois conceitos da Geografia, apesar de estarem relacionados, referem-se a aspectos distintos da atmosfera. Muitas vezes, usamos os termos como sinônimos em nosso dia a dia, mas a principal diferença entre eles está no tempo de observação.

Clima

O clima corresponde ao padrão médio das condições atmosféricas registradas em uma região ao longo de, no mínimo, 30 anos. Para defini-lo, é preciso analisar variáveis como temperatura, umidade, pluviosidade e pressão atmosférica durante esse longo período. Assim, o clima revela o comportamento geral da atmosfera em uma área específica, formando um perfil climático que pode ser tropical, polar, árido, entre outros.

Tempo

O tempo atmosférico, por sua vez, refere-se às condições da atmosfera em um momento específico. Ele é determinado por observações imediatas, como verificar se está chovendo, fazendo sol ou ventando. Além disso, é possível prever como o tempo se comportará nos próximos dias, por meio das previsões meteorológicas, que analisam a movimentação e interação dos sistemas climáticos.

Embora sejam diferentes, clima e tempo estão interligados. O clima é, na verdade, um resumo do comportamento do tempo atmosférico em uma região ao longo de anos. Para estabelecer o tipo de clima de um local, é essencial observar, diariamente, como o tempo varia em diferentes estações e períodos.

Por isso, da próxima vez que você perguntar "como está o tempo hoje?", lembre-se de que está falando do estado atual da atmosfera. E quando pensar no clima de sua cidade, saiba que ele é resultado de décadas de análises e padrões que definem como o tempo se comporta em longo prazo.

Elaborado com base em: Escola Kids – Diferenças entre clima e tempo