Setor Primário

O setor primário é essencial para a economia, pois concentra a produção de matérias-primas em sua forma natural, sem transformações industriais significativas. Esse setor é responsável pela geração das commodities, produtos amplamente comercializados, com baixo valor agregado e exportados em larga escala, sendo um dos motores de economias globais, como a do Brasil.

As atividades do setor primário ocorrem, principalmente, em áreas rurais, com forte ligação ao uso do solo e de recursos naturais. Este setor é sustentado por quatro principais atividades:

Agricultura: Envolve o cultivo de diversas espécies, destinadas tanto à alimentação humana quanto à indústria. O cultivo de grãos, como a soja, destaca-se por seu papel na produção de óleo e na alimentação animal.

Pecuária: Voltada para a criação de animais, especialmente bovinos, oferece produtos como carne, leite e couro, sendo uma parte importante da economia ao fornecer matérias-primas para a indústria.

Silvicultura: Responsável pelo plantio de árvores com o objetivo de obter materiais essenciais para diferentes setores, contribuindo para a produção de papel, celulose e madeira.

Extrativismo: Dividido em três modalidades, este envolve a extração direta de recursos da natureza:

O Extrativismo pode ser dividido em extrativismo vegetal, extrativismo animal e extrativismo mineral.

As atividades do setor primário são cruciais, não só por abastecerem o mercado com produtos fundamentais, mas também por fornecerem as matérias-primas indispensáveis para o setor industrial, promovendo o desenvolvimento econômico e tecnológico em várias nações.

Elaborado com base em: Escola Kids – Setor primário