Rochas

As rochas são compostas por agregados de minerais e podem ser classificadas em três grupos principais: magmáticas, sedimentares e metamórficas, de acordo com o modo como são formadas. Esses processos de formação acontecem tanto no interior da Terra, em condições endógenas, quanto na superfície, em processos exógenos. As rochas magmáticas surgem a partir da solidificação do magma, e, com o tempo, podem ser transformadas em rochas metamórficas ou sofrer desgaste e deposição para formar rochas sedimentares.

Rochas Magmáticas: As rochas magmáticas são geradas pelo resfriamento do magma e podem ser classificadas em extrusivas (ou vulcânicas) e intrusivas (ou plutônicas). As extrusivas formam-se quando o magma atinge a superfície terrestre e se solidifica rapidamente, como é o caso do basalto. Já as intrusivas se originam a partir do magma que se resfria lentamente em profundidades, dando origem a rochas como o granito.

Rochas Sedimentares: Essas rochas resultam da compactação e cimentação de sedimentos. O processo começa com o intemperismo, uma alteração física e química promovida por fatores como vento, chuva e variações de temperatura, que desgastam as rochas e geram sedimentos. Esses sedimentos são transportados por agentes naturais como a água, vento ou gelo, e, ao se acumularem, formam rochas sedimentares, como o arenito e o calcário. Essas rochas são também conhecidas por conterem fósseis, petróleo e carvão.

Rochas Metamórficas: As rochas metamórficas resultam da transformação de rochas magmáticas ou sedimentares sob condições de pressão e temperatura elevadas. Esse processo altera a estrutura mineral e a composição química da rocha original, formando novas rochas, como o mármore (derivado do calcário) e o gnaisse (a partir do granito). Rochas metamórficas estão frequentemente associadas a áreas de montanhas, regiões próximas a dorsais oceânicas e locais de impactos de meteoritos.

Elaborado com base em: Ser Protagonista Geografia – Revisão